dr. Manuel de Mello Godinho Manso
This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil
dr. Manuel de Mello Godinho Manso
prezado carlos reis luiz (forum)
Li atentamente as informações que vem colhendo sobre o desembargador Manoel de M. G. Manso e fiquei interessado neste personagem que foi ouvidor geral da comarca de São Paulo (Brasil) nos anos 1720, quando se envolveu em querela na Vila de Itú que acabou lhe beneficiando com avultada importância (segundo o historiador Affonso E. Taunay). Mas uma outra razão me leva a lhe escrever: existiu aqui em São Paulo, na 2a. metade do século XVIII, um pintor chamado José Patrício da Silva MANSO, cuja ascendência até o momento de ignora. Sua atuação como pintor foi grande, tendo realizado obras de pintura e douramento em várias igrejas desta Capitania entre 1777 a, pelo menos, 1786-87. Será este pintor descendente do Ouvidor Geral Manoel de M. G. Manso?
Deixou-me curioso o dado de que mudou de nome em 1730. Qual terá sido a razão para tal atitude?
Talvez lhe interesse estes dados do Pintor acima referido: José Patrício casou-se com Angela Maria do Nascimento e teve com ela quatro filhos. Um deles, Antonio Luiz foi Cirurgião Mor do Hospital de Cuibá, Mato Grosso, e em 1828 declara-se, numa procuração passada para efeitos de herança, "Fidalgo por linhagem". Há quem suspeito seja a sua fidalguia pela linha materna. Se lhe interessar, posso averiguar melhor os dados existente neste sentido. Mas, fiquei a pensar não seria de linhagem paterna? e a ver com o Desembargador Manuel de M. G. Manso, quando de sua curta passagem pelo Brasil?
São questões que talvez lhe digam respeito.
Cordialmente,
carlos gfc
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Caro amigo Carlos
Fiquei contente de saber que età interessado neste Desembargador Manuel de Mello Godinho Manso!
Ainda mais curioso, tambem de saber algo mais sobre este parente!
Nas minhas buscas na T. do Tombo, e na B. de Lisboa, onde encontrei vàrias merçes do tempo do Rei D.João v!
Sem portanto encontrar descendençia, nem casamento.
Manso de Lima atribui-lho um filho,talvez porque tinham apelidos iguais, José Godinho Manso de Azevedo, que eu mais tarde descobri seus verdadeiros pais!
Todos originais da vila do Nesperal!
Tenho mais documentos sobre estes familiares!
Gostava de entrar em contacto consigo!
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Caro Carlos Reis Luiz
Escrevi um trabalho sobre o pintor José Patrício da Silva Manso. Nunca localizei o casamento ou nascimento desse pintor, ele era de Minas, de qual vila?
Sua esposa, Angela Maria da Silva, era filha ilegítima do desembargador Constantino José da Silva. Se tiver mais notícias, avise-me. Grata. Maria Lucília V. Araújo
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Caro Carlos gfc
Li a História do OURO de CUIABÁ, dos irmãos LEME, do escritor Paulo Setubal!
Não conhecia esta passagem da sua vida, no Brasil (São Paulo)!
Quanto a um suposto filho no Brasil, tudo é possivel, muito embora eu ainda não encontrar-se algum!
Digo isto, porque au ler a página 39 do livro Paulo Setubal, á numa frase, onde Sebastião Rego, diz---------------como juiz e pai que é.
Faz-nos entender, que o Desembargador juiz Manuel de Melo Godinho Manso, era pai, de quem? Não sei!
Quanto au mudar de nome, para Manuel Godinho de Azevedo em 1730, foi talvez vir ao seu nome de baptismo, não ainda encontrado.
Os seus irmãos, Simão Godinho de Azevedo, e Joana Maria de Azevedo, tinham este apelido!
Agradecia o seu contacto, com os meus cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara Maria Lucilia
Voltanto ao Desembargador Drt Manuel de Melo Godinho Manso, segundo o Senhor Carlos gfc, que teve a gentileza de dar algumas informaçôes sobre este Desembargador, onde procurava tambem saber a paternidade deste pintor José da Silva Manso!
Como dis ter feito um trabalho sobre este pintor, agradecia saber, se sabe mais dados sobre ele, e sua paternidade!
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
O pintor setecentista José Patrício da Silva Manso era natural de Minas Gerais (vila?). Filho do ajudante Antônio Luís da Silva Manso, cargo médio da hierarquia luso-brasileira. O filho do pintor, Antônio Luís Patrício da Silva Manso foi médico, deputado do Império e importante naturalista, com plantas que levam o nome Silva Manso. Segundo J. Remédios Monteiro e Ricardo Gumbleton Daunt o cientista era moreno, com cabelos lisos lembrando certos índios do Brasil. Como a esposa de José Patrício era filha de portugueses, o lado índio da família veio do Silva Manso. Escrevi sobre esse pintor há muitos anos, no momente, estou buscando financiamento para publicar o livro.
ReplyDirect link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara MLucilia
Muito agradecido, por tão rápida resposta!
Fiquei esclarecido, este pintor José Patricio da Silva Manso, não é filho do Drt Manuel de Melo Godinho Manso, falecido em 1739 em Lisboa, mas donde vem o seu apelido Manso?
Com os meus cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Caro Carlos Reis Luiz
Não sou genealogista, mas conheço algumas histórias de vida. Atualmente estou pesquisando os negociantes paulistas do século XIX, vários eram (ainda são) portugueses. Quando estudei o pintor Silva Manso, localizei desembargadores, em São Paulo e no Nordeste, com esse sobrenome desde o século XVIII e alguns Mansos humildes também. Solicitarei aos entendidos da genealogia brasileira alguma informação sobre esse tronco. Aguarde notícias.
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara Mlucilia
Fico muito agradecido, por o Desembargador Manuel de Melo Godinho Manso, vou aguardar noticias.
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Renovo o meu pedido
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara mlucilia
Estou fazendo um estudo sobre o Desembargodor Manuel de Melo Godinho Manso, que foi Ouvidor geral da Capitania de S. Paulo-Brasil nos anos 1720 a 1728, entre outros cargos na corte de D. JoãoV;
Como estudou os negociantes paulistas do século XIX, e localizou Desembargadores, pergunto se por acaso leu algo sobre este Desembargador, e onde posso localiza-lo em S.Paulo, é possivel encontrar em S.Paulo um traço da sua passage nesta terra?
Agradecia qualquer noticia sobre este senhor!
Cumprimentos
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Peço desculpa
Não assinei o meu tópico anterior
Carlos Reis Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Há poucas referências do desembargador em São Paulo.
O livro de Affonso Taunay, A história da cidade de São Paulo, tem dois parágrafos sobre ele. Esse historiador não apreciava a política portuguesa para São Paulo dessa época, logo as referências são pejorativas.
A Revista do Arquivo Municipal de São Paulo, vol. 13, 1935, publicou uma petição dos negócios das minas assinada pelo Ouvidor Geral Dr. Mel de Mello Godinho Manso.
O Arquivo do Estado de São Paulo publicou uma série de despachos dos antigos capitães-generais de São Paulo desde o início do século XVIII. Talvez haja correspondência, pedidos ou pareceres emitidos por esse ouvidor nessa publicação chamada "Documentos Interessantes para a História de São Paulo".
O arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo guarda os batismos, casamentos e óbitos dos moradores de São Paulo dessa época, ele pode ter sido padrinho de alguém.
São as pistas para sua pesquisa.
Cordialmente. Maria Lucília
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Mais notícias de Godinho Manso na internet
Site de Santana de Parnaíba, cidade próxima de São Paulo:
A duvida foi novamente suscitada quando a 28 de Julho de 1724 o desembargador Manoel de Mello Godinho Manso, ouvidor geral da Comarca e cidade de S. Paulo, mandou proceder á 2.ª medição. Fora encarregado deste trabalho Manoel Fernandes Homem, medidor ou piloto como chamavam. Era o mesmo de 1681, estava bem velho. Lavrara o auto o escrivão Euclerio de Aguiar Mendonça, assignaram oa camaristas João Correa Penteado, Francisco Pires de Camargo, José de Almeida Naves, João de Godoy Moreira, Pero da Rocha do Canto. Não terminou, porem a questão. Conforme certidão que se encontra neste livro trazendo copia da doação de 200 braças em quadra de Susana Dias em 1624 a Sant'Anna, le-se no final:
Há uma descrição de uma sentença do ouvidor no site do Silva Leme:
ordenou o desembargador Manoel de Mello Godinho Manso a prisão dos dois criminosos ...
www.geocities.com/lscamargo/gp/Lemes_
Cordialmente.
Maria Lucília
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara Maria Lucilia
Um obrigado grande, sobre o Desembargador Manuel de Melo Godinho Manso, tenho as merçes da época de D.João V, tenho o seu dossier de bacharel, a historia dos Irmãos Lemes, de Paulo Setubal, e alguns assentos de familia, mas sei que deve haver muito mais, fico desde já muito agradecido por sua amabilidade
Pergunto onde posso encontrar, uma image deste senhor, essas personagens figuras publicas da época, deviam de deixar imagem, mas onde procurar?
Em S. Paulo Brasil talvez!
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Infelizmente, as figuras dessa época não deixaram imagens. Os primeiros "retratos" de paulistas são do século XIX (veja meu artigo na internet e os primeiros retratos). A pintura mais antiga da cidade de São Paulo é de 1767, encontramos algumas plantas de vilas paulistas do século XVIII, pinturas nas igrejas, e só.
Cordialmente.
M.L.V. Araújo
Os interiores domésticos após a expansão da economia exportadora paulista. Anais do Museu Paulista, USP, São Paulo, v. 12, p.129-160, jan-dez. 2004.
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=27301216&iCveNum=1380
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara Maria Lucilia
Obrigada pela atenção
Muito interessante o seu livro, por agora percorri as páginas para ver as imagens, mas vou registar, para ler com vagar(tempo) meus parabens !
Encontrei na internete uma página de (Revista Brasileira de Historia) conhece?
Fala sobre os Agricultores e comerciantes em S. paulo no século XVIII!
cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara Maria Lucilia
Peço desculpa por o incomodo, mas não sei a quem pedir estas informaçôes!
Ainda sobre o Ouvidor Manuel de Melo Godinho Manso, gostava de saber como informar-me sobre uma rua do Ouvidor, no antigo Rio de Janeiro-Brasil
Encontrei esta rua do Ouvivor, 166 na morada da Livraria Francisco Alves-Paulo de Azevedo e companhia, deve datar dos anos 1925/30!
Agradecia qualquer informação!
carlos luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara Maria Lucilia
Peço desculpa por o incomodo, mas não sei a quem pedir estas informaçôes!
Ainda sobre o Ouvidor Manuel de Melo Godinho Manso, gostava de saber como informar-me sobre uma rua do Ouvidor, no antigo Rio de Janeiro-Brasil
Encontrei esta rua do Ouvivor, 166 na morada da Livraria Francisco Alves-Paulo de Azevedo e companhia, deve datar dos anos 1925/30!
Agradecia qualquer informação!
carlos luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Caro Carlos Reis Luiz
Toda cidade brasileira tem uma rua chamada do Ouvidor. Remeto-lhe dois sites que tratam da Rua do Ouvidor do Rio de Janeiro, o último site trata da Rua do Ouvidor de São Paulo. Maria Lucília
http://www.casaeuclidiana.org.br/texto/ler.asp?Id=685&Secao=120
http://www.marcillio.com/rio/encerbes.html#ouv
http://www.dicionarioderuas.com.br/logra_impressao.php?t_codigo=35773
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara senhora
Maria Lucilia
Muitissimo obrigado por toda esta gentileza, são lindas estas fotos do Rio de Janeiro, muito bem documentadas e uteis a todos os confrades que fazem genealogia. mas o meu Manuel de Melo Godinho Manso, não consta nestes Ouvidores: Fico no entanto muito agradecido;
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
Cara senhora Maria Lucilia
Desejo-lhe umas boas festas Natalicias, com um feliz ano novo, cheio de tudo o que mais desejar.
Com mais este pedido, e ultimo deste ano, agradecia o favor de me imformar, onde posso encontrar estas revistas;Revista do Arquivo Municipal de S. Paulo e Arquivo do Estado de S. Paulo!
Estou em França, talvez aqui possa comprar?
Cumprimentos
Carlos Luiz
Direct link:
RE: dr. Manuel de Mello Godinho Manso
As revistas do Arquivo Municipal de São Paulo e do Arquivo do Estado de São Paulo tornaram-se eletrônicas. Os números antigos podem ser consultados nos arquivos e bibliotecas de São Paulo; por exemplo, no Arquivo do Estado de São Paulo ou na biblioteca da FFLCH da Universidade de São Paulo. A revista do Instituto de Estudos Brasileiros tornou-se também eletrônica, todos seus números estão na internet.
Agradeço e retribuo os votos de boas festas.
Maria Lucília
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/
http://www.fotoplus.com/dph/info05/index.html
http://www.ieb.usp.br/index_1.asp
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 janv. 2025, 22:50