Quintas em Canha-Montijo
This topic is classified in rooms: Património | Regiões
Quintas em Canha-Montijo
Caros colegas,
O Dicionario Corografico de Portugal, de Americo Costa (1934), faz referencia a uma Quinta que se chama Horta do Cardote. Esta situava-se na Freguesia de Canha, sei que os antigos limites da freguesia de Canha, deram origem as freguesias de Santo Isidro (Pegões Velhos), Pegões e julgo parte do concelho de Vendas Novas e Montemor-o-Novo também ocupa area do antigo concelho/freguesia de Canha.
Será que actualmente ainda existe esta Quinta, qual a sua localização, e alguém conhece a sua historia?
Qualquer pista para mim será importante.
Obrigado,
Antonio Cardote
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
boa noite
canha pertence ao concelho do montijo distrito de setubal para obter mais informações aqui lhe deixo a direcção da junta de freguesia e o telefone Rua Tomás Piteira
28985 Canha
Telef.:265 89 71 64
Fax.:265 89 70 95
Presidente:Armando José Cardeira Piteira (PSD)
tambem pode ir ao site www.sado2000.pt/concelhos.php?codigo=07 onde tera uma informação promenorizada em relação ao concelho do montijo e outros do distrito de setubal
espero que esta informação o ajude
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
Bom tarde,
Obrigado pela a sua ajuda, mas vou fazer um pouco de resumo da minha pesquisa já efectuada e sem resultados:
- No dia 13 de Fevereiro 2007 enviei um e-mail para a junta de freguesia de Pegões, resposta zero.
- No dia 21 de Dezembro 2006 enviei um e-mail para a junta de freguesia de Canha, resposta zero.
- Foi á estação de Correios de Canha, Bombeiros e G.N.R., ninguém conhece tal Quinta. A G.N.R., contactou a junta de freguesia Canha, e fez outros contactos nada, foram espectaculares, até me pagaram um café.
- Foi á junta de freguesia de S. Isidro de Pegões, nada.
-Foi á estação de Correios de S. Isidro de Pegões, é a estação de distribuição de correio, e a funcionária falou com o 2 carteiros, resultado negativo.
- Comprei o livro: Montijo-Roteiro do Concelho: Historia, Património, Percursos, não faz qualquer referencia.
- Este sabado foi ao Turismo do Montijo pela 2ª vez para comprar um livro que foi lançado no passado 25 Abril em Canha e sobre Canha, mas de momento ainda não está á venda, a Sra. do turismo foi muito simpatica e fez o favor de ligar ao antigo Presidente da Junta de Freguesia de Canha, o qual também desconhece.
- Desloquei-me ao Arquivo Municipal do Montijo, nada.
- Já consultei as Cartas Militares, nada.
- Comprei as 2 Monografias de Vendas Novas, na esperança de encontrar alguma referencia, nada.
Neste momento vou tentar através das Adegas Cooperativas, Fabricas de Cortiça, Empresas de Produtos Agricolas, sendo uma Quinta a onde mais poderei consultar? Está inserida numa zona de vinho e de cortiça.
- Há uma hipotese ainda não explorada, mas não sei se possivel que é os registos da Conservatória e os Artigos Rusticos/Urbanos nas Finanças.
De qualquer modo qualquer dica sobre a onde procurar será sempre importante.
Obrigado mais uma vez,
Antonio Cardote
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
Canha é uma freguesia portuguesa do concelho do Montijo, com 207,73 km² de área e 1 907 habitantes (2001). Densidade: 9,2 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1172 e 1836, sendo então integrado no município de Montemor-o-Novo. Recuperou a categoria de concelho durante um curto período em 1838, sendo então integrado definitivamente no actual município. Era constituído apenas pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 992 habitantes.
Património
Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira ou Igreja Paroquial de São Sebastião de Canha
Categorias: Freguesias de Portugal | Antigos municípios de Portugal
Fonte: Wikipedia.org
A sua peculiar delimitação territorial é explicada pela autonomia municipal de Canha até meados do século XIX. Uma vez que a maior parte dos proprietários rurais desta zona residiam no concelho de Aldeia Galega não se justificava o pagamento de contribuições num outro concelho e Canha acabou por ser anexada.
Em 1900, Montijo tinha uma população de 10.538 habitantes e era parte integrante do distrito Administrativo de Lisboa. Constituído por 3 freguesias - a freguesia da vila, Canha e Sarilhos Grandes – vivia numa época de prosperidade económica.
Em 1985, a antiga Aldeia Galega é elevada a Cidade e são criadas mais freguesias, contando no total com 7: Montijo, Canha, Sarilhos Grandes, Pegões, St.º Isidro de Pegões, Atalaia e Alto Estanqueiro/Jardia
http://www.sado2000.pt/concelhos.php?codigo=07
por isso acho que deve tentar procurar nos registros das finanças do antigo distrito de lisboa pois era onde em 1900 fazia parte a antiga aldeia galega hoje montijo porque ha-de existir contribuições pagas em nome do seu antepassado
espero que com estes dados que lhe envio consiga prosseguir os seus estudos
ana cristina tavanez raposeiro
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
boa tarde envio novos dados
Durante a Idade Média e até ao reinado de D. Manuel I, o Montijo, que até 1930 foi denominado por Aldeia Galega, fazia parte do Concelho do Ribatejo. Apesar de ser uma povoação algo reduzida gozava de algum prestígio, não só pelo seu desenvolvimento económico como também pela sua localização estratégica, entre Lisboa, o sul do país e Espanha.
tente mais esta hipotese
ana tavanez raposeiro
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
Boa tarde
Procuro ascendencia da freguesia da Moita do Ribatejo, Sarilhos grandes, Aldeia Galega de apelido Silva e também Oliveira;
Os meus trisavós eram proprietários de terras: Joaquim Loureiro Mosca, casado com Mariana Marinheiro, pais de Maria da Silva, casada em 1889 na Igreja de São Jorge com Nicéforo d'Oliveira que chegou a vereador da câmara em 1910.
Desde já aceitem a minha gratitude
Ana Virtuoso
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
boa noite
pode procurar em http://adstb.dgarq.gov.pt/ link do arquivo distrital de setubal
onde tem registos de todos os concelhos
ana tavanez raposeiro
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
Caro António Cardote,
Parece que existe uma Quinta do Cardote, mas no concelho de Guimarães.
http://saotorcato.blogspot.com/
http://3.bp.blogspot.com/_KS4HlIEnRFI/SyYTM6_DM6I/AAAAAAAAADc/_blS_qfNSWI/s1600-h/saotorcato05.jpg
Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
Caro Arlindo Rodrigues,
Obrigado pela sua informação. A Quinta do Cardote em São Torcato, Guimarães, foi um lugar, mas actualmente tem como designação de Quinta. A Quinta que eu pretendo localizar era exactamente na freguesia de Canha, mas como os limites de Canha foram alterados, poderá neste momento localizar-se numa nova freguesia adjacente.
Cumprimentos,
Antonio Cardote
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
Caro António Cardote
É necessário ter em conta que Santo Isidro de Pegões foi o colonato laboratório para a reforma agrária (Coisa que os historiadores oficiais dizem nunca ter existido)levada a cabo pela então Junta de Colonização Interna no ínicio da década de 50 do século XX, que mais tarde se extendeu a várias zonas do Ribatejo, com novas povoações com o nome de Foros de ...... Em Santo Isidro de Pegões foram expropriadas as grandes propriedades que foram subdivididas em propiedades de pequena e média dimensão, sendo que os colonos vieram todos da Beira Alta. Penso que hoje em dia não existirá ninguém em Santo Isidro que seja oriundo da zona antes de 1950 pelo que a tal Quinta do Cardote, a ter sido lá localizada, terá muito provavelmente caído no esquecimento. Talvez tentando saber onde se guarda o arquivo da Junta de colonização Interna se possa saber quais os nomes das propriedads que foram objecto de expropriação por essa instituição
Direct link:
RE: Quintas em Canha-Montijo
boa noite
penso que esta informação adicional o pode ajudar
1926 - Os munícipes de Canha manifestaram interesse que a freguesia integrasse o novo concelho de Vendas Novas. Tal objectivo levou a CM Montijo a protestar junto do Ministério do Interior.
1944 - É criada a Casa do Povo de Canha.
1947 - Renovado manifesto de Canha para que a freguesia integrasse Vendas Novas, levou a novo protesto por parte do Montijo. O Hospital da Misericórdia de Canha encerra e é posteriormente transformado em Lar.
1951 - O Instituto Geográfico e Cadastral propões a troca das Herdades de Vidigal, Bombel e Vale Cabrela pelas propriedades e seus foros situadas entre as Herdades dos Pelados e Porto das Mestras, do concelho de Montemor-o-Novo, nomeadamente Latadas de Cima e Latadas de Baixo e foros das Latadas.
1957 - Canha assistiu, então, ao desmembramento da sua área para criação da freguesia de Santo Isidro de Pegões.
1985 - Canha assistiu, novamente, ao desmembramento da sua área para criação da freguesia de Pegões.
1986 – A Vila de Canha foi visitada por Freitas do Amaral, então candidato à presidência da República.
1997 - O brasão e bandeira, da vila, foram publicados em Diário da República, III Série de 3 de Janeiro de 1997. A autoria do brasão e bandeira deve-se a Ricardo Jorge Isabel da Silva.
2007 – A 25 de Abril é inaugurado o Museu Etnográfico na antiga casa do médico que foi o grande benemérito da vila - o conhecido Dr. Mauricio. No Museu Etnográfico pode-se espreitar o passado da vila, todo ele passado no campo
atentamente
ana tavanez raposeiro
Direct link:
Colonização de Pegões
Caros Confrades:
As coisas não foram bem assim.
A enorme herdade de Pegões era propriedade do benemérito Rovisco Pais; não teve filhos e legou os bens aos Hospitais Civis de Lisboa.
Estes não tinham vocação agrícola, pelo que fizeram um acordo com a Junta de Colonização Interna, a quem cederam essa grande herdade, que foi dividida em lotes, posteriormente entregues a pessoas que se candidataram. Os Hospitais receberam em troca uma leprosaria contruída de novo, na Tocha, perto de Figuiera da Foz, e que se ficou a chamar Leprosaria Rovisco Pais. Esteve em funcionamento até há poucos anos, por entretanto a lepra quase ter sido extinta em Portugal, devido ao uso das sulfonas.
Acrescente-se que o maior foco de lepra do país foi, durante séculos, na zona do Pinhal Novo até Pegões. O rastreio desses casos era feito pelo Serviço de Dermatologia do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e os pacientes a necessitar de isolamento (formas abertas ou mutilantes) eram internados na Tocha.
Como se vê, as semelhanças com a Reforma Agrária são poucas.
Cumprimentos
Miguel de Sousa
Direct link:
RE: Colonização de Pegões
Uma "Reforma Agrária" não é a "Reforma Agrária" de 1975. Nesse ano ocorreu um roubo de proporções históricas.
Uma reforma Agrária acontece quando se altera o regime de uso de solos agrícolas, dividindo grandes propriedades, pagando o seu justo valor, por parcelas mais pequenas.
Nos anos 50/60 foi isto o que sucedeu no Ribatejo e não só.
Foros do Almada
Foros do Biscaínho
Foros da Charneca
Foros de Salvaterra
Foros de Benfica
Fazendas de Almeirim
Infelizmente não seguiram o modelo arquitectónico de Santo Isidro de Pegões
Direct link:
Foros do Almada
Caro Confrade LBonifacio,
Onde poderei obter informações sobre os Foros do Almada? onde se situava, proprietários etc?
Cumprimentos
João Gaspar
Direct link:
RE: Foros do Almada
Foros do Almada situa-se a cerca do 20 km de Benavente, a cerca de 2 Km de Santo Estevão e os terrenos sairam, não sei se no todo ou em parte da Herdade do Almada, a qual ainda hoje existe continuando a pertencer à mesma família ( Familia Almeida de Benavente), tendo ainda hoje cerca de 1500 hectares.
ReplyDirect link:
RE: Foros do Almada
Caro Confrade,
Muito obrigado pela sua atenção e esclarecimento.
Bom fim de semana,
atentamente
João Gaspar
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 nov. 2024, 00:49