abreu bacelar
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Património
abreu bacelar
Gostaria de conseguir informações sobre os antigos moradores da Casa da Bréia. Mais precisamente gostaria de saber quem foi José de Abreu Bacelar e quais foram os seus irmãos.
ReplyDirect link:
RE: abreu bacelar
vá a esta página:
http://genealogia.netopia.pt/familias/fam_show.php?id=98
http://genealogia.netopia.pt/titulos/tit_show.php?id=14853
Direct link:
RE: abreu bacelar
Caro pachacho:
Com sua ajuda de vocês portugueses, gostaria de aprofundar os estudos sobre os primeiros descendentes desta família aquí no Brasil, mormente no Estado do Piauí. As informações disponíveis em GENEA PORTUGAL nível PLUS, nós já as temos. Gostaria de fazer uma junção das informações disponíveis no Arquivo Público do Estado do Piauí, com as que os senhores dispõem em seus arquivos. Informo que em 1780, LUIS CARLOS PEREIRA DE ABREU BACELAR estava fazendo o que agora estou tentando fazer com sua ajuda, mas infelizmente ele foi miseravelmente preso por mais de 4 anos em um calabouço em São Luis do Maranhão, e não disponho das informações que ele tinha (suas anotações genealógicas foram confiscadas). Documentos há que indicam que Luis Carlos Pereira de Abreu Bacelar era irmão de José de Abreu Bacelar, Senhor da Casa da Bréia. Aguardo novidades daí, ansiosamente, e agradeço a gentileza de sua rápida resposta.
Lossian Barbosa Bacelar Miranda.
Direct link:
RE: abreu bacelar
Caro Lossian Barbosa Bacelar Miranda
Meu trisavô Fernando de Castro de Abreu Bacelar era da casa do Casal da Breia, em S. Nicolau, Cabeceiras de Basto, onde nasceu a 12-10-1814. Era filho de Jerónimo Tomás de Castro e Abreu de Magalhães e de Maria Bárbara de Abreu Bacelar de Sousa. Esta era filha de Francisco Ventura de Abreu Bacelar, senhor da casa da Breia, e de Rosa Maria de Sampaio e Melo.
Meu trisavô, que também usava Fernando de Castro Abreu de Magalhães, emigrou para o Brasil, onde casou com Rosa Rodrigues Pinto de Magalhães.
Entre os antepassados daquele meu trisavô existe um José de Abreu Bacelar, cuja mulher era a senhora da casa da Breia).
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: abreu bacelar
Meus caros;
Tenho informações dos Abrewu Bacelar, do Morgado de Sta. Luzia em Valença, não sei se interessa, no entanto achei por bem deixar esta nota
Cumprimentos
A.F.V.E.B. Bacelar
Direct link:
RE: abreu bacelar
Caro Bacelar 13,
Eu tenho procurado a ascencência da Família Bacelar que soube serem da casa de Tavarez, nos Arcos de Valvevez. Anterior a isso, recorda-se uma tia avó que tinham família em Valença mas mais nada.
Procuro ascendentes do:
Sargento-mor Manuel Quesada de Araújo
Manuel António Quezado casado com D. Francisca Angélica da Rocha
Com os meus cumprimentos,
Alexandra MMS
Direct link:
Luis_Carlos_Pereira_de_Abreu_Barcelar
Prezado Lossian,
Pesquiso um tal coronel Luis Carlos Pereira de Abreu Barcelar, mais conhecido como Luis Carlos da Serra Negra, que viveu no Piauí por volta do inicio do século XIX.
Parece ser o mesmo que você se refere. Poderia descrevê-lo mais um pouco?
José Elson Carvalho de Araújo
Direct link:
RE: abreu bacelar
Caro José Alfredo,
A muito pesquiso a história do Comendador Fernando de Castro Abreu magalhães e seu irmão Monsenhor Francisco de Castro Abreu Bacelar. Pesquisa está que é para o histórico da Matriz e do Municipio que resido, que é carmo-RJ-Brasil. Foram de grande importância para o municipio, eram homens respeitados e trouxeram prosperidades para nós, tinham uma fazenda de café, cujo o nome é Fazenda Santa Fé.
O filho do Comendador Fernando, Dr. Jerônimo de Castro Abreu Magalhães, quando casou com dona Zélia Pedreira de Abreu Magalhães (1857-1919). Filha de João Pedreira do Couto Ferraz e de D. Elisa de Bulhões nasceu em 05 de abril de 1857, em Niterói, Província do Rio de Janeiro. Após o casamento o pai o truxe para morar na fazenda santa fé e administra-la, e assim foi até a sua morte em agosto de 1902. Eles tiveram 9 filhos e todos seguiram a vida religiosa, assim não deixando descendentes. Tanto o pai, o tio e dr. jerônimo e a esposa contribuiram muito para a construção da Matriz e da capela senhor dos passos.
Em minhas pesquisas procuro fotos, a genealogia e outros. gostaria de saber se vc pode me ajudar com materiais.
Abraços fraternos
Rogério Zuchelli
Obs: Se vc quiser posso te enviar a vida do Dr. Jerônimo e dona Zélia na fazenda e algumas fotos deles e dos fiflhos que possuo.
Direct link:
RE: abreu bacelar
Obs: Desculpe o erro.
Se vc quiser posso te enviar fotos(deles, dos filhos e da fazenda) e o histórico do dr. jerônimo e dona Zélia, quando moravam aqui em Carmo-RJ.
Direct link:
RE: abreu bacelar
Estimado Rogério Zuchelli,
Gostaria de entroncar esse ramo numa Grande base que estou a montar dos Castros.
Aqui no Geneall, retroagindo na ancestralidade do Fernando, chega-se no casal Isabel Gonçalves e João Rodrigues. Caso souber ou descobrir a ascendência deles, peço sua gentileza de me informar.
Fico a disposição. Fraterno abraço.
Samuel de Castro - Olímpia - SP
Direct link:
RE: abreu bacelar
Caro Rogério Zuchelli
Fiquei sensibilizado com as palavras referentes ao meu trisavô Fernando de Castro.
Poderei enviar-lhe todos os elementos que precisar relativamente à minha bisavó Maria Bárbara de Castro Abreu de Magalhães, filha do citado Fernando.
É tradição familiar que o tratamento dispensado ao elevado número de escravos que trabalhavam na Fazenda Santa Fé era tão humano que, após a abolição da escravatura, nenhum dali saíu, aí continuando a viver e trabalhar.
Sei que na Penha, em Guimarães, há um retrato a óleo daquele meu trisavô, que custeou a estátua do Papa que ali se encontra.
Agradeço a sua disponibilidade quanto à biografia dos tios Jerónimo e Zélia, mas a minha Mãe ofereceu-me um livro, que do Brasil lhe enviaram, com a descrição da respectiva vida e com fotografias.
Após o falecimento de minha Mãe, perdi todos os contactos com o ramo desta família que ficou no Brasil.
Com os meus melhores e mais agradecidos cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: abreu bacelar
Carmo(RJ)-Brasil, 28/07/08
Caro José,
Muito me alegro em ter encontrado descendentes do Dr. jerônimo e do comendador Fernando, pois sou grande admirador deles, pelas obras e ajuda para a construção do meu municipio, principalmente sou fã da fazenda santa fé; todas as obras encontradas foram realizadas pelo dr. Jerônimo na fazenda. Não entendi direito: você ainda tem o livro? Tenho 3, escritos pelos filhos, um inclusive e de cartas escritas pela dona Zélia ao dr. Jerônimo e aos filhos, são bonitas e de plena beleza, amor e temor a Deus. Se vc não tiver só me dar um tempo scanneio e te envio.
Passei um e-mail para a irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha em Guimarães pedindo a foto do retrato a óleo do Fernando que vc me falou.
Gostaria muito se possivel, que me enviasse o material que vc tem para minha pesquisa (documentos, fotos, etc...)
Você tem o endereço de contato dos ramos da família no Brasil?
Me repassa seu e-mail para eu mandar algumas fotos, inclusive do mausoleu que o Comendador Fernando mandou construir para a familia aqui em Carmo-RJ, no cemitério da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, uma verdadeira obra de arte.
Ontem consegui os registros de entrada deles no Brasil, se vc quiser posso te mandar.
Só uma pergunta: Vc é de onde?
Abraços
Rogério Zuchelli
Direct link:
RE: abreu bacelar
Caro Rogério Zuchelli
O comendador Fernando de Castro foi casado duas vezes.
Do primeiro casamento com Rosa Rodrigues (Pinto) de Magalhães, natural do Brasil, nasceram Jerónimo e Maria Bárbara de Castro Abreu de Magalhães.
Maria Bárbara casou com Manuel Baltazar Mendes Leite de Vasconcelos, da casa de Cabeça de Porca, em Felegueiras. Nesta casa passou a viver e nela morreu a mencionada Maria Bárbara. Este casal (Manuel Baltazar e Maria Bárbara) só teve um filho - António Mendes de Castro e Vasconcelos, meu avô materno.
Eu nasci no Porto, onde os meus Pais viveram, mas resido em Lisboa. Porém, a minha Mãe nasceu em Felgueiras (freguesia de Sendim).
Poderá ver estes dados todos na Base de Dados do Genea.
Tenho o livro escrito pelos filhos de Jerónio e Zélia, com fotografias e cartas.
Não tenho o endereço de contacto com os familiares do Brasil.
Anseio por receber os elementos de que me fala. Meu e-mail é javso46@gmail.com
Desconheço a ascendência dos sogros do comendador Fernando de Castro (só sei o nome dos pais de Rosa Rodrigues Pinto de Magalhães). Se tiver algumas informações a esse respeito, muito lhe agradeço que mas mande.
Nenhuma fotografia ou quadro tenho de meu trisavô Fernando, mas talvez encontre fotografia de meus bisavós (Maria Bárbara e Manuel Baltazar). Logo que encontre, enviar-lhe-ei.
Com os meus melhores cumprimentos. Forte abraço,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: abreu bacelar
Prezado Rogerio Zuchelli
A tempos venho construindo a arvore de minha familia "magalhaes castro" que se entronca na pessoa de meu avo João Autto de Magalhaes Castro com a "Abreu Bacelar" na pessoa de Maria Elisa Bulhões Pedreira do Couto Ferraz" , Irmã Zelia.
Gostaria de receber sua especial atençâo, no envio das histórias, fotos, documentos, etc dos ascendentes e descendentes a partir do casal Jeronimo de Castro Abreu Magalhães e Maria Elisa Bulhões Pedreira do Couto Ferraz.
Antecipadamente agradeço sua atenção.
Abraços fraternos.
Gerson Magalhães Castro
Direct link:
RE: abreu bacelar
Gerson,
Boa noite!
Sim, será maior prazer; tenho vários livros e fotografias. Só me de um tempo, pois hoje meu pai infartou. Me envia um e-mail me lembrando para rogeriozuchelli@yahoo.com.br
Obs.: Só que Jerônimo de Castro Abreu MAgalhães era casado com Zélia Pedreira de Castro Abreu Magalhães (da fam´lia Bulhões), mas te repasso a biografia que tenho.
Abraços
Rogério
Me passa seu e-mail
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 déc. 2024, 19:23