Familiares do Santo Ofício

This topic is classified in rooms: Cargos

Familiares do Santo Ofício

#14298 | JPL | 15 déc. 2001 14:32

Caros Amigos,

Tive conhecimento recentemente que é possível, através dos registos dos familiares do Sto. Ofício, ter acesso a informações que não é possível aceder pelos arquivos, ou por ausência de registos ou pelo mau estado de coservação dos mesmos. Alguém me poderá dizer onde me poderei dirigir para consultar estes dados?

Cumprimentos e votos de um Santo Natal,

Zé Pedro Leão

Reply

Direct link:

RE: Familiares do Santo Ofício

#14304 | rafael mião | 15 déc. 2001 16:45 | In reply to: #14298

Meru Caro Zé Pedro Leão
Sempre tive grande predilecção pelos processos do Santo Ofício,pois foi através deles que descobri muitos dos meus antepassados pelas testemunhas dos mesmos,alguns meus familiares.Os Proc. do Santo Ofício,são imprescindíveis para apreciarmos o estatuto social dos habilitandos,famílias e testemunhas e o quotidiano daquela gente.São até divertidos pelos flagrantes da vida real que apresentam,por ex:de uns meus ant. que iam de liteira com....,de outros que se envolveram em grossa pancadaria,quando assistiam a um entremez(lembre-se do filme-Cirano de Bergerac,é isso mesmo,porque é da mesma época,no Alentejo,na minha região diriam: deram muita.....(as porras eram armas ofensivas muito usadas e até há uma família deste apelido),nos proc.aparecem minúcias acerca da escolaridade de muitos,mestres e vivências do tempo,usos e costumes,casos de uma simplicidade e simpatia que nos agradam".....comia pêras,quando passava pela.....;levava os porcos que meu pai engordava para.....,conheço o habilitando ^`a lei da nobreza...tem lavoira grossa e farta...os seus cabedais importam em .... cruzados,etc,etc.Também havia os maldizentes e verdade ou não,o labéu de"cristão novos"eram um problema bicudo,mas,sei lá,talvez,(utilizando linguagem corrente)com umas boas luvas e um cheque chorudo resolviam o problema.Que me perdoem os meus avós se o fizeram,eu falar nisto.
Assim,sou de opinião que vai usar uma doc. útil e agradável.
Um Bom Natal.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familiares do Santo Ofício

#14312 | Ortigão | 15 déc. 2001 18:15 | In reply to: #14298

Caro Zé Pedro Leão

Diriga-se á Torre do Tombo, e informe-se na sala de referência. Estão lá os índices, e os processos são faceis de consultar, se bem que alguns já estão muito estragadinhos.

cumprimentos
rodrigo ortigao oliveira

Reply

Direct link:

RE: Familiares do Santo Ofício

#14325 | rafael mião | 15 déc. 2001 22:33 | In reply to: #14304

Caro José Pedro Leão
Por vezes,esqueço-me de rever as mensagens escritas,"ao correr da pena",e daí as escorregadelas:
"....o labéu de "cristãos novos"era um problema ...."e não como escrevi na mensagem anterior.E outros atropelos.E a pecha de "pessoalizar"demasiado,por vezes,as informações.
Não leve a mal,pois não foi por desconsideração ou presunção.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familiares do Santo Ofício

#14347 | alentejo | 16 déc. 2001 13:41 | In reply to: #14298

Caro Zé Pedro,


Existem vários "núcleos". Na sala dos índices estão as Habilitações propriamente ditas e as Incompletas, em verbetes. Deves ainda pedir outro fundo - Novas Habilitações no Santo Ofício - "descobertas" há 3 ou 4 anos e que contém partes de processos e outras inéditas. O índice foi organizado pela Dr. Maria do Carmo Dias Farinha e ainda não está disponível, segundo creio. Em tempos vi-as todas, fui pedindo caixas e descobrir o que me interessava.

Abraço

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Familiares do Santo Ofício

#14349 | rafael mião | 16 déc. 2001 14:35 | In reply to: #14347

Caro Nuno Borrego
Acabo de ver esta sua mensagem dirigida a Ze´Pedro,mas que acho grande valia,também para mim,que procuro a hab. de uma avó minha para casar com um meu avõ e por mais voltas que tenha dado não tenho conseguido localizar o resp.ºproc.º.Por isso, agradeço-lhe muito que me indicasse a forma usual para conseguir aceder às caixas que refere e,também,às novas Hab. do Santo Ofício.
bdodegusmao@mail.telepac.pt
Um grande abraço e Um Bom Natal.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familiares do Santo Ofício

#14358 | alentejo | 16 déc. 2001 16:38 | In reply to: #14349

Meu Caro Rafael,

O pedido deve ser feito assim: Novas Habilitações no Santo Ofício, Caixa ... São erro são cerca de 50. Na altura tirei aquilo que me interessava, distrito de Portalegre, Olivença, Vila Viçosa, Estremoz, Borba e pouco mais.
Sei que o António de Sousa Lara viu-as uma por uma e retirou bastantes elementos sobre o Baixo Alentejo.

Os seus Carvalhos ainda não estão esquecidos, após meados de Janeiro vou responder convenientemente sobre esses seus parentes.

Um forte abraço e desejos de um Santo NAtal,


Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Familiares do Santo Ofício

#14415 | fsb | 18 déc. 2001 12:12 | In reply to: #14298

Caro José Pedro

Não sei se conhece a obra «O distrito de Aveiro nas habilitações do Santo Ofício» da autoria de Jorge Hugo Pires de Lima que, enquanto conservador do A.N.T.T., coligiu notas de todos os naturais do distrito de Aveiro com habilitações para FSO, e dos que não eram de Aveiro, mas tinham pais ou avós naturais daquele distrito. Está isso publicado na Revista do Arquivo do Distrito de Aveiro e também em separata. Ali vêm mencionados os seus nomes, naturalidade e ascendência, pelo menos até aos avós. Indica igualmente o n.º do respectivo processo existente na Torre do Tombo.
Tenho fotocópias de todas as notas dos FSO da letra D a Z (nomes próprios). Se lhe interessar saber algo que caiba nas notas que tenho, estou ao dispôr.

Quanto ao CD do Dicionário das Famílias Brasileiras, de que lhe falei quando almoçámos em Novembro, está também ao seu dispôr.

Um abraço
Francisco Serpa Brandão
serpabrandao@iol.pt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 mai 2024, 15:59

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen