Sousas , Sousas Pires, Coelhos e Fernandes(Loulé)

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Sousas , Sousas Pires, Coelhos e Fernandes(Loulé)

#142776 | JoãoGaspar | 02 févr. 2007 20:24

Caros Confrades,

Procuro informações sobre algumas familias de Loulé.

saber:

Maria das Candeias,(1854b) cc Sebastião da Costa
Filha de:

Manuel Fernandes e de sua mulher Maria das Candeias.

Neta Paterna de :

António Fernandes e de sua mulher Francisca dos Santos (...)

Neta Materna de:

Manuel Coelho e de sua mulher Maria de Sousa.

Padrinhos:
Manuel de Sousa e sua mulher Inacia de Sousa Pires, seus tios.




... ... ... ...

O casal Maria das Candeias e Sebastião da Costa . têm uma filha pelo menos de seu nome: Maria das Candeias ( a terceira de seu nome) que casa com Manuel Miguel da Costa. e têm 3 filhas, só uma sobrevive à gripe espanhola.
Elisa das Candeias (da Costa) ,(1904 são Clemente, Loule) , Julga ter ficado orfã, pois sua mãe e irmãs morrem e o pai estava em França na 1ª Grande Guerra Mundial.
Vai primeiro para casa de uma tia paterna, Gertrudes Guedelha, (Albufeira), e mais tarde vai para Vila de ALhos Vedros onde casa com Joaquim de Sousa.Deixando vasta descendencia.

Procuro ajuda na pesquiza dos seus antepassados de Loulé acima referidos.


Sinceros Cumprimentos,

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Sousas , Sousas Pires, Coelhos e Fernandes(Loulé)

#142828 | Jpteixeira | 03 févr. 2007 13:10 | In reply to: #142776

Caro João Gaspar:

Li com atenção a sua mensagem. Também tenho interesse nalguns nomes mencionados, em particular, Manuel de Sousa e Inácia de Sousa Pires. Por acaso, no registo de baptismo de Maria das Candeias consta algum outro dado, designadamente, a naturalidade dos pais ou avós ou mesmo dos padrinhos? Já agora, a data que menciona (1854b), é o do baptismo de Maria das Candeias?

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Sousas , Sousas Pires, Coelhos e Fernandes(Loulé)

#142935 | JoãoGaspar | 04 févr. 2007 16:45 | In reply to: #142828

Caro Senhor Julio Sousa,


Reconhece o Casal Manuel de Sousa e sua mulher Inacia de Sousa Pires?
Do baptismo de Maria das Candeias(II) que foi baptizada em 1954, tendo nascido porvalvelmente em 53,

No acento de baptismo, diz o seguinte:

MARIA - filha legitima de Manuel Fernandes e de sua mulher Maria das Candeias I do Sitio do Monte Tafrega(?). Neta paterna de António Fernandes e de sua mulher Francisca dos Santos do Serro dos Coreitos(?) , ( os nomes realmente como não so reconheço a a fotocópia não tem a melhor qualidade , não tenho a certeza que sejam mesmo estes) , e Materna de Manuel Coelho e de sua mulher Maria de Sousa do sitio do (A...o?), todos desta mesma freguesia. (Julgo que Querença), Nasceu em 19 de Dezembro de 1853, e foi por mim solemente batizada, e lhe pus os Santos Oleos...(etc); no dia 2 de Janeiro de 1854. Primeiro matrimonio de ambos os pais... ; Foram Padrinhos, Manuel de Sousa e sua mulher Inacia de Sousa Pires,seus tios, do Sitio da Boicial...(?), desta mesma freguesia...

O Prior João da Costa M.

Como so tenho esta certidão, falta me muitos dados, sobre os seus ascendentes.

Agradeço desde ja o seu interesse. Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Sousas , Sousas Pires, Coelhos e Fernandes(Loulé)

#143404 | Jpteixeira | 08 févr. 2007 23:01 | In reply to: #142935

Caro João Gaspar:

O casal Manuel de Sousa e sua mulher Inácia de Sousa Pires é do sítio da Boicinha, freguesia de Querença. Não tenho a data deste casamento mas não será difícil encontrá-lo, atendendo a que os paroquiais desta freguesia (casamentos), a partir de1831, encontram-se no ADFaro.
Quanto ao topónimo Serro dos Coreitos. Provavelmente será Serro dos Corcitos e o A....o, poderá ser Arneiro.
Do topónimo Monte Trafega é que não faço a mínima ideia.
Quando eu tiver oportunidade de consultar os paroquiais de Querença, informá-lo-ei sobre o que, entretanto, tiver recolhido.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Sousas , Sousas Pires, Coelhos e Fernandes(Loulé)

#143406 | Jpteixeira | 08 févr. 2007 23:04 | In reply to: #143404

emenda:

"...Quanto ao topónimo Serro dos Coreitos, provavelmente será Serro dos Corcitos..."

Assim é que está certo.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Sousas , Sousas Pires, Coelhos e Fernandes(Loulé)

#143414 | JoãoGaspar | 09 févr. 2007 00:27 | In reply to: #143404

Caro Senhor julio de Sousa,

Agradeço o seu interesse sobre estes Sousas , Coelhos e Fernandes de Loulé ( Querença).
Muito Obrigado por me facultar os nomes correctos dos Sitios e Serros da origem destes meus parentes.
Senão for abusar da sua amabilidade, gostaria de saber se o Senhor quando for ao AD de Faro e encontrar o Casamento de Manuel de Sousa e de sua mulher Inacia de Sousa Pires, podera tambem procurar o dos pais de Maria das Candeias I e a dos seus avós?
Desde ja lhe agradeço.

Sinceros Cumprimentos
João Paulo de Sousa da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

sousa/carreiro

#143620 | jm25100 | 11 févr. 2007 04:19 | In reply to: #142828

caro amigo joao gaspar.
eu jose maria estou a procura da certidao de nascimento domeu avo que nasceu na ilha da madeira portugal.
os irmaos jose de sousa ,manoel de sousa e domingos de sousa foram para o brasil juntamente com seus pais manuel de sousa e mae maria de jesus entre 1895 a 1902 parada porto de santos sao paulo. o meu avo chama jose de sousa nascido em 20.01.1895. pois estou a 4 anos tendendo localizar a certidao por isso peco ajuda se voce tem como posso proceder para localizar a certidao.no brasil os nomes registrado e sousa carreiro em portugal penso que seja so sousa.agradeco pela qualquer informacao .abrigada jose maria / new york

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juin 2024, 08:46

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen