Família Morais da Mesquita (Ansiães)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Cargos

Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#151200 | Francisco Queiroz | 04 avril 2007 00:29

Procuro todo o tipo de dados sobre os Morais da Mesquita na região de Carrazeda de Ansiães no início do século XVIII, nomeadamente, dados sobre:
- Dr. Francisco Morais da Mesquita e Magalhães, de Marzagão (filho de António de Magalhães e Sousa e de Maria de Morais e Mesquita)
- António de Morais e sua mulher Catarina de Menezes
- Maria de Morais, neta de Catarina de Morais (do morgadio instituído nas Selores pelo Bispo do Porto, D. Gonçalo de Morais da Mesquita)
- Dr. António de Morais da Mesquita (não confundir com um homónimo que era irmão de D. Frei Gonçalo de Morais da Mesquita). Este Dr. António de Morais da Mesquita foi Capitão-mor de Ansiães e administrador da capela e morgado das Selores.
Obrigado.
Francisco Queiroz

Reply

Direct link:

RE: Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#151367 | vbriteiros | 04 avril 2007 23:53 | In reply to: #151200

Caro Confrade.
Julgo que o Dr António que cita, seria o 3º Morgado de Selores, Capitão Mor de Anciães, Juiz de Fora de Guimarães, Auditor Geral da Gente de Guerra da Provincia de Trás-os-Montes, que frequentou a UC pelos anos de 1635. Foi casada com D. Isabel natural de Vilarinho da Castanheira, filha de António de Castro da Mesquita e de sua mulher D. Leonor Pimentel, c.g. nos Morgados de Selores.
Cumprimentos.
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#151757 | Francisco Queiroz | 08 avril 2007 23:51 | In reply to: #151367

O Dr. António de Morais da Mesquita que está no meu apelo "leu" em 1715, por isso não pode ser o mesmo que refere. Contudo, foi Capitão-mor de Ansiães e administrador do morgadio das Selores. Talvez seja um descendente.
Muito obrigado.
Francisco Queiroz

Reply

Direct link:

RE: Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#252224 | analopes | 26 mars 2010 14:52 | In reply to: #151200

Também eu gostaria de saber mais informações sobre este ramo, seria óptimo que nesta altura já tivesse novidades,deixo-lhe aqui o que sei: o meu avó materno, João Diogo de Sousa Santos era filho do 2ª casamento de minha bisavó Maria Luísa Diogo de Sousa Pinto e Castro(por divergências com seu pai retirou os seus apelidos não os transmitindo à descendência) esta senhora era por sua vez neta materna de Leandro da Mesquita, sobrinho do último Morgado da Nossa Senhora da Encarnação das Selores, Casa do mesmo nome.Lembro-me bem que meu avô sempre referiu que o apelido de sua avó materna era Dá Mesquita.O meu avó foi o último da família a habitar a Casa até à morte da minha bisavó em, salvo erro, 1970.Se me puder ajudar com mais alguma informação ficaria muito grata.

Reply

Direct link:

RE: Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#252226 | Francisco Queiroz | 26 mars 2010 15:22 | In reply to: #252224

Caro confrade
O meu apelo prendia-se com um estudo que já foi concluído e publicado. Uma vez que não conto fazer um aprofundamento a essa questão, sugiro que leia o referido estudo. Chama-se "A Casa de Trlhariz" e pode encontrá-lo aqui: http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=1051
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#252228 | analopes | 26 mars 2010 15:53 | In reply to: #252226

Muito obrigada pela rápida resposta.Vou encomendar o livro.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#252259 | analopes | 26 mars 2010 23:36 | In reply to: #252228

Já encomendei o livro, entretanto li uma breve sinopse na internet e descobri uma coincidência muito engraçada, onde é referida a imagem de Nossa Senhora atribuída a Teixeira Lopes referem que a modelo das mãos seria Maria Lívia Múrias, irmã mais velha do meu avó materno ou a sua sogra, o interessante é que eu sou Teixeira Lopes, do mesmo ramo dos de S.Mamede de Ribatua pelo lado do meu pai. O Mundo é mesmo muito pequeno.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#252379 | rslguedes | 28 mars 2010 22:02 | In reply to: #252259

Cara Ana Lopes

Descendo de Morais Dá Mesquita e Meneses de Casa de Zedes/Morgado de Selores e também sou descendente dos Teixeira Lopes (escultores) de S. Mamede Riba Tua. Será possivel contactar-me para mariaraquelguedes@gmail.com.
Um abraço
Raquel Guedes

Reply

Direct link:

Família Morais da Mesquita (Ansiães)

#389502 | Thepims | 22 févr. 2018 23:12 | In reply to: #151200

Caro Francisco Queiroz, cara Ana Lopes,

Desculpe para o meu Português, que não e muito correcto. E também desculpe para uma intervenção muito tardia neste debate: não conhecia Geneall.net até o inicio de 2018, porque foi sô recentemente que voltei a um antigo interesse para a genealogia.
Se trata de minha família, os Morais da Mesquita Pimentel, morgados de Selores. As referencias em Gaio, para esta parte moderna do arvore genealógico, na edição de 1939 do Nobiliario de Familias de Portugal, e o t. 20, "Mesquitas", §3, n°6, p. 70 e adiante (desde a fundação do morgado até cerca de 1827). Mas a genealogia familiar e agora também em linha, num arvore que estabeleci recentemente em geni.com, com referencias para cada pessoa, ou quase. Não tenho respostas a todas as seus perguntas, mas sô parte delas:

1) Francisco Queiroz:
- “António de Morais e sua mulher Catarina de Menezes”: não conheço uma Catarina de Menezes em minha familia, mas tem no arvore uma Maria de Menezes Pinto Ferreira, que foi a mulher de Antonio [III] de Morais da Mesquita (1643-1692). Foi a única Menezes casada com um Antonio (os Antonios são numerosos). Assim a identificação parece segura.
https://www.geni.com/people/Antonio-III-de-Morais-da-Mesquita-morgado-de-Selores/6000000073360216184?through=6000000073360050890

- “Dr. António de Morais da Mesquita, Capitão-mor de Ansiães”: se trata de Antonio [IV], o filho mais velho do antecedente (1679-1743), porque « leu » em 1715 :
https://www.geni.com/people/Antonio-IV-de-Morais-da-Mesquita-morgado-de-Selores/6000000073360050890?through=6000000073360216184

2) Ana Lopes:
As suas informações sobre as últimas pessoas a habitar a casa de Selores são muito interessantes para mim.
Permita que sejam publicadas, em a noticia relevante do arvore?
Os últimos morgados de Selores foram Luiz Antonio [II] e D. Maria Raquel, herdeira do morgadio, por ser filha do primogénito da geração antecedente (e Luiz Manuel filho do segundo dos irmãos: eram primos direitos).
Infelizmente, não sei quem e Leandro da Mesquita: Luiz Antonio e Maria Raquel tiveram oito filhos, e, por agora, sô conheço os descendentes do filho mais velho, Carlos Augusto, meu bisavô, que foi morgado dos Possacos, mas não de Selores. Leandro deve ser filho de um dos irmãos mais novos, talvez o segundo, Antonio Carlos, se a casa de Selores foi transmitida por esta via.
A abolição dos morgadios teve lugar em 1863, e penso que Luiz Antonio, &/ou Maria Raquel, eram ainda vivos nessa época: foi provavelmente por esta razão que Carlos Augusto, o filho mais velho (nascido em 1831), nunca foi morgado de Selores. Mas foi morgado dos Possacos, em Valpaços, provavelmente porque herdou-o antes de 1863. Na herança de Selores, parece que a casa foi dividida em dois partes, porque, por a carta de lei, Carlos Augusto havia um direito sobre uma metade. Em 1928, a metade com a capela pertencia “por compra” ao pároco de Vinhais (v. a noticia sobre Carlos Augusto). Deve ser a metade herdada por meu bisavô, se a segunda (sem a capela, que era o coração do morgadio), foi transmitida a seus antepassados.
https://www.geni.com/people/Carlos-Augusto-de-Morais-da-Mesquita-Pimentel-morgado-dos-Possacos/6000000073357840610?from_flash=1&fsession_id=1519339269379&through=6000000073357840610

Gostaria muito de trocar mais informações com ela, e também com Raquel Guedes, do ramo de Zedes. Cumprimentos a todos.
Carlos Miguel Pimentel,
carlosmiguelpimentel@gmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juin 2024, 15:13

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen