Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Regiões

Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#154639 | apcos | 02 mai 2007 06:00

A quem possa ajudar no Arquivo Distrital do Porto, estou quase la...
Estou em busca de informações sobre meu bisavo, que veio de Portugal para o Brasil em meados de 1875/1885, de nome Antonio dos Santos Adao, filho de Manoel Jose Adao e Felizarda Maria (dos Santos), nascido em idos de 1857/1858 em Tras-os-Montes.
Efetuei pesquisa na base de dados (internet) do ADPorto sobre pedidos de passaporte da epoca, em nome de Antonio dos Santos Adao e constou um registro no código de referência "PT/ADPRT/AC/GCPRT/J-E/040".
O referido documento trata de "Declaracoes de reconhecimento e identidade de viajantes que obtiveram passaportes passados por autoridades administrativas fora do Distrito do Porto" de 1851 a 1893, Série 7 livros, Governo Civil do Porto, Localizacao fisica Deposito C. http://pesquisa.adporto.org/pesquisa/regshow.aspx?ID=411289
Não consegui ascender ao conteúdo do documento pela internet, pois acredito que essa pesquisa somente pode ser feita internamente. Moro no Brasil e nao posso ir ao local do AD Porto.
Peco a gentileza a quem possa, de consultar o documento no codigo de referencia acima e obter informacoes sobre data e local de nascimento, freguesia, concelho, idade, estado civil, filiacao, enfim todas as informacoes possiveis.
Agradeço desde já a atenção, que é muito valiosa para mim e meus familiares.
Cumprimentos,
André Costa

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155092 | pachancho | 05 mai 2007 16:57 | In reply to: #154639

Anrdré,

já obteve resposta do arquivo do Porto?


Paula

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155125 | apcos | 06 mai 2007 02:07 | In reply to: #155092

Oi Paula
Recebi uma resposta do AD Porto de um email anterior em que eu nao havia informado o codigo de referencia, renovei o pedido e estou aguardando.
Obrigado pela atencao.
Andre

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155199 | pachancho | 06 mai 2007 21:28 | In reply to: #155125

André,
se precisar de alguma coisa diga.

cumprimentos~
Paula

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155562 | flordealecrim | 09 mai 2007 12:33 | In reply to: #155199

Cara Paula

Na impossibilidade de me deslocar ao Arquivo Distrital do Porto,solicito-lhe ajuda.

Procuro na freguesia da Vitória-Porto
Assento de nascimento de Agostinho Maurício Moreira, filho de Agostinho Maurício Moreira, na freguesia da Vitória-Porto.

Na freguesia de Santo Ildefonso-Porto
Assento de nascimento de Luisa Alice Pedreira d' Almeida, filha de José António d' Almeida e de Isabel Maria Araujo Pedreira, entre 1886 e 1888.

Antecipadamente grata, por qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155653 | Adilia M | 10 mai 2007 13:47 | In reply to: #155562

Cara Isabel Roque,

Atrevo-me a perguntar-lhe se o Agostinho Mauricio Moreira que procura assento de nascimento era filho de Agostinho Mauricio Moreira e de Ana Maria Xavier da Mota?
E teria nascido em 1865 na freguesia da Vitoria?

Aguardo noticias suas.
Adilia

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155658 | flordealecrim | 10 mai 2007 14:14 | In reply to: #155653

Cara Adilia

Confirmo que é esse mesmo. Se tiver mais dados sobre o seu nascimento ou se souber onde este casou, fico muito agradecida.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155660 | Adilia M | 10 mai 2007 14:18 | In reply to: #155658

Acabei de descobrir que casou com a irma da minha bisavo, Maria Josephina Matilda Lorentzen a 23 Abril 1891, S Nicolau.

Sabe alguma coisa da sua descendencia?

Grata desde ja,
Adilia

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#155673 | flordealecrim | 10 mai 2007 15:54 | In reply to: #155653

Cara Adília

O Agostinho Maurício Moreira casou com Luisa Alice Pedreira de Almeida e tiveram uma filha que nasceu em 1917 em Lisboa.

Terá sido outro casamento do Maurício, pois este já não era novo quando a filha nasceu.
Diga-me qualquer coisa.

Isabel

Reply

Direct link:

RE:Agostinho Mauricio Moreira

#155679 | Adilia M | 10 mai 2007 16:15 | In reply to: #155673

Eu tenho copia do registo de casamento de Agostinho Mauricio Moreira (26 anos) com uma das irmas da minha bisavo, Maria Josephine Mathilde Lorentzen. Provavelmente por ela nao ser catolica, eles casaram civilmente.

Nada conheco da descendencia. Sei que ainda estava casado com ela em Marco de 1903, pois foi ele que declarou a morte do sogro.

Agostinho, aquando do casamento em 1891, tinha 26 anos de idade, era solteiro e morava na Rua da Vitoria, Porto.

Era "filho legitimo de Agostinho Mauricio Moreira, ja falecido n'esta cidade, e Dona Ana Maria Maxima Xavier da Motta, natural desta cidade e moradora na referida rua da Vitoria; neto paternode Antonio Mauricio e Ana Moreira, ja falecidos, elle n'esta cidade e ela em Cette, concelho de Paredes, e materno de Jose Xavier da Motta e Dona Ana Albina Xavier da Motta, tambem falecidos n'esta cidade".
(Casamento Civil Nao-Catolico n.1 de 1891 folha 33)

Talvez estas informacoes possam ajuda-la na sua pesquisa.

Se quiser tambem lhe posso fornecer informacao acerca das testemunhas.

Qualquer informacao que possa partilhar acerca da familia de Agostinho Moreira e bem vinda.

Adilia

Reply

Direct link:

RE:Agostinho Mauricio Moreira

#155694 | flordealecrim | 10 mai 2007 18:37 | In reply to: #155679

Cara Adília

Tem o assento de nascimento do Agostinho Maurício Moreira? Eu pedi pesquisa para o Arquivo Distrital do Porto, mas ainda não recebi resposta.
Quando a filha nasceu este tinha 51 anos.

Sabe se a irmã da sua avó morreu antes de 1917 ou terá havido divórcio?

Envio o meu e-mail, caso queira entrar em contacto comigo.
i s a b e l ponto n ponto r o q u e @ hotmail.com

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Reply

Direct link:

RE:Agostinho Mauricio Moreira

#155985 | pleytao | 13 mai 2007 17:31 | In reply to: #155694

Ola Prima Isabel

Ocasionalmente vim parar a este topico, cheio de novidades, quando pesquizava Pedreiras no Brasil
Logo que possivel comunico por escrito ou audio mas fica para já que:

Luisa Alice Pedreira de Almeida nasceu no Porto em 08/06/1886
Nome "de guerra" Luisa Moreira
Faleceu em 18/??/1967, provavelmente Alfama Campo de Santa Clara
Foi professora e directora Colegio Fem Santa Clara Casa Pia de Lisboa (extinto)
Reforma em 01/04/1949
(inf recente obtida Sede Casa Pia
Nao acesso outros dados por ferias operador informatica

Muito interessantes os dados Agostinho Mauricio Moreira
Penso poder confirmar que o pai deste tinha o mesmo nome
Poderei enviar-lhe fotos de Agostinho Mauricio Moreira (pai), Agostinho Mauricio Moreira (junior) e ainda diversas de Luisa Alice Pedreira Almeida (diversas, varias fases da vida). Disponiveis tambem foto do casal Agostinho/ Luisa
A filha do casal Maria Isabel Almeida Mareira Nasceu em Santa Isabel, Lisboa em 29/04/1917 e faleceu, sem casamento ou geração, em Lisboa, Casa do Artista em 07/02/2001. Disponivel copia do BI

Votos bons trabalhos
Saudaçoes fraternas

Pleytao


Por outa via

Reply

Direct link:

RE:Agostinho Mauricio Moreira

#155991 | flordealecrim | 13 mai 2007 18:55 | In reply to: #155985

Olá Primo Pedro

Estava à espera de receber informações do ADP sobre o nascimento da Luisa Alice Pedreira, para lhe dar as informações que entretanto colhi.
Também já tenho os assentos de nascimento e de óbito da Maria Isabel Almeida Moreira.
Sabe onde foi o casamento da Luisa Alice com o Agostinho Maurício Moreira?
Confirma que a Luisa Alice nasceu em Santo Ildefonso?
Quando tiver mais novidades comunico.

Um abraço
Isabel

Reply

Direct link:

RE: Auxilio no Arquivo Distrital do Porto

#202792 | ORNELLAS | 10 juil. 2008 05:14 | In reply to: #155673

Caro amigo , saudações.
Sou descendente da familia Moreira ,vinda de portugal , tenho em meu poder os passaportes , Governo Civil de Braga ,15 de junho de 1823 ou(1893) concedido a Sr°
Jose luiz Pedreira , natural de Comluzes ,Conselho de Monção ou Monsão e residente Alvorao , Conselho dos Eticos de Vallo de Vaz, districto de Viannão do Castello ,com Esposa Anna e um filho de 11 anos.Infelizmente ilegivel os nomes.Embarcado em Lisboa E passaporte de Governo Civil do Districto de Porto ,consedido a Domingos MOREIRA Michellas datado 08 de fevereiro de 1883 com 24 anos desembarcou Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883 e Antonio Moreira Michellas
Abraço ao dispor Gilberto Antonio Michel
Obs:Jose luiz pedreira pai de Domingos Moreira Michellas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 06 juin 2024, 12:10

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen