Casamentos de António Teixeira de Sousa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos

Casamentos de António Teixeira de Sousa

#153790 | TourigaNacional | 25 avril 2007 22:57

O último primeiro ministro da Monarquia Constitucional António Teixeira de Sousa foi casado duas vezes...
Quem sabe o nome das suas esposas?
Grato

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#153799 | GiseleCamacho | 26 avril 2007 01:05 | In reply to: #153790

Vc saberia o nome dos pais dele? Ou irmãos? Em que cidade ele nasceu?

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#153824 | TourigaNacional | 26 avril 2007 11:20 | In reply to: #153799

António Teixeira de Sousa foi o último primeiro ministro da Monarquia Constitucional quando do se deu a Revolução do 5 de Outubro de 1910.
Nasceu em Celeirós , concelho de Sabrosa, e casou sucessivamente com duas irmãs de Sanfins do Douro. Era os nomes dessas senhoras e se possível a data dos casamentos que eu procuro.
Muito agradecido

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#153853 | GiseleCamacho | 26 avril 2007 15:58 | In reply to: #153799

Luis Teixeira de sousa adquiriu bens, tornando-se um homem de posses e muito reservado viveu em Monte Rei por cima do zé pinhao no lagar- chamado de sobreira´, hoje freguesia do castelo - Concelho de Moimenta da Beira (Procuro os ascendentes deste teixeira de sousa)

Filhos:
1.Virginia de sousa

2.José augusto teixeira de sousa +- 1938 – Usava barba comprida e chapeu preto, um paleto preto mesmo no calor e sempre que entrava emum local o pendurava e sempre que era questuionado pelo calor e o paleto ele respondia: “O que tapa o frio, tapa o calor”, sempre morou com uma irmã chamada Virginia de Sousa, não permitindo que os netos os visitassem com frequencia.

3.Severino teixeira de sousa

4.Luis Teixeira de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#207058 | mtavares | 02 sept. 2008 21:46 | In reply to: #153790

O Dr António Teixeira de Sousa, último 1º ministro da monarquia foi de facto casado 2 vezes.
Casou com 2 irmãs.
Creio que a uma delas era D.Emília Teixeira de Sampaio. Vou procurar nos meus papéis.
(Penso que eram ambas duas senhoras Teixeira de Sampaio de Sanfins do Douro, Alijó)
Não deixou descendência.
Eu ando ainda à volta desta genealogia, uma vez que é relativa à minha mulher.
Cumprimentos.
Luis

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#207113 | jacout | 03 sept. 2008 10:06 | In reply to: #153790

Rui Ramos tem uma longa biografia de Teixeira de Sousa, essencialmente política, no "Dicionário Biográfico Parlamentar (1834-1910), Vol III, p.802-809. Refere apenas um casamento:

«(...) Teixeira de Sousa nasceu a 5 de Maio de 1857, na freguesia de Celeirós, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real de Trás-os-MOntes, e morreu no Porto, no Hotel Francfort, a 5 de Junho de 1917. Casou com Emília Teixeira de Sampaio. Teve dois filhos, António e José, e uma filha, Alice, casada com o Dr. José Serôdio. (...)»

Espero que ajude,

José A. Coutinho

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#207133 | tmacedo | 03 sept. 2008 14:39 | In reply to: #153790

Caro "TourigaNacional":

António Teixeira de Sousa foi filho do padre Dionísio Teixeira de Sousa, natural de Sanfins do Douro, e pároco de Celeirós. A inquirição de genere de seu pai existe no Arquivo Distrital de Braga.

Sua mãe vivia em Celeirós no largo das Eiras.

Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#207149 | mtavares | 03 sept. 2008 16:41 | In reply to: #207133

Confesso a minha ignorância relativamente a alguns aspectos da vida do Conselheiro António Teixeira de Sousa:
Ignorava, por exemplo, que tinha descendência.
Muito do que fui reunindo acerca desta figura, foi através de relatos directos de uma senhora(desaparecida a alguns anos e que era sobrinha).
Já me tinha interrogado acerca da sua paternidade, ao procurar os indíces das IE de Sanfins do Douro,
Cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#207150 | mtavares | 03 sept. 2008 16:43 | In reply to: #207149

Rectifico- das IG, Inquirições de Genere
luis

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#207317 | Álvaro CB | 05 sept. 2008 02:05 | In reply to: #207150

O Conselheiro António Teixeira de Sousa teve, como referido, uma filha de nome Alice Teixeira de Sousa que casou com o Dr. José Serôdio; este casal teve 3 filhos : António José Teixeira de Sousa Serôdio, João Teixeira de Sousa Serôdio e Manuel Teixeira de Sousa Serôdio, todos eles com larguíssima descendência, que se distribui pelo Porto, Vila Real e Lisboa.

Cumprimentos,

Álvaro Castello-Branco

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#231490 | mario moutinho | 06 juin 2009 22:37 | In reply to: #153790

uma das esposas foi D.EMÍLIA TEIXEIRA DE SAMPAIO ESOUSA´natural de SANFINS DO
DOURO,ALIJÓ

Reply

Direct link:

RE: Casamentos de António Teixeira de Sousa

#232499 | mario moutinho | 22 juin 2009 23:53 | In reply to: #207058

A 1ª ESPOSA FOI D. ANA JOAQUINA DE SAMPAIO E SOUSA,FALECEU EM 04-06-1892 COM 36 ANOS DE IDADE E TEVE DOI FILHOS, NATURAL DE SANFINS DO DOURO E IRMÃ DE D. EMÍLIA TEIXEIRA SAMPAIO E SOUSA.

Reply

Direct link:

Casamentos de António Teixeira de Sousa

#350234 | ruiacsampaio | 15 sept. 2014 21:51 | In reply to: #153790

Sou natural de Sanfins do Douro e não sei se será verdade que teve 2 filhos de Ana Joaquina de Sampaio.
Todos os contactos que tenho me dizem que não teve filhos. Teve sim (3) mas com a D. Emília Teixeira Sampaio.
Caso eu não tenha razão, sabe-me dizer o nome destes 2 filhos?

Obrigado
Um abraço
racsampaio

Reply

Direct link:

Casamentos de António Teixeira de Sousa

#350339 | ruiacsampaio | 17 sept. 2014 22:39 | In reply to: #153790

Caro Luís "mtavares"

Como disse atrás, sou de Sanfins do Douro e estou a organizar a árvore genealógica da família. Tenho indícios de ser, tal como o meu amigo, familiar do Conselheiro Teixeira de Sousa. Estou à espera de dados que pedi e logo que os receba, se o pretender, partilho-os.

Cumprimentos
ruiacsampaio
racsampaio@sapo.pt

Reply

Direct link:

Casamentos de António Teixeira de Sousa

#350505 | mcmoutinho | 21 sept. 2014 23:07 | In reply to: #153790

Segundo consta no assento de óbito nº 22,registos paroquiais,Sanfins do Douro,1885-1893,cuja informção
poderá ser pesquisada nos registos distritais de Vila Real;D. Ana Joaquina Teixeira Sampaio Sousa,deixou
dois filhos e não fez testamento.Este dois filhos possívelmente terão falecido.É possível que eu já tenha dados para poder fornecer.Quanto aos filhos com D.Emília são os sabidos e a filha Alice,foi registada em Bornes, Vila Pouca De Aguiar.

Eu também sou de Sanfins do Douro
Mário Moutinho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 06 mai 2024, 13:25

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen