Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

This topic is classified in rooms: Direito | Brasil

Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129779 | adriane | 30 sept. 2006 05:28

Caros amigos,
Tenho uma pergunta: Só com a certidão de óbito brasileira de uma cidadã portuguêsa, falecida no Brasil, a certidão de óbito brasileira de seu cônjuge brasileiro, falecido no Brasil, a certidão de nascimento e de casamento brasileiras da filha deles nascida no Brasil, posso começar o processo de aquisição de cidadania portuguêsa? Se sim, como posso proseguir?
Agradeço sua resposta imediata,
Adriane

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129796 | victorferreira | 30 sept. 2006 12:38 | In reply to: #129779

Cara participante,
Não acha que isso é um assunto que ultrapassa em muito o âmbito dete Forum?
Se tivesse esse problema dirijia-me ao Ministério da Administração Interna.
Cumprimentos. VF

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129807 | silvestre | 30 sept. 2006 16:13 | In reply to: #129779

Adriane
Contacte a Paloma Aguiar que tem feito um bom trabalho e talvez possa ajudá-la no caminho a percorrer. Não posso dar-lhe o email dela mas contacte-a através deste tópico: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=122982
cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129808 | Lourval | 30 sept. 2006 16:33 | In reply to: #129779

Cara Adriane,
Você vai ter de localizar a certidão de nascimento da portuguesa ou o batismo dela. Através dos documentos que você tem dela procure por pistas de onde ela nasceu. Você tem de saber qual concelho e qual freguesia ela nasceu e a data aproximada pelo menos de seu nascimento. Todos os estrangeiros no Brasil tiveram de se cadastrar se eles tinham menos de 65 anos e cópias de seus prontuários devem estar no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro ou na Polícia Federal (caso da cidade de São Paulo, por exemplo). Tendo sido localizada a certidão de nascimento dela, então junte a certidão de casamento dela com o marido brasileiro e a certidão de nascimento dos filhos.
O que você sabe sobre o local de nascimento da portuguesa?
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129822 | adriane | 30 sept. 2006 18:50 | In reply to: #129808

Prezado Lourval,
Muito obrigada por sua resposta, espero que possa ajudar-me.
Tenho posse de um papel datado de 18/05/1898, da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, localizada na Rua Chile. Segundo consta esse "documento" seria os proclamas do casamento da mãe da minha sogra, cujo nome seria Maria Domingas dos Santos, nascida e batizada na Freguesia de Valadares, Bispado do Porto - Portugal, filha de Manoel Joaquim dos Santos e Joaquina Domingas Tavares. Minha sogra diz que sua mãe chegou ao Brasil aos 8 anos, como em seu óbito data de 14/01/1956 aos 69 anos, concluimos que ela nasceu em 1887.
Adriane

Reply

Direct link:

Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129825 | Lourval | 30 sept. 2006 19:14 | In reply to: #129822

Cara Adriane,
Há duas freguesias de nome Valadares no Porto. Uma delas fica no Concelho de Baião e a outra no Concelho de Vila Nova de Gaia. Você terá de pedir ao Arquivo Distrital do Porto info@adporto.org e solicitar a localização do batismo de Maria Domingas dos Santos, filha de Manoel Joaquim dos Santos e Joaquina Domingas Tavares, nascida na Freguesia de Valadares, Concelho de Baião ou Concelho de Vila Nova de Gaia, cerca de 1887.
Eu só fiquei um pouco confuso pois se ela nasceu cerca de 1887 como poderá ter casado em 1898? Re-examine os documentos para se certificar de que 1887 é realmente o ano provável do nascimento dela.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129838 | adriane | 30 sept. 2006 20:39 | In reply to: #129825

Caro Lourval,
Esses dados que passei são os que tenho, e também fiquei surpreendida ao perceber que ela casou-se aos 11 anos. Minha sogra diz que ela casou-se aos 16 anos, então as datas não batem. Será possível que a data do papel da catedral esteja incorreto? Na verdade eu estou muito confusa pois no óbito dela já consta o nome de casada: Maria de Mello, viúva de João Vicente de Mello, filha de Manoel Joaquim de Mello e Maria Joaquina dos Santos. ( O nome da mãe também é diferente). Doméstica, sem bens . Falecida em 14/01/1956 aos 69 anos, natural de Portugal. Deixou 10 filhos maiores. Muito obrigada pela informação anterior. Já tinha conhecimento da Conservatória reg. civil Vila Nova de Gaia, peguei na internet o end. postal, o código pstal e até o tel., só não tinha o e-mail. Vou tentar, ok?

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129840 | adriane | 30 sept. 2006 20:44 | In reply to: #129838

Lourival,
Eu estou confusa, mesmo. Na verdade no óbito dela consta como pais Manoel Joaquim dos Santos e Maria Joaquina dos Santos, o nome da mãe não bate com o papel da catedral.
Adriane

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129845 | RCCORREIA | 30 sept. 2006 21:46 | In reply to: #129840

Cara Adriane

Acalme-se um pouco e vamos por partes.

Ao que sei para pedir a nacionalidade terá que ter pelo menos um avô/avó português. Precisa pois de provar, por qualquer meio aceite para esse fim, que esse avô/avó era/é Português. Depois tem ainda que provar que é seu avô/avó, também por qualquer meio legal aceite para esse fim.

Habitualmente, a forma mais simples passa de facto pelos registos de nascimento.

Quanto a Maria Joaquina dos Santos ela era filha de Joaquina Domingas Tavares, certo? Por isso seu nome poderia muito bem ser Maria Joaquina Domingas dos Santos. Muitas vezes nos registos da igrejas a identificação das pessoas não era completa, por isso a mesma pessoa pode aparecer com nomes diferentes em ocasiões distintas.

Forneça aos registos/arquivos o nome e filiação indicando que não tem a certeza da data de nascimento, que poderá ir de um ano x a um ano y.

É provável que os registos com mais de 100 anos estejam já no Arquivo Distrital respectivo (neste caso, Porto) e não nas conservatórias.

Não estando no Porto, de pouco mais lhe posso valer, mas ainda assim disponha se precisar.

Cumprimentos,
RCCORREIA

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129856 | adriane | 30 sept. 2006 22:26 | In reply to: #129845

Caro RCCORREIA,

Muito obrigada por seu conselho. Acho que preciso mesmo acalmar-me, pois gostaria mesmo de atender ao pedido da minha sogra, de quem gosto muito.
Tenho esforçado-me p/ que consiga sucesso em minha busca. Acabei de enviar um e-mail p/ info@adporto.org, solicitando a localização do batismo de Maria Domingas Tavares, nascida e batizada na Freguesia Valadadres, Bispado do Porto, cerca de 1887. Filha de Manoel Joaquim dos Santos e Joaquina Domingas Tavares, ou Maria Joaquina dos Santos.
Será que eles demoram muito p/ responder? O que vc. acha que eu posso fazer além disto? Tentei conseguir obter alguma informação pelo site do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, mas não consegui nada por enquanto.
Adriane

Reply

Direct link:

Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129857 | Lourval | 30 sept. 2006 22:29 | In reply to: #129838

Cara Adriane,
É possível que o óbito tenha atribuído a ela uma idade equivocada. É o mais provável.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129862 | adriane | 30 sept. 2006 22:43 | In reply to: #129857

Prezado Lourival,

As Certidões de Óbito de Maria de Mello e a do esposo, João Vicente de Mello, na qual consta ser nascido no Brasil, casado com Maria Joaquina de Mello, e falecido em 1/7/1929 aos 56 anos, de colapso cardíaco, em Botafogo, são documentos registrados em cartório, no Brasil. Para o Consulado dar fé a esses documentos, eles podem alterá-los?

Reply

Direct link:

Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129867 | Lourval | 30 sept. 2006 23:33 | In reply to: #129862

Adriane,
Sem dúvida nenhuma ela faleceu em 1929. O que eu questiono é a idade atribuída a ela. Normalmente a idade é tomada de um documento ou pela palavra de alguém próximo e eu já vi casos da idade constante no óbito estar totalmente equivocada. Como exemplo cito o caso de meu trisavô Júlio Teixeira em cujo óbito consta que ele tinha 78 anos e eu agora sei que ele faleceu com 70 anos. 78 anos anos foi a idade que tomaram, provavelmente oralmente de alguém próximo, e 70 eu calculei de uma afirmação do próprio Júlio Teixeira no registro de um filho dele. Eu ficaria tentado a acreditar mais nos proclamas que levariam o nascimento dela para cerca de 1882 que a levaria a ter 16 anos em 1898. Em todo o caso você pode pedir busca pelo batismo dela no período de 1882 a 1887.
Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Preciso de Ajuda p/ ajudar minha sogra

#129877 | adriane | 01 oct. 2006 02:50 | In reply to: #129867

Lourval,
Mais um vez obrigada por sua dica. Já mandei o e-mail p/ info@adporto.org, solicitando o Batismo dela. será que eles constumam demorar muito para responder? Você acha que vale a pena eu mandar um e-mail p/ o Consulado Geral de Portugal do Rio de Janeiro explicando toda a situação? O site é www.secomunidades.pt/rj e o e-mail: mail@cgrio.dgaccp.pt.
Continuo agradecendo muito o seu apoio.
Adriane

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 mai 2024, 10:37

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen