Sousa Cirne
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Sousa Cirne
Gostaria de saber se ainda existe descendência da união entre as famílias Nogueira Gandra e Sousa Cirne, ambas do Porto, união essa consumada em meados do século XIX.
De facto, o Dr. António Augusto Soares de Sousa Cirne (filho de João de Sousa Cirne e de Teresa Soares de Moura) foi Bacharel em Direito, Governador Civil substituto do Porto e Juiz na mesma cidade. Foi este Dr. António Augusto Soares de Sousa Cirne quem casou com Maria da Glória Cabral de Azevedo Gandra (filha de Joaquim Nogueira Gandra e de Maria Ludovina de Azevedo), em data que ainda desconheço.
Gostaria ainda de saber mais dados biográficos (especialmente datas) sobre o referido Dr. António Augusto Soares de Sousa Cirne, assim como se é conhecido algum retrato seu.
Grato,
Francisco Queiroz
Direct link:
RE: Sousa Cirne
Caro Francisco Queiroz
Verifico que a informação sobre o casamento de uma filha de Joaquim Nogueira Gandra com este Cirne que aqui refere, que lhe enviei, minutos atrás, para o Tópico sobre a família Nogueira Gandra, já era sua conhecida. Espero que, ao menos, a data lhe seja de utilidade.
Cumprimentos,
Manuel.
Direct link:
RE: Sousa Cirne
Sr. Manuel,
Não pode me facultar também a data de casamento e lugar de casamento ? Acho que D. Maria Soares de Souza Cirne (4ª avó do meu sogro, nascido em 1834 no Porto) era irmá do Dr. António Augusto Soares de Sousa Cirne.
Com os melhores cumprimentos,
Maarit
Direct link:
RE: Sousa Cirne
Cara Maarit
Aconselho-a a dirigir-se ao Francisco Queiroz.
Do parágrafo onde falo desse casamento, verifica-se que apenas o suspeitava, pelo facto de aparecer um "snr. Cirne" na notícia sobre o óbito da sogra. Eis o que escrevi e que agora copio do tópico "Família Nogueira Gandra":
A mulher de Joaquim Nogueira Gandra faleceu em 1857 (Periódico dos Pobres no Porto, 12.Out.1857) e o jornal que noticia o óbito dá-a por sogra “dos srs. Cirne e Moutinho”. O Cirne era António Augusto Soares de Sousa Cirne, e a Gandra com quem ele casou seria, talvez, a Maria da Glória que refere.
O que me permitiu escrever por extenso o nome do "snr. Cirne" já não o recordo, mas o que fica claro é que eu nem sequer conhecia o nome desta filha de Joaquim Nogueira Gandra. Estou certo que o Francisco Queiroz, que já vi, mais do que uma vez, a acudir caridosamente aos "necessitados", não deixará de a servir, se isso estiver nas suas possibilidades.
Cumprimentos,
Manuel.
Direct link:
RE: Sousa Cirne
Sr. Manuel,
Eu sei, que já perguntei do Sr. Manuel sobre este assunto. E também já falei com o Sr. Francisco e ele me consegui arranjar alguns dados sobre Dr.
Mas ainda me falta naturilidade dele.
O Dr. Francisco não tem este informaçaõ, mas deu me outras ideías continuar em frente.
Mas como estou anciosa e não paro...
Desculpa ter incomodado.
Maarit
Direct link:
RE: Sousa Cirne
Cara Maarit
Não incomodou nada, e todos os que que já se confrontaram com problemas semelhantes compreendem a sua naturalíssima frustração.
Lamentando não poder servi-la como gostaria, envio-lhe votos de sucesso na sua pesquisa,
Manuel.
Direct link:
RE: Sousa Cirne
Ola, sou Cirne, Brasileiro, da Paraiba, estao vizinho a Pernambuco e ao Rio Grande do Norte.
Segue meu resumo:
Henrique Santos Cirne (1978), filho de
Walfredo da Costa Cirne (1937), filho de
Jose da Costa Cirne (1877), filho de
Jose da Costa Cirne (1842), filho de
Luis de Magalhaes Cirne (1810), filho de
Feliciano da Costa Cirne (1780 ~ 1792)
Gostaria de saber alguma coisa sobre o meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido em 1810 na atual cidade de João Pessoa, PB, que era filho do português Feliciano da Costa Cirne com a paraibana Ana Maria da Conceição. Não sei a Freguesia Portuguesa de origem do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas provavelmente o mesmo deveria ser filho de um destes Magalhães Cyrne do http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e eu ficaria muito agradecida se for possível alguém me informar quem foram os pais de Feliciano da Costa Cirne, meu tetravô, e possa ser que o mesmo tenha alguma ligação de parentesco com os Magalhães Cyrne do site http://genealogia.netopia.pt/pessoas, e irei ficar muito feliz se alguém puder me ajudar dando informações a respeito do meu tetravô português Feliciano da Costa Cirne. Acredito que esse Inácio Martinho de Magahães Cirne tenha sido o avô do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, mas não existe nenhuma informação concreta neste sentido, e que provavelmente um dos filhos de Inácio
Martinho de Magalhães Cirne tenha sido o pai do meu tetravô Feliciano da Costa Cirne, e gostaria muito que alguém me desse informações a respeito, que eu ficaria imensamente agradecida.
O meu trisavô Luiz de Magalhães Cirne, nascido no ano de 1810 na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, e era filho legítimo de Feliciano da Costa Cirne este natural de Portugal, e de Ana Maria da Conceição, natural do Estado da Paraíba.
Direct link:
RE: Sousa Cirne
Caros participantes
Nas genealogias de Ernesto do Canto e Carlos Machado, manuscritos com árvores genealógicas feitas no séc. XIX, sobre famílias dos Açores aparece um casamento de um Sousa Cyrne, de Bragança, nos Açores, será que me poderiam adiantar algo mais...
O link é: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=614555
Cumprimentos
António Cota
Direct link:
Guilherme Cirne
Caro Francisco Queiroz,
Em primeiro lugar, perdoe a intromissão...
Gostaria de lhe colocar uma questão: tem alguns dados relativos à ascendência de Guilherme Cirne, que foi médico, e, segundo penso, tem uma Rua em Rio Tinto com o seu nome?
Cordialmente,
R. Macedo
Direct link:
RE: Guilherme Cirne
Não tenho nada sobre esse médico. Nem sei que parentesco terá com os Sousa Cirne em causa.
Cumps.
FQueiroz
Direct link:
RE: Guilherme Cirne
Caro Sr. Francisco Queiroz,
Desculpe voltar a maçá-lo. Com uma tremenda sorte, consegui apurar a identidade do pai do Dr. Cirne ( de seu nome completo Guilherme Braga Martins Cirne) , no Google Books, in http://books.google.pt/books?lr=&id=U6JIAAAAMAAJ&dq=guilherme+cirne&q=cirne&pgis=1
Trata-se de Gustavo de Oliveira Martins Cirne, filho de Manuel D'Oliveira Martins e
Maria Soares de Sousa Cirne (será a Senhora aludida no post da D. Maarit?); segundo páginas que encontrei na net, este ramo dos Cirnes entronca na árvore dos Sousa Cirne, da Casa do Poço das Patas - ao encontro do que é voz corrente na família, não havendo no entanto quem saiba onde foram guardados os documentos que o poderiam comprovar.
Será que dispõe de quaisquer elementos que me permitam avançar nesta pesquisa?
Antecipadamente grato,
R. Macedo
Direct link:
RE: Guilherme Cirne
Tendo em conta esse Oliveira Martins que cita, penso que a D. Maarit lhe poderá esclarecer isso. Eu, infelizmente, não posso.
Cumps.
Fqueiroz
Direct link:
Sousa Cirne
Caro Francisco,
Sou trisneto do Dr. António Augusto Soares de Sousa Cirne e de sua mulher D. Maria da Glória Cabral de Azevedo Gandra de Sousa Cirne. Sou bisneto de D. Beatriz Amelia Cabral de Azevedo de Sousa Cirne, Mãe de meu Avô Dr. Mário Jorge de Sousa Cirne Plácido.
Tenho em minha residência em Maputo, réplica dos retratos a óleo dos meus trisavós, cujos originais estavam na Quinta do Castelinho(Propriedade dos Plácidos), em Santo Tirso. O meu bisavô marido da Bisavó Beatriz, chamava se Alberto Eduardo Vieira Plácido, Irmão de Ana Plácido, mulher de Camilo de Castelo Branco e Irmão de Antónia Plácido mulher de António Bernardo Ferreira( filho de D. Antónia Adelaide Ferreira).
Gostava de saber mais dos meus parentes e de juntá-los, se possível fosse, á volta de uma grande mesa em alegre e fraterno convívio.
Conheço alguns parentes no Porto e em Lisboa, de quem sou amigo e primo.
O meu abraço,
Rui
Direct link:
Sousa Cirne
Caro Rui,
Sou igualmente trisneta do Dr. António Augusto Soares de Sousa Cirne, de quem tenho apenas uma fotografia e um pequeno diário. Tenho estado a reunir informação e documentos de arquivo sobre os meus antepassados, pelo que foi para mim uma enorme surpresa encontrar neste tópico alguém que possa acrescentar muitíssimo ao que neste momento disponho e a quem, desde já, coloco à disposição as informações que possuo.
Os meus cumprimentos,
Maria Cirne
Direct link:
Sousa Cirne
Boa tarde Maria Cirne
Minha mulher, é também trineta do Dr. António Augusto Soares de Sousa Cirne, e prima do Rui Cirne Plácido Fonseca.
Estamos empenhados na escrita da genealogia e memórias das nossas famílias. Pode fazer o favor de nos ajudar, num contacto para o mail .......... marques.inacio@gmail.com.
Muito obrigado
Manuel F. Marques Inácio
PS - Minha mulher chama-se Isabel Maria Plácido Lapa Marques Inácio. É neta, tal como o primo Rui, do Dr. Mário Jorge Cirne Plácido ( 1881 - 1939).
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 nov. 2024, 01:14