Britos, da freguesia de Bela, Monção

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Britos, da freguesia de Bela, Monção

#137299 | GML | 14 déc. 2006 22:55

Caros Confrades,

Procuro dados que permitam confirmar ou infirmar uma eventual ligação de Joana de Brito (casada em Bela em 1674 com Domingos Vaz), com os Soares de Brito que viveram na mesma freguesia e foram seus contemporâneos.

O caso não é fácil de resolver, já que o assento de casamento de Domingos e Joana não passa de um registo da justificação que fez o seu neto Manuel António de Brito quando fez inquirição de genere em Braga e por isso não contém qualquer informação sobre os pais dos noivos.

Na referida inquirição de genere, as testemunhas afirmam que Joana de Brito seria natural do lugar de Cimo da Vila. A única criança com este nome e naturalidade baptizada em Bela nos anos relevantes (b. 30/6/1652) é filha de um Francisco Esteves e sua mulher Maria Alves. Será que algum deles é Brito?

É curioso que um dos filho do casal Domingos Vaz e Joana de Brito se tenha chamado Leonel, um nome próprio muito frequente nesta linhagem.

Agradeço desde já qualquer contribuição para este caso.

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Britos, da freguesia de Bela, Monção

#137437 | victória | 16 déc. 2006 20:08 | In reply to: #137299

Caro Gui

Permita-me perguntar qual o seu interesse nesta Joana de Brito, pois também a mim intrigou durante muito tempo, uma vez que sou descendente dela e desse mesmo Domingos Vaz. Por acaso estuda a fregeusia de Nossa Senhora das Neves de Bela, em Monção? Cumprimentos

Eduardo Domingues

Reply

Direct link:

RE: Britos, da freguesia de Bela, Monção

#137450 | GML | 16 déc. 2006 21:39 | In reply to: #137437

Caro Eduardo Domingues,

Não descendo do casal Domingos Vaz e Joana de Brito. Encontrei-o quando pesquisava a genealogia de um dos seus descendentes e estive em Viana do Castelo e em Braga a tentar resolver o assunto.

Suspeito que se consigam ultrapassar as dúvidas relativas à filiação de Joana de Brito através de uma análise minuciosa dos paroquiais e/ou notariais (que não sei se existem para época tão recuada), mas por enquanto tentava verificar se álguém me poderia dar alguma dica preciosa!

Tem alguma teoria sobre um eventual ligação de Joana aos Soares de Brito?

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Britos, da freguesia de Bela, Monção

#141303 | GML | 23 janv. 2007 13:57 | In reply to: #137450

Volto a insistir!

Será que algum dos muitos interessados tem vontade e disponibilidade para dedicar algum tempo a este assunto, fazendo pesquisa em Viana do Castelo. Sem mergulharmos nos livros não vamos lá chegar!....

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Reply

Direct link:

RE: Britos, da freguesia de Bela, Monção

#165493 | vmpg | 22 août 2007 05:22 | In reply to: #141303

Caro Guilherme
gostaria de saber se já tem alguma informação sobre a Joana de Brito
Pretendia tambem que se fosse possivel me enviasse o estudo feito pelo Filipe e que eu lhe cedi para orientação
Um abraço
victor Graça

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 04:00

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen