visconde de santo antónio de lourido

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos

visconde de santo antónio de lourido

#138585 | aguerreiro | 30 déc. 2006 09:42

gostava de conhecer antecedentes e origem do título

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#165282 | pmcoimbra | 19 août 2007 00:29 | In reply to: #138585

Caro Álvaro

O nome do título vem da Quinta de Santo António do Lourido, em Vila Nova de Cerveira. Essa Quinta foi adquirida pelos pais do 1º Visconde (dos quais não consegui encontrar o nome), em 1816, aos descendentes do Sargento-mór Estêvão Pereira Bacelar, Fidalgo da Casa Real e Governador da fortaleza de Vila Nova de Cerveira.
Foi 1º e único Visconde de Santo António do Lourido, por Decreto de 14.6.1883 do Rei D. Luís I, Francisco Pereira Sanches de Castro, proprietário, Provedor da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira por cinco vezes (de 1852 a 1855, de 1857 a 1858, de 1861 a 1870, de 1873 a 1874, e de 1885 a 1886), e penso que ainda esteve ligado a várias Administrações do Concelho de Cerveira. Nasceu na casa da dita Quinta, tal como o seu irmão Caetano.
Ainda não consegui descobrir o que teria ele feito de relevante para receber o título de Visconde, e não conheço o Decreto que o confere, mas julgo que, a exemplo de outros títulos, como por exemplo o de Visconde de Roriz, teria sido conferido não por feitos do agraciado, mas por feitos de um seu familiar.
O título de Visconde de Roriz foi conferido a António Marinho Falcão de Castro Morais, pelos feitos de seu pai, o Desembargador Manuel Marinho Falcão de Castro Morais, entretanto falecido. Penso que, do mesmo modo, Francisco Pereira Sanches de Castro foi feito Visconde pelos feitos do seu irmão, também falecido entretanto e sem descendentes. Era seu nome Caetano Pereira Sanches de Castro, General de Divisão e Ministro da Guerra em 1881.
Na página:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=615695

deste site, Caetano Pereira Sanches de Castro, o General e Ministro, aparece como filho de Francisco Pereira Sanches de Castro, mas eu julgo que se trata de um erro. Poderia o Visconde ter um filho com o mesmo nome, mas o Ministro da Guerra foi o seu irmão. Tenho várias fontes que o apontam.

No documento que assinala a inauguração do novo edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, no primeiro quartel do século XX, do qual tenho uma cópia, aparece um Jorge Gustavo Pereira Sanches de Castro Marques dos Santos, que seria filho do 1º Visconde. Não tenho, no entanto, comprovação desta afirmação e há também quem afirme que era neto materno do mesmo.

No cemitério de Vila Nova de Cerveira existe o jazigo desta família, com um brasão datado de 1889, com a seguinte composição: escudo esquartelado, no 1º e 2º quarteis uma variação das armas de Sanches, no 3º as armas de Castro (de 13 arruelas), e no 4º as armas de Pereira; Por diferença, uma estrela de oito pontas no 1º quartel; Timbre de Sanches.

Existe em casa do meu avô uma fotografia do Visconde de Santo António do Lourido, datada de 1907 ou 1908, aquando da inauguração do monumento evocativo da defesa do Alto Minho durante as Invasões Francesas, no Terreiro de Cerveira. A mesma fotografia pode ser encontrada no livro "Documentos da Memória", editado pela Câmara Municipal de Cerveira, e que conta a história do mesmo monumento.

Eu sei que não é muito, mas é tudo o que tenho sobre o 1º Visconde de Santo António do Lourido. Um abraço
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#165298 | aguerreiro | 19 août 2007 14:51 | In reply to: #165282

Caro Pedro

Obrigado pelo esforço. Eu coloquei o tema para eventualmente ter notícias sobre este sr. que era vagamente meu familiar, felizmente aqui há uns tempos consegui informações que passo a citar
Estevão Pereir Bacelar, sargento mór covernador de armas de Vilanova e 1º morgado de Santo António Extramuros, também conhecido por Santo António de Lourido, e hoje por Quinta dos Leões (ver felgueiras Gayo, ou Abreus de Grade), era meu 7º avô ver http://www.geneall.net/foprum_msg.php?id=165050
Este sr teve 2 filhos. O varão Francisco Pereira Bacelar e 2º morgado e uma filha D. Maria Pitta Pereira que foi minha 6ª avó.
A geração de Francisco acabou nos filhos. Um morreu em Mazagão, outro de doença e a filha era freira em Santa Ana de Viana.
Ficou assim o morgadio extinto mas não a propriedade que vai passar após processo judicial a uma filha da D. Maria Pitta Pereira, de seu nome D. Joana Pereira que casou em 1805 com Luís Caetano Barbosa, escrivão da Provedoria de Viana.
Tiveram pelo menos uma filha, D. Antónia Maria Pereira que casou com Sebastião Sanches Ribeiro de Castro, que tiveram pelo menos três filhos a saber:
Francisco Pereira Sanches de Castro, 1º visconde, sem geração
José Pereira Sanches de castro, bacharel em Cânones, sem geração.
Caetano Pereira Sanches de Castro, general casado com D. Alexandrina rosa das Neves e tiveram pelo menos oito filhos, um deles de nome exactamente igual ao do tio, Francisco Pereira Sanches de Castro,foi após a morte de seu tio o 2º visconde. De ser o nome igual presta-se a confusões. mas houve de facto dois viscondes. Deste último houve e há basta geração
A quinta só saiu da família no início do século XX, vendida ao visconde Almeida Araújo e posteriormente aos Martins Mesquita em cuja posse se mantém.
Curiosidade: Se o meu 5º avô não fosse padre, (era irmão de D. Joana Pereira), tinha-lhe sucedido no morgadio, mas clérigos não podiam habilitar-se a morgadios pelas leis de então.
Aqui vai caro Pedro o que resumidamente sei. Ah, os Sanches eram originários da vila de Monção
Um abraço ao dispor.

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#165316 | pmcoimbra | 19 août 2007 19:11 | In reply to: #165298

Caro Álvaro

Obrigado por me corrigir. Os meus apontamentos derivam, em grande medida, de leituras e histórias que ouvi dos "veteranos" da família e amigos, e, como bem sabe, a memória prega partidas. As notas que lhe transmiti tinham uns 4 ou 5 anos, quando vi a tal fotografia e tentei saber quem eram as pessoas. Infelizmente fui pouco cuidado na pesquisa, pois eram pessoas que não estavam directamente ligadas à minha família. Acontece apenas que o meu bisavô e o pai dele, meu trisavô, participaram na comissão que edificou o monumento do Terreiro.
Adiante... Tratam-se então de dois Viscondes, exactamente com o mesmo nome. Isso explica a longevidade com que o nome aparece. Já agora, vou tentar saber se a tal foto que vi em casa do meu avô era do 1º Visconde ou do 2º, e a qual correspondem as provedorias da Misericórdia que mencionei, pois também há 4 ou 5 anos andei a fazer "turismo" pelo Arquivo da Misericórdia de Cerveira e tomei nota dos Provedores, que tive vários entre os meus antepassados. Como tinha pouco tempo e não ia preparado para receber tanta informação, algumas das notas ficaram em lenços de papel e pedaços de cartão (pois nessa altura o Lar da Misericórdia estava em obras). Já não sei onde param alguns desses registos e sabe que é difícil identificar as pessoas quando estas apenas assinam "Visconde de Santo António do Lourido". Mas a partilhar informação consegue-se saber sempre algo mais.
Estamos, portanto, esclarecidos e corrigidos. Um abraço
Pedro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#165856 | mosorio | 27 août 2007 20:52 | In reply to: #165298

Sou Maria Emilia Sanches de Castro Osorio e Caetano Pereira Sanches de Castro era o meu trisavô. Desconheço quem adicionou o seu nome e o do Visconde de Santo António de Lourido como seu pai.Estou a tentar fazer a genealogia da familia á qual também pertenço e vou assim que puder corrigir o que errado.O meu avô chamava-se Caetano Alberto Sanches de Castro e desde já lhe agradeço a mensagem que por acaso li neste forúm. Como conhecedor da história desta família desde já lhe peço possivel ajuda porque tem muitos conhecimentos que não possuo. Comecei a interessar-me por genealogia recentemente . A colaboração que meu sogro deu na genealogia da familia da minha sogra Maria Olinda Lobato de Faria Pinheiro Leitão Roubaud Alvarez, despertou-me o interesse em conhecer os meus antepassados tanto dos Pereira Sanches de Castro como dos Osorio da Fonseca de Lamego familia do meu pai. Desde já os meus agradecimentos .Aguardo uma mensagem

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#165948 | mosorio | 28 août 2007 20:46 | In reply to: #165298

Ex.mº Sr. A Guerreiro lamento o erro ocorrido na introdução da filiação de Caetano Sanches de Castro,embora não tenha sido da minha autoria ,espero em breve poder corrigir ,esse e qualquer outro que possa surgir. O Sr. contribuíu bastante no levantar do véu desta parte da minha família. O pouco que sei foi através de minha mãe , filha de Alberto Sanches de Castro ,que morreu ainda novo . Ela transmitiu-me a sua paixão pela aviação , pela mecânica de automóveis e desenho . Dentro da minha pouca experiência tentei consultar no volume que refere Felgueiras Gayo aos Abreus de Grade e só encontrei Estevão Pereira Bacelar, Cavaleiro da Ordem de Xº Capitão de Infantaria no Brasil e que teve por mulher Felipa ou ....de Brito.Desde já peço desculpa por qualquer disparate mas como já referi não entendo nada disto. Agradeço-lhe desde já a gentileza de me informar o nome do pai de meu avô ou qualquer outro conhecimento que queira partilhar comigo a respeito desta família, moro em Torres Vedras e cá trabalho, tenho duas filhas lindas e loiras e dois netos iguais às mães. Os meus cumprimentos e espero um até breve. Maria Emilia Sanches de Castro Osorio .

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#165957 | Samuel C O Castro | 28 août 2007 22:38 | In reply to: #165298

Estimado A. Guerreiro e demais colegas,

Peço sua gentileza informar o nome da esposa do Estevão a que referiste.

Não sei se trata-se do mesmo Estevão, mas informo abaixo o que tenho em minha Grande base dos Castros. Tenho grande interesse em expandir esse interessante ramo e, se for o caso, entroncar a linhagem dos ...........Pereira Sanchez de Castro, que citaste.

Se tiveres dados que possa me disponibilizar, ficarei muitíssimo agradecido, para isso estou lhe disponibilizando meu e-mail ao solicitar seu contato.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro


D. Maria de Sousa (ou Maria de Araújo e Sousa)
2º Esposo: Estevão Pereira Bacelar – N-1647 – C-Angola - FCR. COC. Governador de Angola em 1700.
Governador de Vila Nova da Cerveira. Mestre de Campo de Auxiliares. Sargento mor de Infantaria em Angola
Dentre outros: Fhs:

1) João Pita Pereira Bacelar (João Pita Calheiros) N-1697 - Esposa: D. Teresa Maria de Castro de Ataíde)
(João Pita Pereira de Castro e Teresa de Sousa e Castro) - NFP, vol. II, pg. 103, Araújo ; vol. IV, pg. 563, Costa, $76, N12 e, vol. VIII, Pita, $34, N8 Prs - v. pg. 29b29b – Fhs:

a) Paulo José Pereira Pita Bacelar e Castro (ou Paulo José Pita) – Militou - F-Mazagão
b) José Maria de Castro Pereira Pita Bacelar
c) D. Joana Maria de Castro (ou Joana Pita) - F-16.1.1783, na Quinta de S. Antônio de Extremaduro, V. N. Cerveira

2) Maria Pita Pereira Bacelar - C-Vila Nova da Cerveira - Esposo: Manuel de Araújo Barbosa - Fhs:

a) Inácio Francisco de Araújo de Andrade
b) José Carlos de Araújo de Sousa
c) Paulo Caetano Pereira Bacelar de Castro
d) Antônio Luís Pita de Abreu
e) Teresa Maria de Araújo
f) Francisca Xavier de Sousa
g) Joana Luísa de Sousa
h) Maria Madalena de Castro Bacelar

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#165960 | Samuel C O Castro | 28 août 2007 22:46 | In reply to: #165948

Estimada Maria Emília,

Peço sua gentileza de ver a mensagem que hoje encaminhei ao A. Guerreiro e demais colegas. Considere para si também encaminhada.

Sobre minha base poderás ver aqui em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=159243&fview=e

Aqui no Geneall, também tenho diversos tópicos sobre os Castros.

Como também estou solicitando seu contato, caso tiveres dados de seus ascendentes que possa me disponibilizar, muito lhe agradeço.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166013 | aguerreiro | 29 août 2007 14:26 | In reply to: #165960

Cara D. Emília
Muito prazer em trocar dados consigo, aliás tentei-o fazer ontem e não consegui por o sistema do geneall não o permitiro que lament e como estou no escritório ´só amanhã lhe darei mais informações. de momento ap+enas a corrijo se me der licença.
Presumo que seu avõ era filho do 2º visconde que por sua vez era sobrinho do 1º.
Seu bisavô chamava-se caetano era general e ministro e irmão do 1º visconde.
O 1º visconde tinha exactamente o mesmo nome que o 2º e daí algumas confusões pois o título foi só concedido por uma vida. Isto é assente e pode corrigir.
Aquilo que o confrade Samuel de Castro expõe é do Felgueiras gaio e é nossa família comum,
Com mais vagar e com apontamentos ao lado, far-lhe-ei chegar tudas as informações que possuo
um abraço ao dispor
àlvaro Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166065 | aguerreiro | 29 août 2007 22:55 | In reply to: #165957

Cara D. emília
Vou tentar como prometi fazer-lhe a linha dos Sanches de Castro, até onde os meus apontamentos alcançam, com as falhas, lacunas e falta de rigor que estas coisas envolvem, pois mistura estudos familiares com arquivos paroquiais. Olhe é o que tenho e que me foi cedida pelo sr Travassos, de Viana. Aqui vai o que compilei.
1- Gonçalo Gonçalves sanches natural de monção, casado com D. Maria Josefa Gomes, tiveram entre outros a
2-Sebastião Sanches Ribeiro de Castro, que casou com D. Antónia Pereira, em 1805, filha de Luís Caetano Barbosa, escrivão da Procuradoria de Viana e de sua mulher D. Jaana Luísa Pereira (de Loivo-v.n. Cerveira e herdeira ou co-herdeira da quinta de Santo António de Lourido, por morte de seus primos, filhos de Estevão Abreu Pereira Bacelar, fidalgo da casa real, cavaleiro de O. de Cristo, governador de Angola e de Vila Nova de Cerveira). Este casal teve pelo menos 3 filhos a saber:
3- Francisco Pereira Sanches de Castro. 1º visconde por dec. de D. LuísI.solteiro s. g.
3-José Pereira Sanches de Castro, bacharel habilitado em 1833,. a ler no desembargo do Paço, faleceu solt. s. g.
3-Manuel Pereira Sanches de Castro, falecido aos 28/9/1841, com 21 anos de idade por "tísica alta" (assempto de defunctos de V. N. Cerveira). solt. s. g.
3-Caetano Pereira Sanches de Casto, aluno da Escola politécnica de Lisboa em 1839, oficial de engenharia em 1847, ministro da Guerra em 1881. De sua mulher Maria Alexandrina Rosa das Neves teve pelo menos a:
4-José, juíz na madeira onde faleceu s. g.
4-D. Maria da Conceição. sem notícia.
4-Francisco que segue
4-Caetano, (com alta probabilidade de ser o seu bisavô.)
4-D. Rita
4-António
4-Manuel
4-D. Teresa
O Francisco Pereira Sanches de Castro, homónimo de seu tio foi o 2º visconde, por morte de seu tio, casou por duas vezes, a 1ª com D.Maria henriqueta Coelho de castro Vilas Boas e Vasconcelos e tiveram:
5- D. Henriqueta, casada com seu primo Fernando Vilas Boas e com basta geração, já nascidos no séc. XX, ( Fernando, José, João, Sidónio,Francisco, maria da conceição, júlio, Maria Clara, Margarida, Constança.)
5- D. Adelina, casada com Joaquim Marques Santos, médico, com um só filho, também médico, Jorge Gustavo.
5-D. Alice, nascida a 7 de Janeiro de 1884, casada com Adriano Costa Macedo, coronel de arilharia e ministro de Interior do Dr. Salazar.
5-D. Ventura Emília que casou com Lourenço Augusto de Sousa, oficial de infantaria, com geração, (Francisco, Luís Augusto,Joana Henriqueta e Amélia Augusta)
Do 2º casamento com D. Maria Amélia Xavier de Castro. teve o 2º visconde dois filhos, Odete e Francisco Carvalho Sanches de Castro, ambos s. g.
São estas as informações que com maior ou menor certeza tenho para lhe dar e que tive acesso quando pretendi (e que pretenção!), estudar a história do morgadio de Santo António de Extramuros ou do Lourido, que foi concedido a um meu e seu antecessor, pelos bons e notáveis serviços prestados pelos dois irmãos Pedro Abreu (jesuíta e vigário geral de Angola) e Estevão Abreu Bacelar (fidalgo, cav. Ordem de Cristo, Governador de Angola e do castelo de Vila nova de Cerveira), como prémio aos bons serviços no Ultramar Português lá no tempos do reinado de D. João V
Já agora eu vivo em Viana do Castelo, mas sou de Vila Nova de cerveira de naturalidade, coração e convicção, por isso gosto da sua pequena história.
Uma pergunta' o seu Osório será da casa das "Brôlhas", se for confirme.
Um abraço
álvaro Guerreiro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166120 | mosorio | 30 août 2007 09:37 | In reply to: #138585

Estimado parente Aguerreiro Agradeço a linhagem dos S. de Castro que tão gentilmente me enviou. Com respeito a Caetano , tenho a certeza que e.ra meu trisavô.Ora repare, minha mãe é filha de Alberto Sanches de Castro que´era filho de Francisco Pereira Sanches de Castro( este suscita-me dúvidas, que gostariaver dissipadas)que por sua vez era filho de Caetano Pereira Sanches de Castro, portanto a minha mãe é que é a bisneta, está correcto? Do médico Jorge Gustavo já tinha conhecimento bem como os do ramo Costa Macedo foram todos "Meninos da Luz"como o meu avô. Em breve lhe darei noticias dos Osório da Fonseca de Lamego que tenho em estudo. Encontrei na Genea uma genealogia de Estevão Pereira Bacellar, serão os mesmos de quem temos falado? Um abraço fraterno Milaosorio

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166135 | aguerreiro | 30 août 2007 13:53 | In reply to: #166120

Cara Maria Emília

essa certeza eu não lhe posso dar, pode tentar pela data e local de nascimento do seu avô pois se for Cerveira ou Viana é com alta probabilidade filho de Francisco 2º visconde. Caso seja outra localidade deveráser filho dum irmão o caetano, mas são deduções.
Atribuindo uma média de 30-35 anos por geração, podemos fazer coincidir com as datas provaveis.
Se o seu avô frequentou o colégio militar, no arquivo dessa escola devem ter dados fidedignos pois existem processos por aluno, referindo até o seu lugar de residência. Se deixam ou não aceder a eles isso é problema castrense que o cidadão comum entende com dificuldade.
Diz-me que seu pai foi o 1º piloto de avião. Tem piada que isso fez-me vir há memória histórias antigas, que por vezes se ouvia em Cerveira, e isso só pode sinificar que o aviador seria filho do Francisco 2º visconde. Isto são só dicas e deduções, mas podem dar pistas, Como a família saiu de Cerveira há mais ou menos 30 anos as memórias perdem-se e as recordações também não seriam gratas, torna-se difícil esclarecer até por que as fontes orais vão falecendo e eu já vou nos 56 anos e apenas relembro relatos das minhas tias avós, que já morreram há mais de 30 anos e foi arquivo que se perdeu.
ao dispor. um abraço
aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166138 | mosorio | 30 août 2007 14:15 | In reply to: #166135

Caro Aguerriro a frase " as recordações também não seriam gratas" intrigou-me,pode satisfazer a minha curiosidade? Tudo me interessa sejam elas noticias boas ou más. Também tenho 56 anos ,os meus pais vivem no Brasil, embora fale bastanta com a minha mãe através do Skipe,está ainda com muito boa cabeça, tem um fardo muito pesado, omeu pai sofre há vários anos do Mal de Alzheimer.Até breve mosorio

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166139 | aguerreiro | 30 août 2007 15:16 | In reply to: #166135

Cara Maria Emília
Em iº lugar duas correções á minha anterior mensagem.
O piloto aviador não é o seu pai mas sim avô.
A saida da família de cerveira não foi há 30 mas sim há mais de oitenta anos.
Quanto ás recordações menos gratasqueria referir-me a uma espécie de queda de status, com vendas e perdas de património por comportamentos ao que parece pouco ortodoxos de comportamentos familiares e partilhas. Atenção que não vivi nessa época e tudo o que lhe transmito tem a ver com mentideros de terras pequenas, onde há 80 anos pouco ou nada se passava. Se tem contactos familiares, outras pessoas saberão e estarão melhor posicionadas que eu.
È o que ouvi por alto e não vivi esses tempos.
Ao dispor . Um abraço
aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166163 | Samuel C O Castro | 30 août 2007 18:41 | In reply to: #165298

Estimado Álvaro Guerreiro,

Pelos dados que informaste, ainda não foi possível o entroncamento na base. Mas relendo suas mensagens anteriores e confrontando com os meus dados, vejo que o seu ramo é comum aos dados que informei.

Caso você tiver a descendência da Maria Pita Pereira (além da que está aqui no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226930 e da que lhe postei em 28.8) peço sua gentileza de aqui expô-la, quem sabe me facilitará estabelecer o desejado entroncamento junto aos demais.

Se tiveres a descendência das demais pessoas que postei, e puder aqui expô-la, muito lhe agradeço.

Em sua mensagem de 19.8.2007, faz referência ao Francisco Pereira Bacelar, 2º varão. Se puder descrever o nome e dados dos filhos, também poderão serem-me muito úteis.

Referindo-me à sua informação (D. Joana Pereira que casou em 1805 com Luís Caetano Barbosa), os filhos desse casal assinaram Castros ?

Quanto às duas esposas do Francisco Pereira Sanches de Castro, sabe informar a ascendência delas ? Ambas, sendo Castro, também não constam em minha base.

Informo meu e-mail: castro.genealogia arroba bol.com.br

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166295 | mosorio | 01 sept. 2007 12:05 | In reply to: #166013

Estimado AGuerreiro hoje vou transmitir-lhe a pequena história de meu avô. Caetano Alberto da Silva Sanches de Castro nasceu em Viana do Castelo a 21 de Março de 1887 e faleceu em Lisboa a 27 de Abril de 1934. Entrou para o Colégio Militar aos dez anos ,era o aluno nº 219 que frequentou até 1906, distingui-se pela sua destreza manual ao construir um pequeno barco a vapor com motor, miniatura muito perfeita que fez tanta sensação que se deslocaram ao Colégio os principes D. Luis e D. Manuel para assistirem a uma demonstração num tanque que existia na quinta. Sei que frequentou a Escola Técnica Marquês de Pombal como aluno e professor.Ele ia muitas vezes de férias á sua terra natal V. do Castelo onde nao passava despercebido porque sempre de monóculo passeava no biciculo. Sei também que foi para Paris onde frequentou a Escola de Aviação Voisin.Trouxe consigo , devidamente desmantelada uma avioneta Voison Antoinette de 40 cavalos para Lx. que ele próprio montou numa" base aérea" improvisada ,foi no dia 10 de Setembro de 1912 que foi registado o primeiro vôo em céus de Portugal .No Museu do Ar em Alverca existe referência ao seu feito ,todos os anos um piloto de aviaçâo civil que tiver mais horas de vôo é distinguido com a taça Alberto Sanches de Castro.Também se dedicou ao desenho e escreveu um livro de mecanica automóvel . Em meados de Setembro vou aproveitar alguns dias de férias e vou conhecer melhor Viana , Vila nova de Cerveira e Monção, terei muito gosto em conhece-lo e sua familia . Um abraço

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166311 | mosorio | 01 sept. 2007 19:47 | In reply to: #138585

Caro AGuerreiro, hoje segue a pequena história de meu avó Caetano Alberto Sanches de Castro.Com 10 anos em 1898 ingrssou no Colégio Militar que frequentou até 1906.Por usar um monóculo valeu-lhe a alcunha de "mirolho".Distingui-se pela sua destreza manual,construiu um barco a vapor com motor,uma miniatura muito perfeita que fez deslocar ao colégio os principes D.Luis e D. Manuel para assistirem a uma demonstração no tanque que lá existia. Ia de férias amiúde a Viana onde se fazia notar por se passear na cidade de monóculo e pendurado no seu bíciculo.Estudou na Escola Técnica Marquês de Pombal onde também lecionou.Da sua paixão pela mecânica resultou um pequeno livro que publicou com o titulo "Oh' Chico não sejas azelhudo".Foi para Paris para a escola "Voisin", trouxe consigo um pequeno aeroplano por montar"Voisin Antoinette" 40cv e foi no Mouchão da Póvoa de Santa Iria que improvisou a sua "Base Aérea" tendo sido ele mesmo a montar e tripular o pequeno aeroplano,foi a 10 de Setembro de 1912 que fez a proeza, foi o 1º aviador português a voar. No Museu do Ar em Alverca,há referência deste feito , em sua memória anualmente é atribuída a taça Alberto Sanches de Castro ao aviador civil com mais horas de vôo .Desenhava muito bem e chegou a expôr os seus desenhos.A minha mãe conta que foi ele o autor do "homem da capa " logotipo do Porto Sandeman mas que o vendeu a um estrangeiro,verdade ou não" Who Knowns"...!Da sua fisionomia,a leitura que faço de fotos , na minha opinião é que era um homem e tanto ,muito charmoso ,moreno de grandes olhos castanhos muito expressivos, aminha mãe é parecida assim como o meu irmão mais novo.Morreu muito novo de sépsis ,fez uma ferida num pé que acabou por gangrenar, não quiz ser amputado....Em Setembro,meados vou em romaria a Viana que quero conhecer melhor e já agora a Cerveira e Monção.Espero conhece-lo e também á família. Um abraço Mosorio P.S não me respondeu à pergunta que fiz com relação a Maria Pita Pereira, bate tudo certo menos o nome de Jusina que devia pelas fontes ser Joana O.K.?

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166316 | aguerreiro | 01 sept. 2007 22:19 | In reply to: #166311

Cara Emilia
Vou começar pelo fim. A Geneall para facilitar entroncamentoa resouveu ter como base Felgueiras Gayo e assim está e tambem não valerá a pena alterar, grande parte da obra foi compiladano 3º quartel do sÉc XVIII, ele morava em Barcelos e as novas vinham á velocidade das mulas, mas é smpre uma base. Todavia se for ver neste forum "os Abreus de Grade" e que tambem é citado neste tópico pelo confrade Samuel Casto e lá encontra como filha de D. Maria Pitta Perira Bacellar e de Manoel de Araújo Barbosa a:
Ignácio Francisco( que aparece como candidato a clérigo nas inquirições de genere de Braga), José Carlos , Paulo Caetano, A ntónio Luís que foi meu 5º avô e abade de Campoe e que" por sua fragilidade teve um filho", Maria Theresa, Francisca, Joana Luíza de Souza (Pereira), que era a sua 5ª avó, pois foi uma filha desta, de seu nome Antópnia Maria Pereira que casou com Sebastião Sanches de Castro, lá por 18o5.
Portanto o nome de Jousina é estranho,pois não me parece nosso e até pode ser erro de tranmscrição pois o livro de Felgueiras Gayo era manuscrito e só foi impresso em meados do séc. XX. Também sabe que não havia tanta rigidez na escolha de apelidos, eram usados os de família á discrição. Olhe vou-lhe dar o exemplo deste meu 5º avõ que assinava assim antónio Luís Araújo Pitta Pereira Bacellar, quando perdeu em justiça a herança do tio em favor de sua irmã Joana, (sua 5ºavó), passou a assinar António Luís de Araújo, usando só o apelido paterno em detrimento do materno que antes ostentava. São comportamentos e esses não mudam através dos tempos.Espero que não a tenha baralhado.
Quando vier a Viana vai telefonar-me para o 25884500, que é do meu escritório e onde me encontro todas as tardes para conversar-mos um pouco sobre este bric-á-brac. Agradeço-lhe as informações sobre o seu avô que me fez relembrar a história do biciclo, pois já a tinha lido, escrito pela D. Emília Vasconcelos.
um abraço ao dispor.
aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166317 | aguerreiro | 01 sept. 2007 22:40 | In reply to: #165957

caro sr Samuel Castro
Estevão Abreu Pereira Bacelar casou em Angola com D, Maria Antónia sousa Castro, filha dum outro governador de Angola, João Araújo Sousa Castro, ver Felgueiras Gayo ou "Abreus de Grade" neste fórum emhtp://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165050
Os seus descendentes usaram alguns o apelido Castro
A ligação aos Sanches de Casdtro está esclarecida nas mensagens para a confreira maria Emília neste tópico. A ascendência de maria pitta Pereira Bacellar está na geneall. em Maria Pita Pereira
um abraço ao dispôr
aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166400 | pmcoimbra | 03 sept. 2007 10:40 | In reply to: #166311

Cara Maria Emília Osório,

Peço desculpa por me intrometer, mas recebi do meu avô duas fotografias em que aparecem membros da sua família e gostava de poder contar com a sua ajuda para tentar identificar as personagens que nelas surgem.
A primeira é datada de 1909 e nela surge identificado o Visconde de Santo António do Lourido (desconheço se será o 1º ou o 2º Visconde).
A segunda data de 1917, foi oferecida à minha família, possivelmente aos meus bisavós, por um senhor que apenas assinou Coronel Sanches de Castro.
O meu endereço é:
[pedromoraiscoimbra arroba portugalmail ponto pt]
Se me enviar uma mensagem, na resposta, poderei facultar-lhe cópias digitalizadas das ditas fotografias, e talvez me possa esclarecer sobre quem seriam as pessoas.

Aguardo o seu contacto. Atenciosamente,
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166401 | pmcoimbra | 03 sept. 2007 10:44 | In reply to: #166316

Caro Álvaro,

Como já disse na minha mensagem para a Maria Emília Osório, recebi do meu avô as tais fotografias de que já lhe tinha falado. Uma é de 1909, e nela aparece o Visconde de Santo António do Lourido (ignoro se será o 1º ou o 2º Visconde). Outra é de 1917, e nela surge um Coronel Sanches de Castro. Se me enviar uma mensagem para o meu e-mail, posso, na resposta, enviar-lhe as ditas fotografias para que me ajude, se puder, a nomear e identificar as pessoas. O meu endereço é:
[pedromoraiscoimbra arroba portugalmail ponto pt]

Um abraço
Pedro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166412 | aguerreiro | 03 sept. 2007 13:06 | In reply to: #166401

Caro Pedro
Agradeço o envio e aí vai o meu endereço é agouvim@gmail.com.
Continuo mesmo assim analfabeto em informática
um abraço
aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166435 | mosorio | 03 sept. 2007 17:37 | In reply to: #166400

Caro Pedro Morais, Não há que pedir desculpa, fico encantada ! Mas apenas poderei reconhecer a fisionomia do meu trisavô General Caetano Pereira Sanches de Castro e do meu avô Alberto ,o aviador, que nessa data teria 21 anos. O meu emmail é milaosorio@clix.pt. Fico muito satisfeita por poder ter acesso a às fotos que tão gentilmente se propõe a enviar. Atentamente. Maria Emilia Sanches de Castro Osório

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166660 | Samuel C O Castro | 06 sept. 2007 12:12 | In reply to: #166435

Estimada Maria Emília,

Mandei para seu e-mail um documento do Word, contendo tudo o que consegui compilar das informações expostas nesse tópico e, aqui no Geneall, sobre os ascendentes e descendentes do ramo do Visconde de Santo Antônio do Lourido.

Peço sua gentileza de fornecer-me dados complemententares para enriquecer ainda mais os elementos dessa interessante linhagem. A informação de fontes bibliográficas sobre os dados a serem enviados, também serão muito bem recebidas.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#166661 | Samuel C O Castro | 06 sept. 2007 12:13 | In reply to: #166412

Estimado Álvaro Guerreiro,

Mandei para seu e-mail um documento do Word, contendo tudo o que consegui compilar das informações expostas nesse tópico e, aqui no Geneall, sobre os ascendentes e descendentes do ramo do Visconde de Santo Antônio do Lourido.

Peço sua gentileza de fornecer-me dados complemententares para enriquecer ainda mais os elementos dessa interessante linhagem. A informação de fontes bibliográficas sobre os dados a serem enviados, também serão muito bem recebidas.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

familia sanches de castro

#204308 | AlvNorton | 28 juil. 2008 18:09 | In reply to: #166013

Srª Dona Maria Emilia
Dreram - me a semana passada conhecimento destas buscas e deste Email .
Porque um dos meus braços chega aos Sanches de Castro ,tenho já em espera , muito ,uma compilação de elementos ,feita há anos .
Gostaria de falar com um interessado nesta Linhagem .Acontece que agora,por um problema ocular , tenho dificuldade em ler e escrever ,pelo que preferiria o Telefone ,,podendo indicar o meu se isso vier a ser necessário .
Minha avó ,mãe e filhos ,sempre tratamos por primos os Sanches de Castro ; já ultrapassei os oitenta ....Já utilizei um secretário para escrever,mas ele ,muito novo ,parsce que fez tolice ....
Com os meus melhores agradecimentos pela atenção prestada nesta leitura ,os meus melhores cumprimentos

R. Fórum
Obs . Desculpar-me-á porque , por vezes.como ou suprimo letras .



R.F.

Reply

Direct link:

RE: familia sanches de castro

#204323 | Samuel C O Castro | 28 juil. 2008 20:39 | In reply to: #204308

Prezado R. F.,

Gostaria muito em conhecer a sua compilação de elementos sobre os Sanches de Castro, da qual tenho imenso interesse em completar / melhorar os dados desse ramo, numa Grande base que estou a montar dos Castros.

Como solicitei seu contato via moderador, se puder fazer a gentileza de enviar para o meu e-mail que o Geneall lhe disponibilizará, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: familia sanches de castro

#204336 | mosorio | 28 juil. 2008 22:56 | In reply to: #204308

Sr. Alvaro Norton, muito boa noite

Terei muito gosto em falar consigo , daqui a duas semanas regresso de férias e poderemos conversar sobre este meu ramo familiar. O José Leite Ribeiro já me deu a conhecer excertos da sua obra " A Casa do Poço da Praça Forte de Valença", peça ao José Leite Ribeiro que ele fará o favor de enviar para o meu email o seu número de telefone.

Com os meus melhores cumprimentos .

Maria Emília

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#204463 | Fmaia | 30 juil. 2008 14:10 | In reply to: #165948

Estimada Senhora,

Saíu o vol. XIV da Romaria de Nossa Senhora da Agonia 2008, " A falar de Viana ", no qual pude ler um artigo sob o título "A Aviação Pioneira em Viana " (cerca de 2 páginas).
Neste mesmo artigo referem-se em pormenor a Sanches de Castro, aviador.
Se estiver interessada, envio-lhe por mail o referido artigo.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#204464 | Samuel C O Castro | 30 juil. 2008 14:25 | In reply to: #204463

Estimado costa Maia,

Se puder fazer a gentileza de enviar-me cópia escaneada do artigo a que referiste, fico-lhe muito grato. Para isso, estou solicitando seu contato ao moderador, que lhe disponibilizará meu e-mail.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#204545 | mosorio | 31 juil. 2008 17:03 | In reply to: #204463

Caro confrade Costa Maia,

Agradeço a sua informação e disponibilidade , realmente tenho muito interesse nesse artigo o meu email é mcastrosorio@gmail.com , tenho um artigo que foi publicado nos Cadernos de Viana ,que inclui algumas caricaturas feitas por Alberto Sanches de Castro.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria Emília

Reply

Direct link:

RE: visconde de santo antónio de lourido

#204547 | Fmaia | 31 juil. 2008 17:09 | In reply to: #204545

Estimada Maria Emilia

Então vou mandar o artigo, muito embora me tenha ocorrido agora que aquele foi retirado, presumo eu, dos Cadernos Vianenses.
Pelo sim, ou pelo não, vou enviar.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 juin 2024, 11:15

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen