Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#131718 | patricia queiroga | 20 oct. 2006 17:01

gostava de saber mais acerta da minha familia materna

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#131945 | jramos | 23 oct. 2006 11:12 | In reply to: #131718

Cara Confrade

Uma parte considerável da minha arváre genealógica é composta por gente de Mourão. Tenho nomes desde no início do séc XX até ao Séc XVII.
Entre estes tenho Lopes ( que posteriormente se "transformaram" em Espadeiro) e Caeiro, se poder ser mais específica em nomes e datas pode ser que possa ajudar.

João Ramos

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#131953 | patricia queiroga | 23 oct. 2006 12:12 | In reply to: #131718

O MEU AVO E AVO- ANTONIO CAEIRO LOPES E MARIA DOMINGAS ESCARIA CAEIRO LOPES( ERA AGRICULTOR -MONTE FERRARIAS ,CANCER ,TAPADINHA,ETC) E OS TRES FILHOS:

MARIA DAS DORES ESCARIA CAEIRO LOPES QUEIROGA :CASADA COM FRANCISCO JOSE CALHAU QUEIROGA -

FILHOS -MARIA PATRICIA CAEIRO LOPS QUEIROGA :
FILHOS DA PATRICIA - /FRANCISCO QUEIROGA ESQUIVEL ROVISCO E GONÇALO QUEIROGA ESQUIVEL ROVISCO
-/ E
JOAO PEDRO CAEIRO LOPES QUEIROGA :FILHO /JOAO MARIA CARRILHO QUEIROGA/ )

E MARIA DE FATIMA CAEIRO LOPES FREIRE CASADA COM: PEDRO DIAS FREIREFILHO - PEDRO CAEIRO LOPES FREIRE) E

JOSE DOMINGOS ESCARIA CAEIRO LOPES CASADO COM CONSUELO TROCA BAROSO (FILHOS -MARGARIDA TROCA BAROSO CAEIRO LOPES E JOSE TROCA BAROSO CAEIRO LOPES)

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#131954 | patricia queiroga | 23 oct. 2006 12:15 | In reply to: #131718

PECO DESCULPA NAO TER AGRADECIDO .

PATRICIA QUEIROGA

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#132392 | jramos | 27 oct. 2006 19:20 | In reply to: #131954

Cara Patricia,

Desculpe só agora responder, não-me foi possível mais cedo.
Os meu Lopes são Miguel Lopes Espadeiro (*1783) fº de Bernardo Lopes e de Domingas Martins. Casou Com Maria Rodrigues.
Os Caeiros são Ana Caeiro (*1846) fª de Joaquim Caeiro e de Maria Galhofa. Casou com Joaquim Maria Espadeiro ( filho dos anteriores) em 1864.

Se por acaso os seus tiverem alguma ligação com estes tenho muita informação sobre eles.

João Ramos

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#319949 | xicojordão | 31 déc. 2012 09:59 | In reply to: #132392

Cara Sra. Patrícia Queiroga.

Conheci bem o seu avô António Caeiro Lopes e a sua avó A Dona. Dominguinhas, conheci ainda, e bem, a sua bisavó Maria das Dores. (o seu bisavô Domingos já não o conheci).
De vez em quando, quando vou a mourão, vejo o seu tio José na adega velha.
As suas origens (Lopes) e as do Sr João Ramos não são as mesmas. Os seus Bisavós têm origem nos Motrinos.
O TRISAVÔ da sua Avó Domingas, ( João Palma) era também o meu TRISAVÔ.


Se quiser saber mais alguma coisa, estamos ao seu dipor.

Cumprimentos Francisco Jordão

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#319962 | jramos | 31 déc. 2012 17:42 | In reply to: #319949

Caro Sr. Francisco Jordão;

Aparenta conhecer bem algumas famílias de Mourão. Poderíamos trocar informação sobre as ditas?

Cumprimentos

João Ramos

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#319984 | xicojordão | 01 janv. 2013 11:17 | In reply to: #319962

Caro Sr, João Ramos,

Em primeiro lugar o meu inevitável obrigado oela sua resposta.

Estava loge de imaginar que tal pudesse acontecer. A mensagem anterior que coloquei neste blogue er dirigida à Sra, Patrícia Escária Caeiro Lopes. Espero que um dia alguém lhe comunique, para poder-mos dar seguimento a este caso.
Caso possa obrar nesse sentido, não hesite.
Efectivamente tenho augumas coisas de Mourão que até lhe dizem respeito a si, mas que, devido à sua extensão, não me parece que seja lógico falara delas aqui. Dê-me um ideia como o podemos fazer.
Quando quiser, podemos trocar tudo o que tivermos, se acordarmos que viajamos nuna estrada com dois sentidos.
Mas, está mesmo disposto a trabalhar? Olhe que isto é um tanto ou quanto longo, e moroso!!! Eu não me nego.
AH!!!, mas já agora...
Lembra-se de há cerca de uns dois ou três anos no corredor do Arquivo de Évora- entre a sala de leitura e a sala das fotocópias, termos falado dos Bações e dos Espadeiros de Mourão?
Pois é, sou eu mesmo.

Bom ano de 2013 e...disponha sempre

Cumprimentos do Jordão


,

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#320081 | xicojordão | 03 janv. 2013 11:28 | In reply to: #319984

Caro Sr. João Ramos,

Continuo esperando pela sua resposta.

bom ano jordão

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#320144 | xicojordão | 04 janv. 2013 08:37 | In reply to: #131953

Prezada Srª Patrícia Queiroga,

No campo da genealogia e como Mouranense que sou, sugiro-lhe que dê uma olhadela ao blogue dos "CAEIRO LOPES DE MOURÃO", de 2006.
Caso ainda esteja interessada, a minha Esposa, que é dos MOTRINOS, também tem alguns dados para si.

O nosso obrigado
Cumprimentos do Jordão e Esposa

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#331931 | xicojordão | 04 juil. 2013 21:49 | In reply to: #131953

Muito boa noite Sra Patricia Queiroga.


Através da internete acabo de me deparar com o nome dos seus Avós António Caeiro Lopes e Maria Domingas Escária.
Permita-me informar que, no que diz respeito à sua Avó ( mais conhecida por: Dona Dominguinhas) embora eu seja bem mais novo, tenho um ponto comum com ela. O nosso trisavô (João Palma) era comum aos dois.
Estou trabalhando na genealogia das famílias da Mourão, donde sou natural, e, caso o deseje, posso dizer-lhe mais alguma coisa sobre esta família.
Já lhe respondi para este forum, mas sem resposta. Também já pensei falar com o seu tio José Caeiro que ás vezes vejo na Adega Velha, mas ainda não consegui.
Quanto ao seu Avô António Caeiro Lopes, a minha Esposa, que é dos Motrinos, está apta a dar-lhe mais algumas informações sobre esse caso. Ela está trabalhando na genealogia do concelho de Reguengos.
Aqui deixo a nossa oferta de diálogo.

Com os melhores cumprimentos

Francisco Manuel Neves Jordão
Maria Ivete Berjano Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#331963 | isabelitas | 05 juil. 2013 11:32 | In reply to: #132392

bom diaaa..vi o nome Maria galhofa sabe o nome do pais dela,,ou de onde era? tenho varios galhofas na familia,,mas avos,bisavos,treta avos ate ao 4 avos tudo galhofa.. percence a Ervidel,ferreira do alentejo, Sao joao de negrilhos e assim....obrigada pela atençao

Reply

Direct link:

RE: Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#333052 | jramos | 27 juil. 2013 12:04 | In reply to: #331963

Cara senhora,

Como pode ver pelo assunto, este Galhofa são de Mourão. É possivel que o apelido tenha origem numa alcunha e se assim for pode ter surgido em vários sítios sem terem relação.
Mas também pode ser os mesmos e ido de um lado para o outro.

Cumprimentos

João Ramos

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#348924 | ruiespadeiro | 05 août 2014 13:24 | In reply to: #131718

Sr. João Ramos,

Gostaria saber mais acerca da parte da sua família Lopes Espadeiro. A minha curiosidade prende-se com o facto de eu ter apelido Espadeiro com origem em Mourão.
O meu avô paterno chamava-se Joaquim Lopes Espadeiro (1911) e era de Mourão. O seu pai chamava-se Manuel Espadeiro.

Atenciosamente,
Rui Gonçalo Espadeiro

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#348985 | jramos | 06 août 2014 23:48 | In reply to: #131718

Caro Rui Gonçalo Espadeiro,
Caro parente,

Joaquim Lopes Espadeiro (seu avô) era filho de Manuel Lopes Espadeiro, neto de Domingos Lopes Espadeiro e bisneto de Miguel Lopes Espadeiro.

O meu avô Joaquim Maria Espadeiro (também nascido em 1911) era filho de Rodrigo Espadeiro, neto Joaquim Maria Espadeiro e bisneto de Miguel Lopes Espadeiro.

Este Miguel Lopes Espadeiro ( 4º avô de ambos) é o nosso antepassado comum. Foi baptizado em 1783 em Mourão.

Tenho informação vária sobre a família Escreva-me: joao.espadeiro.ramos@gmail.com

Cumprimentos

João Ramos

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#376447 | maria duarte | 27 déc. 2016 17:58 | In reply to: #131718

Como neste fórum se têm trocado informações sobre famílias de Mourão e, em especial, o senhor Jordão parece ser um profundo conhecedor, venho pedir informações sobre:
José Pedro Baptista (conhecido por Matrola) e Rosa Maria Domingues Baptista.
Nasceram em 1899 e 1900, respectivamente, em Mourão.
Tiveram uma filha (pelo menos) chamada Maria Teresa, nascida em Lisboa. Emigraram para o Brasil em 1960.
Sabem se tiveram mais filhos e se há descendentes ou outros familiares em Mourão? O Matrola esteve ligado à Adega Velha? Obrigada pelo que puderem ajudar

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386563 | francisco jordão | 14 nov. 2017 23:27 | In reply to: #376447

Prezada Sra. Maria Duarte.


Eu sou de Mourão, onde nasci em 1944.
Os problemas de coração não me têm dado tréguas, e têm-me atrasado muito o meu trabalho.

Pede-me neste tópico informações sobre o casal; José Pedro Baptista x Rosa Maria Domingues , naturais de Mourão. Possuo o registo de baptismo e de casamento de ambos, onde constam os pais e avós deles. Acontece mesmo que, um irmão da Rosa Maria Domingues com a sua Esposa, eram os padrinhos de casamento dos meus Pais. E, esta dita Esposa, chamada Francisca Santinha, era da família Jordão.
Como não sei a quem me dirijo, peço-lhe o favor de me informar qual é o seu grau de parentesco com esta família e o que pretende. Estou trabalhando na genealogia das famílias Mouranenses, e uma delas é a família Matrola. Os Matrolas são oriundos de Videmonte, termo de Linhares da Beira. A primeira filha do primeiro Matrola - o de Videmointe - nasceu em Mourão em 1754.Caso lhe interesse participar e possa ajudar fornecendo os dados que estiverem ao seu alcance da família que citou, eu, da minha parte, depois de inscrever os ditos dados na árvore, comprometo-me a enviar-lhe uma árvore genealógica em PDF. A árvore da família "Matrola", actualmente ronda os oito metros de comprimento por um metro de altura. por Como deve compreender, é com os dados e a ajuda de todos que a árvore avança.

Sem mais, espero a sua resposta

Com os cumprimentos do Jordão

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386615 | PHV_1990 | 16 nov. 2017 16:29 | In reply to: #386563

Boa tarde senhor Francisco Jordão

Li aqui no seu post que estuda várias famílias de Mourão. Gostaria de perguntar que dados e informações tem acerca das famílias Esquível e de seus colaterais ( Rojão, Guerreiro, Gusmão, Carvalho, Vasconcelos, Manrique, etc), pois descendo de todas elas através da minha bisavó. Tenho já bastante informação ( tenho desde fins do século XVI, Catarina de Esquivel casada com Rodrigo Alonso de Logronho ambos de Mourão, até finais do século XIX, Alcântara Guerreiro, Rojão Guerreiro, Vasconcelos Rosado, Rosado Esquivel, Vasconcelos Gusmão,Limpo Esquível )

com os melhores cumprimentos

Pedro Filipe

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386661 | francisco jordão | 17 nov. 2017 22:21 | In reply to: #386615

Muito boa noite Sr. Pedro Filipe,
Permita-me felicitá-lo pela dedicação à genealogia.
Efectivamente, como Mouranense reformado, há já uns anos que me dedico à genealogia das famílias de Mourão.

Em Mourão, quando se fala da família Guerreiro, vem-nos logo à memória O Dr. Jerónimo de Alcântara Guerreiro. Esta família nasce de uma filha do Capitão António Estaço ou Estácio Guerreiro que casou com um Sr. de Borba.
A família Rojão que deu um Mouranense Presiente da Câmara de Reguengos, tem origem em Figueiró da Serra, Linhares. A viúva de José Gomes Rojão casou com um Carvalho.
Eu tenho o registo de casamento de Catarina de Esquível de Logronho, mas casado com Estêvão da Silva. Tenho também o registo de casamente de um Rodrigo Alonso de Logronho, mas com Luísa Marques de Paiva. Depois aparece-me outro Rodrigo Alonso de Logronho Esquível casado com Brites Joana de Oliveira Manrique.
Limpo) aparece-me um Fernando de Vargas Limpo x com Antónia da Rosa.
Os Vasconcelos Rosado são da família do Sr. Marcos Lopes de Vasconcelos Rosado. É uma Família que oferece muitas dificuldades na medida em que não são só oriundos de Mourão.
Devo frisar que algumas destas árvores têm alguns metros de comprimento.
Como não sei com que estou a falar, peço-lhe, caso seja possível que me diga mais pormenorizadamente a que família pertence. Só assim o poderei ajudar.
Eu imponho a mim próprio o princípio de não me imiscuir absolutamente nada na vida privada das pessoas. A única coisa que me interessa é apenas; Genealogia, Genealogia, e só Genealogia. Peço ajuda a todas as pessoas, pedindo dados. E, em troca, a todas as pessoa que me ajudarem forneço os dados que possuo.
Caso lhe interesse, se me disser a que família pertence, posso fazer-lhe uma amostra de uma árvore com cerca de umas três gerações, incluindo com alguns dados que "eventualmente" me forneça. Terá que me indicar uma direcção (Mail) para onde a mandar.

Como eu nunca faltei à minha palavra, sugiro-lhe que se informe acerca da minha pessoa.
Eu chamo-me: Francisco Manuel Neves Jordão e tenho 73 anos.

Com os cumprimentos do Jordão

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386662 | francisco jordão | 17 nov. 2017 22:27 | In reply to: #386661

Caro Sr. Pedro Filipe,
Esqueci-me de mencionar que queria ser notificado se alguém responder a este tópico.
Peço-lhe pois que faça o possível para que o possa ser.
O meu obrigado

jordão

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386671 | PHV_1990 | 18 nov. 2017 16:23 | In reply to: #386661

Boa tarde Sr. Francisco Jordão

Permita-me que lhe indique a forma de aceder a página familiar que possuo aqui no geneall, assim é fácil e intuitivo o senhor entender as minhas origens mouranenses. Basta ir a paginas familiares -> indice de paginas--> "ESQUIVEL-MORGADOS DE MOURÃO-ALENTEJO" e encontrará a minha geneaologia.
Aproveito e faço a seguinte questão: O senhor sabe se a santa casa de misericórdia ou a camara municipal de Mourão teem registos e/ ou documentos relevantes? Terá a camara algum espólio de fotografias e retratos daqueles que ao longo dos tempos foram presidentes e vice presidentes?
PS: estou à sua disposição para lhe enviar o que tenho, basta enviar-me o seu email.


com os melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386675 | francisco jordão | 18 nov. 2017 20:23 | In reply to: #386671

Muito boa noite Sr. Pedro Filipe ?

Continuo navegando no nevoeiro.
Por muito estranho que lhe possa parecer, eu sou muito fraco nesta coisa da NET, e por isso não consigo adivinhar quem seja o Sr.
Inclino-me para a família do Dr. Manuel de Alcântara Guerreiro, mas...é apenas uma suposição.
Mantenho o que disse; dos dados que disponho, se lhe forem úteis, e...e se se entroncarem com a sua família posso ajudá-lo/la. Mas assim não consigo lá chegar.
Na Net, pedem-me para me inscrever e pedem-me o nº da carta de crédito.
Como, "gato escaldado até da água fria tem medo" eu não me quero arriscar.
Quanto ao que me pergunta acerca dos dados Camarários, lamento mas, a Câmara de Mourão é muito pobrezinha nessa matéria. Encontrei na Câmara um livro de óbitos muito antigo e quase ilegível.
Se se dirigir ao vereador da cultura (o Goncálo) ou à Presidente da Câmara (Maria Clara) eles fazem-lhe uma cópia. Mas olhe que aquilo é quase ilegível!
Quanto à Misericórdia...aí, as coisas são muito turvas. Já uma vez telefonei ao Bragança perguntando-lhe se tinham alguns livros e a resposta foi não. Um não assim à laia de quem quer dizer; " não me aborreças". Estou a pensar falar com um membro da Irmandade para ver se consigo saber mais alguma coisa. É porque eu creio, "duro com ferro" que devem por lá estar livros antigos que nos seriam muito úteis. É quase impossível não os haver!

O meu obrigado pelos dados que eventualmente me vier a facultar

Acedendo ao seu pedido aqui vai o meu e-mail xicotantiamante@gmai.com

Com os cumprimentos do jordão

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386677 | PHV_1990 | 18 nov. 2017 23:13 | In reply to: #386675

ja enviei para o seu email os documentos de que disponho

com os melhores cumprimentos

Pedro Filipe

Reply

Direct link:

Família Caeiro Lopes (Mourão- Alentejo)

#386678 | PHV_1990 | 18 nov. 2017 23:28 | In reply to: #386675

Para observar a minha árvore, basta clicar neste link sff http://pagfam.geneall.net/50255/costados.php?id=1218141

ps: esteve perto de acertar, na verdade o Dr. Manuel de Alcântara Guerreiro era primo direito do meu trisavô

com os melhores cumprimentos

Pedro Filipe

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 mai 2024, 18:58

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen