Rei de Granada

This topic is classified in rooms: Títulos

Rei de Granada

#12656 | CENTAURO | 10 nov. 2001 02:35

É verdade que os actuais representantes são portugueses?

H.C.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245111 | Conde de Granada | 28 nov. 2009 14:25 | In reply to: #12656

Alguns dos confrades conhece algo a respeito?

Nunca ouvi falar de uma família que se dissesse herdeira dos antigos reis granadinos (mulçumanos). Nunca mesmo. Alguém sabe qualquer coisa?

Saudações.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245114 | d. soares | 28 nov. 2009 15:44 | In reply to: #245111

Caros Confrades,

Não sou muito entendido em relação ao Reino de Granada, mas penso que um dos herdeiros à coroa deste reino mulçumano acabou com Giacomo Felipe Durazzo, 18. marqués de Campotéjar. Este marquês é descendente do 5.º último rei de granada:

1. Giacomo Felipe Durazzo, 18. marqués de Campotéjar, s.g.
2. Maria Teresa Pallavicini, 17ª marquesa de Campotéjar
3. Ignazio Pallavicini, 16º marchese di Campotéjar
4. Maddalena Grimaldi, 15ª marquesa de Campotéjar
5. Giovanni Battista Grimaldi Lomelini, 13º marchese di Campotéjar
6. Pedro Grimaldi Lomelini, 12º marchese di Campotéjar
7. Juan Bautista Grimaldi, 11. marqués de Campotéjar
8. Pierfrancesco Grimaldi, 9º marchese di Campotéjar
9. Alessandro Grimaldi, doge dI Genova
10. Aurelia Lomelini Granada
11. Pedro Lomelini Granada, 3. marqués de Campotéjar
12. Catalina de Granada Venegas
13. Pedro de Granada Venegas, 1. señor de Campotéjar
14. Alfonso de Granada Venegas
15. Pedro de Granada ou Cidi Hiaya Alnayar
16. Aben Celim
17. Yussuf IV, rey de Granada

Outra linha é a do penúltimo Rei de Granada:

1. D. José Maria da Piedade de Lancastre e Tavora, 11º marquês de Abrantes c.g
2. D. Luis Gonzaga de Lancastre e Tavora, 10º marquês de Abrantes
3. D. José Maria da Piedade de Lancastre e Tavora, 9º marquês de Abrantes
4. D. João Maria da Piedade de Lancastre e Tavora, 8º marquês de Abrantes
5. D. José Maria da Piedade de Lancastre e Tavora, 10º conde de Vila Nova de Portimão
6. D. José Maria da Piedade de Lancastre, 6º marquês de Abrantes
7. D. Pedro de Lancastre da Silveira de Castelo-Branco Sá e Menezes, 5º marquês de Abrantes
8. D. José Maria de Lancastre e Tavora, 6º conde de Vila Nova de Portimão
9. D. Isabel de Lancastre e Menezes
10. D. Pedro de Lancastre, 5º conde de Vila Nova de Portimão
11. D. Luis de Lancastre, 4º conde de Vila Nova de Portimão
12. D. Pedro de Lancastre, 2º conde de Figueiró
13. D. Francisco Luis de Lancastre, 3º comendador-mór de Avis
14. D. Luis de Lancastre, 2º comendador-mór de Avis
15. D. Madalena de Granada
16. D. João de Granada
17. Muley Hassam, rey de Granada

Estas são as linhas que se conheçem, agora o último rei de granada teve geração, mas é desconheçida.

Cumprimentos

Ricardo de Moraes e Soares

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245121 | Conde de Granada | 28 nov. 2009 16:55 | In reply to: #245114

Caríssimo confrade Ricardo de Moraes e Soares,

Obrigado por sua pronta e interessantíssima resposta. Nunca imaginei que houvessem pretendentes ao antigo trono do Reino Naziri de Granada. De fato, desde já, fiquei interessado no assunto.

O confrade saberia dizer se os marqueses de Abrantes ostentam algum título relativo à tal status?

Desde já grato.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245125 | d. soares | 28 nov. 2009 17:32 | In reply to: #245121

Caro confrade,

Não lhe sei responder a essa pergunta, nem sei sequer se o marquês de abrantes está interessado neste assunto, o que sei é a sua linha genealógica nada mais.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245135 | Menarue | 28 nov. 2009 22:06 | In reply to: #245114

Muley Hassam teve um irmão mais velho, os descendentes dele estão em Tunisia.
A mae de D.João era D. Isabel Solis chamada Zoraya.
I am sorry that my Portuguese is not good enough to write more, but my husband is a direct descendant of Muley Hassam. When the Kingdom of Granada fell to Spain, Isabel became a Christian again and her sons Luis and João took Christian names, before that they had Muslim names. D. João de Granada married Beatriz de Sandoval and their daughter was D. Madalena who married D. Luis, the son of D. Jorge the natural son of D. João II and Ana de Mendonça.
I believe there are many descendants of the Emirs of Granada in Portugal.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245137 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 00:37 | In reply to: #245135

Thanks for your reply.

I am very happy to know that there are descendants of the kings of Granada. Her husband is a noble spanish or portuguese? Or you live in Tunisia? You could send more information on the descendants of King Muley Hassam?

Thank you very much,

Dayher Gimenez.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245139 | d. soares | 29 nov. 2009 01:46 | In reply to: #245137

A linha do marquês de abrantes é a mais detentora da casa de granada, mesmo que, exista um irmão do rei mulçumano, houve geração, como tal, toda a linha do irmão é uma segunda linha de sucessão. A primeira linha é sem sombra de dúvida os filhos.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245141 | Menarue | 29 nov. 2009 08:05 | In reply to: #245137

I was pleased to answer.
First I would like to correct a mistake I made, Isabel or Zoraya had two sons, one was João and the other was Fernando and not Luis. My husband is descended from João who married Beatriz de Sandoval. They had a son Bernardino c.g. then another 3 sons who seemed to have died as children then Madalena who married the natural son, D. Jorge, of D. João II of Portugal..´
Of their children there was Luis, who married Filipa de Meneses, João who married Paula da Silva (from whom my husband is descended) then Brites who married the 5th Duke of Bragança, Maria who married the 2nd Conde de Calheta,
Ana who was religious, and Madalena who married D. João de Silveira c.g..
All these children had many children and from the above you can see that all the descendant´s of the 5th Duke o Bragança were descended from Muley Hassam.
So many it would be hard to count them I feel.
The most important, of course, being the later Kings of Portugal the Braganças,
I have only heard recently that descendants of the Emir of Granada´s eldest son live in Tunisia from a professor of Islamic Studies in Lisbon who visited there recently, but is only an acquaintance of one of my sons.
I don´t know if this is of help to you.
Regards,
Menarue

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245143 | FranciscoF | 29 nov. 2009 10:44 | In reply to: #245139

A descendencia de D. Madalena de Granada é um "caldeirão genético". Creio que de entre as famílias mencionadas no GeneAll (Portugal) poucas haverá que não compartilhem desse sangue. Saber quem seria actualmente o representante (o que é diferente de ser "pretendente") desse reino muçulmano pode ser, em teoria, uma questão curiosa. Não me consta, porém, que exista algum pretendente ao trono do antigo Reino de Granada, o que de resto seria caricato nos tempos que correm.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245145 | d. soares | 29 nov. 2009 11:00 | In reply to: #245143

Caro Francisco,

Concordo consigo, nos tempos de hoje é impossível que exista algum pretendente a este tão antigo reino. O que se pode estudar e verificar é se existe algum representante do mesmo, nada mais, pode aconteçer, este reino capitulou perante o exercito espanhol, como tal, anexado. É de soberania do Reino de Espanha e, não estou a ver, pelo menos neste momento, uma independência desta mesmo território.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245148 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 12:55 | In reply to: #245145

Caro d. Soares,

Todavia, fica uma questão: qualidades dinásticas tem prazo de validade? Ora, apesar dos pesares, não se perpetuam tais direitos, mesmo que não exista mais a possibilidade de restauração monárquica?

Saudações.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245150 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 13:14 | In reply to: #245141

Menarue,

Thanks for your help.

I search a little more about the offspring of Muley Hassam. I have a friend lebanese (maronite christian) who is a descendant of the Hashemite dynasty. He owned many books on the arab families who lived in the Iberian Peninsula. Maybe it will help me.

Thank you for the information,

D.B.da S.Gimenez

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245152 | d. soares | 29 nov. 2009 13:16 | In reply to: #245148

Caro Confrade,

Tem intenções dinásticas? Pretende ser pretendente a este reino? É o que está apareçer, desculpe, mas é o que está a dar a entender!

Por mim, está à vontade de ser pretendente, não tenho intenções nenhumas e duvido que alguem tenha.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245153 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 13:26 | In reply to: #245152

Senhor,

Não, não as possuo. Felizmente, não tenho quaisquer devaneios ou surtos megalomaníacos, portanto, declino sua tão cômica e atoleimada proposta. Quando fiz a pergunta não me referia, de forma alguma, ao reino granadino e, sim, ao chamado direito dinástico e nobiliárquico como um todo. Pois, se tem prazo de validade, acho que a de muitas famílias européias já se esgotou...

Apenas tive uma dúvida que, provavelmente, não deve possuir pessoas de "alta sapiência" como o senhor. Mas, se ficou "bravinho", acho que, bem no fundo d'alma, deva possuir quaisquer pretensões ao mesmo. Sugiro que, então, se converta ao Islamismo, pois, em um reino naziri, o soberano deve ser filho de Alah.

Com os meus respeitos, Majestade.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245155 | d. soares | 29 nov. 2009 14:00 | In reply to: #245153

Confrade,

Senhor está no céu e, se não sabe, o Senhor é igual para as três religiões deste lado do mundo, apenas veneramos de modos diferentes.

Enquanto ao seu problema sobre a "validade" das casas reais, abra um tópico para esse assunto, que este não é sobre esse dito assunto, ou então vá falar directamente com as ditas casas. Não gosto de falar por detrás, sem as devidas pessoas presentes para se defenderem.

Outro assunto, eu não o ofendi para me estar a falar com esses modos, caso me lembre, eu só perguntei, porquê ofendeu-se? Se é o caso, peço desculpa pela sua enorme sensibilidade às questões. Não fale em tópicos em que depois possa ficar com a sua susceptibilidade, como eide dizer, um pouco amargada.

Já agora e, para terminar, porque não tenho muita paciênçia para pessoas que desatam a lançar pedras a terceiros, só porque não gostam de certos aspectos que possam ser levantados a debates de foruns. Porque tem esse nome de utilizador? Deixe-me ver, deve ser troca, engano ou então, simplesmente a minha visão está a enganar ou fraquejar. Pois é, afinal...depois trata-se de minha pessoa...

Caro excelentíssimo Conde de Granada, Conde? Só se for aqui e como nome de utilizador, pois não passa disso, nome de utilizador. Caro utilizador, defenda-se por ideias e, não contra as pessoas.

Os meus melhores cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245156 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 14:35 | In reply to: #245155

Senhor,

Demorou tanto para pensar numa resposta à altura?

Vamos por partes:

1º. Sei muito bem que, ao menos na essência teológica, o Deus é o mesmo, uma vez que Cristianismo e Islamismo tem suas raízes no monoteísmo judaíco. Mas, não coloquemos o Eterno na questão.

2º. Acho difícil um príncipe de qualquer casa dinástica entrar no fórum e usá-lo para debater conosco, "simples e meros" mortais, já que, segundo o senhor, eles devem e podem se defender. Aliás, não sei do quê eles vão se defender, uma vez que ninguém questionou o status principesco de qualquer família por aqui...

3º. Não sei como o senhor identifica ofensas, mas, se não achou que o que escreveu foi ofensivo, imagino em que grau deva estar aquilo que chama de ofensa. Ademais, sua ironia quanto à isso é mais clara do que a luz do sol ao meio-dia...

4º. O meu nome de utilizador é aqui, apenas e tão somente, nome de utilizador. Foi um pseudônimo que usei desde quando, tendo pouquíssima idade (10 anos), escrevi e publiquei meus primeiros poemas e contos... Portanto, se associou o "Conde de Granada" ao "Rei de Granada" o fez por simples e infantil ignorância (?). Olha... Uma coisa que nunca possuí foram vaidades nobiliárquicas. Podem me acusar de muitas faltas e pecados (como qualquer ser humano), mas, nunca, em hipótese alguma, podem dizer que ostentei quaisquer tipos de pretensões à qualquer misériazinha salpicada de vaidades que possam chamar, ao menos atualmente, de nobreza. Faça uma viagem pelos nomes dos demais utilizadores e achará os "Dons" da vida. Agora, quanto à minha pessoa, fique descansado.

Com os mais respeitosos cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245157 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 14:37 | In reply to: #245155

E mais uma coisa...
A minha família é originária de Granada. Meu bisavô paterno é granadino.
Passar bem!

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245160 | Menarue | 29 nov. 2009 14:45 | In reply to: #245150

If you find anything of interest I would be grateful to hear from you. Also any information about the Granada Emirs who I have been told originated from Mecca. If your friend can tell me more about this it would be very interesting.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245161 | d. soares | 29 nov. 2009 15:00 | In reply to: #245157

Um assunto de cada vez:

1. Tempo? Voçê deve pensar que tenho a sua vida. Tenho mais que fazer que andar aqui, a minha vida não é isto;

2. Os principes das casas reais, não aturam, gentes das bases sociais e, isso inclui a si, a mim e a outro qualquer;

3. Quem ficou ofendido foi o senhor, não fui eu, estou a ver que tem memória curta;

4. Infantil ignorância? Já percebi que só sabe falar por ofensas e, a minha pessoa não é igual à sua, não me baixo à ralé com a mania que se trata de um suprasumo de buda iluminado, como tal fique para ai a falar sozinho.

5. A minha boa educação não foi feita para desperdiçar como gente da sua espécie. Não gasto mais do meu latim, com pessoa que não mereçe, tal acto.

Passe muito bem o dia, mas com alguem que o ature.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245162 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 15:05 | In reply to: #245161

NE SUTOR SUPRA CREPIDAM...

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245163 | d. soares | 29 nov. 2009 15:14 | In reply to: #245162

Ignorante:

"sutor, ne supra crepidam"

Só fala do que não sabe, é mesmo ignorante!

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245164 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 15:15 | In reply to: #245160

I'll send new information to you.
Her husband is a member of that family in Portugal?

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245165 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 15:19 | In reply to: #245163

RISUM TENEATIS?

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245166 | d. soares | 29 nov. 2009 15:36 | In reply to: #245165

Inops, potentem dum vult imitari, perit

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245167 | Menarue | 29 nov. 2009 15:40 | In reply to: #245164

Yes, Portuguese. A descendant of D. Madalena de Granada.
Thanks for the offer of sending information I am very interested in this.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245168 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 15:52 | In reply to: #245166

STULTORUM INFINITUS EST NUMERUS...

P.S. Quanto tempo demorou pesquisando na internet para achar uma boa frase?

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245169 | d. soares | 29 nov. 2009 15:53 | In reply to: #245168

Injuriarum remedium est oblivio

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245170 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 15:56 | In reply to: #245169

A última, prometo...

MEMENTO, HOMO, QUIA PULVIS EST ET IN PULVERIM REVERTERIS!

Roma locuta, causa finita!

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245171 | d. soares | 29 nov. 2009 15:57 | In reply to: #245168

Dementis convitia nihil facias.

P.S. Quanto tempo levas para pensar numa boa frase?

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245172 | d. soares | 29 nov. 2009 16:00 | In reply to: #245168

In muktiloquio non deerit stultitia...

Resposta: Muito tempo.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245173 | d. soares | 29 nov. 2009 16:06 | In reply to: #245170

Quod tibi non vis, alteri ne facias...

E por aqui acabo

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245181 | FranciscoF | 29 nov. 2009 17:56 | In reply to: #245148

A sua pergunta pode ser encarada de dois modos: ou estamos a falar de um ponto de vista estrictamente jurídico e aí diria que o caso citado não representa mais do que um direito historicamente caduco que muito dificilmente poderia ser recuperado pela comunidade internacional; ou estamos numa vertente mais genealógica onde o que poderia interessar, como mera curiosidade, era apurar quem seriam os representantes actuais do califado de Granada. Sublinho que essa averiguação (mero exercício lúdico, em meu modesto entender) iria certamente confrontar-se com uma imensa quantidade de ordenamentos jurídicos distribuídos pelo tempo e pelo espaço. Porém, se alguém chegar a algum resultado que o divulgue neste Fórum.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245189 | Conde de Granada | 29 nov. 2009 20:20 | In reply to: #245181

Caro confrade Francisco,

Agradeço sua disponibilidade e gentileza. Fico contente que, felizmente, ainda existam pessoas educadas e com talhe de real fidalguia de espírito e que, sem pseudos-acadecismos fundados em pedante verbosidade, não se importe em responder minhas humildes questões.

Assim, novamente, fico grato pela resposta clara e objetiva. Obrigado.

Meus cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245216 | Menarue | 30 nov. 2009 12:44 | In reply to: #245189

If the eldest son of Muley Hassam has descendants, as I have been told, then of course they would have the right to consider themselves the real pretenders to the non-existent title of Emirs of Granada.
In Portugal, considering that D. Fernando´s line died out then it would fall to the youngest son João´s descendants.
That would make D. José Maria da Piedade de Lancastre e Tavora, 11º marquês de Abrantes the Portuguese pretender.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245237 | FranciscoF | 30 nov. 2009 20:30 | In reply to: #245216

Sorry, but that sounds rather silly.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245239 | Menarue | 30 nov. 2009 20:45 | In reply to: #245237

What sounds silly? Look at this forum, go to Madalena of Granada and go down a direct line of the eldest sons until you come to the present generation. This is very easy even for a silly person like me, it took me about 3 minutes flat so you should be able to do it. D. Madalena to the Marquess of Abrantes. Easy.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245248 | FranciscoF | 30 nov. 2009 22:41 | In reply to: #245239

Of course there are thousands of descendants of D. Magdalena de Granada in Portugal. The remark I made was about the ridiculous it sounds to talk about “pretenders to the non-existente title of Emirs of Granada”. By the way, do you know what exactly an “Emir” was?
The Kingdom of Granada disappeared many centuries ago, so it doesn’t make sense to talk about a “pretender”. The best you may say is a “representative” of the Family of the last Emir of Granada. Don’t forget that the Islamic Succession Rules were different from the European.
As much as I know the 11th Marquis of Abrantes, I don’t think he is interested in claiming any Islamic Throne.
Sorry for the inconvenience,
FF.

Reply

Direct link:

RE: Rei de Granada

#245264 | Menarue | 01 déc. 2009 08:25 | In reply to: #245248

Well, first I think my education does run to knowing what an Emir is. Of course the Kingdom of Granada doesn´t exist, I thought of this as an exercise in the fantastic, someone asked I answered, As I am a curious person I became interested to see if there was a so called "pretender" to what, if you looked back a few posts, I said was a non-existent kingdom.
I just find genealogy fascinating that is all, and the person asking was perfectly polite and correct -therefore I aswered, especially as I had been working on that part of the family history very recently.
Of course it doesn´t make sense, I never meant it to, it was a hypothetical answer to a hypothetical question. As far as the excellent Marquess of Abrantes I shouldn´t imagine he would be interested, it is just that people can´t help if they are descended from such a such person, he can´t help it, my husband can´t help it, and neither can the other hundreds of people who are also descended from this Emir. Granada is such a beautiful place and the story of the last Emirs is not exactly uninteresting. . As far as saying "representative" instead of "pretender" no problem, good idea, but in this case it is just that the Marquess of Abrantes seems to be the head of the representatives of the non-existent Kingdom of Granada in Portugal.

Reply

Direct link:

Duques de Granada

#247853 | Samuel C O Castro | 16 janv. 2010 12:45 | In reply to: #12656

Prezado H. C. e demais colegas,

Relacionado com o tema, achei na obra ME – Monarquia Espanhola – Vol II, de Juan Felix Francisco de Rivarola y Pineda, pg 461, algo sobre os Duques de Granada, que poderão ver aqui em http://books.google.com.br/books?id=28wWAAAAQAAJ&pg=RA1-PA436&lpg=RA1-PA436&dq=Monarqu%C3%ADa+Espa%C3%B1ola+Juan+Felix&source=bl&ots=TJcbWSjm8j&sig=r-_S_sdDb2TC6qIPJf2JbYhGDbQ&hl=pt-BR&ei=9RXsSvTMNMKVtgfdtfk6&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CB8Q6AEwBw#v=onepage&q=&f=false .

Fraterno abraço a todos.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 12:45

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen