Familia Gromicho

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familia Gromicho

#131910 | CristinaGromicho | 22 oct. 2006 21:37

Com a Ajuda do Meu pai Altino Aníbal Gromicho, conseguimos obter a nossa ascendência até um tetravó. Contudo temos dificuldade em saber a origem da nossa familia, é rara em Portugal, mas tem pelo menos duas linhas distintas, uma de Évora e outra não sei de onde.
Estive a pesquisar em pessoas e existe muitos Gromicho que desconheciamos.
Seria interessante trocar conhecimentos.

Cristina

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#131948 | LProjecto | 23 oct. 2006 11:17 | In reply to: #131910

Cara Cristina,

Por acaso a sua linha ascendente "Gromicho" será a que encontramos aqui?

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=30611

Tenho primos de apelido Gromicho da zona de Borba. Não tenho esta linha estudada mas, caso tenha interesse, posso disponibilizar-lhe os poucos elementos de que disponho.
Conto ainda, nos meus apontamentos, com mais alguns "Gromichos" de séc. XVIII e XIX, da zona de Alandroal, Elvas, cuja ligação com os que referi ainda me é desconhecida.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#131950 | CristinaGromicho | 23 oct. 2006 11:46 | In reply to: #131948

Olá Luís P. Calhau,

Sim, essa é a minha linha ascendente e descendente.
Gostaria que me disponibilizasse os seus elementos, talvés com as pesquisas que o meu pai tem feito, consigamos cruzar dados.

Obrigado pela atenção

Cumprimentos
Cristina

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#131961 | Rui Jesuino | 23 oct. 2006 13:52 | In reply to: #131950

Cara Cristina,

Em relação à família Gromicho tenho alguns apontamentos pessoais que consegui no Arquivo Histórico Municipal de Elvas. No concelho de Elvas existe inclusivé a Herdade da Gramicha, topónimo que ganhou por um dos seus proprietários ser um Gromicho. Viveu também em Elvas um José Rodrigues Gromicho, capitão de Ordenanças da freguesia de São Brás e que faleceu em 1775. Também no final do séc. XVIII há notícia de um Joaquim José Carrão Gromicho, natural da freguesia de Ajuda (Elvas), filho de Francisco José Carrão, lavrador da herdade da Comendinha e de Ana do Carmo Gromicha. Era neto materno do capitão mor Manuel Rodrigues Gromicho e de Luisa Maria Gromicha.

Cumprimentos,
Rui Jesuino

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#131992 | CristinaGromicho | 23 oct. 2006 20:23 | In reply to: #131961

Agradeço imenso as v/ informações. Vou pesquisar aprtir dai.

Cristina Gromicho

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#131996 | mgorjaoh | 23 oct. 2006 20:55 | In reply to: #131961

Ex.mos Senhores,

Em investigação que fiz e publiquei, dei também conta de parentes meus que descendem do General José Anselmo Gromicho Couceiro, preceptor militar de D. Carlos e do Infante D. Afonso (já incluído no GENEA, após informação minha: v. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=541295). Tenho a sua ascendência apenas até aos avós. É neto materno do sargento-mor António José Mendes Gromicho, natural e baptizado em Elvas (S. Pedro) e de "avó incógnita".
Boas investigações,

Miguel Gorjão-Henriques

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#132000 | LProjecto | 23 oct. 2006 21:28 | In reply to: #131950

Cara Cristina,

Relativamente aos Gromichos do séc. XVIII constam dos meus apontamentos os seguintes indivíduos:

- D. Francisca Benedita Leal, n. Redondo, filha de António José da Silva Amaral (Redondo) e de D. Brites Infante do Rêgo Gromicho (Borba - S. Bartolomeu). Neta materna de José Bernardo Infante (Alandroal) que casou a 31.03.1764 com D. Teresa Rita Gromicho do Rêgo (Terrugem). Esta última era filha de Manuel Rodrigues Gromicho (Elvas - Sé) e de Brites Maria do Rêgo (S. Romão - Vila Viçosa).

São estes os elementos de que disponho no momento. Não deixei de notar na coincidência do nome Manuel Rodrigues Gromicho com o nome de um dos indivíduos referidos pelo confrade Rui Jesuino - ignoro se existe alguma ligação. A este propósito talvez o próprio Rui possa trazer mais alguma luzinha.

Quanto aos meus primos "Gromichos" terei o maior prazer em enviar-lhe os elementos de que disponho. Para tal solicito que me contacte através do meu e-mail luismcalhau(arroba)iol(ponto)pt

Espero que estes elementos lhe sejam úteis.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#133472 | odiruolatir3791 | 08 nov. 2006 12:06 | In reply to: #131910

Cara Cristina

A outra linha que procura, sobre a família Gromicho, poderá encontrá-la com facilidade na Vila e Cncelho do Alandroal, Distrito de Évora.
Está ligada aos apelidos Alferes, Fontes e Almas, para além dos Nasi em Évora.

A.L.

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#133473 | odiruolatir3791 | 08 nov. 2006 12:08 | In reply to: #131910

Cara Cristina

A outra linha que procura, sobre a família Gromicho, poderá encontrá-la com facilidade na Vila e Concelho do Alandroal, Distrito de Évora.
Está ligada aos apelidos Alferes, Fontes e Almas, para além dos Nasi em Évora.

A.L.

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#133598 | CristinaGromicho | 09 nov. 2006 12:54 | In reply to: #133473

Bom dia Amigo A. L.

Obrigado pela dica. Realmente tenho conhecimento de alguns desses apelidos, nomeadamente Nasi Gromicho. Há uma família em Torres Vedras e outra em Lisboa.

Vou investigar mais.

CGC

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#187487 | LProjecto | 08 mars 2008 23:11 | In reply to: #131961

Caro Rui Jesuíno,

Considerando o excelente conhecimento que possui de muitas famílias da zona de Elvas, atrevo-me a perguntar-lhe se tem notícia de indivíduos de apelido "Bagorro", por essas bandas, nos finais do séc. XVI, que passaram a Vila Boim?


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#187520 | Rui Jesuino | 09 mars 2008 10:36 | In reply to: #187487

Caro Luís Projecto Calhau,

Infelizmente dos Bagorro nada tenho. Apenas fiquei com a memória de ver muitos individuos com esse apelido ao longo de todas as épocas no concelho de Elvas, pelo menos desde o séc. XVII até à actualidade.

Cumprimentos,

Rui Jesuino

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#187524 | LProjecto | 09 mars 2008 11:07 | In reply to: #187520

Caro Rui Jesuino,

Ainda assim, fico-lhe grato pela gentileza da resposta.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#188874 | FELISMINAGROMICHO | 19 mars 2008 10:14 | In reply to: #131910

Olá cristina,
Tenho vindo a fazer pesquisas acerca do n/ apelido e eis o que encontrei:
Felismina Gromicho ( eu ),
filha de
Maria amor Gromicho ( tia do teu pai )
filha de
Altino Anibal d'Oliveira da Gama Gromicho, capital de cavalaria, nascido em 27/06/1880 ( a sua ossada encontra-se em urna no cemitério de Estremoz no talhão dos Combatentes da Grande Guerra),
filho de
Alexandre Maria Gromicho, proprietário, nascido em 14/06/1834,
filho de
João Bernardo Gromicho Tracado do Rego, nascido em 26/06/1811,
filho de
Bernardo José Gromicho Tracado do Rego, capitão, nascida em 30/04/1762
filho de
Teresa Rita Gromicho do Rego, nascida em 29/10/1741
filha de
Manuel Rpdrigues Gromicho, capitão mor, nascido em 11/11/1760
filho de
José Rodrigues Gromicho
Por falta de tempo as minhas pequisas pararam - por enquanto - aqui
Tenho documentos comprovativos destas situações bem como indicação dos nomes dos respectivos conjuges e de mais alguns familiares.
Face às pesquisas efectuadas estou crente de que a familia gromicho tem toda a mesma e unica origem.

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#188991 | CristinaGromicho | 20 mars 2008 08:00 | In reply to: #188874

Olá Felismina,
Tenho muito gosto em saber de mais um familiar.

O meu pai conseguiu chegar até Theresa Rita Gromicho do Rego e Bernardo Gromicho Traçado do Rego e também possui documentos comprovativos, chegou a ir a Évora, mas depois já não havia mais informação, só na Torre do Tombo, aí ele parou com as pesquisas, mas agora poderá adicionar mais uns familiares à árvore genealógica que temos em casa.

Também me parece que a origem é a só uma, o que nos torna mais unidos e únicos. Até agora pensámos que havia duas origens.

Já ouviu falar na Quinta da Gramicha? Se pesquisar no Google, encontrará. Penso que terá tido aí a nossa origem.

Muitas Felcidades

Reply

Direct link:

RE: Familia Gromicho

#303473 | alcmfp | 19 avril 2012 17:46 | In reply to: #188991

Boa tarde


Não sei nada sobre a familia Gromicho, mas houve uma Gromicho que foi casada com uma pessoa da minha familia como podem verificar aqui no Geneall, Maria Benigna do Carmo Gromicho que era viuva de Joaquim Jerónimo Martins Couceiro e depois casou com José Gerardo Ferreira de Passos que foi:
•Par do Reino, carta régia de 23.2.1864

•Ministro da Guerra, de 14.1.1864 a 5.03.1865

•Marechal de Campo, 1862

•Brigadeiro, 1858

•Ajudante de Campo de D. Pedro V (16.10.1855)

•Ajudante de Campo de D. Luis I (14.11.1861

Ainda foi Governador Civil de Braga, do Funchal e Comandante Militar da Praça de Elvas, Administrador da Casa de Bragança, etc. Talvez estas informações possam ajudar em entroncar com outras pessoas da familia Gromicho.

Cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos

Reply

Direct link:

Familia Gromicho

#351796 | F.Sarzedas | 01 nov. 2014 21:47 | In reply to: #131910

Tenho conhecimento duma família Gromicho em Torres Vedras (local onde vivo).

Recentemente tive informações de que tenho Gromicho na minha ascendência.

O meu trisavô Sebastião dos Reis Tenreiro (casado com Margarida da Conceição Sarzedas) era filho de Sebastião José Palmeiro Tenreiro e de Tereza de Jesus dos Reis Gromicho, Borba, 1799.

Tereza era filha de Ana Mauricia dos Prazeres Gromicho, Ciladas(Vila Viçosa), 1765 e de João Antonio dos Reis, Terrugem (Vila Viçosa), 1835.

Neta de Teresa Rita de São José Gromicho, Ciladas, 1728 e de Joaquim José da Silva, Évora, 1717.

Bisneta de Margarida Martins Gromicho, S. Domingos de Gusmão (Olivença), 1691 e de Manuel Rodrigues Rijo, Casa Branca (Sousel), 1669.

Trineta de Manuel Rodrigues Gromicho, Redondo, 1654 e de Luzia Franco, Santa Barbara (Borba), 1663.

4ª neta de Antonio Rodrigues Gromicho e Antónia Martins, senhores das herdades do Monte dos Arrifes e do Monte das Praias em Santo Maior de Terena.


Margarida Martins Gromicho, citada acima, era irmã de José Rodrigues Gromicho, S. Tiago Maior de Terena, 1682 casado com Maria Lopes Galego, S. Lourenço (Elvas),1689 que eram os pais do já citado noutras mensagens, Manuel Rodrigues Gromicho, Elvas (Sé), 1710, Capitão da Ordenança de S. Braz e S. Lourenço, Familiar do Santo Oficio, senhor da herdade de Stº António de Terrugem.

Fonte: Historia genealógica dos Correa Manoel de Aboim, de Manuel Abranches de Soveral. Aditamento 2- Tenreiro Sarzedas, de Borba. Pag. 225. Editora Caminhos Romanos. 2014

Cumprimentos

Fernando Sarzedas

Reply

Direct link:

Familia Gromicho

#372012 | claudia4589 | 16 juil. 2016 01:45 | In reply to: #131910

Olá boa noite. Sei que este tópico é antigo mas só agora tive acesso ao mesmo. Fico contente que alguém faça o levantamento das origens deste nosso apelido tão incomum =) Obrigada a todos.

Reply

Direct link:

Familia Gromicho

#372017 | F.Sarzedas | 16 juil. 2016 12:56 | In reply to: #131910

Olá, Claudia

Além daquilo que expus acima (Novembro de 2014) tenho mais alguma coisa sobre Gromicho(s)...

Não sei aquilo que sabe da sua ascendência, nem se alguns dos que referi entroncam nos seus.

Já depois daquilo que escrevi em 2014 confirmei que a família Gromicho de Torres Vedras (que conheço bem) tem uma origem comum com a minha. A separação aconteceu em 1600 e tal.

Manuel Rodrigo Gromicho (1654) e Maria Luzia (1663) teveram, pelo menos 2 filhos:
-José Rodrigues Gromicho (Alandroal, 1682), casado com Maria Lopes Galego (Elvas 1689) de quem são descendentes estes meus amigos de Torres Vedras.
- Margarida Martins Gromicho (Olivença 1691) casad com Manuel Rodrigues Rijo (1669) de quem eu sou descendente.

Visto já ter na publicação de 2014 a minha ascendência, continuo aqui com a descendência de José e Maria Galego.

José Rodrigues Gromicho e Maria Lopes Galego
pais de
Manuel Rodrigues Gromicho (Elvas, 1710) casado com Beatriz Maria do Rego (Ciladas 1714)
pais de
Teresa Rita Gromicho do Rego casada com Bernardo Gomes Traçado
pais de
Bernardo Gromicho Traçado do Rego casado com Josefa Maria José
pais de
João Bernardo Gromicho (Estremoz,1805) casado com Ana José Gromicho Oliveira
pais de
Alexandre Maria Gromicho (Estremoz,1835) casado com Antónia Rita Gromicho (Estremoz)
pais de
Altino Anibal Gromicho (Estremoz,1875) casado com Maria Antónia Leonor Marques (Estremoz,1872)
pais de
Altino Aldo Gromicho (Estremoz,1905) casado com Maria Joaquina Louro (Caparica, 1903)
pais de
Altino Anibal Gromicho ( Oliveira do Hospital, 1929) que é o pai dos meus amigos de Torres Vedras

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 mai 2024, 09:08

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen