Ajuda para o Brasil

This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil

Ajuda para o Brasil

#144053 | fertelde | 14 févr. 2007 17:45

Estou buscando ajuda para:
Manuel Joaquim de Vera Cruz Almeida, Coronel de Ordenanças, natural da Bahia de Todos os Santos, S. Salvador, nasceu a 22 de Setembro de 1770.

Grato,
Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para o Brasil

#144176 | Lages | 15 févr. 2007 11:33 | In reply to: #144053

Cara Fertelde: Faço pesquisas de minha árvore genealógica, tanto no Brasil como em Portugal (pelos mórmons) e não existem registos de batismos, casamentos, etc. anteriores a 1850, pois não eram obrigatórios e só as pessoas que são membros de famílias importantes é que têm como pesquisar, uma vez que isso vem sendo feito ao longo dos séculos por familiares que tiveram esse interesse. Quem quiser começar agora a pesquisar seus antepassados brasileiros, não conseguirá nada anterior à 2a. metade do século XIX, ok ? Antonio Lages.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para o Brasil

#144201 | fertelde | 15 févr. 2007 15:26 | In reply to: #144176

Caro Antonio Lages:
Duas a quatro questôes, primeiro, como conhecer quem sâo familias importantes??, e como nâo vai a ser familia importante um Coronel em 1770??
Segunda questâo, tanto em Portugal e no Brasil da època, que fazia parte de Portugal, como que nâo eram obrigatorios os registos??
Terceira , se os mormons nâo tem os registos, Voçê, afirma que è porque estes nâo existem??
Quarta questâo, vejo em diversos tópicos gente buscando ou informando de registos até anteriores ao que busco...
De qualquer maneira obrigado pela sua tentativa de ajuda. Vou ter em conta essa.
Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para o Brasil

#145303 | Lages | 24 févr. 2007 18:07 | In reply to: #144201

Caro Fernando : Sou português, do Porto, mas moro no Brasil há 53 anos e há 30 faço pesquisa de minha árvore genealógica. O que se consideram famílias famosas, pelo menos aqui no Nordeste, são por exemplo Cavalcanti, Albuquerque, Mendonça, que têm livros escritos sobre elas. Você pode saber quais são procurando no Google por genealogia brasileira ou genealogia baiana (no seu caso) e saberá quais são as que possuem registos. Por outro lado, no Brasil e, principalmente no Nordeste, havia o chamado Coronel, que era um grande senhor de terras, geralmente para a produção de açúcar e não tinha nada com a vida militar, era somente um título que a população, em tom de respeito, dava-lhes. Quanto aos registos de batismos, óbitos e outros, foi a partir do Concílio Tridentino, aí por volta de 1583, que começaram a ser obrigatórios em Portugal, mas no Brasil nunca o foram, de maneira que, como eu disse, os anteriores a 1850 são raríssimos, quase inexistentes. Só a partir da proclamação da república, em 1889, é que começaram os registos civis, estes sim, obrigatórios. Por outro lado, os Mórmons microfilmaram quase todo o país e, se por acaso esses registos existirem, você poderá encontrá-los no site www.familysearch.com , no setor de Library e digitar a cidade que você quer e embaixo o nome do país, no caso o Brasil. Você diz que há muitas pessoas procurando registos dessa época e de fato as há, até porque a religião mórmon obriga pesquisas até à quinta geração, agora encontrá-los ... eu pago para ver ! Um abraço. Antonio Lages

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para o Brasil

#145304 | Ricardo de Oliveira | 24 févr. 2007 18:40 | In reply to: #145303

Caro Fernando

O Brasil seguia a mesma sistemática eclesiástica que Portugal. Havia todos os registros de batismo, casamento, óbito, processos matrimoniais, etc.
O Brasil Colonial tem a mesmíssima sistemática documental que Portugal.
É claro que muitos livros antigos se desfizeram ou se extraviaram com o tempo. Tem que pesquisar para saber qual é a freguesia e a época. Também tem os registros no Arquivo Histórico Ultramarino e em várias outras fontes arquivísiticas

Abraço

Ricardo

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para o Brasil

#145314 | restrela | 24 févr. 2007 20:07 | In reply to: #145304

Caro Lages,

Não é verdade que informações anteriores a 1850 são raríssimas. Acho que estais a procurar em lugares errados. Mesmo entre os mórmons, há livros desde o XVII, inclusive os do Nordeste brasileiro. Cidades como Salvador, São Luís, Rio de Janeiro e São Paulo estão muito bem documentadas desde o XVI - quando não nos registros paroquiais, a partir de antigos genealogistas.

Estarei com livros da Bahia, que pedi aos Mormons, em breve. Darei uma olhada se encontro o nome que procuras.

Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda para o Brasil

#145315 | restrela | 24 févr. 2007 20:10 | In reply to: #145314

Desculpem, fiz confusão: tentarei encontrar o nome que Fernando procura.
Abraços,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151819 | fertelde | 09 avril 2007 16:39 | In reply to: #145314

Estimado Rodrigo:
Volto a colocar a questâo e saber se conseguio encontrar algo para:

Manuel Joaquim de Vera Cruz Almeida, Coronel de Ordenanças, natural da Bahia de Todos os Santos, S. Salvador, nasceu a 22 de Setembro de 1770.

Grato,
Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151827 | restrela | 09 avril 2007 17:54 | In reply to: #151819

Prezado Fernando,

Estou à espera de microfilmes dos mórmons. Como também tenho de procurar nomes neste período, vou ficar atento para esse nome.

Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151865 | fertelde | 09 avril 2007 23:27 | In reply to: #151827

Estimado Rodrigo:
Obrigado. Aqui estarei entâo esperando
Abraço
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151901 | restrela | 10 avril 2007 10:16 | In reply to: #151865

Prezado Fernando,

Você já teria procurado neste Genea por "Manuel Vera Cruz de Almeida"? São a mesma pessoa e há vários dados aqui mesmo neste sítio.

Abraços,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151912 | fertelde | 10 avril 2007 11:41 | In reply to: #151901

Estimado Rodrigo:
O meu problema nâo está em saber quem è Manuel da Vera Cruz e Almeida, meu 4º avô, mas para conhecer a ascendência deste, necessito de localizar na Bahia de Todos os Santos, onde nasceu a sua certidâo de nascimento ou pelo menos encontrar pistas para seguir buscando a 5ºs e 6ºs avós.-
De todos modos, agradeço a sua boa vontade.

Abraço,
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151914 | Samuel C O Castro | 10 avril 2007 12:20 | In reply to: #151827

Estimado Rodrigo,

Já que vais pesquisar os livros, creio de Salvador, BA, peço sua gentileza, se possível, anotar o que constar sobre os filhos e netos de JOAQUIM PEREIRA DE CASTRO, por volta de 1770 e 1810. Fico-lhe muito grato no que for possível conseguir. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151930 | restrela | 10 avril 2007 15:44 | In reply to: #151912

Prezado Fernando,
Agora está claro para mim.
O fato é que nos registros de batismo não constava, pelo menos nos que vi da Bahia deste período, o nome além dos pais. O que talvez seja possível é encontrar o registro de casamento dos pais -- se tiver sido em Salvador, é possível que estejam nos livros. Quando os filmes chegarem, dou-te notícias de qualquer maneira.
Abraço,
Rodrigo.

Reply

Direct link:

RE: Renovaçâo de Ajuda para o Brasil

#151969 | fertelde | 10 avril 2007 22:45 | In reply to: #151930

Estimado Rodrigo:
Obrigadissimo. Entâo aqui fico aguardando.
Se Manuel Joaquim da Vera Cruz e Almeida nasceu a 22 de Setembro de 1770 e se era filho primogénito, teremos o casamento dos pais, por volta de Outubro-Dezembro de 1769 (provávelmente)...
Como consta na base de datos do Genea o pai era António de Almeida Viana e a mâe D. Ana da Assunçâo.-

Abraço,
Fernando

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 19:17

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen