Família + Genealogia Palhares Falcão Varajão

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Família + Genealogia Palhares Falcão Varajão

#126298 | paltech | 29 août 2006 04:00

Olá, bom dia.
Sou novo nestas andanças, descobri este site quando procurava informações sobre a minha família.
A questão que me traz até vós é a seguinte:
Procuro informação sobre a família Palhares Falcão ou Palhares-Falcão, do concelho de Arcos de Valdevez. Reza a história local que ao tempo da extinção dos morgadios, decretada por Mouzinho de Albuquerque, foram eles os últimos Morgados de Portugal, um creio que meu trisavô ou tetravô.
Trata-se do Morgadio das Travessas, na Freguesia do Vale, Concelho de Arcos de Valdevez, Distrito de Viana do Castelo.
O que eu procuro exactamente é a forma correcta da associação dos apelidos, pois há quem afirme que se trata de um único apelido, sob a forma Palhares-Falcão e que só após a extinção dos morgadios o apelido se "separou" dando origem a dois vocábulos em vez de um só vocábulo composto.
Existem também, ao nível da Heráldica 3 brazões distintos. 1 dos Palhares, outro dos Falcão e um 3º precisamente dos Palhares Falcão, ou Palhares-Falcão.
É certo que o brazão altera conforme a descendência (o meu brazão é necessariamente diferente do brazão do mau pai ou do meu avô), mas o que corre na família é que serão os originais.
Caso sirva de referência o nome da minha avó materna é Maria da Conceição Palhares Falcão Cerqueira da Rocha Varajão Barbosa, que casou com António Pereira Barbosa.
Ambos naturais do Concelho de Arcos de Valdevez, ela da Freguesia de Giela, ele da Freguesia de Paçô.
Diz-se que apesar da sede do Morgadio ser a Casa das Travessas, esta teve a sua origem no Lugar de Murilhões, casa essa aínda na família, muito embora pertença de primos meus, sobrinhos da minha avó, filhos de sua irmã Maria da Glória.
Essa minha avó paterna era prima direita de meu avô materno, António Nogueira Palhares Falcão, desconheço a freguesia (possivelmente Vale), mas também ele natural de Arcos de Valdevez.
Alguém me pode dar alguma informação sobre esta questão, ou indicar-me algum ponto de partida, referências, etc?
Ficaria bastante agradecido.

Reply

Direct link:

RE: Família + Genealogia Palhares Falcão Varajão

#127481 | paltech | 05 sept. 2006 01:04 | In reply to: #126298

Olá novamente...
Alguém por aí que me possa dar uma ajuda nesta questão?
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Família + Genealogia Palhares Falcão Varajão

#128554 | paltech | 15 sept. 2006 05:54 | In reply to: #127481

Ok, muitíssimo obrigado a todos.
Foram de uma extrema ajuda!
Deus vos pague que eu não tenho trocos!

Reply

Direct link:

RE: Família + Genealogia Palhares Falcão Varajão

#128614 | pinheirov | 15 sept. 2006 17:43 | In reply to: #128554

Caro «paltech»

Apesar do seu estranho e deselegante comentário da sua última mensagem, e sem pretender receber qualquer troco, venho propor-lhe que me contacte através do meu endereço victor.pinheiro @ umontreal.ca. Encontro na minha árvore uma tetravó com os apelidos conjugados «Barbosa Palhares» oriundos da região norte do país, perto dos Arcos. Não estudei esse ramo Palhares, por ter apenas seguido o ramo principal da família, mas a proximidade regional e os restantes apelidos mencionados na sua mensagem, levam-me a propor-lhe a informação que possuo sobre os meus Palhares-Malafaia, esperando ser útil.
Poderá não chegar a qualquer conclusão através dela, mas terei assim salvaguardado a reputação de disponibilidade e de colaboração de alguns dos intervenientes deste forum.
Cordiais saudações.

Victor M.Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Família + Genealogia Palhares Falcão Varajão

#128732 | 1950 APF | 17 sept. 2006 08:45 | In reply to: #126298

Meu Caro Paltech
Se v/é neto da Srª Dª Maria da Conceição Palhares Falcão Barbosa então é sobrinho do Sr. Rui Barbosa, e ele poder-lhe-á dar o m/contacto para que o possa esclarecer das dúvidas por si levantadas na mensagem eviada ao forum.
Um abraço
António Nuno de Palhares Falcão

Reply

Direct link:

RE: Família + Genealogia Palhares Falcão Varajão

#128739 | paltech | 17 sept. 2006 13:50 | In reply to: #128732

Sim, exactamente. Sou sobrinho do Sr. Rui Barbosa e filho do Adalberto Barbosa.
Creio já saber de quem se trata, curiosamente temos até (parcialmente) o mesmo nome. Mas vou pedir o contacto ao meu tio, sim.
Agradeço desde já a sua disponibilidade.
Um abraço,
Nuno Barbosa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 12:36

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen