Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#132583 | mgorjaoh | 30 oct. 2006 17:07

Caros Confrades,

Procuro informações sobre o casal Manuel da Mota Pessoa de Amorim de Portocarrero e Vasconcelos/Maria José Correia Botelho de Castelo Branco do Amaral Pereira.

"Ambos os dois", passe o pleonasmo, terão nascido em Lisboa (não sei as freguesias) nem

Tiveram pelo menos uma filha (de que descendo), a qual terá nascido em 1857/1858. Poderá ser o casal abreviadamente apresentado em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=181849?

Desde já agradeço qualquer indicação.

Cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#132655 | LCM | 31 oct. 2006 10:06 | In reply to: #132583

Caro Miguel

Sobre esta gente tenho investigado alguma coisa. Aqui no site já está alguma coisa que fui pondo http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=32301
Mando-te o resto que tenho por e-mail.

Abraço,
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#132936 | PMVMAC | 02 nov. 2006 22:57 | In reply to: #132655

Ola Lourenço!

Sabes dizer-me alguma coisa sobre este casal: Francisco Xavier da Motta Garcia Portocarrero, natural de Lisboa, e D. Maria Amália da Maia, natural de Setúbal?
Eles tiveram um filho que foi para Arraiolos onde deixou descendência que estou a estudar. Qualquer informação será útil!
Se tiveres msn pede o meu ao Genea e falamos por lá. Já tenho alguma informação dos Barreto de Saldanha para ti.
Abraço,
Pedro.

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#132942 | LCM | 02 nov. 2006 23:26 | In reply to: #132936

Olá Pedro

Manda-me um e-mail sff que te envio tudo o que tenho desta gente

correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#135661 | mgorjaoh | 27 nov. 2006 19:35 | In reply to: #132583

Caros confrades,

Alguém - ou o Genea, se puder, visto que terá os dados precisos - me pode dar informação sobre Antónia Adelina do Amaral Pereira, aqui em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=174082 :
1) Em que freguesia nasceu e casou?
2) É filha de Leandro José Pereira e de D. Antónia Joaquina do Amaral?

Desde já agradeço,

Miguel Gorjão-Henriques

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268572 | DAMAIA | 14 janv. 2011 00:34 | In reply to: #132936

Cheguei cinco anos atrasado a esta discussão. Por mero acaso deparei com este assunto no GOOGLE.
MARIA AMÁLIA DA MAIA é minha tia-trisavó, madrinha de baptismo de Antero de Quental e irmã da mãe. Conheço-lhe a ascendência (pelo menos três gerações) e a descendência (uma filha). Grande surpresa a existência de um filho. Troco tudo o que sei sobre ela por informações sobre o filho.

Depois de passarem mais de cinco anos, será que ainda vou ter alguma resposta a esta mensagem?

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268575 | LCM | 14 janv. 2011 08:29 | In reply to: #268572

Caro Damaia

Aqui vai o que tenho sobre o filho, informações de PMVMAC.

Conhece bem a ascendência Mais? Existe algum parentesco coma família Maia e Vasconcelos? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1238023 Julgo que em tempos vi a habilitação (Leitura de bacharéis) de um destes seus Maias e que nada encontrei que indicasse parentesco, mas foi há muitos anos e não me lembro com segurança.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos


V - Francisco Xavier da Mota Portocarrero, n. em Lisboa, Mártires.
C. com D. Maria Amália da Maia, n. em Setúbal, filha de Antero José da Maia e Silva, n. em Tomar, Bacharel, habilitou-se para servir os lugares de letras em 1793 , Juiz de Fora da Vila da Sertã, e de sua mulher, com quem c. em Tomar, St.ª M.ª dos Olivais, 11.7.1802 , D. Maria Sérgia de Araújo e Silva, n. em Tancos; neta paterna de António Pedro da Maia (filho de João Eusébio Maia, boticário, e de sua mulher Maria Madalena dos Anjos), Bacharel, advogado em Tomar, e de sua mulher D. Simpliciana Joaquina Constança da Silva (filha de Manuel Mendes Godinho, Juiz dos Orfãos de Tomar, e de sua mulher D. Helena Maria Teresa da Silva), ambos n. em Tomar; neta materna de José Ferreira da Silva, Desembargador, e de sua mulher D. Ana Margarida Doroteia de Araújo.
Filhos:
VI - D. Maria Ana, que segue.
VI - Francisco Xavier da Garcia da Mota Portocarrero de Vasconcelos Sotomaior, n. em Tomar; viveu em Arraiolos.
C. em Arraiolos com D. Maria Cândida Rosado Dordio, n. aí 20.4.1845; era viúva de António Jacinto Queiroga, de quem teve uma filha; filha de António Joaquim Dordio, abastado proprietário dessa vila, e de sua mulher D. Mariana Cândida Rosado Perdigão. C.g..

VI - D. Maria Ana da Mota Garcia Portocarrero Sotomaior de Vasconcelos e Cordova (assim referida no registo de casamento mas que assina apenas “Maria Anna da Motta Portocarrero”), n. em Tomar, S. João Baptista, a 14.12.1848 e baptizada a 25.1.1849 como “D. Mariana do Carmo”. Á margem do assento de Baptismo encontra-se averbado o Crisma, a 1.11.1852, ministrado pelo Patriarca de Lisboa que se encontrava em Tomar.
C. em Tomar, S. João Baptista, a 20.8.1867 , com Filomeno da Câmara Melo Cabral (referido no casamento com o apelido Canto no fim), n. na Ilha de S. Miguel, Lagoa, St.ª Cruz, 7.7.1842 e f. a 24.1.1921; Doutor em Medicina, Lente da Universidade de Coimbra, Reitor da Universidade, etc; filho de António Jacinto da Câmara Melo Cabral e Canto, n. na Ilha de S. Miguel, Lagoa, St.ª Cruz, e de sua mulher D. Joaquina Leonor Simas e Cunha, n. na Ilha da Graciosa. C.g..

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268589 | DAMAIA | 14 janv. 2011 12:59 | In reply to: #268575

Caro Lourenço Correia de Matos

Só tenho uma palavra para a rapidez e conteudo da sua resposta: um espanto!

Quando estive na Torre do Tombo a consultar o processo do tetravô Antero José da Maia e Silva, no Leitura de Bacharéis, constatei que não era o primeiro a fazê-lo. Você deixou lá no procº. cópia da requisição. Está agora esclarecido o mistério, pois na altura pensei: «será que algum "primo" desconhecido já por aqui andou? Quem será?».

Parentesco com a família Maia e Vasconcelos só com origem em Francisco Portocarrero Vasconcelos Sotomaior , o filho de Maria Amália da Maia que se fixou em Arraiolos. Pode algum descendente dele ter recuperado para apelidos da família o Maia e o Vasconcelos pertencentes a gerações anteriores. Mas acho quase improvável.

Quanto à ascendência dos Maias você até sabe mais do que eu. Conhece a ascendência (data casamento,etc...) da minha tetravó Maria Sérgia de Araujo que eu desconhecia. E uma curiosidade que você me revelou: o quarto juiz na família e o quinto bacharel em direito (o pai desta Maria Sérgia de Araujo) que eu desconhecia.

Limitei, por enquanto, as minhas investigações à Torre do Tombo: Leitura de Bachareis, Livros de Mercês, Paroquiais,.... As investigações relativas às ascendências naturais de Tomar implicam deslocações ao arquivo distrital respectivo e isso requer mais disponibilidade.

Optei por análises em profundidade. Concluí há dias uma pequena monografia, para consumo familiar, sobre o tetravô Antero José da Maia e Silva. É o avô de Antero de Quental e trisavô do meu pai. Ambos se chamaram Antero em sua homenagem. Descobri-o como personagem da História do Brasil, no conturbado período que conduziu à independência daquela ex-colónia. Foi o Ouvidor Geral de Pernambuco entre 1817 e 1822 e membro da primeira Junta Governativa de Pernambuco. Foi nomeado para aquele cargo na sequência da Revolta de Pernambuco de 1817. Regressou a Portugal em 1822, foi procurador por Tomar às Cortes de Lisboa que aclamaram D. Miguel, Juiz Desembargador da Casa da Suplicação (antes e durante o reinado de D. Miguel), Administrador do Concelho de Tomar e Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. O percurso dele, de liberal a miguelista, bem como a erudição manifestada no seu discurso juridico, motivou-me para a pesquisa. Estou agora a investigar o filho António Carlos da Maia, meu trisavô: o irmão de Maria Amália da Maia, nascido em Pernambuco cerca de 1820, juiz como o pai, Secretário da Procuradoria Geral da Coroa e Deputado na Regeneração. Os descendentes de António Carlos da Maia ainda este sábado almoçaram juntos (somos quarenta e tal). Dos descendentes de Maria Amália da Maia só tivemos relacionamento familiar - que eu saiba - com o Comandante Filomeno da Câmara, seu neto, oficial de marinha, politico da primeira república, tal como o seu primo e meu tio-avô, o Comandante José Carlos da Maia.

Um grande abraço e mais uma vez obrigado pela sua gentileza.

Manuel da Maia Domingues

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268600 | LCM | 14 janv. 2011 17:44 | In reply to: #268589

Caro Manuel da Maia Domingues

Os meus Maia e Vasconcelos descendem daquele que lhe mandei o link na outra mensagem, de um casamento celebrado no fim do séc. XVII, principio do XVIII. Viveram em Tomar nesta época pelo que poderiam, teoricamente, ser parentes.

Os paroquiais de Tomar estão todos na Torre do Tombo, não implicam deslocação a arquivos distritais.

Alinhavei algumas notas sobre estes "Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos" a pedido de uma sobrinha-neta de Filomeno da Câmara cuja avó ainda usava o apelido Portocarrero.

Abraço
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268609 | DAMAIA | 14 janv. 2011 21:02 | In reply to: #268600

Caro Lourenço Correia de Matos

Li atentamente o link que me indicou sobre a família "da Maia e Vasconcelos". Muito provavelmente, em Tomar, naquela época, todos os "da Maia" pertenciam à mesma família alargada. O meu ramo e o deles deve ter-se separado no séc. XVII, talvez na geração anterior à do meu "hexavô" João Eusébio da Maia, que terá nascido cerca de 1710.
Com as paroquiais de Tomar na Torre do Tombo, facto que desconhecia, vai ser mais fácil "navegar" nestes mistérios.
A sobrinha-neta de Filomeno da Câmara, que me fala, não conheço, mas temos de certeza uma coisa em comum: o mesmo tetravô, Antero José da Maia e Silva.
Aliás a filha deste tetravô, a tal Maria Amália da Maia e o marido, de que os Câmara descendem e que deu início ao nosso diálogo, está "duplicada" no GENEA: aparece como filha de Antero José da Maia e Silva no link da família deste e num outro link surge com a sua descendência, onde estão incluidos os diversos Câmara, sem qualquer referência aos ascendentes.
Quiz propôr a "fusão" dos dois registos, aos responsáveis pelo GENEA, só não o fiz por não ter a certeza fundamentada em documento inequivoco. Todavia só há dias, no "espólio" da família, encontramos um foto dela identificada pela legenda: "Maria Amália da Maia Mota Garcia Portocarrero, irmã do avô António Carlos da Maia". Estava confirmado o que até à data parecia evidente.
Proponho a "fusão"?
O que é que acha?

Abraço e mais uma vez obrigado pela gentileza da sua atenção.

Manuel da Maia Domingues

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268612 | LCM | 14 janv. 2011 21:47 | In reply to: #268609

Caro Manuel

Proponha a ligação ao Geneall, claro, a bem da genealogia.

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268784 | DAMAIA | 17 janv. 2011 14:13 | In reply to: #268612

Caro Lourenço,

Não quero deixar de salientar dois nomes que há dias encontrei na sua ascendência, quando lia o link que me enviou a propósito dos "da Maia e Vasconcelos: António de Castro, Governador do Distrito do Golungo Alto e Francisco do Casal.
Há personagens relevantes da história de Angola com estes nomes. Não quiz deixar de assinalá-las. Serão os mesmos?

Há um António do Canto e Castro, capitão, que hospedou, em 1854, Livingstone, no Cazengo (Distrito do Golungo Alto), cuja governação é referida muito elogiosamente pelo conhecido explorador no relatório da sua viagem. Esse relatório encomendado pelo Governador Geral de Angola foi publicado em 1854 num Boletim Oficial de Angola. Li-o no Arquivo Histórico Ultramarino. Um elogio dele à nossa colonização é coisa rarissima. Portanto se este António de Castro é o António Joaquim de Castro seu ascendente, tem motivo para se orgulhar dele.

O Tenente-Coronel Francisco do Casal, era um oficial de 2ª Linha (ao geito dos "coronéis brasileiros" com seus jagunços), portanto seria muito provavelmente um abastado fazendeiro. Militarmente estava vinculado ao Presidio do Pungo Andongo, que igualmente pertencia ao Distrito do Golungo. Francisco do Casal morreu heroicamente em 1861, no chamado "desastre do Cassange". Foi talvez a maior derrota de sempre do exército português em Angola. O TC Casal foi massacrado pelo Jaga de Cassange, numa emboscada, depois da "guerra preta" e de alguns dos seus "oficiais comerciantes" terem desertado à frente do inimigo. René Pelissier, na sua História das Campanhas de Angola, vol. I, conta muito bem esta história.

Em tempo: em 1682, um tal Filipe Mendes - natural de Tomar, filho de Filipe Mendes Portocarreiro, np. de António Portocarreiro, almoxarife da Ordem de Cristo e CFCR - habilitou-se na Ordem Militar de Cristo. Portanto Portocarreiro era uma família de Tomar no séc. XVII.

Abraço.

Manuel

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#268785 | LCM | 17 janv. 2011 14:26 | In reply to: #268784

Caro Manuel

Muito obrigado pela sua mensagem. O António Joaquim de Castro não era "Canto", foi major em 1845 e só foi nomeado governagor do Golungo Alto em 1857.

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#270492 | DAMAIA | 12 févr. 2011 16:53 | In reply to: #268785

Lourenço,


Arranjei-lhe mais uma parente. Encontrei-o hoje na Torre do Tombo quando pesquisava meus (seus?) Maias.

O Doutor João da Maya e Vasconcelos (mais um "da Maia" ligado ao Direito!) e sua mulher, Feliciana Mariana de Faria, tiveram mais um filho, Carlos, nascido em 16/06/1736, na freguesia de Sta. Maria dos Olivais. O irmão mais velho, Vicente, que faz parte da sua ascendência, nasceu igualmente em Tomar mas na freguesia S. João Baptista.
Este Carlos teve como padrinho de batismo Manuel da Mota Garcia. Lembra-se de falarmos de uma família Mota Garcia Portocarrero?
Em Tomar, no séc. XVIII, na freguesia de Sta. Maria dos Olivais, encontrei pelo menos um registo de batismo com apelido Porto Carreiro (não encontrei nem Portocarrero ou Portocarreiro).

Abraço.

Reply

Direct link:

RE: Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#270505 | LCM | 12 févr. 2011 20:10 | In reply to: #270492

Muito obrigado. Do casal JOÃO DA MAIA DE OLIVEIRA (ou também JOÃO DA MAIA DE VASCONCELOS, ou simplesmente JOÃO DA MAIA) e D. FELICIA MARIANA TERESA DE FARIA E COSTA, conheço os seguintes filhos:

ANTÓNIO JOSÉ DA MAIA E VASCONCELOS, n. em Tomar, St.ª M.ª dos Olivais, sendo bapt. a 1-3-1732 . Cavaleiro Fidalgo da Casa Real. C. com D. ANTÓNIA JACINTA DA MOTA, n. em Évora, Sé. Com geração.

VICENTE CAETANO DA MAIA E VASCONCELOS, n. em Tomar, S. João Baptista, e foi bapt. a 25-4-1733 e f. em Lisboa a 6-9-1789. Tenente-Coronel. Governador interino de Moçambique. Cavaleiro Fidalgo da Casa Real. C. em Lisboa, St.ª Justa, a 1-1-1765 , com D. ANA LUÍSA CAETANA DE FREITAS E MATOS. Com geração.

D. ANA DA MAIA, n. em Tomar, St.ª M.ª dos Olivais, sendo bapt. a 7-6-1734 .

CARLOS, n. em Tomar, St.ª M.ª dos Olivais, sendo bapt. a 16-6-1736 .

JOSÉ LUÍS, f. menor, em Tomar, St.ª Maria dos Olivais, a 2-10-1754 e foi sepultado na Igreja do Convento da Anunciada.

LCM

Reply

Direct link:

Mota Pessoa de Amorim Portocarrero e Vasconcelos

#415474 | heinrich | 08 juin 2019 20:41 | In reply to: #132583

Boa tarde!

Saberiam dar-me mais informações (ascendência) de

Francisco Xavier da Mota Portocarreiro? Uma sua filha casa em Tomar com André da Ponte do Quental, irmão de Antero de Quental.

Obrigado
AC

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 19:36

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen