Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#13073 | silvestre | 16 nov. 2001 22:51

Estive esta semana no Arquivo de Coimbra a estudar um ramo da minha família com origem em Tábua, mais concretamente os antepassados de Mª Pinto, casada com Manuel de Abrantes Coelho, do Carregal, sobre o qual pouco sei. Maria Pinto era filha de Agostinho Pinto, neta paterna do padre Antonio Pinto de Figueiredo,de Sinde, nascido em 15/5/1664, ordenado em 10/5/1657.António era filho de António de Abranches Pinto e de Mª Coelho de Figueiredo, neto paterno de Francisco Pinto e Ana de Abranches, materno de João Nunes e Isabel Coelho.
De entre os colaboradores do Fórum haverá certamente alguém capaz de acrescentar algo a estes dados, o que agradeceria muito.
Com os meus cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

RE: errata/Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#13074 | silvestre | 16 nov. 2001 22:54 | In reply to: #13073

10/5/1657 é a data de casamento dos pais. A ordenação foi em 1687.

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#13106 | jpcmt | 17 nov. 2001 17:21 | In reply to: #13073

Minha Senhora:
Apenas a posso informar que o Abade de Fajozes, Revº António Pinto de Figueiredo, aparece como outorgante na escritura de dote de casamento de sua sobrinha D. Maria de Abranches Pinto de Figueiredo, para esta casar com Inácio Vieira de Barros. No meu arquivo, há um treslado deste documento, de que lhe posso enviar uma transcrição por e-mail (É demasiado extenso para o Forum). Foram avós de Alexandre José Botelho de Vasconcelos (ver "Raízes e Memórias" nº 14).
Se lhe interessar pode-me contactar pelo endereço:
jpcmt@mail.telepac.pt
Cumprimentos.





jpcmt@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#13109 | jpcmt | 17 nov. 2001 17:54 | In reply to: #13073

Correcção:
A sobrinha do abade chamava-se D. Teresa Maria de Abranches Pinto Leitão e não Maria de Abranches...
As minhas desculpas.
jpcmt

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#13159 | silvestre | 18 nov. 2001 19:01 | In reply to: #13106

Agradeço os documentos que me enviou para o meu "mail".
Vera

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#16499 | andremo | 01 févr. 2002 01:44 | In reply to: #13073

Cara Vera,


O presidente da real associação de Lisboa é um abranches, Ricardo abranches (...).
Se quiser eu dou o numero de telefone da real!
um abraço
André Mergulhão O

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#16505 | silvestre | 01 févr. 2002 09:32 | In reply to: #16499

Caro André
Agradecia também a morada.
Vera
silvestre@aeiou.pt

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#16515 | andremo | 01 févr. 2002 15:32 | In reply to: #16505

A morada da Real Associação é:

Praça Luís de Camões, 46 2º Dto
1200-243 Lisboa
Portugal
Tlf: (+351) 21 342 81 15 / (+351) 21 342 97 02
Fax (+351) 21 342 81 16

o Presidente da real é Ricardo Abranches.
um abraço e boa sorte!
André

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#69154 | Eduardo Osório | 08 juil. 2004 10:04 | In reply to: #13106

Caro Senhor:

Em conversa com Vera Silvestre, neste fórum, ela chamou-me a atenção para este tópico. Creio que já falámos há tempos sobre a ligação deste ramo dos Abranches.

Reparo que na sua última mensagem refere o casamento de Inácio Vieira de Barros com Maria de Abranches Pinto de Figueiredo. Sucede que o que eu tinha é o seguinte:

1 – MARIA DE ABRANCHES PINTO DE FIGUEIREDO, filha de António de Abranches Pinto e de sua mulher Maria Coelho de Figueiredo, b. em Sinde a 27-04-1669, aí a 09-02-1687 com o LICº CLEMENTE LEITÃO DE MATOS. Tiveram:

2 – TERESA MARIA DE ABRANCHES LEITÃO, n. de Feijó, termo da Maia, casou com INÁCIO VIEIRA DE BARROS E VASCONCELOS, n. de Guimarães e f. em Azurara, junto de Vila do Conde, a 21-07-1722, Cavaleiro da Ordem de Cristo, filho do Dr. Jacinto Vieira de Barros e Vasconcelos, n. da Granja dos Pombais e b. em Creixomil, termo de Guimarães, a 17-08-1653, bacharel em Leis em 1682 (ver AUC), vereador da Câmara de Guimarães, sr. da Quinta do Paço em Silvares no mesmo concelho, e de sua mulher e prima Luísa Pacheco Monteiro, n. de Árvore, freguesia de Vila do Conde, srª do vínculo dos Monteiros de Azurara, casados em Vila do Conde a 06-06-1689. Viveram em Azurara, e tiveram:

3 – Calisto José Monteiro de Barros, f. sem geração.

3 – Quitéria Maria Vieira de Barros Pinto e Figueiredo, n. em Azurara a 04-05-1719, casou com o Dr. João Marques Tavares de Abreu, com geração que segue no ttº Abreus, de Lourosa, § .................

3 – António José de Sousa Monteiro e Vasconcelos, n. a 30-10-1721, sr. do vínculo de Azurara, da Quinta do Paço em Silvares onde viveu, e da Casa da Vila ou dos Vasconcelos, no Prado. Casou com Joana Tomásia de Melo e Almada, filha do Dr. Alexandre Botelho de Morais, Fidalgo da Casa Real, Desembargador da Suplicação, e de sua mulher Filipa Antónia de Melo Almada e Lima. Com geração.

Agradeço desde já as correcções que considerar necessárias.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Reply

Direct link:

RE: Abranches Pinto, de Sinde, Tábua

#69580 | jpcmt | 14 juil. 2004 15:00 | In reply to: #69154

Caro Confrade Eduardo Osório:

Lamento só agora responder à sua mensagem, mas só hoje regressei a casa, depois de de uma inesperada cirurgia, resultado de uma queda que sofri.
Numa primeira análise, concluo que os elementos constantes da sua nota estão correctos. Tenho, agora, outras referências sobre estes Abranches, e alguns documentos originais no meu arquivo, que terei muito gosto em lhe enviar, em transcrição ou fotocópia. Dado que a minha mobilidade ainda é limitada, sugiro-lhe -- caso esteja interessado -- que me envie um e-mail para jpcmt(at)mail.telepac.pt. Logo que possível compilarei o que for do seu interesse.

Com os melhores cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 mai 2024, 08:26

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen