São Bartolomeu, Bispado de Coimbra

This topic is classified in rooms: Regiões

São Bartolomeu, Bispado de Coimbra

#153002 | san1 | 19 avril 2007 20:45

Bom dia,
Ana Jorge da Fonseca (c1725) é dita natural da aldeia dos (ou das) « Dès » ou « Lès » ?, do Bispado de Coimbra, num outro assento é dita natural da freguesia de São Bartolomeu, Bispado de Coimbra.
Encontrei duas freguesias que poderiam coresponder :

- Freguesia de São Bartolomeu (Portugal > Beira > Coimbra > Coimbra)
- Freguesia de Quintas de São Bartolomeu (Portugal > Beira > Guarda > Sabugal) (sera que fazia parte do Bispado de Coimbra ?)

mas não vejo onde se situaria a dita aldeia (alias não consigo bem ler o seu nome). O mais logico seria a freguesia que se situa em Coimbra, mas é mesmo na cidade, não pode la ter uma aldeia (?)…
Alguém tem uma ideia ?
Cumprimentos,

Sandra Carvalho,
França

Reply

Direct link:

RE: São Bartolomeu, Bispado de Coimbra

#153011 | lapinha | 19 avril 2007 21:38 | In reply to: #153002

Cara Sandra

Creio,que seja Aldeia das Dez,freguesia de Oliveira do Hospital,distrito de Coimbra;esta freguesia tem como orago,o Apostolo S.Bartolomeu.

Cumprimentos
MªFernanda

Reply

Direct link:

RE: Ana Jorge da Fonseca, de Aldeia das Dez

#153025 | rmfrp | 19 avril 2007 22:22 | In reply to: #153002

Cara Sandra Carvalho:

Tal como já foi referido pela colega Mª Fernanda, a freguesia que procura é Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Está interessada em obter mais dados sobre a família de Ana Jorge da Fonseca? Aldeia das Dez situa-se numa região que tem sido estudada por vários participantes deste Fórum, incluindo eu próprio. É muito possível a possamos ajudar se nos der mais indicações, como por exemplo os nomes do marido e filhos de Ana Jorge da Fonseca e datas de baptismo e casamento, se tiver.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ana Jorge da Fonseca, de Aldeia das Dez

#153136 | san1 | 20 avril 2007 18:57 | In reply to: #153025

Bom dia

Obrigada pelas respostas.
Gostaria imenso de ajuda, mas talvez sera dificil…

Ana Jorge da Fonseca (c1700) casou com Lourenço Soares (de Quinta das Casas, Castelo de Penalva, Penalva do Castelo, Viseu), mas por enquanto não encontrei o assento de casamento. Normalmente, seus filhos nasceram em Quinta das Casas, uma das filhas (minha antepassada) até é dita natural de Lisboa (nuns assentos é de « Nossa Senhora dos Martires » num outro de « Bairro Alto »).
Também não encontrei o nascimento dos filhos deste casal, so tenho uns netos que nasceram no concelho de Castelo de Penalva (nascidos entre 1745 e 1766).
Estou a pesquisar nos microfilmes Mormons, mas o microfilme de Castelo de Penalva é muito escuro e muitos assentos são pouco lisiveis.
Obrigada pela proposta. Se encontrar mais informações, mandarei…
Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Reply

Direct link:

RE: Ana Jorge da Fonseca, de Aldeia das Dez

#153500 | rmfrp | 23 avril 2007 22:56 | In reply to: #153136

Cara Sandra Carvalho:

Muito obrigado pela sua resposta. Infelizmente não encontro por agora relação com as pessoas que refere, apesar de eu próprio descender de um Aleixo Jorge da Fonseca da freguesia de Meda de Mouros, bastante próxima de Aldeia das Dez.

Neste Fórum já existem diversos tópicos em que são referidas pessoas de Aldeia das Dez. Creio que o que contém mais informação será este (que tem um título incorrecto, Aldeia "dos" 10):
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=134683

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Bartolomeu, Bispado de Coimbra

#153546 | RCCORREIA | 24 avril 2007 10:03 | In reply to: #153002

Cara Sandra

S. Bartolomeu foi e ainda é freguesia da cidade de Coimbra, Bispado de Coimbra, situada bem no seu centro.

A outra que refere é do Bispado da Guarda.

Cumpts,
RCC

Reply

Direct link:

RE: São Bartolomeu, Bispado de Coimbra

#254951 | francesca | 20 mai 2010 02:08 | In reply to: #153011

Boa noite,

peço desculpa pela intromissão.

freguesia de Viella ou Miella no bispado de Coimbra

Alguém por ventura já se deparou com esta freguesia? Suponho que é uma freguesia extincta, pois não a consigo encontrar e a investigação que estou a fazer depende disto. Se não encontrar a freguesia a que corresponde actualmente este nome tenho de acabar com a investigação.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca Martins.

Reply

Direct link:

RE: Ana Jorge da Fonseca, de Aldeia das Dez

#254952 | francesca | 20 mai 2010 02:10 | In reply to: #153025

Boa noite,

peço desculpa pela intromissão.

freguesia de Viella ou Miella no bispado de Coimbra

Alguém por ventura já se deparou com esta freguesia? Suponho que é uma freguesia extincta, pois não a consigo encontrar e a investigação que estou a fazer depende disto. Se não encontrar a freguesia a que corresponde actualmente este nome tenho de acabar com a investigação.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca Martins.

Reply

Direct link:

RE: Ana Jorge da Fonseca, de Aldeia das Dez

#254962 | jomimota | 20 mai 2010 08:58 | In reply to: #254952

Cara Confrade,

Não será antes "Vilela"?
É que existe uma freguesia Torre de Vilela no concelho de Coimbra.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Ana Jorge da Fonseca, de Aldeia das Dez

#319442 | jmaleixo | 20 déc. 2012 17:23 | In reply to: #153500

Procuro ramo da familia "Fonseca Aleixo" com origem em Alvarelhos, Carregal do Sal e que foi feitor na aldeia de Percelada, freguesia de Covas. Caso interesse disponho de mais alguns dados.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 avril 2024, 18:56

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen