Pais Maternos da minha bisavó: Maria Rosa de Jesus
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Brasil
Pais Maternos da minha bisavó: Maria Rosa de Jesus
Sou brasileira e para requerer a minha naturalização portuguesa necessito do nome dos pais da minha bisavó Maria Rosa de Jesus, ela se casou com Adelino Martins. Quem souber como posso descobrir p.f escreva-me, Giselle.
ReplyDirect link:
RE: Pais Maternos da minha bisavó: Maria Rosa de J
Tanto brasileiro que quer vir para Portugal. Um país com um potencial como o Brasil só tem oportunidades. E vêm inundar o nosso, criando a mescla que aqui anda.
ReplyDirect link:
RE: Pais Maternos da minha bisavó: Maria Rosa de J
Senhor Taveira.Conheces o ditado"Quem pariu Mateus que o embale", pois não?
Mas isso é outra história. Vamos à sua discriminação. "Inundar" Portugal? Engano seu. Os brasileiros com descendência portuguesa, seja de primeira ou terceira geração, querem a cidadania para o livre acesso à Europa e não necessarriamente a Portugal. E têm direito a isso ou Portugal não reconhece seus antepassados, mesmo com toda a riqueza que do Brasil a Coroa tirou?
Procure informações sobre imigrantes em todo o mundo e tome conhecimento do progresso que eles ajudaram a criar por onde passaram, inclusive brasileiros e portugueses.
Esqueceu-se de que o Brasil sempre foi generoso com seus colonizadores?
Lamento sua intervenção nesses termos. Abraço, Booz
Direct link:
RE: Pais Maternos da minha bisavó: Maria Rosa de J
Meu caro,
Quis apenas salientar que o Brasil é um país que, pela sua dimensão geográfica, tem maior potencial que qualquer um no mundo. Veja como funciona a Alemanha, em que o poderio económico se deve ao seu tamanho. No Brasil ainda há outras mais valias, como o clima e a diversidade biológica. Tanta coisa mesmo...
Pelo contrário, se conhece o Brasil, verá que é estranho o empenho em querer imigrar para a Europa. Mas eu dou-lhe o motivo, e falo com conhecimento de causa: o que impera lá é a cultura do sambinha, em que a pessoa anda contente por viver toda a vida na pobreza, desde que tenha dinheiro para comer arroz. Vê pessoas que nem trabalham, e que se contentam com andar de chinelo e beber cerveja. Não vÊ empreendimento, mas sim corrupção e pobreza. E irrita-me que tanto brasileiro fuja do Brasil, em vez de ajudar o seu país a crescer.
Já agora, a questão de virem para cá brasileiros trabalhar para padarias (como é mais comum cá no Porto) não me parece que vá evoluir Portugal. Geralmente, esses emigrantes que se proclamam como impulsionadores, são os que vão para países como o eram os EUA, onde desenvolvimento era 0.
Os meus melhores cumprimentos ao senhor Booz, o do sem nome,
Diogo Taveira Teixeira Santos
Direct link:
RE: Pais da minha bisavó: Maria Rosa de J
Caro, rapaz, acho que vc está sendo um tanto quanto preconceituoso, já que não sabe o motivo por eu estar requerendo a cidadania portuguesa. Considerando ambos os país Brasil e Portugal, sinto informa-lhe que Portugal, ainda, é um país atrasado em inúmeros aspectos, inclusive a sua fala não deixa de contrariar esta afirmação, que não é minha, mas de especialistas em economia, cultura, história etc.. Até porque também a maioria dos meus familiares portugueses, entre outros que acabam se qualificando, saem de Portugal em busca de melhores oportunidades e estão na França, na Alemanha, na Espanha. Isso representa que Portugal não é o melhor país para se viver. Depois de mais a mais, eu estou requerendo um DIREITO, e é por isto que a gente tem de lutar nesta vida, já que sofremos no mundo inteiro pelo desrespeito ao nosso exercício de cidadania.Sucesso p/ vc na terrinha...
ReplyDirect link:
RE: Pais da minha bisavó: Maria Rosa de J
Portugal encontra-se no IDH no 28º lugar, enquanto o Brasil está no 69º. Notoriamente não conhece a palavra preconceito, nem é minimamente patriota, visto que eu estava a defender o Brasil. Apoio e quero o desenvolvimento desse belo país, e revolta-me a atitude de 99% dos brasileiros, que nem falar a língua deles sabem. É triste, de facto, que isso aconteça. E é como pertencente ao país que colonizou o vosso que me entristeço, pois vejo que D. Pedro sonhou alto de mais.
Claro que as pessoas saem de Portugal para arranjar emprego: afinal, temos 10 milhões de habitantes aqui na terrinha, que é mesmo uma terrinha pelo tamanho que tem. Arranjar emprego para todas essas pessoas é algo notório e que não temos tantas possibilidades de desenvolver uma política de exportação como o deveria fazer o Brasil.
Chamaria Portugal de um país tradicional e profundamente católico (sim, porque o Brasil é profundamente cristão, não católico) e não de mentalmente pouco desenvolvido. Foram Portugueses que inventaram uma data de coisas que não tinham sequer sido imaginadas. Ouviu falar da passarola? A primeira tentativa de pôr o homem a voar. Conhece a Via verde? Foi Portugal que inventou. E tantas outras...
Resumo o que disse antes nisso: quero o desenvolvimento do Brasil e revolto-me com os brasileiros que não o querem e vivem numa atitude displicente de emigração.
Os meus cumprimentos para a terrona (sim, umas quantas vezes maior que Portugal),
Diogo Teixeira Santos
Direct link:
RE: Pais da minha bisavó: Maria Rosa de J
Caro Senhor
O forum não se fez para isto, e as suas intervenções são de alguem que não sabe o que está a dizer, pois se soubesse teria de contar até um grande numero, os portugueses que no Brasil são padeiros. Fique sabendo que por todo o mundo o português, faz trabalhos que ninguem quer.
Faça-me o favor, a mim e aos demais confrades de parar com as intervenções tristes e xenofobas, e agradeço que não mencione o PORTO, para que os demais confrades não pensem que na grande cidade invicta todos pensam como o senhor.
Deixe lá as passarolas e as vias verdes, e não se esqueça da inquisição, e da escravidão, que apesar de não terem sido inventadas pelos portugueses foram por eles largamente difundidas, isto só par citar dois pecados do nosso Portugal.
Vamos mas é dar-nos bem, sermos um só povo, pois os Brasileiros buscam em Portugal o que os Portugueses buscaram durante decadas do Brasil, com todas as virtudes e defeitos que tais demandas acarretam.
Viva a igualdade na diferença
Martins
Direct link:
RE: Pais da minha bisavó: Maria Rosa de J
Tem razão, o forum não foi feito para xenofobia. Não entendo nas minhas participações xenofobia, mas uma tentativa de expor o que penso sobre qual deveria ser a atitude dos brasileiros. Peço desculpa à confrade gicanton pelas minhas intervenções "xenófobas"...
ReplyDirect link:
RE: Pais da minha bisavó: Maria Rosa de J
Assim é que é.
Vamos pois seguir em frente e fazer deste forum uma grande comunidade.
Cumprimentos
Martins
Direct link:
Xenofobia ?
À Sra que não sei o nome
Não gosto da expressão "terrinha" que já não é a primeira vez que aqui vejo no Forum. Não falem em xenofobia, quando se referem num site Portugues ao nosso país nesses termos. Mas não é mentira que cada vez vemos mais pedidos de informação acerca de naturalizações. Qual é o interesse em requerer semelhante coisa quando se trata de uma terrinha tão insignificante como o diminutivo indica? Poderá uma pessoa que demonstra semelhante desprezo por Portugal ser uma boa cidadã do nosso país?
Ao Sr. Diogo
Acho totalmente descabido abordar o tema em epígrafe aqui no Forum, o melhor será pesquisar por "piada de português", logo aparecerão dezenas de sites brasileiros em que toda a gente poderá comentar a xenofobia que por lá anda.
Isto é um site de Genealogia (!), em que o propósito, na minha opinião, é estudar os antepassados e partilhar informações acerca de familias que são comuns a muitos membros deste Forum.
Cumprimentos
Susana Maria dos Santos Rilhó de Sousa Gama
Direct link:
RE: Pais da minha bisavó: Maria Rosa de J
Vixe, senhor Taveira, para usar de uma expressão do Nordeste brasileiro. Que confusão danada. Quando usei o termo "terrinha", referi-me aos antepassados que aportaram no Brasil e tratavam Portugal como terrinha de forma carinhosa e não viam a hora do retorno;já "terrona', não pense o senhor que passa despercebida a extensão territorial brasileira mal cuidada e em mãos inaptas há 500 anos.
Se o senhor quis fazer um elogio ao país-irmão, fizeste-o mal porque também não foi essa a interpretação dos demais.
Quanto a maioria dos brasileiros querer sair do país, nada de mais.Se entrarmos na vertente política, então, teremos assunto para mais 500 anos; quanto à diversidade de seitas e religiões, culpa do Catolicismo que cuida pessimamente de seus fiéis e vem há décadas perdendo terreno para os evangélicos. E olhe que não pertenço a nenhuma delas.
Como bem lembrou uma participante acima, no Brasil ninguém matou em nome de Deus nem confiscou os bens das vítimas, também em nome Dele, com a triste pecha de Inquisição.
Não sou patriota mesmo, senhor Taveira.Tenho motivos e razões de sobra. Mas é um outro assunto, porém há a liberdade de dizer isso. Pelo menos isso.
E sua porcentagem de 99% dos brasileiros que "nem falar a língua deles sabem"?
Ora, senhor Taveira.Se isso não for preconceituoso de vossa parte, desconheço realmente o significado de preconceito, discriminação, xenofobia.
E D. Pedro sonhou alto demais? Outro ora para o senhor, prezado Taveira. A história é bem diferente; muitíssimo diferente.
No final, o Brasil é um país de todos, inclusive e principalmente de portugueses, mas não só de brasileiros que, como o senhor afirmou ao contrário em seu e-mail, não é feito de bêbados de chinelos que não querem trabalhar.Outro preconceito.
E torno a dizer que a maioria, grande maioria, 99% daqueles que pretendem a naturalização ou dupla cidadania, querem a Europa de França em diante.Aliás, por causa da ganância e política, o Brasil expulsou outros povos europeus que poderiam colonizá-lo. A situação, certamente, seria outra.Pelo menos saberiam reconhecer uma ex-colônia de Holanda, por exemplo.
Mas não leve a polêmica para o lado pessoal, senhor Taveira. São opiniões distintas que também podem levar ao progresso esse ou aquele país.
Cumprimentos, Booz. MICTMR!
Direct link:
PONTO FINAL... TENTEM AJUDAR
Caros Confrades,
Ponham um ponto final neste tipo de diálogo. Apesar de ter a minha opinião em relação ao assunto não a vou divulgar, pelo simples facto de o autor deste tópico merecer o devido respeito.
Agora dirijo-me à amiga Gisele: Queira informar o local do casamento ou nascimento, datas, locais, etc. Sem isso é complicado chegar a algum lado.
Cordiais cumprimentos,
Peixoto Cardoso
Direct link:
RE: Xenofobia ?
Cara Susana,
Qual foi o meu espanto quando procurei pelas palavras que forneceu e abri o primeiro site logo. E eu sou xenófobo???!!! Realmente, este assunto merece um ponto final, bem grande, senão não me calava aqui a contar todas as que sei de brasileiros e que vivenciei mesmo, pois já vivi com três. Por ter uma coisa que vós não tendes, que é educação, calo-me.
Os meus melhores cumprimentos para a cara confrade Susana,
Diogo Taveira Teixeira Santos
Direct link:
RE: Língua, História e Genealogia comum !
Caros “gicanton33”, “Diogo Taveira”, “Booz”, “2570”, “suzy gama” e “fercar”,
Creio que tem havido um mal entendido entre todos e tem a ver com a conotação das palavras e das expressões utilizadas.
Estou certo que, se todos os confrades intervenientes estivessem em amena cavaqueira à volta de uma boa bebida, não haveria estes atritos, porque no essencial estão todos de acordo.
Não vale a pena generalizar as pessoas por meia dúzia de casos conhecidos e uma dúzia de notícias bombásticas que ouvimos, nos últimos tempos, acerca dos portugueses ou dos brasileiros.
Afinal Portugal e Brasil são países irmanados pela mesma língua, pela mesma história e todos termos, sem excepção, ascendentes nas duas margens do Atlântico. Apelo para os vossos conhecimentos históricos e genealógicos que é afinal isto que nos une a todos neste fórum, não é verdade ?!
Mal comparado, este tipo de “diálogo” parece uma conversa entre amigos que são adeptos de futebol de clubes rivais e que, no final, ficam agastados por se terem agredido e ninguém levar a taça…! Uma “conversa” sem pés nem cabeça.
Tenham todos uma excelente noite e possamos todos vibrar com o sucesso dos Brasileiros e dos Portugueses onde quer que se encontrem dentro e fora dos seus países.
Um abraço,
José Pedro Castro
Direct link:
RE: Língua, História e Genealogia comum !
Agradeço a atenção de todos, infelizmente não imaginava que minha entrada neste Forum fosse causar tantos transtornos. Só estava procurando ajuda para obter uma informação. Me retiro deste Fórum, pois meus failiares em Portugal verificarão a informação para mim, junto ao Cartório. Meus sinceros respeitos.
ReplyDirect link:
Pais Maternos da minha bisavó: Maria Rosa de Jesus
Oi Giselle,
Achei este tópico por acaso. Ficou me parecendo que sua bisavó nasceu em Portugal. Sendo este o caso: Você pode solicitar ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro o passaporte dela onde com certeza constará o lugar que ela nasceu e também os nomes dos pais dela. Se ela tinha menos de 65 anos em 1938 então ela tem cadastro no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro com quase toda a certeza. Eu achei o cadastro de meu avô e de vários bisavós lá. Inclusive constará também a data da chegada, nome do navio, etc. Caso queira escrever para o meu e-mail particular: lourval arroba hotmail ponto com Moro em Santos, São Paulo.
Abraços
Lourval
Direct link:
RE: Pais Maternos da minha bisavó: Maria Rosa de J
Bon dia Giselle,
Os familiares que procuro no Brasil tambem tem antepassados Martins / De Jesus, mas não encontrei ligação com os seus.
Tem alguma ideia de qual região eram em Portugal ?
Cumprimentos,
LS
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 déc. 2024, 13:23