Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
This topic is classified in rooms: Património | Regiões | Pessoas | Famílias | Bibliografia
Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
Até meados de 1800 existiu um Senhorio do Prazo do Lagar d'El Rei. Em 1709 a Helena Mafalda Vicência de Castelo-Branco, 7º senhora do prazo do Lagar d' El-Rei , casou-se com Pedro de Sousa de Castelo-Branco, 12º senhor do Guardão (ver: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132017) . Os Castelo-Branco foram Alcaides no Castelo de Leiria
O Prazo do Lagar d'El Rei situa-se em Leiria (é hoje a Quinta da Prisão Escola) e vem mencionado na “Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso reino de Portugal” do Padre Antonio Carvalho Costa.
Esta família Castelo Branco deve ser a do Morgado de Guardão, freguesia do concelho de Tondela. De facto, a igreja de Guardão era de apresentação dos seus donatários, morgados de Guardão, de apelido Castelo Branco, os quais viviam em Leiria e tinham capela privativa no interior da Sé de Leiria. Esta Capela é a de S. Pedro e nela havia uma lápide metida na parede com a seguinte inscrição encimada pelo brasão da família:
"Esta. capela. he. de. José. de Sousa. de Castelo. Branco. XIV. Senhor. donatário. do Concelho. do Guardeam. com. jurisdicam. civil. e crime. Moço. Fidalgo. com. exercício., Comendador. na. Ordem. de Xp.to capitam. de mar. e guerra, das naus. da armada real. 6 de Maio de 1786"
Ainda segundo uma notícia do semanário Distrito de Leiria existem nessa capela duas sepulturas uma com a indicação :
“Sª de Dona Maria de Sousa de Castello Branco 1ª mulher de António Vas de Castello Branco. Faleceu a 20 de Agosto de 1886”
E uma outra sem data parecendo mais antiga:
“Aqui jas Jorge da Silva da Costa e sua mulher Dona Brites de Sousa Castelo Branco”
Existe um monumento antigo no Cemitério de Monte Real dedicado a António Bravo de Sousa Castelo Branco (nascido no século XVIII e falecido em 1867). Por curiosidade, em 1825 nasceu em Leiria uma Carolina, filha de Luís Xavier Valente de Sá (Tenente do Regimento n.º 22), neta paterna do Desembargador Luís Xavier Valente de Gouveia (de Cascais) e de Teresa Mónica de Sá da Gama Castelo Branco (de Leiria)].
Ao que parece, a família Castelo Branco sofreu muito com as Invasões Francesas e alguns dos seus descendentes foram viver, no final do primeiro quartel, para Lisboa e para as terras que detinham na região de Tondela (Viseu).
Ainda segundo o Distrito de Leiria vivia ainda em Leiria, no primeiro quartel do século XIX, Heitor José de Sousa Castelo Branco, 14º senhor donatário do Concelho de Guardão Cível e Crime e Capitão Tenente das Armadas Reais, que deve ter vendido o tal Prazo do Lagar d'El Rei.
Pois a minha questão é se alguem sabe porque é que esta família Castelo-Branco se foi embora de Leiria alguns anos depois das invasões francesas.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
Na “Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso reino de Portugal” do Padre Antonio Carvalho Costa, Oficina de Valentim da Costa Deslandes, 1712, Vol III, pag 96, sobre a Quinta de Lagar del Rei dos Castelo-Branco, encontrei:
"Prazo de que fez mercê El Rey D. Affonso o Quinto a Diogo Vaz de Castello-branco terceiro avô de Heitor Vaz de Castelo-Branco casado com D. Luiza Maria da Silva Ataíde, e que teve entre outros filhos D. José de Sousa Castelo-Branco, que foi cónego de Leiria, Inquisidor em Coimbra e Bispo de Funchal, e António Vaz de Castelo-Branco, filho mais velho”.
Mas continuo a procura do "porquê" da saída dos Castelo-Branco de Leiria e da concomitante venda das suas grandes propriedades e casas no século XIX.
Sobre a "Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso reino de Portugal" encontrei-a digitalizada no site da Biblioteca Nacional (ver. purl.pt/index/ geral/PT/index.html)
cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
Caro Ricardo Charters d'Azevedo,
Não sei responder. Contudo, o parente mais próximo dos antigos senhores de Guardão é Manuel Maria António Vaz da Silva Bruschy, que aqui no GENEA consta em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=61602. Sobre estes escreveu José Carlos Athayde Tavares, em 1986, creio que sob o título "Amaraes Osórios", mas posso estar a fazer confusão. Pode ser que aí se encontre alguma referência.
Abraço,
Miguel
Direct link:
RE: Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
Meu caro Miguel
Muito obrigado pela indicação
Um abraço amigo
Ricardo
Direct link:
Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
Caro Ricardo Charters D'Azevedo,
Você saberia qual é a ligação de Thereza Mônica Barbosa de Sá e Gama Castelo Branco Sottomaior com a família Castelo Branco?
Ela é minha quinta-avó, casada com Luis Xavier Valente de Gouvea.
Cordialmente,
Oarine Martins de Camargo.
Direct link:
Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
Perdoe-me, acabei não colocando os nomes dos pais de Therza:
Seus pais chamavam-se Raimundo José Barbosa da Gama e Souza e sua mãe Brites Joanna de Almeida e Sá Castelo Branco.
Direct link:
Que sucedeu com os Castelo-Branco em Leiria?
Nao consigo ligações nem aqui no Geneall.net ha indicações
Cumprimentos
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 nov. 2024, 16:28