Bonacho
This topic is classified in rooms: Pessoas | Património | Famílias | Regiões
Bonacho
Procuro informações sobre Ricardo Justiniano Bonacho e seu irmão Frederico Bonacho que herdaram de Rafael José da Cunha (faleceu em 1868) entre outros bens a quinta dos Alámos na Golegã. Sei que Frederico Bonacho faleceu solteiro e qual o parentesco que tiveram com Frederico Bonacho dos Anjos.
Obrigado
Direct link:
RE: Bonacho
Caro sts41445(?)
Frederico Bonacho foi guarda-livros de Rafael José da Cunha. Julgo que era tio de Frederico Bonacho dos Anjos. Se encontrar mais informações comunico.
José de Castro Canelas
Direct link:
RE: Bonacho
Frederico Bonacho chamava-se Frederico Tavares Bonacho e era irmão de Elisa Tavares Bonacho ( http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=46171 ). Teve uma outra irmã, que não teve sucessão, de nome Rita Tavares Bonacho. Que informações é que pretende?
Cumprimentos,
Genea Portugal
Direct link:
RE: Bonacho
A minha duvida: Elisa Tavares Bonacho está referenciada na Genea como sendo mãe de Frederico Bonacho dos Anjos, mas no livro de José Vieira de Sousa "Golegã, terra onde nasci", C.M. Golegã 2003 p. 33 vem referenciada uma Elisa Tavares Bonacho dos Anjos como sendo prima de Frederico Bonacho dos Anjos (filha de quem?do Frederico Tavares Bonacho ?) não será confusão do autor ?
ReplyDirect link:
RE: Bonacho
Deve ser confusão do autor. Desconhecemos se Frederico Tavares Bonacho casou ou teve filhos, mas sabemos que o sobrinho Frederico Bonacho dos Anjos foi seu herdeiro.
No registo de baptismo de Frederico Bonacho dos Anjos, a sua Mãe aparece com esse nome. Uma prima dele com o mesmo nome de casada da sua Mãe só parece ser viável caso essa prima fosse gerada por outra Bonacho que se casasse com outro Anjos (e nós não soubessemos disso), o que é possível, mas improvável.
Genea Portugal
Direct link:
RE: Bonacho
Caros confrades
Desconheço se Ricardo Justiniano Bonacho casou. Ele foi o feitor da Quinta dos Álamos e herdou todas as terras que integravam a Quinta dos Álamos, com gado, géneros agrícolas e bens móveis que a compunham. O seu irmão Frederico Bonacho morreu solteiro e sem descendência. Os bens de ambos, herdados de Rafael José da Cunha, vieram a pertencer a Frederico Bonacho dos Anjos, não sei se por herança directa ou de sua mãe Elisa Tavares Bonacho.
Frederico Bonacho foi o testamenteiro de Rafael José da Cunha, falecido em 1868, herdou várias propriedades e 161 contos de réis e ainda o usufruto da sua casa de Lisboa, cuja raiz passou a sobrinhos e sobrinhos netos de Rafael da Cunha. Frederico Bonacho terá comprado a esses sobrinhos a propriedade plena e posteriormente vendido a casa.
A casa situa-se na Praça Luís de Camões e é o prédio que se encontra nas costas da estátua de Camões.
Há ainda uma senhora, D. Maria Tavares Bonacho dos Anjos, que vi referenciada como sobrinha-neta de Frederico Tavares Bonacho, casada com o Engº Manuel Tavares Veiga http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=504541
D. Maria Tavares Bonacho dos Anjos teve, do seu casamento, duas filhas Maria Eugénia da Cunha Anjos Tavares Veiga e Raquel da Cunha Anjos Tavares Veiga, que faleceram solteiras.
Manuel Tavares Veiga era sobrinho bisneto de Rafael José da Cunha, de quem sua mãe herdou a Quinta da Brôa, e teve mais três filhos: João Pedro Veiga, Carlos Veiga e Manuel Veiga.
Cumprimentos,
J C Canelas
Direct link:
RE: Bonacho
Caro José de Castro Canelas,
Por acaso tem acesso ao testamento de Rafael José da Cunha?
Em tempos procurei nos cartórios da Golegâ mas não encontrei.
Tenho interesse em conhecer a parte relativa aos bens que deixou
a José da Motta Gaspar.
Obrigado antecipadamente e os melhores cumprimentos
Norberto Infante Pedroso
Direct link:
RE: Bonacho
Caro Norberto Infante Pedroso
Vi há uns anos o testamento de Rafael José da Cunha, que julgo que pertencia ao Padre Mário Cunha (creio que era uma cópia da época). Não sei onde é que estará agora. Caso consiga saber onde está ou se existe alguma cópia contactarei posteriormente. É um "livro" com umas centenas largas de folhas.
Rafael José da Cunha, de uma maneira geral, deixou a raiz dos seus bens a vários sobrinhos tendo, contudo, deixado o usufruto vitalício, a quem vivia nos locais, nomeadamente os seus diversos administradores, guarda livros e feitores. Se me recordo julgo que deixou bens a mais de 220 colaboradores e "criados".
Muitos dos seus principais administradores acabaram por comprar a raiz das propriedades aos herdeiros, como, se não me engano, se passou com José da Motta Gaspar em relação às propriedades que lhe ficaram de usufruto em Vale de Figueira.
Vou tentar saber junto de um primo meu que poderá ter uma cópia do dito testamento.
Cumprimentos,
J C Canelas
Direct link:
RE: Bonacho
Caro José de Castro Canelas,
Obrigado pela rápida resposta e fico a aguardar.
Como nota tenho de ideia que uma parte substancial dos bens imóveis
herdados por Frederico Bonacho foram comprados por Paulino da Cunha e
Silva e ainda farão actualmente parte dessa Casa Agrícola.
Melhores cumprimentos,
Norberto Pedroso
Direct link:
RE: Bonacho
Caro Norberto
Não fazia ideia dessa venda de Frederico Bonacho a Paulino da Cunha e Silva. por curiosidade sabe quais serão as propriedades que integram essa casa agrícola que pertenceram a Rafael da Cunha?
Cumprimentos,
J C Canelas
Direct link:
RE: Bonacho
Caro José,
Em concreto não sei mas vou procurar localizar as fontes escritas onde vi essa venda referida e por outro lado, se tem muito interesse, os actuais herdeiros,
que aliás administram a Casa com muito gosto e acerto, deverão ter uma ideia .
Melhores cumprimentos,
Norberto Pedroso
Direct link:
RE: Bonacho
Caro Norberto
O meu interesse é relativo; apenas por curiosidade de saber até onde se extendia o vastíssimo património de Rafael da Cunha. De qualquer maneira sou amigo dos actuais proprietários pelo que lhes perguntarei.
Cumprimentos,
J C Canelas
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 janv. 2025, 15:26