Necessito de ajuda

This topic is classified in rooms: Formação

Necessito de ajuda

#130922 | val_rj | 12 oct. 2006 05:39

Estou tentando montar minha árvore geneálogica, mas não tenho nehuma experiencia. Gostaria de ajuda.no sentido de saber quais parentescos devem constar, além de pais, avós, bisvós, etc... E também como conseguir maiores informações de parentes que nem cheguei a conhecer.
Desde já agradeço
Valéria

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#130934 | RCCORREIA | 12 oct. 2006 10:21 | In reply to: #130922

Cara Valéria

Neste local irá encontrar muita informação que a ajude. Procure nos tópicos por assunto e depressa os encontrará.

As linhas directas são as óbvias que terão de fazer parte do estudo. As linhas colaterais (parentes dos elementos das linhas directas) são uma opção. Nalguns casos relevantes porque existem casamentos entre primos.

Ao procurar nos livros de registo de nascimento/baptismo, casamento e óbitos pelos elementos das linhas directas encontramos muitas vezes os das linhas colaterais. Nestes casos é normal guardar pelo menos uma anotação donde está a informação e da relação de parentesco, podendo voltar lá depois se necessário ou se quiser um trabalho mais completo.


Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131033 | val_rj | 13 oct. 2006 00:39 | In reply to: #130934

Caro Rui Correia
Obrigada pela atenção. Pelo que estou vendo montar a árvore genealógica é muito mais complexo do que eu pensava, não sabia que precisaria ter registro. Tenho algumas das certdões, tipo, nascimento do pai,mãe, obito de avó e avô maternos; sou brasileira e descendentes de portugueses meu pai é portugues e meus avós paternos e maternos tbm, devido a isso acho que será dificil de eu conseguir os registros de nascimento dos meus avós, bisavós, etc... e devem custar caro.
A maioria dos dados que tenho é por meio de informações, historias que minha avó contava e minha mãe conta qdo pergunto pelos meus antepassados.
Será que eu poderia tentar montar uma árvore genealógica a nível de eu ter sópara mim e talvez para algum outro parente que se interesse, sem os registros?
Qto a software para montar vc me indicaria algum?
Abraços
Valéria

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131040 | cverde | 13 oct. 2006 01:25 | In reply to: #131033

Valeria

Quanto a software para genealogia leia as mensagens aqui no fórum na parte "informática" e certamente poderá escolher um programa para utilizar. Como verá existem programas muito bons que podem inclusive ser "descarregados" de forma gratuita na net como PAF4 (com versão portuguesa) ou o PAF5 (em inglês) disponibilizados pelos "mormons".
Luis Figueira

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131189 | val_rj | 14 oct. 2006 18:26 | In reply to: #131040

Caros colegas
Consegui o software, e coloquei as informações que tenho, são pouquíssimas, pensei em desistir até. Mas venho aki pedir ajuda pois gostaria de ter minha ávore montada de forma certa.
Como já comentei, meus avós , bisavós, etc... são portugueses. tenho a certidão de nascimento do meu pai, nascido em Lisboa. Estou tentando conseguir alguma coisa concreta de meus avós maternos através da minha tia, porém mesmo que eu consiga a certidão de casamento dos meus avós maternos , acho q não adiantará muito, pois eles se conheceram e casaram aki no Brasil. Poderia me dar uma luz de como conseguir as certidões aí de Portugal? Vejo muito no fórum falar em Torre do Tombo e Conservatórias, mas não tenho ideia do que se trata e nem de como pesquisar nestes locais.
Agradeceria qualquer ajuda. Minha avó materna nasceu no Distrito da Guarad, Concelho da Meda, no ano de 1909. Meu avó materno era de Santo Tirso, por enquanto só tenho isso.
Abraços
Valéria

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131202 | cverde | 14 oct. 2006 23:09 | In reply to: #131189

Valéria

Você pode pedir a certidão de nascimento da sua avó materna através do Portal do Cidadão - certidões om-line (só tem que se cadastrar). No entanto precisa saber de que freguesia do concelho de Meda a sua avó era natural. Pode encontrar as freguesias de Meda aqui no Genea em http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=145 .

Parece-me que. primeiro, é indispensável que consiga a certidão de casamento dos seus avós maternos aí no Brasil. Quem sabe não fica logo conhecendo a fregusia ou o lugar de origem da sua avó.

Luís

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131213 | RCCORREIA | 15 oct. 2006 00:35 | In reply to: #131189

Cara Valéria

Vou tentar explicar de modo breve como isto funciona.

Para fazer a sua genealogia você precisa conhecer seus antepassados e para isso pode socorrer-se de várias fontes de informação. Se quiser apenas alguns níveis (os mais recentes) pode conseguir isso através mesmo de informação de familiares. Se quiser ir mais longe rapidamente verá que tem de procurar os registos (assentos) de nascimento/baptismo, casamento e/ou óbito.

Em Portugal os registos dos últimos 100 anos estão nas conservadorias onde foram feitos e podem ser obtidas cópias simples dos mesmos a preços módicos (0,5 euros/página). Se precisar duma cópia certificada aí o preço sobe.

Dos 100 anos para trás os registos são passados e guardados nos arquivos distritais (divisão administrativa) onde podem ser obtidos nas mesmas condições e preços. Aqui também podem ser consultados sem custos e muitas vezes até à algumas pessoas no fórum que podem procurar para outros e passar os dados que ai constam.

No que se refere a pessoas nascidas/casadas/falecidas antes de 1600 as coisas complicam-se porque os registos não eram obrigatórios na altura.

Mas tem outras fontes para além destas, como sejam os testamentos e as compras/vendas de terrenos e casas que geralmente estão nos cartórios (os últimos anos) e nos arquivos distritais (mais antigos), documentos de corporações (por exemplo das ordens religiosas, etc), mercês reais (que estão no arquivo nacional), etc, etc

Para uma árvore com muitas gerações é muito trabalho. Muitas horas.

De qualquer forma não se assuste. Comece com o que sabe e vá aumentando aos poucos.

Boa sorte.

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131217 | val_rj | 15 oct. 2006 01:34 | In reply to: #131213

Caros colegas,
Muitíssimo obrigada pela ajuda. Já começo a não me sentir tão "perdida" por onde começar. Como rcomendado, comecei com o que tenho através de informações da minha mã e como tenho a certidão de nascimento do meu pai, acho que conseguirei iniciar minha pesquisa pela parte paterna. Na certidão diz que meu avó paterno é natural de Amarante e minha avó paterna é de Arcos de Valdevez. Me corrijam, por favor, se estvier enganada. Com essas informações poderei solicitar o registro de nascimento deles, é isso?
E depois que os tiver , poderei ver de onde eram meus bisavós paternos e pedir também, é assim que funciona, certo?
Só estou sem saber... mandam os registros para o Brasil? Sai muito caro, as cópias comodiz acima, não sai tão caro, mas para chegar até aki? E outra coisa como deve ser para fazer o pagamento? Se puderem mais uma vez me ajudar.
Agradeço as colaborações recebidas,
Valéria

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131388 | val_rj | 17 oct. 2006 00:00 | In reply to: #131217

Estou com muita dificuldade pedir as certidões de meus avós, fui até o site portal do cidadão, mas fiquei perdidinha.
Tenho a certidão de nascimento do meu pai, lá diz que minha avó paterna Antonia Joaquina Pereira é natural de Arcos de Valdevez e meu avô paterno Calos Casimiro Gonçalves Ferreira e natural de Amarante, meu pai nasceu em 30/10/1930 e é o caçula de 5 irmão o único ainda vivo, não sei as datas de nascimento dos meus avós. Será que tem alguma coisa que posso fazer?

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131406 | Augusto Tavares | 17 oct. 2006 08:42 | In reply to: #131388

Cara Valéria,

Posso ajudá-la, mas prefiro que comuniquemos através de e-mail.
O meu é tavares1945@sapo.pt.
Aguardo o seu contacto.

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Necessito de ajuda

#131413 | yoana | 17 oct. 2006 11:22 | In reply to: #130922

bon dia a todos
eu gostaria de fazer a minha arvore genealogica mas nao sei commo comecar
gostaria se alguem me podessem ajudar
muito obrigado YOANA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 juin 2024, 19:11

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen