Ilha de São Miguel - Família Lima

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ilha de São Miguel - Família Lima

#127215 | FBarros44 | 02 sept. 2006 22:04

Meu avô José Pereira de Lima nasceu em Pico da Pedra em 03 Março 1887 e veio para o Rio de Janeiro - Brasil, em Julho de 1905.

Já estive visitando a terra do meu avô - toda a Ilha de São Miguel é muito bonita, mas não tive tempo suficiente para encontrar algum parente correlato ou mesmo fazer pesquisas aprofundadas no Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Como tenho muito interesse em conhecer minhas origens, a minha árvore genealógica está bastante avançada; porém, há algumas lacunas ainda por serem completadas.

Gostaria de contar com a solidariedade de amigos da Ilha de São Miguel para elucidar algumas dúvidas e realizar algumas pesquisas complementares em livros que não pude dispor aqui no Rio de Janeiro.

Agradecendo antecipadamente a atenção, aguardo contactos,

Francisco José Lima de Barros
Famílias Lima e Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ilha de São Miguel - Família Lima

#127313 | 2570 | 03 sept. 2006 15:33 | In reply to: #127215

Caro F. Barros
Tenho de concordar consigo, pois em 2004 estiva em S. Miguel e é tudo muito bonito. Nessas férias morei no pico da pedra, e a localidade apesar de pequena é agradável, e imagem doa que foi anteriormente as localidades do "interior" dos açores.
Lamento não poder ajudá-lo directamente, pois mora longe doa Açores perto de Lisboa), mas envio-lhe o endereço de uma base de genealogia que está na net, de vários locais dos Açores. Não sei de que ilhas ou localidades, mas não custa nada tentar por lá.
Se quiser saber algo mais sobre o pico da pedra, pode contactar a junta de freguesia, pois eles editaram um pequenom roteiro da freguesia, que é pequeno mas muito interessante.
De qualquer modo aqui ficam os três endereços.

http://www.neps.ics.uminho.pt/genealogias.htm

http://cppicodapedra.com.sapo.pt/

Junta de Freguesia do Pico da Pedra
Av. da Paz, 14
Telef. 296 498 770

Cordialmente
Martins

Reply

Direct link:

RE: Ilha de São Miguel - Família Lima

#127339 | FBarros44 | 03 sept. 2006 17:39 | In reply to: #127313

Martins,
Muito obrigado pelas dicas, mas não consegui abrir o link http://cppicodapedra.com.sapo.pt/. Você pode verificar se está correto?
O outro endereço da Universidade do Minho remete apenas a informações genealógicas da Ilha do Pico - de qualquer forma, estarei tentando fazer contacto com os pesquisadores para obter alguma ajuda que remeta à Pico da Pedra - Ilha de São Miguel.
Também vou fazer contacto com a Junta da Freguesia de Pico da Pedra para tentar obter fotos e dados históricos.
Cordiais saudações,
Francisco Barros

Reply

Direct link:

RE: Ilha de São Miguel - Família Lima

#127371 | 2570 | 03 sept. 2006 21:46 | In reply to: #127339

Caro Francisco Barros
Em relação ao link, não lhe posso respoder o porquê da sua dificuldade, pois eu aqui, clico directamente no endereço que está incluido na sua resposta e ele bre directamente.
Caso não consiga faça uma pesquisa no google, que certamente encontrará várias respostas. O link que lhe indiquei é o da casa do povo.
Quando contactar a junta de freguesia, creio que eles serão muito prestáveis, e não se esqueça de lhes pedir o roteiro por eles editado em 1999, verá que apesar de pequeno é muito interessante, quer a nível de história, quer anível de fotos.
Cordialmente
Martins

Reply

Direct link:

RE: Ilha de São Miguel - Família Lima

#127379 | 2570 | 03 sept. 2006 23:08 | In reply to: #127339

Caro F. Barros
Cá estou novamente;.....é que isto da genealogia é viciante, e eu só muito somente um pequeno amador, mas encontrei uns sites da net. que provavelmente o irão ajudar, e/ou pelo menos situar na sua demanda.
Um dos sites é do brasil e outro dos Açores.

http://www.ufrgs.br/raizesacorianas/programa29domingo_FIM.htm

http://pg.azores.gov.pt/drac/neg/

O site dos Açores é a meu ver muito importante e penso que é actualizado de vez em quando, mas tem informações muito importantes, nomeadamente nome de pessoas que tiraram passaportes.
Boas pesquisas
Cordialmente
Martins

Reply

Direct link:

RE: Ilha de São Miguel - Família Lima

#127398 | FBarros44 | 04 sept. 2006 04:36 | In reply to: #127379

Martins,
Vc realmente me surpreendeu! Muito obrigado mais uma vez, Amigo.
Eu nunca tive notícias do sítio do Núcleo de Estudos Genealógicos dos Açores do Centro de Conhecimento dos Açores durante todas as minhas investidas através do Google ao longo de 2 anos.
De fato é muito interessantíssimo - tanto que estou enviando uma série de questionamentos para eles elucidarem para mim. Um exemplo é o caso dos passaportes, que sempre perguntei e indaguei e nunca pessoa ou órgão governamental algum soube me responder: Torre do Tombo e Arquivos Distritais, inclusive em pesquisas diretas nas Administrações Portuárias de Ponta Delgada, Lisboa e Leixões.
Quanto ao sítio da Casa do Povo de Pico da Pedra, nem através do Google eu consegui acesso; portanto, pois o servidor encontra-se fora do ar. Tentarei mais algumas vezes ao longo da semana antes de fazer contacto telefônico.
Um abração,
Francisco Barros

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 juin 2024, 13:52

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen