Ajuda para contruçao de arvore

This topic is classified in rooms: Formação

Ajuda para contruçao de arvore

#132750 | alicemilao1976 | 01 nov. 2006 09:11

Bom dia caros Confrades
A minha questao é a seguinte:
Tenho avançado um pouco na minha genealogia, mas chego à conclusao que ela é muita "generalista" vamos dizer assim. A partir de mim ja vou na 5a geraçao mas somente linhas directas: os pais dos pais dos pais... nao tenho nada sobre os irmaos de..., tios ... ou outras linhas menos directas. Sei que pode tambem ser uma escolha nossa à partida quando começamos a contruçao da arvore, mas gostaria muito de fazer uma coisa mais completa e rigorosa . O meu problema é que so para encontar os elementos directos da familia e as datas aproximadas ja foi um bocadinho complicado... imagino entao para os outros. Gostaria de saber se por exemplo o meu tetra avô teve irmaos. Como poderei obter essas informaçoes a partir duma simples certidao. Nas certidoes que pedi ao Arquivo de Vila Real nada vem mencionado acerca de possiveis irmaos... e à medida que vou recuando no tempo os elementos de informaçao nas certidoes vao sendo mais escassos. Gostariam de saber como procedem ! Sera que me podiam ajudar a esclarecer este ponto, por favor??

Um grande obrigada e até breve.

A. Milao

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para contruçao de arvore

#132780 | MariaDavid | 01 nov. 2006 13:38 | In reply to: #132750

Cara Alice

Compreendo as suas dificuldades, pois para tudo na vida há sempre uma primeira vez e quando se entra nesta aventura de descobrir os nossos ancestrais, as dúvidas são legítimas...e muitas.

No seu caso, começou bem o percurso de investigação: recuar através dos registos mais directos de pais, avós, bisavós, etc.

Não sei o que tem feito a esse propósito mas à cautela vou deixar-lhe alguns conselhos práticos:
- Guarde numa pasta todas as certidões que for arranjando dos comprovativos dos registos de baptismo, casamento e óbito, pelo menos.
- Arranje um programa informático onde possa inserir todos os dados que vai recolhendo (a propósito, consulte aqui na base de dados as opiniões que foram dadas sobre essa matéria, para poder ter uma ideia sobre os programas e fazer as suas opções)
- Faça SEMPRE uma cópia de segurança de todos os dados que vai arranjando, seja em disquetes, CD's, papel....o que lhe quiser. O importante é ter SEMPRE uma segurança do que for fazendo, para não correr o risco de perder a sua investigação.

Respondendo agora mais directamente à sua questão, quero dizer-lhe que a pesquisa dos colaterais é interessante mas é muito morosa e requer muita disponibilidade de tempo, para além de nunca se ter a certeza de ser exaustiva, completa.

O primeiro passo na feitura de uma genealogia mais aprofundada, é recolher, junto dos parentes vivos, todo o tipo de informações que conseguir, sejam elas escritos, fotografias, postais, cartas, registos de propriedades, etc, que lhe possam servir de pistas para a sua investigação, para além de registos orais. Aproveite determinados acontecimentos, como reuniões familiares, festas de anos, casamentos...para se munir de um pequeno gravador e entrevistar os membros da família mais idosos (e não só), sacando todo o tipo de informações, desde laços familiares a locais por onde passaram, as propriedades que tinham e onde, etc.

Depois, sempre que for investigar um Livro de baptismos, casamentos ou óbitos, munida que está com informações relativas a pais e avós, só tem que fazer aquilo que um investigador brasileiro chamava, de "varredura completa": começa na primeira folha e tenta apanhar todos os registos onde esses nomes de pais e avós constem.
Deve fazer essas anotações em folhas separadas daquela onde está a trabalhar, sempre com a preocupação de anotar a folha onde encontrou um dado nome. Exemplo: Está a analisar um livro de baptismos da freguesia de S.Pedro, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco. Ao alto da folha deverá indicar estas dados e até o número de microfilme, se houver.
Depois, imagine que encontra um Francisco cujos pais e avós são os mesmos de alguém de quem já recolheu informação e que sabe ser seu parente - só tem que anexar esses nomes, a data de baptismo (se for o caso), a folha onde está o registo e, em caso de microfilme, o item correspondente. Isto para que facilmente possa voltar lá, em caso de necessidade ou de querer uma fotocópia do registo.Corre o livro todo desta maneira, apanhando Marias, Martas, Pedros, Antónios......que tenham os mesmos ancestrais. Esses são também seus parentes!

Mais tarde, quando já tiver avançado um tanto, verá que encontrou os seus desejados colaterais. Contudo, isto não é 100% certo, pois nem todos podem ter nascido nos mesmos locais.
Só com o avançar das suas investigações, explorando todos os indícios, poderá ter uma visão mais completa da sua genealogia alargada.

Espero ter dado uma ajuda mínima. Com o avançar das suas pesquisas, pode trocar informações com outros confrades, pois pode dar-se o caso de alguém ter investigado alguns nomes que lhe dizem respeito e, assim sendo, outras pistas se acrescentam ás suas. Nunca se esqueça de ser clara na apresentação de dados, fornecendo datas, locais e nomes o mais completos possíveis, pois embora o nosso país seja pequeno, há milhentos Antónios e milhentas Marias!

Penso que a partir de uma estrutura familiar que já tenha trabalhada, muitos frequentadores deste Forun poderão dar uma mãozinha no esclarecimento de algum ponto mais difícil, na certeza que o trabalho de investigação principal terá que ser sempre seu.

Desejo-lhe boa sorte e disponha sempre.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para contruçao de arvore

#132802 | cverde | 01 nov. 2006 17:30 | In reply to: #132750

Cara Alice

Já que refere o Arquivo Distrital de Vila Real vou dar-lhe mais uma achega para as suas pesquisas: no ADVR e na Consernatória do Registo Civil de Vila Real consegui obter alguns assentos de óbito (que normalmente não são muito "valorizados" em genealogia ao contrários dos de nascimento e casamento) de finais do séc. XIX e início do sèc XX que referem os nomes de todos os filhos da pessoa falecida. Por aqui consegui pesquisar um pouco dos meus "colaterais"!

Boa sorte

Luís Figueira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 juin 2024, 19:04

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen