Familia Machado

This topic is classified in rooms: Famílias | Brasil

Familia Machado

#154795 | marcoantonio | 03 mai 2007 13:20

quero informações sobre a familia machado no Brasil

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#154806 | freimac | 03 mai 2007 14:31 | In reply to: #154795

Sou da familia Machado oriunda de Ignacio José de Azevedo Machado, cuja origem não sei se é de Portugal (continente) ou dos Açores. Meu bisavô acima citado veio para o Brasil na decada de 1850.
Será que estes dados enquadram-se na sua pesquisa?
Cordialmente
Carlos Freire Machado

Reply

Direct link:

Qual das famílias Machado?

#154821 | salen | 03 mai 2007 16:34 | In reply to: #154795

Caro participante,

Sendo um apelido tão comum, ninguém lhe pode responder a essa questão.
Sabe certamente que mesmo apenas em Portugal há inúmeras famílias Machado nada relacionadas umas com as outras. Cada uma tem a sua história. E quem a faz somos essencialmente ... nós, os pesquisadores.
Por todo o Brasil - e de resto, por todo o espaço da Lusofonia - deve haver milhares de grupos familiares com esse nome sem nenhuma ligação entre eles senão esse mesmo: terem um apelido igual. Se lhe aparecerem 573 Machados com informações sobre as suas famílias, como vai saber o que lhe interessa?

A solução é uma e só uma: fazer pesquisa de ancestrais dos SEUS pais, avós, bisavós, etc. Se encontrar uma 'linha' Machado, siga-a, e fica a saber de onde vem.
E até pode chegar à conclusão de que esses SEUS Machados só se passaram a chamar assim desde há pouco tempo, por uma razão qualquer, e que antes eram Gonçalves, Antunes, Dias ou outro apelido qualquer ou mesmo não tinham apelido fixo nenhum, mudando de geração para geração apenas o patronímico (acontece muito a partir de meados do séc XVII para trás, pex. no interior de Portugal).
Comece com a sua certidão e vá andando geração após geração. Se tiver dúvidas, leia o que está escrito ali em cima à esquerda no 'Home', na barra verde, e ponha as suas perguntas aqui neste seu Tópico: haverá sempre alguém para responder.
Voce está a começar, exactamente como cada um de nós, e pode ter a certeza de que pode ser muito compensador.
Boas pesquisas. VictorFerreira

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#154823 | aguilazmac | 03 mai 2007 16:55 | In reply to: #154806

Caro Carlos Machado
Em 2007/03/02 respondi a s/ intervenção de há variados anos em "Famílias de Famalicão" relativa a Azevedo Machado. Um dos m/ antepassados era Ignacio de Azevedo Machado que viveu em Portugal em data posterior a 1850. Se tiver mais pormenores poderemos analisar eventuais ligações familiares.
F. Azevedo Machado

Reply

Direct link:

RE: Qual das famílias Machado?

#154945 | marcoantonio | 04 mai 2007 13:11 | In reply to: #154821

A família do meu avô é de Buriti Alegre-Goiás - Brasil e ele se chamava Luiz de Oliveira Machado....
Realmente eu terei de aprofundar muito mais para saber de onde que começou ou se foi apartir daí que o meu teve o nome Machado e consequentemente eu tive e o meu filho também...
Vou ver se eu acho outro registro mais antigo do pai do meu avô e assim por diante, obrigado pela dica.

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#155013 | freimac | 04 mai 2007 21:05 | In reply to: #154823

Caro F. Azevedo Machado

Minhas pesquisas sobre os meus antepassados Machado levaram-me ao seguinte:

a) encontrei Ignacio de Azevedo Machado , filhode Raulino de Azevedo Machado e Maria Silveira de Avila, nascido em 01.08.1799 em Ribeira Seca - Calheta - Ilha de São Jorge-Açores. À margem do assento de batismo está escrito 1850 sem nenhuma referencia a que isto significa.

b) meu bisavô Ignacio José de Azevedo Machado foi casado, teve 3 filhas,cujos nomes não conheço. Divorciou-se (ou separou-se), veio para o Brasil na decada de 1850, e aqui teve com Anna Valentina da Silva Freire dois filhos naturais, Luiza (em 1857) e Ignacio, meu avô paterno, (em 1861). No Brasil , meu bisavô foi comerciante, maçon, e faleceu em 1894(?).

c) Ignacio José de Azevedo Machado tinha parentes em Povoa de Varzim. Um deles se chamava Humberto Machado, que veio para o Brasil (em 1900 ?) e aqui faleceu em 1950 ?.

d) em Vila Nova de Famalicão nasceu Paulo Antonio Ferreira que veio para o Brasil e se casou em 1874 com Luiza, filha de Ignacio José de Azevedo Machado.

Até hoje não consegui progredir para fazer o entrelaçamento destes dados, para estabelecer a genealogia da familia Machado a que pertenço. Teria o maior prazer se as suas pesquisas se entrelaçam com as minhas, e desde já agradeço seu interesse.


Cordialmente
Carlos Freire Machado
Rio de Janeiro - Basil

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#156893 | aguilazmac | 22 mai 2007 10:35 | In reply to: #155013

Caro Carlos Machado

Como continuo a pesquisar a origem dos Azevedos e Machados que , no m/ caso, são oriundos de Vermoim, Vila Nova de Famalicão o que poderá demorar a dar frutos, adianto, desde já, o seguinte:

- A junção dos apelidos Azevedo Machado deu-se a partir da geração de m/ avô Ignácio (década de 1860) cujos pais foram:
-António Rodrigues Machado (filho de Manuel Rodrigues Machado e de Maria Rodrigues Marques) e
-Maria Joaquina de Azevedo (Machado) (filha de Ignácio José de Azevedo e de Bernardina Gonçalves)

Tanto quanto sei viviam todos em Vermoim. Apesar de já ter lido intervenções de variados confrades deste fórum que me parece terem bons conhecimentos das famílias desta zona, ainda não consegui relações que liguem aos nomes acima indicados. Talvez algum desses intervenientes possa ter a gentileza e informações capazes de colmatar a m/ ignorância.

A família Azevedo Machado em fins do sec XIX mudou-se para a Póvoa de Varzim onde ainda residem alguns dos seus descendentes. Tenho ideia de uma tia avó falar num Humberto (será coincidência?). Em meados do século passado um primo de m/ Pai, Inácio foi para o Brasil (recordo-me de 1 ou 2 das s/ filhas visitarem, no Porto (onde resido) s/ tio Carlos pela década de 1960).

Como há bastantes Azevedos e Machados na zona de Vermoim, cf. apurei pelas leituras neste fórum, a junção dos 2 apelidos pode ter outra origem e, assim haver relação mais próxima apenas por um deles. De facto há uma tia da geração indicada acima de nome Camilla Cândida que usava os apelidos Azevedo Machado.

Cordialmente,
F. Azevedo Machado

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#157090 | freimac | 23 mai 2007 20:23 | In reply to: #156893

Caro F.Machado

Agradeço os esclarecimentos de sua mensagem de 22 do corrente. Como você notou nas minhas mensagens anteriores, não tenho certeza da origem do meu bisavô Ignacio José de Azevedo Machado, que veio para o Brasil na decada de 1850. Entretanto pode haver uma pista que a origem dele seja de Vermoin, porque em 1872 veio para o Brasil Paulo Antonio Ferreira, de Vermoin, e,em aqui chegando, foi procurar meu bisavô Ignacio, e 2 anos depois casava-se com Luiza, filha de Ignacio, minha tia-avó.
As 3(?) filhas de Ignacio que ficaram em Vermoin (?) teriam se mudado para Povoa de Varzim, onde havia parentes de Ignacio. Alem de Humberto Machado, havia um outro primo, medico,que viajava muito para o Basil nas decadas de 1930-1940, e visitavam parentes de Paulo Antonio Ferreira no Rio de Janeiro, falando sempre das saudades de Varzim.
Uma pista seria coseguir contato com os de Varzim.
Enfim, do Brasil tenho dificuldade de pesquizar tudo isto em Portugal. Mas, em Genealogia, o que vale é a pertinencia e a esperança.
Abraços
Carlos Freire Machado

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado guimarães

#178654 | soniamw | 03 janv. 2008 15:49 | In reply to: #154823

Caro Carlos Machado,

Como estou pesquisando a minha família, e só tenho os dados de meu bisavó. Que é BENTO ALVES MACHADO GUIMARÃES, 1850. Nasceu em Famalicão, e veio ainda adolescente para o Brasil, casou-se com uma brasileira. Veio directo para o Rio de Janeiro e depois para Pernambuco, e viveu até a sua morte em Recife. Se tiver alguma informaçºao agradeceria.
Grata,
Sonia Machado

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#178658 | magno | 03 janv. 2008 16:13 | In reply to: #156893

Também a família da minha esposa deriva da junção dos machados e dos azevedos, em Viseu.

Magno

Reply

Direct link:

Familia Machado

#229910 | defreitas | 20 mai 2009 19:06 | In reply to: #154945

Boa tarde!

Estou a procura da Certidao de Nascimento de meu avo Antonio Fernandes Machado, pois nao foi possivel localizar atraves do Portal do Cidadao devido a data de Nascimento ser anterior ao ano de 1909.
Abaixo esta descrito os dados para Pesquisa nos Arquivos de Ribeira de Pena . Por favor me informe os procedimentos para Localizarla.
Degue os Dados:


Antonio Fernandes Machado
Data de Nascimento 1862
Local de Nascimento: Vila Real, Concelho Ribeira de Penna - Portugal
Filiaçao: Jose Manuel Fernandes e Emilia Maria Machado
Ele Casou com Florenca Raymundo Machado e teve 5 Filhos,
Alberto Fernades Machado, Arthur Fernandes Machado, Maria dos Anjos Machado, Engraca Fernandes Machado, Antonio Fernades Machado Junior

Fico a aguardar instruçoes de V. Ex.ª, e apresento os melhores cumprimentos.


Jamil de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#260849 | RaquelMP | 22 août 2010 02:39 | In reply to: #154795

Gostaria de saber mais sobre a familia machado do sul minas...

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#274993 | Jamil Junior | 22 avril 2011 13:25 | In reply to: #260849

Boa tarde!

Estou a procura da Certidão de Nascimento de meu avo Antonio Fernandes Machado, pois não foi possível localizar através do Portal do Cidadão devido a data de Nascimento ser anterior ao ano de 1909.
Abaixo esta descrita os dados para Pesquisa nos Arquivos de Ribeira de Penna. Por favor, me informe os procedimentos para Localizar.
Segue os Dados:


Antonio Fernandes Machado.
Data de Nascimento 1862
Local de Nascimento: distrito Vila Real, município Concelho Ribeira de Penna Freguesia Cerva - Portugal
Filiação: Jose Manuel Fernandes e Emilia Maria Machado
Ele Casou com Florença Raymundo Machado e teve 5 Filhos,
Alberto Fernandes Machado, Arthur Fernandes Machado, Maria dos Anjos Machado, Engraça Fernandes Machado, Antonio Fernandes Machado Junior

Fico a aguardar instruções de V. Ex.ª, e apresento os melhores cumprimentos.


Jamil de Carvalho.
Por favor me informe os procedimentos para efetuar o pagamento referente a pesquisa solicitada

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#275123 | Jorge Resende | 25 avril 2011 15:27 | In reply to: #274993

Encontrei o assento de baptismo que pretende. Para o visualizar pessoalmente, no Google escreva ETOMBO, que lhe vai mostrar o nome de alguns concelhos portugueses. Escolha Vila Real, e dentro de Vila Real escolha Ribeira de Pena, dentro de Ribeira de Pena, escolha o lugar CERVA. Aí, escolha casamentos, 1862, e vá folheando o livro até à página 22, onde se encontra o registo de baptismo nº 67, do dia 22 setembro 1862.
Se pretender uma fotocópia não certificada, simples, escreva ao Arquivo Distrital de Vila Real e solicite com a indicação dos dados anteriores. Se quiser retirar do Etombo esse assento, faça para cada uma das páginas PRINT SCREEN, tecla do seu computador Prt Sc, abra documento Word, com botão rato direito faça colar e aumente o que acabou de inserir. Se tiver dúvidas, contacte de novo o fórum, ou indique seu mail que lhe enviarei a cópia e tradução. Jorge Resende

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#328866 | SAL 172005 | 09 mai 2013 12:13 | In reply to: #155013

Bom dia

Na minha árvore de família encontro esses nomes, penso que estamos a falar das mesmas pessoas, aqui vai :

Inácio Azevedo Machado , 1808/28.4.1878, casou com Isabel Josefa Leonarda 1807 - 1883, ambos nascidos em S.Jorge Açores. Tiveram os seguintes filhos : Águeda Mariana Azevedo 1826 - 1908, Aldina Mariana Azevedo 1828 - 1897, Maria 1831- 1869 e José Azevedo Machado 1838 - ? ( meu tetravô ). Este casou a 27/04/1863 com a Maria da Glória 1835 - ? e tiveram 6 filhos, entre eles a minha trisavó Maria Azevedo da Glória 1864 - ?.

Pais do Inácio : Raulino Azevedo Machado 1745 - 1818 + Maria da Silveira Ávila 1767 - 1837, ambos nascidos em S.Jorge Açores. Tiveram os seguintes filhos : Isabel Delfina Silveira Neto 1801- 1873, Maria Eusébia Azevedo 1802-1872, Raulino Inácio Azevedo 1804-1865 e Inácio Azevedo Machado 1808 - 1878 ( meu penta avô ).

Julgo tratar-se das mesmas pessoas, o facto de alguns terem ido para o Brasil desconhecia. A minha trisavó teve 16 filhos e foram todos para a Califórnia, com excepção de 4.

Espero ter ajudado, cumprimentos.

Sandra Silva

Reply

Direct link:

RE: Familia Machado

#328877 | freimac | 09 mai 2013 14:43 | In reply to: #328866

Prezada D. Sandra Silva,

Agradecendo seu interesse e gentileza, tenho a satisfação de informar-lhe que minhas pesquisas levaram a encontrar a origem de meus Azevedo Machado em Vermoin, Vila Nova de Famalicão, Portugal.

Mais uma vez agradecido, receba meus cumprimentos.

Carlos Freire Machado

Reply

Direct link:

Familia Machado

#415308 | lenitalmeida2005 | 02 juin 2019 12:02 | In reply to: #229910

https://tombo.pt/f/rpn03 tens tudo, agora é só garimpar primo! Bjs

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 mai 2024, 11:29

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen