Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil | Famílias

Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140218 | S.R.S. | 14 janv. 2007 20:03

Prezados Confrades Brasileiros,

Agradeço ajuda para localizar o assento de baptismo/nascimento de BERTA AUGIER SHEPPARD, natural e baptizada na frequesia de São Sebastião dos Ferreiros, Vassouras, Diocese do Rio de Janeiro, ocorrido antes de 30 de Novembro de 1869 (casou em 30.11.1889 com vinte anos de idade) filha de GUILHERME SHEPPARD e de sua mulher MARIA EUFRÁZIA. Obviamente que estarei disponível para retribuir com ajuda nos arquivos portugueses.

Com os melhores cumprimentos,
S.R.S.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140255 | Gilson Nazareth | 15 janv. 2007 02:34 | In reply to: #140218

Amigo,
O ex-presidente do Colégio Brasilaieo de Genealogia,Dalmiro da Motta Buys de
Barros,é descendente dos Augier do RJ.Dalmiro faz parte do Genea Portugal.
Escreva para ele,abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140264 | aeiou2 | 15 janv. 2007 09:01 | In reply to: #140255

Caro Gilson Nazareth,

Seria possível encontrar as moradas em Florianopolis de:

Dr.António de Quillinan Machado, Secretaria de Estado da Saúde, Médico
Drª Erica Rebouças Quillinan Machado, Juiz do Trabalho
Drª Adelaide Rebouças Quillinan Machado, Secretaria de Estado da Segurança Pública

Desde já agrdeço a sua atenção

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140313 | ksaraujo | 15 janv. 2007 14:36 | In reply to: #140218

Ora vivas, S.R.S.
Espero poder lhe auxiliar em sua busca. O endereço do cartório de Vassouras - RJ é: Cartório do 1º REGISTRO CIVIL
Titular: MARCOS DE CARVALHO BALBINO Telefone: +55 (24) 2471 6296
Endereço: RUA RUI BARBOSA, 82, SALA 101, CENTRO - VASSOURAS - RJ Código Postal: 27.700-000

Faz parte da Rede de Cartórios 24 horas, com emissão de certidões via internet, mas essa rede pede a data exacta do evento, então, não lhe tem serventia. Pode ser uma ligação interessante no caso de outras pesquisas: http://www.cartorio24horas.com.br

Eu, da minha parte, estou em busca de, pelo menos, 3 de meus bisavós portugueses e 1 bisavô de minha esposa, mas está muito difícil pois não tenho as datas de nascimento/casamento nem as freguesias de origem... São eles: Joaquim dos Santos Reis e Anna Maria dos Santos Reis, meus bisavôs paternos, tiveram uma filha, provavelmente ainda em Portugal, Emília dos Santos Reis; António Correia de Araújo (bisavô de minha esposa) e, finalmente, António Henrique dos Santos, meu bisavô materno. Está uma luta para conseguir pistas sobre eles pois as certidões brasileiras (nascimentos e casamentos dos filhos, óbitos dos portugueses não indicam a freguesia de origem e, pasmem, nem mesmo a data de nascimento...). Qualquer pista adicional será muito bem-vinda! Boa sorte em suas pesquisas. Kelson dos Santos Araújo - Braga.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140566 | Gilson Nazareth | 18 janv. 2007 00:04 | In reply to: #140218

Amigo,
Não sei seu nome...
Acredito que Maria Eufrasia Augier possa ser filha do cirurgião Honoré Alexandre Joseph Auguier nascido Marseille/departement du Rhône que ,com 19,anos embarcou,no dia 22/08/1811,do porto de Toulon como "chirurgien dans L'Escadre d"Adritique",no "voisseau de SM le Castiglione rade de Venisse".Em1827/8 morava em Iguassú ,Estado do RJ.
É antepassado de Dalmiro Buys de Barros que acaba de fazer contacto com uma genealogista francesa e está conseguindo outros dados sobre esta ascendência.
O email dele é:dmottabb@uol.com.br
Abraço
Giçson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140567 | Gilson Nazareth | 18 janv. 2007 00:10 | In reply to: #140264

Cara Maria
Tudo certo?
Onde eu poderia procurar ,aqui,vc,hoje com a internet,pode procurar daí.
Aconselho-a a procurar no catálogo de telefones do Brasil.
Caso não os encontre me comunique.Poderei pedir a amigos,na mesma cidade,se podem localizá-los.
Por vezes as pessoas pedem para não aparecer nos catálogos telefônicos.
Grande abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140844 | S.R.S. | 19 janv. 2007 18:52 | In reply to: #140566

Prezado Gilson Nazareth,

Muito agradeço as suas pertinentes indicações.
Melhores cumprimentos,
S.R.S.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#140882 | Gilson Nazareth | 19 janv. 2007 22:50 | In reply to: #140844

Caro amigo,
Desejo-lhe boa sorte na pesquisa sobre esta possível filha,ou neta, do cirurgião Augier.
Gostaria que me informasse do que conseguir.
Atenciosamente
Gilson Nazareth
deventer@uol.com.br

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#141404 | S.R.S. | 23 janv. 2007 23:26 | In reply to: #140882

Caro amigo,

Aproveitando a sua sugestão, já contactei com o nosso amigo DMBB (agora tb meu parente) que me confirmou que a Maria Eufrásia Augier é filha do Dr. Honoré Augier. Estamos a trocar informação sobre os ramos brasileiro e português da família. Alguma coisa já consta da base de dados do Genea Portugal (ver Augier Sheppard).
Uma vez mais muito agradeço a sua ajuda,
S.R.S.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#246346 | S.R.S. | 21 déc. 2009 16:28 | In reply to: #140218

Após troca de elementos com vários membros do forum (que permitiram ligar o ramo AUGIER) e tentativas infrutíferas (até ao momento) de contacto com os arquivos de Vassouras - Rio de Janeiro, continuo como estava em relação ao nascimento da BERTA AUGIER SHEPPARD e casamento de seu pai GUILHERME (WILLIAM) SHEPPARD. Toda a ajuda de confrades basileiros será bem vinda para localizar o assento de baptismo da primeira e/ou o de casamento do segundo com MARIA EUFRÁSIA AUGIER, todos ocorridos muito provavelmente em São Sebastião de Ferreiros, Vassouras, RJ.

Com os melhores ccumprimentos,
S.R.S.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#246492 | MRaposo | 24 déc. 2009 14:27 | In reply to: #246346

Prezado SRS,
Vi seu apelo no forum e me permito perguntar: terá o casamento civil de Berta ocorrido em Vassouras? Se a resposta for positiva, não será difícil obter pela rede, no site dos mórmons, o assento de seu matrimônio civil. Isso porque a partir de 1889 tornou-se por lei obrigatório o registro civil dos nascimentos, casamentos e óbitos no Brasil, e, como é sabido, os mórmons escanearam boa parte dos livros respectivos do Estado do Rio de Janeiro e puseram à disposição do público pela rede. Inclusive e especialmente o livro índice de matrimônios de Vassouras de 1889, onde são relacionados por ordem alfabética os nomes dos nubentes varões, com os nomes das nubentes ao lado. Se estou, porém, a chover no molhado, desculpe a intromissão.
Saudações,
MRaposo.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#246508 | S.R.S. | 25 déc. 2009 17:27 | In reply to: #246492

Prezado MRaposo,

Obrigado pela sua ajuda, mas infelizmente a Berta casou em Portugal, pois sua Mãe Maria Eufrásia Augier, depois de emviuvar de Guilherme Sheppard, casou 2ª vez no Brasil com um português que, anos depois, regressou a Portugal trazendo a sua mulher e os filhos do primeiro matrimónio dela. Assim, o seu assento de matrimónio está em Portugal mas é omisso quanto à naturalidade e filiação dos seus pais, tornando indispensável localizar o seu baptismo no Brasil (Vassouras - RJ) para recuar na pesquisa dos seus pais e avós paternos. Como encontrar e que entidade/arquivo pedir esse assento/registo?

Com os melhores cumprimentos,
S.R.S.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#246513 | MRaposo | 25 déc. 2009 23:39 | In reply to: #246508

Prezado SRS,

É pena, Vassouras fica a umas três horas de viagem... só mesmo alguém que tenha base lá.

Com todo apreço,
MRaposo.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#248892 | Eduardo05 | 31 janv. 2010 16:25 | In reply to: #140313

Caro senhor Kelson dos Santos Araújo,

Por acaso António Correia de Araujo (bisavõ de sua esposa) tinha algo a ver com Vassouras?
Eu mesmo descendo de uma família Corrêa de Araujo, de origem em Vila Nova de Famalicão, Arcebispado de Braga.
Serviria ao confrade o pouco de pesquisa que tenho a respeito?
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#248901 | ksaraujo | 31 janv. 2010 18:00 | In reply to: #248892

Caro Senhor Eduardo,

Os "meus" Correia de Araujo têm a ver com Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro.

Acredita-se que ele tenha ido para o Brasil proveniente da Ilha da Madeira, mas muito pouco se sabe de concreto sobre ele.

As certidões dos filhos no Brasil, que poderiam ajudar nalguma coisa, não trouxeram informações relevantes ou não foram encontradas.

Informo que, entretanto, já localizei os meus bisavós Joaquim (em Guifões) e Anna (na Senhora da Hora). Ainda falta-me meu outro bisavô, António Henriques dos Santos, presumivelmente nascido na Trofa, concelho de Águeda, Aveiro. Contudo, o Arquivo Distrital não encontrou nada...

As pesquisas prosseguem...

De todas as maneiras, agradeço pela tentativa em ajudar.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araujo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Brasil - Nascimento Vassouras RJ

#248904 | Eduardo05 | 31 janv. 2010 18:13 | In reply to: #248901

Caro senhor Kelson dos Santos Araujo,

Fico feliz em saber que as pesquisas do confrade prosseguem. Faço votos de que algo mais concreto o amigo venha a saber sobre os seus Correia de Araujo. De qualquer forma, há Correias de Araujo no Nordeste do Brasil. No mapeamento genealógico, é sempre bom saber que há combinações homônimas em famílias diferentes.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 11:44

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen