Conde dos Arcos
This topic is classified in rooms: Títulos | Pessoas | Famílias
Conde dos Arcos
Gostaria de informações sobre a linha varonil do 1º Conde dos Arcos (família Brito). Sei que descende dos 6 primeiros Viscondes de Vila Nova de Cerveira.
Agradecido,
RAFAEL HENRIQUES
Direct link:
RE: Conde dos Arcos
Caro Rafael Henriques
Segundo Manuel de Sousa da Silva (II Vol. pg. 57-61 do seu “Nobiliário”), resumidamente e seguindo somente o tronco principal:
1 - Ayres de Brito “foi cavaleiro ilustre, reinando D. Fernando, o Magno; parece que morou na quinta de Cabanelas, na freguesia de São João de Brito, junto ao Rio de Ave, que hé no termo de Guimarães; este fundou o Mosteiro de Santa Maria de Oliveira, que hé pouco distante da dita freguesia de Brito, na era de 1071, como consta da Chrónica de Santa Cruz, liv.º 6.º, cap.º 10.º, pág. 317. Casou e teve a”:
2- D. Soeiro de Brito, sucedeu na casa “e acrescentou muito o dito mosteiro de Oliveira, ratificando-lhe a doação que lhe tinha feito seo pay”. Segundo o Conde D. Pedro foi rico homem de D. Afonso VI e chama-lhe D. Oeiro de Brito. Casou e teve:
3- D. Sisnando Soares de Brito, que deve ter vivido pelo tempo de D. Afonso Henriques. Casou e teve:
4- D. Martim Sisnandes, que chamaram o Espada, que terá sido protagonista de um episódio bélico que estará na origem das armas dos Vale e que terá sido pai de Estevainha Martins cc Fernão Gonçalves, tronco dessa linhagem.
4- João Soares de Brito, que segue
4- Diogo Soares de Brito, que terá sucedido na quinta de Cabanelas, mas que deixou ao mosteiro de Oliveira.
4- João Soares de Brito, deve ter vivido pelos reinados de D. Sancho I e D. Afonso II. “E parece que foi seu filho” (Felgueiras Gayo não liga estas gerações iniciais às seguintes):
5- João Anes de Brito, viveu em Évora pelo tempo de D. Sancho II e D. Afonso III cc D. Maria da Costa, filha de Gonçalo da Costa, privado e do Conselho do Rei.
6- Afonso Anes de Brito, sucessor e tb viveu em Évora pelo tempo de D. Afonso III e D. Dinis cc D. Ouzenda de Oliveira, filha de D. Pedro de Oliveira e de sua m.er D. Elvira Anes Pestana.
7- D. Martim Afonso de Brito, foi bispo de Évora e instituiu o morgado de Fonte Boa, pelo tempo de D. Afonso IV. Teve natural:
8- Martim Afonso de Brito, viveu pelos reinados de D. Afonso IV e D. Pedro cc D. Maior Rodrigues, herdeira do Morgado de Santo Estevão, em Beja, filha de Maior Esteves e neta de Estevão Mafaldo e m.er D. Sancha, que instituíram o dito Morgado de Beja.
9- João Afonso de Brito, sucessor no Morgado de Santo Estevão e viveu pelos reinados de D. Fernando e D. João I. Casou e teve (diz Gayo que cc M.ª Gonçalves fª de Gonçalo Esteves de Azambuja, camareiro-mor de D. Pedro I):
10- João Afonso de Brito, esteve na conquista de Ceuta em 1415 cc Violante Nogueira, filha de Afonso Anes Nogueira, Alcaide-mor de Lisboa e m.er Joana Vaz de Almada.
11- Mendo de Brito, sucessor nos morgados paternos e no dos Nogueiras, em S. Lourenço de Lisboa cc Grimaneza (Guiomar, segundo Gayo) de Melo, filha de Estevão Soares de Melo, 6º Sr. de Melo (ver o GP) e m.er Teresa de Andrade.
12-Luís de Brito c 1ª c Isabel da Cunha, filha de Fernão de Sá, Alcaide-mor do Porto e m.er Filipa da Cunha.
13- Estevão de Brito c 2ª c Isabel da Costa.
14- Lourenço de Brito cc D. Antónia, filha do Regedor João da Silva.
15- Luís de Brito, Sr. dos Morgados de Santo Estevão, em Beja, e do de S. Lourenço de Lisboa cc Inês de Lima, filha herdeira de D. Francisco de Lima, 5º Visconde de Vila Nova de Cerveira e m.er Brites de Alcaçova Carneiro.
Daqui para a frente, já pode ver aqui no GP.
Como foi dito acima, segundo este autor, os Brito e os Vale têm um tronco comum.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: Conde dos Arcos
Caro Vasco Jácome,
desculpe o meu demasiado atraso para agradecer o seu "auxílio genealógico".
Muito obrigado,
RAFAEL HENRIQUES
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 janv. 2025, 15:23