Matos e Cáceres

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Matos e Cáceres

#140097 | JoãoGaspar | 12 janv. 2007 23:08

Caro Senhor Rui Portugal,

Espero que se encontre bem de saúde e que as suas investigações sejam bem sucedidas, já pedi o seu e-mail ao moderador mas ainda não o tenho, portanto venho de novo ao fórum saber se o Senhor já tem mais novidades sobre estes Mattos / Mattos Netto / Mattos Cabral.

Eu encontrei um João de Quinhones de Mattos nos paroquiais de Alhos Vedros em Seiscentos, será o mesmo João de Quinhones de Mattos Cabral que se encontra na base de dados do Genea?

Quanto à Amora e as propriedades de Mécia de Mattos, com os Mattos encontro ligações a Gama e Meira, Carneiros e Correias aos Pereira Galvão, Mendes, Rodrigues, Gambôa, Gomes, Da Vega e ligações aos Da Maia, que por sua vês se ligam aos Távora e aos Sousas (do Prado) e estes aos Cunhas e ao Mendonça Furtado.

A Amora pertenceu a Dom Nuno Alvares Pereira, e no Seixal tinham os Gamas uma Quinta que ainda existe. Se olharmos para o seu território Seixal e Amora, encontramos também o Morgadio de Paio Pires, e temos a Capela de Sancho Pires em Alhos Vedros dos Casal / Pereira Galvão, e o primeiro Mattos que encontro na Vila de Alhos Vedros o Tabelião António de Mattos era filho de Garcia Pires, ora eu sei que o apelido PIRES pode na grande maioria dos casos não dizer nada, mas eu acho algo suspeito nestes Pires (!!!!) Tenho uma possível ligação destes Pires com os Mattos, com os Pereiras e com os Cunhas.

Penso que o caríssimo Confrade esta a escrever um livro com as suas pesquisas o que me deixa ansioso pois deve conter muita informação que me interessa, espero que seja para breve a sua comercialização e desde já reserve um para mim, eh eh eh! E desde já ponho-me à sua disposição para lhe dar qualquer informação que necessite sobre os Mattos e as suas ligações familiares no Antigo Concelho de Riba Tejo.


Com os melhores Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Matos e Cáceres

#140139 | gmg | 13 janv. 2007 15:40 | In reply to: #140097

Tem alguma coisa a ver com os Cáceres de Portalegre (Alegrete)?

Veja os Cáceres de Portalegre. Ponha o apelido e procure no Fórum. Num instante chega lá!

Cumprimientos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Matos e Cáceres

#140158 | JoãoGaspar | 13 janv. 2007 20:48 | In reply to: #140139

Caro Confrade,

Estive a ler as diferentes informações relativas ao apelido Cáceres em Portugal nos tópicos do Forum Genea, quanto aos Cáceres de Portalegre pode ser que sim, mas existem tambem Cáceres na Beira de um Jerónimo Tomás cc Catarina de Cáceres no fim do seculo XVI, na mesma época eu tenho um Jerónimo Tomás mas este casado com Isabel de Viana.
Quais os nomes e datas que tem desses Cárceres de Portalegre?
Eu tenho uma Mécia de Cáceres (viuva) de Valentim Correia Carneiro, que casa segunda vez com Martim Afonso de Avis em 1607. Desta Mécia de Cáceres existe uma irmã de seu nome Isabel de Mattos de Cáceres que casa com Manuel de Mattos, continuando quanto sei, somente o apelido Mattos simples ou mais tarde composto em Mattos Netto / Mattos Cabral e Pereira de Mattos, o apelido Cáceres desaparece no seculo XVII da Vila de Alhos Vedros, mas e segundo o estudo que tenho feito sobre estas freguesias da Margem Sul do Tejo fronte a Lisboa, cedo entendi que a mobilidade de Pessoas pelo pais e alem mar era bastante dinamica. Visto que normalmente os filhos Morgados ficavam com casa na terra de origem, uma filha pode facilmente nascer em Braga e morar depois em Lisboa.
Relativamente a esta familia, julgo ser de Espanha e possivelmente vindos com a Dinastia Filipina, portanto não sei se veio somente um Nobre desta familia para Portugal que deu origem a todos , ou se ao longo dos seculos foram entrando Cáceres no Territorio instalando-se e sendo absorvidos pelas familias locais.
Julgo tambem que no tempo de Dom João I, já existia um seu Cavaleiro que se a memoria não me falha era um tal de N Mendes de Cáceres .

Aguardo atenciosamente pelas suas informações acerca dos Cáceres de Portalegre.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 03:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen