Técnica de pesquisa descendente

This topic is classified in rooms: Formação

Técnica de pesquisa descendente

#142399 | RA | 30 janv. 2007 20:45

Solicito sugestões de como proceder a uma pesquisa descendente, isto é, da descendência de um casal. A pesquisa de ascendentes (costados) é fácil; basta ir-se tirando certidões sucessivas: de nascimento de X, do casamento dos pais de X, de nascimento dos pais de X e assim por diante. E a descendente?

Desejo achar meus primos de segundo grau em Portugal. Publiquei um pequeno anúncio no Jornal de Notícias, do Porto, e não funcionou, ninguém respondeu. Meus bisavós portugueses chamavam-se Antonio da Silva e Victoria Fernandes da Encarnação. Moravam em Lobão, Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro. Tanta gente emigrou de lá que em Lobão há até um monumento ao emigrante. Meu avô Jacintho da Silva foi um deles.

Como posso descobrir os assentos de nascimento dos filhos de Antonio e Victoria? Em Portugal, os nascimentos dos filhos de um casamento são averbados na respectiva certidão?

Muito agradeceria qualquer sugestão sobre técnicas de fazer esse tipo de pesquisa, descendente.

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142437 | cverde | 31 janv. 2007 00:29 | In reply to: #142399

Não é fácil fazer esse tipo de pesquisa "descendente" como diz. Caso saiba os nomes dos filhos do casal sugiro que entre em contacto com o Arquivo Distrital de Aveiro sito na:
Rua Dr. Alberto Souto
Bonsucesso
Aradas
3800-417 Aveiro
e solicite que seja efectuada uma pesquisa dos respectivos assentos de baptismo.

Lobão é uma freguesia do concelho de Santa Maria da Feira pelo que também poderá ser uma hipótese tentar o contacto com a respectiva Junta de Freguesia sita na Rua de Santiago 4535 Lobão com o tlf256915350. Quem sabe lhe dão alguma indicação de eventuais descendentes dos seus bisavós.

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142459 | RA | 31 janv. 2007 08:46 | In reply to: #142437

Prezado CVerde,

Muito obrigado pelas sugestões, que vou seguir.

Raul Andrade

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142479 | Marcondes | 31 janv. 2007 12:11 | In reply to: #142399

Você já tentou encontrar os inventários destes seus bisavós? Através deles você poderia saber quem eram os filhos do casal e assim por diante...

Mas você também pode saber estes dados através dos assentos de batismos e casamentos. Pelos microfilmes dos mórmons você consegue estes dados até o primeiro quartel do sec. XX mais ou menos.

Boa sorte!

Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142488 | RA | 31 janv. 2007 13:24 | In reply to: #142479

Prezado Marcondes,

Excelentes sugestões! Confesso que não havia pensado nelas. Meus avós viveram e, acho, morreram em Lobão, Santa Maria da Feira. O inventário estaria talvez na Conservatória deste Concelho?

Quanto aos registros dos mórmons, você por acaso saberia onde, na Internet, se encontraria o caminho para chegar a eles?

Obrigado pelas informações,

Raul Andrade

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142492 | cverde | 31 janv. 2007 13:44 | In reply to: #142488

http://wwwpontofamilysearchpontoorg/

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142493 | silvestre | 31 janv. 2007 13:53 | In reply to: #142488

Caro Raul
Para encontrar a descendência dos meus trisavós, comecei por procurar os registos de todos os filhos, nascidos entre o final do sec xix e início do XX. Depois parti para busca na vila natal, junto das pessoas mais velhas. Além disso, como fui publicando os dados aqui no Genea, surgiram e vão surgindo a pouco e pouco os descendentes dos meus tios-bisavós que andavam a fazer pesquisas por aqui...
Vera

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142508 | Marcondes | 31 janv. 2007 17:37 | In reply to: #142488

Prezado Raul,

Em relação às Conservatórias creio que um confrade português saberá melhor lhe responder.

Em relação aos microfilmes você tem que, primeiro, entrar no site dos mórmons (procure por familysearch no google) e procurar, no local adequado, pela localidade Lobão, Santa Maria da Feira. Se existir, anotar os números do microfilmes referentes às datas que necesssita. Pode também fazer tudo isto na própria igreja mórmon

Munido dos números dos microfilmes diriga-se a uma igreja mórmon e procure o CHF (Centro de História da Família) e faça a requisição dos microfilmes.

Quando estes microfilmes chegarem você terá dois meses para pesquisar, no CHF.

Boa sorte,

Washington

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142559 | RA | 31 janv. 2007 23:38 | In reply to: #142508

Qualquer igreja mórmon? Até no Rio de Janeiro? Vi que há uma na Barra da Tijuca, perto de minha morada. Já anotei os números dos microfilmes. Eles têm cópias dos microfilmes em todas as igrejas ou mandam vir de Salt Lake City?

Reply

Direct link:

RE: Técnica de pesquisa descendente

#142568 | restrela | 01 févr. 2007 01:00 | In reply to: #142559

Eles mandam vir de Salt Lake, na maioria das vezes. Há que esperar uns 60 dias.
Estou com dificuldade para achar inventários do início do século XX e final do XIX no Rio de Janeiro. Sei que quando não estão disponíveis no Arquivo Nacional a melhor maneira seria tentar achá-los nos arquivos do judiciário. Mas o problema é que a consulta lá é por numero de processo, e não por nome. No caso, é preciso saber a comarca e procurar nos livros-tombo....
Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 13:19

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen