Nobreza Espanhola
This topic is classified in rooms: Famílias | Hispânia
Nobreza Espanhola
Caros Confrades,
Gostaria de saber se na Espanha, em algum determininado período de sua história, tenha existido uma relação das mais importantes famílias da nobreza espanhola, tal como aconteceu em Portugal durante o reinado de D. Manuel I "O Venturoso", quando este mandou que fizessem a Sala dos Brasões no Paço de Sintra, ilustrando os brasões das 72 famílias mais ilustres da época.
Desde já agradeço pela atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Julius
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Em algum momento da história da Espanha, foi dito quais seriam as mais ilustres famílias da nobreza daquele país ?
ReplyDirect link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julius
em vários sites, sobetudo no famosa enciclopédia na internet que nao vou dizer o nome mas que pode pesquisar, procure Grandeza de España e lá verá mais ou menos o equivalente. Se não estou em erro, e isso poderá ver lá, os Grandes e Espanha começam com Carlos V.
Espero ter ajudado nalguma coisa. Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Manuel Sarmento Pizarro,
Justamente por ter tido conhecimento a respeito dos "Grandes de Espanha", que inaugurei este tópico, para que possa me aprofundar no assunto e também, tomar conhecimento a respeito de outras possíveis listas (relações) de famílias de grande importância da Nobreza Espanhola. Contudo, agradeço pela sua boa vontade, por ter se disponibilizado a me ajudar. Caso tenha conhecimento a respeito de mais alguma coisa, agradeço se puder me informar.
Com os melhores cumprimentos,
Julius
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julius:
O tema "Grandes de Espanha" já foi abordado por diversas vezes aqui neste fórum. Basta fazer a respectiva pesquisa, por tema ou mensagem, e encontrará certamente intervenções muoto interessantes.
Trata-se, no essencial, do "premier rang" da nobreza do país vizinho e que até há bem pouco tempo tinha determinadas prerrogativas sobre a demais nobreza e obviamente sobre as outras classes sociais.
Penso que algumas destas famílias da grandeza espanhola continuam a adoptar um estilo de vida adequado ao seu estatuto. Outras, perderam palácios, terras e bens, e mantém um estilo de vida normal.
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro João Pombo,
Obrigado pelo esclarecimento e pelas dicas. No entanto, gostaria de fazer algumas perguntas:
Saberia me dizer, conforme foi dito, quais destas famílias "Grandes de Espanha" na atualidade possuem um estilo de vida normal ?
Através da internet, vi um site onde havia uma lista com as 20 famílias que foram agraciadas com o título de "Grandes de Espanha". Sabe o Sr. me dizer se o número de famílias tenha sido posteriormente aumentada ?
Cumprimentos,
Julius
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julius:
Sinceramente, não lhe sei responder e, note bem, que a expressão "estilo de vida normal" é um pouco vaga e indeterminada.
Digamos que quem vive numa casa normal, que vive do seu trabalho, que dispõe de um automóvel também normal, terá, concluo eu, um estilo de vida normal.
Já aqueles que são proprietários de palácios (palácios dignos desse nome, obviamente), muitas vezes recheados de obras de arte, de grandes herdades, de terras donde retiram grandes rendimentos, que empregam criados de sevir, mordomos, motoristas, etc, e que ainda se permitem (para inveja nossa) ostentar tal estilo de vida nas capas das revistas cor de rosa, não adoptam um estilo de vida normal, i.é, mantém um estilo de vida muito acima dos comuns dos mortais.
Não lhe sei apontar exemplos concretos, não sendo especialista nisso nem sequer grande consumidor da "Hola!", mas creio não me enganar ao dizer que a actual Duquesa de Alba mantém um estilo de vida conforme ao dos seus antepassados, continuando a possuir palácios, quintas, prédios, obras de arte de valor incalculável, cavalos, jóias, certamente um número de empregados considerável, etc...
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julius:
Como a "grandeza" não se resume apenas ao país vizinho, aponto-lhe o exemplo do Reino Unido, onde um dos homens mais ricos (no Top 5, creio eu) é o Duque de Westminster, também com um estilo de vida verdadeiramente real, passe a expressão.
Não creio que apareça tanto nas colunas sociais como a Duquesa de Alba, mas também os ingleses são diferentes dos espanhóis.
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julius,
O site que viu na internet, se é aquele que julgo, para além de referir as tais vinte famílias, apresenta algumas reflexões sobre a evolução histórica que levou ao aparecimento da actualmente chamada Grandeza de Espanha de Primeira Criação.
Posteriormente, foi atribuída a Grandeza de Espanha a outros Titulos e pessoas.
Assim, em " Grandezas y Titulos del Reino - Guia Oficial" Ed. do "Ministério de Justicia, Centro de Publicaciones, Madrid, 1991 - constam, no sumário apresentado no início :
B) GRANDES DE ESPANHA
Ducados............................................... 150
Marquesados........................................ 139
Condados............................................. 96
Viscondados, Baronias e Senhorios......... 6
Grandezas Pessoais............................... 6
TOTAL.............................. 397
No sumário -e abordados caso a caso ao longo da obra em referência- é citado um :
TOTAL DE TÍTULOS EM USO LEGAL (a)
1º Títulos do Reino................................. 2.617
2º Títulos Estrangeiros............................. 49
TOTAL.............................. 2.666
Os 2.666 Títulos são usados por 2.073 pessoas
(a) Nota : O livro apresenta dados referentes à data de 31 de Dezembro de 1990.
Porque me parece ter interesse , transcrevi do site mencionado no início, apenas a introdução e a listagem das referidas famílias:
La Grandeza de España de Primera Creación: lista de títulos y algunas reflexiones.
Los Grandes de España de Primera Creación (GEPC) han sido considerados como los sucesores de la antigua “Rico Hombría” de Castilla y de León y es, en sí misma, la más elevada dignidad seglar que existe en España, inclusive con precedencia sobre los Títulos de la Casa Real, excepto los Infantes.
El Emperador Carlos V, en 1520, luego de su coronación, hizo una separación definitiva entre los “Títulos” (poseedores de un Título de Nobleza) y los “Grandes”, que hasta entonces habían estado indiferenciados, otorgando el tratamiento de “primo” a todos los “Grandes” (junto con el derecho de “cobertura”, es decir la no necesidad de permanecer “descubiertos” –sin sus sombreros- ante la presencia de Su Majestad) y el de “pariente” al resto de los nobles titulados.
Dichas GEPC son las siguientes:
1) Familia de Acuña: 2, a saber:
a) el Marqués de Villena, Duque de Escalona (apellido Pacheco)
b) el Conde de Ureña (apellido Téllez-Girón) (*)
2) Familia de Aragón: 2, a saber:
a) el Duque de Segorbe
b) el Duque de Villahermosa
3) Familia de Borja: 1, el Duque de Gandía
4) Familia de Cardona: 1, el Duque de Cardona
5) Familia de Castro: 1, el Conde de Lemos
6) Familia de la Cerda: 1, el Duque de Medinaceli
7) Familia de Córdova (Fernández de): 2, a saber:
a) el Marqués de Priego
b) el Conde de Cabra
8) Familia de la Cueva (Fernández): 1, el Duque de Alburquerque
9) Familia de Enríquez: 1, el Almirante de Castilla, Conde Melgar (**)
10) Familia de Guzmán (Pérez de): 1, el Duque de Medina Sidonia
11) Familia de Manrique (de Lara): 2, a saber:
a) el Marqués de Aguilar de Campoó
b) el Duque de Nájera
12) Familia de Mendoza: 1, el Duque del Infantado
13) Familia de Navarra: 1, el Condestable, Conde de Lerín
14) Familia de Osorio: 1, el Marqués de Astorga
15) Familia de (Alfonso-) Pimentel: 1, el Conde-Duque de Benavente
16) Familia de Ponce de León: 1, el Duque de Arcos
17) Familia de Sandoval (Gómez de): 1, el Marqués de Denia (***)
18) Familia de Toledo (Alvarez de): 1, el Duque de Alba de Tormes
19) Familia de Velasco (Fernández de): 1, el Condestable de Castilla, Duque de Frías
20) Familia de Zúñiga: 2, a saber:
a) el Duque de Béjar
b) el Conde de Miranda del Castañar (****).
Notas:
(*) Esta GEPC se subrogó, reinando D. Felipe II, en la del Duque de Osuna.
(**) Subrogada luego en la del Duque de Medina de Ríoseco.
(***) Subrogada reinando D. Felipe III en la del Duque de Lerma.
(****)
Cordialmente
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Luís Piçarra,
De fato, o site que visitei, trata-se deste o qual o confrade disponibilizou a introdução e a listagem das famílias. Como já antes havia percebido, há quatro famílias destas vinte (Pacheco, Mendoça, Castro e Pimentel), que aparecem entre as setenta e duas de sintra. Seriam ramos das mesmas famílias ? Haveria ligação entre elas ?
Em caso afirmativo, temos então famílias da península ibérica presentes tanto na mais alta nobreza de Portugal quanto de Espanha, o que poderíamos dizer que se trata de um fato muito interessante. Outro fato curioso que pude perceber é que Carlos V criou este título de "Grandes de Espanha", mais ou menos pela mesma época em que o rei D. Manuel I, regulamentou o uso de brasões e mandou fazer a sala de sintra. Não tenho conhecimento, mas acredito que deva haver alguma relação para os dois fatos terem acontecido pela mesma época, apesar que talvez não passem de meras coincidências.
Cumprimentos,
Julius
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro João Pombo,
Quero agraderce-lhe por sua ativa participação neste tópico e pelas informações que disponibilizou.
Saberia me dizer quais famílias da Inglaterra, fazem parte da alta nobreza inglesa, tal como o antes citado Duque de Westminster ?
Cumprimentos,
Julius
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julius:
Não tem de agradecer.
São meras curiosidades e factos que tenho todo o gosto em partilhar, à falta de intervenções mais avalizadas, i.é. de especialistas na matéria e não meros curiosos.
No caso britânico, aconselho-o vivamente a famosa enciclopédia virtual (wiki qq. coisa, não posso fazer pub...), versão inglesa. Experimente pesquisar por Duke of Westminster, e a partir daí pode fazer pesquisas mais exaustivas.
Penso que na Grã-Bretanha as coisas se passam de maneira diferente, em termos de nobreza, digamos assim.
A nobreza que aqui importa é a dos peers (peerage), por oposição à landed gentry.
Os duques britânicos estarão evidentemente no topo da escala social.
O primeiro duque de Inglaterra é o Duque de Norfolk, o ducado mais antigo.
Aconselho também, no mesmo site, a pesquisar pelas precedências entre os vários títulos. P.ex. um duque inglês tem precedência sobre um duque escocês ou do Reino Unido.
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Em tempo:
Como é evidente, as pesquisas que sugeri também as poderá fazer aqui no Genea.
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro João Pombo,
Realmente a referida enciclopédia é muito útil nos mais diversos campos do saber. Tem tanta informação, que as vezes, até me esqueço que se pesquisar mais a fundo é possível encontrar muitas informações valiosas. Mais uma vez, agradeço pela valiosa ajuda. Gostaria, no entanto (e não querendo abusar de sua boa vontade), que me explicasse a diferença entre a nobreza de peers (peerage) e landed gentry.
Com os melhores cumprimentos,
Julio Cesar P. Moreira da Silva
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julios,
Existem realmente ligações com famílias portuguesas, como alias poderá verificar consultando a própria base do Genea.
Como um exemplo, entre outros, a família Pimentel é de origem portuguesa.
João Afonso Pimentel n. cerca de 1340 e f. em 1420 era portuguêss , filho de Rodrigo Afonso Pimentel n. c. de 1310 e de Lourença da Fonseca, e descendente dos primeiros a usar este apelido, tal como o são outros ramos da família que permaneceram em Portugal . Ver
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=965
Cumprimentos
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro Julio:
Correndo o enorme risco de lhe estar a dar explicações que não correspondem à verdade e desde já apelando aos entendidos na matéria que intervenham para me ajudar, posso dizer-lhe que, segundo percebi, a diferença reside no seguinte:
Os peers são possuidores de títulos nobiliárquicos (duques, marqueses, condes, etc...). Muitos têm ou tiveram assento na Câmara dos Pares, cuja composição foi sujeita a muitas modificações, no consulado de Tony Blair.
Só os peers são considerados nobres, ao passo que a landed gentry não tem esse estatuto, não obstante se tratarem de famílias brasonadas, pelo menos muitas delas. Serão famílias antigas, que mantém casas senhoriais, mas que efectivamente não se podem considerar nobres.
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
RE: Nobreza Espanhola
Caro João Pombo,
Pelos menos agora já sei a diferença. O interessante deste fórum é que sempre estamos aprendendo coisas novas.
Cumprimentos,
Julius
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 janv. 2025, 15:36