Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caros confrades,
Procuro informação sobre os seguintes indivíduos:
- Genoveva Maria Cabral, natural de Arcozelo - Gouveia, filha de João Cabral e Catarina Domingues, neta paterna de Francisco de Almeida e Mariana Cabral. Casou a 17.01.1779 - Arcozelo - Gouveia, com Jerónimo Mendes, filho de António Mendes e Maria Coelho.
Bem, o assento de matrimónio do referido João Cabral, viúvo de Luísa Rosa, esta última da Nespereira (filha de Francisco Antunes e Maria Cabral) com Catarina Domingues refere a naturalidade do mesmo como algo do género:
Lugar de Pinheiro, freguesia de S. João (dos Casais?!!!), Viseu
(Já agora, atrevo-me a solicitar a um confrade que conheça a zona de Viseu um possível esclarecimento sobre que lugar seria este...)
Também da zona de Gouveia (Arcozelo), tenho ainda referenciados os seguintes indivíduos a propósito dos quais agradeço qualquer informação:
- Maria de Figueiredo, natural de Arcozelo - Gouveia, filha de José Mendes Vaz e Maria de Figueiredo, que casou no mesmo lugar a 13.10.1782, com João Gonçalves, filho de João Gonçalves e Teresa de Figueiredo.
Em relação à naturalidade desta última decifrei qualquer coisa como:
T..gos (ou T...jos) - Rãs - Viseu. De que localidade se tratará?
Antecipadamente grato por qualquer dica.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luís Projecto Calhau:
Conhece os artigos de Luís Pedrosod e Lima Cabral de Oliveira, intitulados «Os Ribeiro Cabral e as suas ligações» e publicados na revista «Raízes & Memórias» n.ºs 16, 17 e 18?
Vêm lá tratados Cabrais do concelho de Gouveia, que, quanto mais não seja indirectamente, poderão responder às suas dúvidas.
Cumprimentos,
José Caldeira
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro José Caldeira,
Fico-lhe bastante grato pela sugestão.
Não tenho conhecimento dos artigos que referiu, mas na sequência desta sua preciosa ajuda irei consultar brevemente.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Tem Figueiredos em Aracati -CE vindos de Conselho de Cinfaes Distrito de Viseu Norte de Portugal/ Se te ajudar procure por Historiador Raimundo Girão.
Em tempo tambem estou procurando mais sobre os ancestrais Rodrigues da Silva Figueiredo. Espero que ajude.
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro(a) Hannaporto,
Grato pela sua resposta que registarei nos meus apontamentos.
Em todo o caso, como calculo que resida no Brasil, talvez não saiba que existem inúmeras ramificações do tronco comum (ou dos vários troncos?! - talvez ainda exista matéria para discussão sobre tal) de Figueiredos na zona de Viseu, Guarda e zonas limítrofes, no entanto com tentáculos por todo o território português e, por conseguinte dada a tradição emigratória deste povo, nos vários cantos da esfera terrestre.
De qualquer forma, como este espaço é previligiado pela partilha de informação e como existem experts desta arte na zona de Viseu, existe sempre a esperança de que alguém tenha tropeçado nos nomes que aqui divulgamos. Logicamente que as probabilidades de alguém poder ajudar aumentarão se aqui colocarmos dados concretos (nomes, datas, locais, outras informações complementares,...).
Como vi o tópico que lançou a propósito dos seus ancestrais também de apelido Figueiredo, aproveito para lhe desejar boa sorte na busca das suas origens. Sugiro, contudo, que tente ser mais específico(a) no que respeita a datas, locais (referiu Cinfães como o concelho de onde eram naturais os seus ancestrais mas saberá que deste concelho fazem parte várias freguesias?). E por que não assinar - facilitará o trato quando a si nos dirigimos...
Na esperança de ter ajudado!
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Rectifico:
PRIVILEGIADO e não previligiado (como por lapso escrevi no post anterior...!)
LPC
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luís,
Há quantas luas já não trocamos cromos! Como vão as suas pesquisas? Pelos vistos, de vento em popa.
As minhas bisbilhotices do passado estão paradinhas como a defesa do PSV frente ao Liverpool ...
Há uma Rãs, entre Sátão e Aguiar da Beira, e próximo duma localidade chamada Coja, que não parece nada com T...gos ou T...jos, que deve ser "Tojos", um arbusto espinhoso muito comum nas nossas zonas florestais, e que pode ter dado nome a um lugar.
É o que encontro de Rãs no Distrito de Viseu, fora as que coaxam no Pavia na Primavera.
Há outra 'Rans', com outra grafia mas que quer dizer o mesmo, mas é Concelho de Penafiel, Distrito do Porto.
Bom sucesso e cumprimentos. Victor Ferreira
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Victor,
Tem toda a razão, já não trocamos bonecos há pelo menos uns eclipses lunares!
Nós por cá (sem postes no meio da via ou estradas que acabam em precipício…) sempre vamos fazendo os possíveis por montar uns puzzles com umas peças que aparecem aqui ou ali!
Ainda por falar em luas posso testemunhar que, na hora em que lhe dirijo estas palavritas, está um luar digno de uma noite de Verão - pelo menos para estas bandas... ou será já o dia a acordar!!! Aproveitando uma noite mal dormida ou mal acordada (esta sanguessuga das insónias felizmente ainda só me incomoda uma vez de 2 em 2 anos) resolvi passear-me por este magnífico fórum, que nada deve a esses Almadas, Algarves, Gaias, etc, etc. (bem, se assim não for os anfitriões que refutem esta minha arrojada afirmação!)
Na verdade, ainda me palpitou que a dita cuja fosse natural dessa “arrã”, mas como aquela primeira alusão nada me dizia fechei-me na minha ignorância à mercê da ajuda de um expert – que em boa hora chegou!
A propósito da sua gente do concelho de Estremoz, e promessas à parte, conto encetar ainda esta semana uma busca sem precedentes, com ou sem Cortes, no sentido de o surpreender com alguma ou outra novidade…
Já agora, não serão os ascendentes da sua Isabel de Jesus da freguesia do Canal, concelho de Estremoz? Embora tenha procurado, sem êxito (mas salvaguardando algum lapso da minha parte), o baptismo da referida na freguesia do Canal (bem como nas demais freguesias do concelho de Estremoz) sei que dali enxamearam alguns com tal apelido e nada me espantaria que por lá tivessem feito juras de amor um José Maria e uma Ana Cordeiro…
Na altura, por falta de tempo, não cheguei a procurar este casamento….mas na minha próxima deslocação ao Colégio dos Jesuítas levarei essa na manga!
Como diz o amigo Pedro França:
Aguarde-me aqui, tá?
Um abraço.
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Victor,
Infelizmente não consigo arranjar-lhe cromos novos!
Em tempos, num outro tópico, após ter procurado sem sucesso o assento de baptismo da sua Isabel de Jesus Cortes, que indicou como tendo nascido numa freguesia do concelho de Estremoz a 13.04.1895, recordo-me de o ter questionado em relação à possibilidade de existir algum equívoco num dos dados que referiu, e coloquei essa hipótese pela estranheza que me causou o facto de não ter conseguido resultados nas 15 freguesias do concelho de Estremoz (eram 16 mas na freguesia de S. Tiago só existiram baptismos até 1850), ou seja, simplesmente não dei com uma Isabel baptizada no intervalo de tempo compreendido entre a data de nascimento que referiu e 6 meses depois (até o final do ano em questão).
Bem, mas na altura por falta de tempo, e embora tivesse o nome dos pais não fiz a busca pelo casamento dos mesmos...!
Ontem e hoje (durante o período da manhã porque o ADE encerrou à tarde), lancei-me nesse desafio e percorri a pente fino, novamente, todas as freguesias do concelho de Estremoz (à excepção de S. Tiago pela razão que atrás referi) na busca do casamento dos pais, entre 1895 (que seria o suposto ano de nascimento da sua filha) e 1885 e.... nada, nadinha mesmo! Encontrei cerca de 3 ou 4 assentos apenas, que referiam um dos nubentes com o apelido Cortes.
Ainda tinha uma esperança de conseguir resultados nas freguesias da Nª Srª das Relíquias – Canal – sabendo que foi uma das zonas para onde esta família lançou um tentáculo ou S. Lourenço – de onde se fala que eram originários os “Cortes” … mas sem resultado!
Será que a dita Isabel nasceu no concelho de Borba, onde a família Cortes também deixou larga descendência? Uma outra pista poderá ser o apelido Cordeiro - que também foi, e continua a ser, usado por alguns indivíduos da zona de Borba. Sei também que as raízes de, pelo menos, um dos ramos de "Cordeiros" da zona de Borba caminham na direcção de Marvão - isto em finais do séc. XVIII.
Ainda assim, estou em contacto com um parente e amigo – António Filipe Rebola Rosado, que tem estudado cirurgicamente a zona de Borba, no pressuposto de que possamos colher alguns frutos…
Qualquer novidade logo lhe direi!
Um abraço,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
A onda
Meu caro Luís,
Fiquei como que meio afogado por esse tsunami de generosidade. Nem sei o que dizer ... melhor, escrever.
Então não escrevo. Já sabe como fico grato.
Salamaleques à parte, tenho que verificar o que se passa. De facto lembro-me da sua mensagem a alertar para uma provável incorrecção na data da avó Isabel, mas estas vidas que a gente leva ...
Vou estar a próxima semana toda em Viseu em trabalho. Não sei se terei algum pedaço para ir ao ADV mas se quiser alguma coisa de lá, por favor resuma-me aqui em tópicos e eu vejo se pesco qualquer coisa (... que tenha ficado pendurado nas árvores na volta da onda - nunca se sabe onde se encontra peixe!).
Cumprimentos. VF
Direct link:
RE: A onda
Caro Victor,
Se não se deixou arrastar pela onda, por favor veja lá se arranja por aí um raminho de uma árvore e se agarra bem, porque senão nunca mais o veremos!
Então é assim:
EUREKA!
Afinal, demos um tiro certeiro!
Parece que, Isabel de Jesus Cortes, sempre terá nascido no concelho de Borba. (curiosamente, só agora me apercebi que esta senhora, bisavó dos seus filhos, já se encontra na BD do Genea)
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=513234
Deverá ter nascido na Orada – Borba (conto confirmar tal suposição na próxima semana), pois na consulta de alguns apontamentos e em parceria com o amigo e nosso parente António Rosado (assim que me for possível enviar-lhe-ei mais elementos relativos a alguns ramos mais recuados que justificam este “nosso”) descortinámos que os pais da Isabel (José Maria Cortes e Joana da Conceição Cortes Cordeiro) fizeram juras de amor no ano de 1894 na Orada. O pai era natural de S. Bento de Ana Loura – Estremoz, e a mãe era natural da Orada – Borba.
Era neta paterna de José Bernardo Cortes (n.20.09.1822 – S. Lourenço de Mamporcão, c. 03.09.1851 – S. Bento de Ana Loura , f. 07.09.1825 – S. Lourenço de Mamporcão) e de Maria Inácia (n. S. Lourenço de Mamporcão), neta materna de Sebastião José Cordeiro (n. Stª Bárbara – Borba) e de Joana da Conceição Cortes (n. Stº. António dos Arcos – Estremoz).
O avô paterno, José Bernardo Cortes, era filho de Manuel Francisco Cortes (b. 23.03.1780 – Canal – Estremoz, c. 20.06.1814 – S. Lourenço de Mamporcão, f. 30.05.1830) e de Teresa Angélica Teles (n. 12.02.1795 – S. Lourenço de Mamporcão).
O referido José Bernardo Cortes terá casado pelo menos 3 vezes (não sei agora precisar se este foi o primeiro ou o segundo casamento, o terceiro foi a 26.01.1863 com Maria José dos Prazeres Rodrigues de Almeida, deste casamento descende o cavaleiro tauromáquico José Francisco Maldonado Cortes.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=486165
A referida Teresa Angélica Teles era filha de António Tomás dos Reis Teles (n. Avis-Matriz) e de Isabel Inácia (n. S. Lourenço de Mamporcão). Era ainda neta paterna de Tomás de Aquino Teles e de sua mulher Catarina Teresa Velez, que constam em:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=321007
Em relação à avó paterna, Maria Inácia, conto facultar-lhe estes dados logo que me for possível porque não os tenho agora à mão.
Em relação ao avô materno, Sebastião José Cordeiro, the same thing…
A sua avó materna, Joana da Conceição Cortes, era filha de Joaquim José Cortes (c. 16.01.1825 – Stº. António dos Arcos – Estremoz), este último era irmão do referido José Bernardo Cortes.
Dispomos de mais elementos sobre a ascendência desta gente, mas de momento teremos que procurar no meio de alguns apontamentos e confirmar datas e locais, e logo que tenha oportunidade aqui deixarei mais uns cromos para colar na caderneta.
Cumprimentos.
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Como diria o Vasco "Eu não tenho palavras ...
... Eu não tenho vinho!" Para comemorar! Abra-se já um Esporão ou qualquer coisa melhor!
E assim se dá um salto de cinco gerações.
Mas então o parente Rosado já tinha o trabalho feito! (ou era o Luís?) De qualquer forma transmita-lhe então os meus parabéns e os meus agradecimentos pela parte que lhe toca dessa pesquisa.
O que está na Base do Genea devem ter sido uns primos que lá puseram. Eu já conhecia, mas parava na avó Isabel.
Isto agora aqueceu: obriga-me a explorar melhor o filão Alentejo e como a dívida aumentou, compensar qualquer coisa em Viseu: olho por olho, dente por dente (oxalá as competições entre as pessoas pudessem ser todas a ver quem dava mais ...).
Mas o Luís (e já agora o parente Rosado, se for o caso) não listou nada para Viseu, e se tiver alguma coisa por favor não se esqueça. Ponha é neste tópico, que não vou estar contactável pela minha caixa de correio.
Mais uma vez um bem-haja! (expressão um pouco 'Gato Fedorento', mas não resisto a usá-la: é que é mesmo bem apanhada).
Victor Ferreira
Direct link:
RE: Como diria o Vasco "Eu não tenho palavras ...
Caro Victor,
Imagine o seguinte cenário: um cantor razoável, mas com vontade de cantar, junto com um bom cantor e com muita vontade de cantar, se o primeiro só mexer os lábios (e ainda por cima tiver jeito para o playback) e o segundo cantar o que sabe e não se enganar, a coisa até poderá soar bem... Mas, se o primeiro, com muita vontade mas com pouca experiência, vá cantarolando qualquer coisa e não desafine (mesmo que da “pimba”) e o segundo, com experiência e plena vocação, até já saiba fazer uns falsetes, bem então a coisa poderá resultar num show e tal…!
Agora imagine quem é quem…!
Na verdade, alguma dessa informação constava dos meus apontamentos e outra, a maior parte, constava dos apontamentos do amigo Rosado – que é um genealogista a rondar a excelência! Estamos, inclusivamente, a equacionar a hipótese de publicar algo sobre algumas famílias do concelho de Borba e arredores, mas isso dependerá de muita coisa…e devagar se vai ao longe!
Em relação ao meu “rol” terei que passar a limpo a 10ª página! Não se assuste que estou a brincar, como saberá não dou uma “mãozinha” a quem quer que seja com o sentido numa possível contrapartida, muito menos ao Victor pelo grande respeito que me merece - mas fique certo que não serei mal agradecido no sentido de recusar, brevemente, uma possível ajuda da sua parte.
Sabe, estou a pensar um dia destes dar uma saltada à TT para ver se consigo informações mais detalhadas e menos dúbias acerca desta gente (Figueiredos e Cabrais) que lancei no presente tópico e que, segundo parece, poderão saltar para o distrito de Viseu, mas só após essa fase, com os dados mais precisos, poderei solicitar a sua ajuda (sem qualquer compromisso, é claro) pois de outra forma seria como procurar uma agulha num palheiro!
Bem, mas em relação aos “Cortes” ainda há muito de ascendência, descendência e colaterais que terei possibilidade de lhe enviar logo que me for possível!
Cumprimentos e uma Feliz Páscoa!
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Interim
Caro Viso-rei,
Imaginei.
Vi boa iluminação, som de primeira, e arte em palco. Parabéns a ambos, e continuação de carreira de sucesso.
Pois então fica para quando tiver a 'listra'. Não quis deixar de o avisar desta semana porque não sei quando lá voltarei tão cedo.
Cumprimentos. VF
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Victor,
Como sabe, tenho andado às voltas com uns "cabrais" cuja naturalidade me faz alguma confusão, também pelo facto de ainda não ter esgotado as hipóteses de pesquisa, mas enfim...a seu tempo lá chegarei!
É neste sentido que recorro aos seus doutos ensinamentos, para lhe perguntar se encontra alguma lógica na seguinte associação:
"...Bem, o assento de matrimónio do referido João Cabral, viúvo de Luísa Rosa, esta última da Nespereira (filha de Francisco Antunes e Maria Cabral) com Catarina Domingues refere a naturalidade do mesmo como algo do género:
Lugar de Pinheiro, freguesia de S. João (dos Casais?!!!), Viseu..."
Não será esta suposta localidade, de Pinheiro, do concelho de Mangualde?
Faço esta "leviana" associação, e apenas a tomo como uma possível pista, porque encontrei no site do Município de Mangualde a seguinte informação:
" A Freguesia de São João da Fresta fica situada no extremo do Concelho (nascente), distando dezoito quilómetros da sede concelhia. É constituida pelas seguintes povoações: Avinhó, Casais, São João, Fresta e Pinheiro de Tavares."
Bem, sabendo que o dito lugar pertenceria, na data de 1752, a Viseu e que Mangualde se encontra relativamente perto de Gouveia (Arcozelo), não me espantaria se o dito dessa zona fosse natural. O que me diz o Victor?
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Victor,
Para completar a minha última intervenção (sendo que este outro elemento poderá, eventualmente, reforçar aquela minha suspeição sobre a naturalidade de João Cabral) adianto que esse tal João Cabral era barbeiro, tendo sido assistente em Vila Mendo-Santa Cecília-Abrunhosa. (Esta informação foi colhida num assento onde foi arrolado como testemunha).
Como se tratam de localidades (Vila Mendo e Abrunhosa-a-Velha) do termo de Mangualde (se não estou em erro)... não sei até que ponto não existirá algum fundamento nestas minhas simples equações teóricas!
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Eu apostava na Fresta (salvo seja)
Caro Luís,
Em 1752 não sei. Mas hoje, como já deve saber, há cinco paróquias (e não Freguesias civis) no Bispado de Viseu (que não corresponde ao Distrito, porque há Lamego) com orago S. João:
S. João da Fresta, Mangualde; S. João da Serra, Oliveira de Frades; S. João de Areias, Santa Comba Dão; S. João de Lourosa, Viseu; finalmente, S. João do Monte, em Tondela.
Sendo as outras mais distantes, eu começaria de facto pela Fresta.
Já lhe tinha posto a hipótese de esse Pinheiro ser quase no outro extremo do Concelho, na freguesia de Mangualde. Mas essa não tem padroeiro S. João, mas S. Julião (ou ‘Sanjião’ em grafia antiga).
Mas tudo aponta para o lado Oriental do Concelho, em que se encaixam Fresta, Pinheiro de Tavares, Abrunhosa e afins, para além do facto de que para esse lado é que estão mais concentrados os apelidos mais típicos desse meu querido Concelho, a saber, “Azurara, terra de Cabrais, Amarais, e outros que tais!”
Eu enveredava por aí: Fresta.
Para a semana volto a Viseu, mas não sei se com tempo para o ajudar.
Cumprimentos e bom Domingo. VF
Direct link:
RE: A onda
Caro Victor,
Ontem, nuns frenéticos 10 minutos, passei pelo ADE, fui direito aos paroquiais da Orada e encontrei o tal assento de baptismo da senhora - avó da sua esposa, Isabel de Jesus Cortes, do qual retirei os seguintes elementos:
(ADE, Registos Paroquiais, Baptismos, Orada - Borba, L.116, fl. 7 e 7vs, Assento n. 14)
17.04.1895
- Baptismo de Isabel, que nasceu a 13.04.1895, filha de José Maria Cortes, lavrador, baptizado na freguesia de S. Bento, e de Joana da Conceição, empregada no serviço doméstico, natural e baptizada na Orada, moradores no Monte da Marinella - freguesia de S. Domingos de Ana Loura.
A recém-baptizada nasceu na casa do avô materno, na Herdade de Matacões, desta freguesia. É neta paterna de José Bernardo Cortes e de Maria Inácia, neta materna de Sebastião José Cordeiro e de Joana da Conceição. Foi padrinho o avô materno e madrinha Isabel Inácia Cortes, tia paterna.
Na margem do respectivo assento encontra-se o seguinte averbamento:
Casou com Leandro José CapuchoFigueiredo, de 31 anos, natural de Vila Boim, filho de António Figueiredo e de Ana Vicência, na Repartição do Registo Civil de Borba, a 29.04.1922. Faleceu na freguesia da Orada em 09.11.1976.
Tal como combinado, brevemente enviar-lhe-ei mais elementos sobre esta gente...
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luis
Encontrei duas referências que talvez lhe possam interessar
Autor Falcão, Armando de Sacadura.
Título Cabrais da freguesia de Nabais, termo de Gouveia.
Publicação/Produção Viseu : Revista Beira Alta, 1970.
Descrição física 50 p.
Nota Sep. de: "Revista Beira Alta", 1970.
Autor Falcão, Armando de Sacadura.
Título Cabrais da freguesia de Nabais, termo de Gouveia : subsídios genealógicos.
Publicação/Produção Viseu : Revista Beira Alta, 1967.
Descrição física 258 p., 8 est.
Nota Sep. de: "Revista Beira Alta".
Cumpts,
Rui Cabral Correia
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Rui,
Fico-lhe bastante grato pela sugestão de leitura que apresentou.
Na verdade, tenho procurado, já há algum tempo, a consulta às referidas obras, mas não tem sido fácil... pelo menos para estas bandas.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luis
Não lhe posso prometer nada de concreto mas sei que existem na Bib UC e se as conseguir (porque também me interessam tentarei digitalizá-las e depois envio-lhas). As minhas pesquisas nos meus Cabrais (por opção) estão mesmo no início.
Eu nasci em Mangualde apesar de as minhas famílias virem doutros lados - os Cabrais da Guarda/Belmonte, os Silva uns da Guarda outros de Coimbra, os Correa da Ilha da Madeira, os Serrano da Ota, os Perianes e Dominguez de Huelva, etc
Em Mangualde tenho ainda família (primos): Alcantâras, Amarais, Correias.
Das suas bandas (alentejanas) apenas me tenho cruzado nas ascendências da minha esposa (Monforte e Elvas) que também têm Figueiredos, da zona em que se juntam os Distritos de Coimbra e Viseu.
Mas tenho saudades dessas terras e dessas gentes do Alentejo, onde tenho bons amigos e onde a vida parece ter um ritmo bem mais saudável. Talvez este ano aproveite as férias para voltar uns dias.
Cumpts,
Rui C Correia
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Rui,
Reitero os meus sinceros agradecimentos pela sua nobre atitude.
É, manifestamente, reconfortante saber que, num ponto que não se apresenta de todo acessível - pelos mais diversos motivos, há sempre um ou outro confrade que, fazendo uso da sua generosidade, se predispõe a ajudar.
É tal como diz, este Alentejo bem se pode orgulhar de ter boa gente, não desfazendo, claro está, no bom vinho - e acredite que assim é: uns dias mais quentinhos e a "moleza" apodera-se da gente com uma subtileza!
Mas, não sei se pelas minhas raízes mais profundas, sempre gostei de dar umas passeatas, quando tal se proporciona, pela zona entre Douro e Tejo.
Estes Cabrais e Figueiredos, que refiro no presente tópico, são ascendentes da minha esposa. Também conto, na minha ascendência, com um ramito de "Cabral", mas que sendo relativamente remoto (finais do séc. XVII, do termo de Gouveia) ainda não consegui aprofundar.
Bem, saiba que por estas bandas, dentro das minhas possibilidades, estarei ao seu dispor.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luis
Não há nada a agradecer. Levo isto como algo que me gratifica só pelo facto de ajudar.
E quanto ao vinho concordo consigo, mas o da zona em que nasci também não costuma ser nada mau.
Atendendo a que os artigos que lhe referi dizem termo de Gouveia provavelmente ligam-se aos seus ascendentes e não aos que o levaram a abrir o tópico, mas isso é irrelevante. Conto ainda esta semana passar na BUC e tentar fotocopiar os artigos.
Abraços,
Rui C Correia
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
caro amigos, estava a olhar vosso cordial dialogo e como o topico me chamou a atenção sobre os figueiredos e gouveias do entorno de vila cova do covelo, mangualde.
meus parentes:
Augusta de figueiredo 1931 - filha de Policarpo de Figueiredo 24/09/1903 e Albertina Henriques 11/09/1907.
Neta de Manoel Figueiredo"meleiro"1862 e Elisa Rodrigues Moreira 1870 //
Bisneta de Manoel de Figueiredo 1812 e Maria Gouveia de Lemos 1823
Trineta de Antonio de Figueiredo 1778 e Bernada de Pina-1780 e Jose Nunes Xavier-1795 e Rosa Gouveia de Lemos-1797
Tataraneta de Antonio de Figueiredo e Ana Gomes 1753 // Jose de Pina e Maria de São Paio
Gostaria de Avançar mais nessa linha dos Gouveia de lemos e Figueiredo, os Figueiredos de Vila Cova de Covelo e em torno de mangualde assim como os outros.
Se houver qualquer informação serei grato.
um abraço
Paulo Figueiredo Rio de Janeiro Brasil
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Boa noite
José de Pina (Cabral) é natural de Vila Cova. Faleceu em 20/04/1804. Filho de Caetano de Pina Cabral natural do lugar dos Casais da freguesia de Sam Joam da Fresta onde foi batizado em 27/10/1692 e de Leonor da Costa (Tavares) natural do lugar de Casal das Donas da freguesia de Castelo de Penalva, neto paterno de Francisco de Pina e Maria Cabral e materno de Miguel Tavares e Maria da Costa.
Sua esposa, Maria de São Paio, é filha de João Ferreira, das Antas, e de Maria de São Paio de Mangualde.
Suponho que sejam esses os seus.
Essa informação é a que tenho mais a mão. Devo ter mais sobre Bernarda de Pina e Antonio de Figueiredo.
Caso seja do seu interesse, posso rever as informações que tenho e postá-las nesse tópico.
Gostaria de saber o que é que você tem sobre Gouveia. Até aqui deparei com três indivíduos desse apelido em Vila Cova. Manoel de Gouveia como declarante do falecimento do padre Francisco de Gouveia, em 1701. Parece ter sido casado com Catarina de Almeida. Há também um Dr. José de Gouveia que é padrinho de Joaquim, filho de Manoel de Aguiar e Maria de Pina em 1804.
Com meus melhores cumprimentos,
Marcos L. Pina Gouvêa Crespo.
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Apenas esclarecendo que citei aqueles que só têm Gouveia como apelido pois minha busca é exatamente por aquele que é, possívelmente, o avô materno de José de Pina (de) Gouveia, de onde parecem descender todos os Pina Gouveia de Vila Cova, aos quais, pelas pesquisas, conheço quase todos (os do XVIII), e que é filho do José de Pina Cabral mencionado na mensagem anterior e de Maria de Almeida que não era sua esposa.
Obrigado,
Marcos.
Direct link:
RE: Como diria o Vasco "Eu não tenho palavras ...
Caro Sr. Calhau
Desculpe o meu arrojo mas ao ler que o seu parente Antonio Rosado 'e eximio genealogista, sem desfazer no confrade ja se ve, nao resisti a perguntar-lhe.
Tenho um ascendente, Jose Claudio Mendes Rosado casado com Isabel Caetana de Fonseca. Nao sei de onde 'e natural. Parece haver uma ligacao a Tavira, ou Algarve, ja' que um filho nasceu la' mas a ligacao pode ser pela mulher ou ocupacional. Sei que foi Capitao Mor e Administrador da Companhia Grao Para' e Maranhao em Cabo Verde 'a volta de 1769, ja' que varios filhos ai' casaram por essa 'epoca.
Filhos: Maria do Monte Fortunata da Fonseca Mendes Rosado (minha 5a. avo'), Gertrudes Maria do Carmo, Catarina, Joao Carlos, e Manuel Justino Claudio. Tenho mais dados dos descendentes mas dele e mulher 'e so'.
Sei que 'e muito vago mas ... talvez!? Ha' muitos Rosado no Alentejo e talvez por a filha se chamar Maria do Monte (!) da-me um palpite que sejam dai'.
Uma vez mais as minhas desculpas e muito agradecida se tiver alguma informacao.
Com os melhores cumprimentos.
Maria do Rosario
Direct link:
RE: Como diria o Vasco "Eu não tenho palavras ...
Cara Confrade Maria do Rosário,
Na verdade, os dados que apresenta são, como diz, muito vagos. Sem a referência a uma localidade ou a uma data concreta, embora a mesma se confine a um dado pressuposto sabendo que o seu ascendente foi administrador da referida Companhia.
Como sabe, na zona do Alentejo abundam Rosados, e creio que será apelido generalizado por todo o pais, com origens diferentes, dado ter proveniência, como sabemos, de alcunha.
Nos meus apontamentos tenho cerca de uma centena de "Rosados", mas nenhum que, à primeira vista, se relacione com os que referiu.
Em todo o caso, tentarei saber junto do meu parente António Rosado se o mesmo consegue avançar com alguma pista...
Certamente que já tentou esta via, mas e os assentos de baptismo dos filhos não referem a naturalidade dos pais?
Lamento não a poder ajudar, mas neste momento é só o que me apraz dizer.
Desejo-lhe boa sorte.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caros confrades,
Ainda sobre esta matéria disseram-me que havia 2 edições de um livro, que trata estas famílias, mas que ainda não tive oportunidade sequer de ver, ler ou consultar.
Provavelmente conhecem, mas como sou novata e amadora nestas coisas da genealogia, vou sempre aprendendo.
Aqui fica a indicação:
Título: Brás Garcia Mascarenhas : estudo de investigação histórica
por Vasconcelos, António de, 1860-1941
1932
e
Brás Garcia Mascarenhas : estudo de investigação histórica
por Vasconcelos, António de, 1860-1941; Martins, J. V. de Pina, 1920-
1996 - Fundação Calouste Gulbenkian
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura
Direct link:
RE: Como diria o Vasco "Eu não tenho palavras ...
Caro Sr. Calhau
Fico muito reconhecida por ter tentado. O unico documento 'e do casamento da Maria do Monte e so' diz que sao "do Reino"! At'e a ligacao a Tavira nao esta' documentada. Eu sabia que era atirar para o ar mas 'as vezes calha...
Uma vez mais muito obrigada.
Melhores cumprimentos.
Maria do Rosario
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luís
A Mariana Cabral aqui citada será a mesma Mariana Cabral mãe de Joana Maria Cabral Caladanascida em Arcozelo a 2.03.1751 ? Noto que no assento que possuo Joana não tem pai, e fiqui curioso com este Francisco de Almeida casado com Mariana Cabral. Poder-me-ia facultar mais dados relativos ao mesmo. Mas concretizando,estaremos a falar de Mariana Cabral filha de José Nunes Roiz e Cabral e de sua mulher Maria Roiz e calada de alcunha, casados a 20.jun.1714 em Arcozelo? Desde já agradeço as informações. Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Eduardo,
Agradeço o interesse manifestado sobre esta gente e sugiro-lhe uma olhada nas intervenções no tópico seguinte, onde divulgo todos os elementos de que disponho a propósito desta gente:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=168334
Caso disponha de informação adicional sobre esta gente, ficar-lhe-ei grato se entender compartilhá-la, visto que a minha disponibilidade para seguir o rasto desta gente é, neste momento, extremamente reduzida.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Bem... e queira desculpar a repetição de tanta "gente" de que só me apercebi quando o post já tinha seguido, mas é o resultado de fazer duas coisas em simultâneo...normalmente, pelo menos uma delas, sai asneira.
LMPC
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Eduardo,
Esqueci-me de referir que na introdução deste tópico aludi, por lapso, a uma "Mariana Cabral" quando pretendia aludir a uma "Maria Cabral", ou seja, Foi Maria Cabral mulher de Francisco de Almeida Barbas, ela de Arcozelo (e nada mais sei sobre a sua ascendência), e ele de Gouveia.
Em relação a este Francisco de Almeida Barbas apenas disponho de uma pista que me poderá ser útil para chegar à sua ascendência:
8.7.1747 - Gouveia - S. Pedro
- Casamento de Francisco de Almeida Barbas, barbeiro, com Josefa Rodrigues "Beja?!", naturais da vila e freguesia de S. Pedro. Ele, filho de Manuel Mendes, lavrador, natural da Lageosa, e de Teresa de Almeida, natural desta vila de Gouveia.
Terá este assento alguma coisa a ver com o dito Francisco?
Ainda aguardo que se faça luz...
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luis
Já tivemos um contacto acerca de parentes no Distrito de Portalegre.
Hoje ao navegar no Forum encontrei este tópico que me diz algo, mas não sei se será o Arcozelo de Gouveia ou do Arcozelo de Lamego. Talvez o Luís me possa elucidar.
Os meus tetravós da linha paternal são:
- Bernardo José de Figueiredo n+-1791, casado com Maria Antónia n+-1793 ambos de Arcozelo, pais de:
- Luís José de Figueiredo n+-1816 em Arcozelo, casado com Albina Roza da Piadade n.a 21/10/1816 em Penela da Beira, pais de:
- Entre outros, de Manuel de Jesus Figueiredo, Padre e mais tarde cónego??? Mestre de instrução primária em Penela.
Se por acaso tem alguma informação ficava-lhe muito agradecido.
Cumprimentos
J. Azevedo
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro João,
Os "Figueredo" que procuro correspondem a dois ramos, aparentemente distintos, pelo menos nas gerações ascendentes mais próximas, e que integram a ascendência da minha mulher.
Os indivíduos que representam, nesta fase, o fim de linha são:
- João Gonçalves Morte, n. Arcozelo (Gouveia), casou a 13.10.1882 em Arcozelo, com Maria de Figueiredo, n. Arcozelo.
Ele, filho de João Gonçalves, n. Arcozelo, e de Teresa de Figueredo, n. possivelmente Rãs-Satão-Viseu.
Ela, filha de José Mendes Vaz e de Maria de Figueiredo, ambos de Arcozelo.
Pelos vistos, haverá aqui uma linha de "Figueiredo" de Arcozelo e outra de Satão. Agora se eram dos mesmos, quem sabe?
Acredite que seria uma honra puder contribuir com alguma informação que lhe fosse útil, mas infelizmente já há algum tempo que não vou à TT e nem prespectivo, nos próximos tempos, uma deslocação à dita, como tal também estou à mercê de quem possa fornecer alguma pista.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Caro Luis
Muito obrigado pela pronta resposta.
Só em Abril estarei em Portugal e já estou programado para passar uns dias em Viseu e mais alguns em Lamego.
Vamos a ver o que a pesquisa me trás. De qualquer das Maneiras se vir qualquer referência a este nomes logo lhe digo qualquer coisa.
Cumprimentos
J. Azevedo
Direct link:
RE: Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
Bom dia,
Não sei se hà uma qualquer ligação com o João Cabral, barbeiro, ...
Tenho um Antonio Gouveia Cabral, barbeiro, nasceu por volta de 1650-1660 mas não sei onde !
- Casou com Margarida Gomes ( 1680? talvez em Vila do touro ) com quem teve pelo meno:
- Maria Gomes que casou em 1709 na Vila do Touro com Manuel Pina de Abreu da Sortelha
- Manuel de Gouveia Cabral ( barbeiro, ajudante do padre (1709)
Seguem mais 2 geraçoes de barbeiros !
M. Cabral
Direct link:
Cabral / Figueiredo - Gouveia (Arcozelo)
... afinal encontrei os meus "Gouveia Cabral" no F. Gayo ...
Se alguem conhece ou procura "gouveia cabral" na região de Castelo Branco no século XVI e XVII, podemos juntar as nossas forças.
M. Cabral
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 09 janv. 2025, 12:48