Barbudas com CA`s
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Heráldica
Barbudas com CA`s
Pedido de ajuda para esta fonte disponível na TToneline
Estas CA´s são inéditas? Já foram estudadas e analisadas por alguns frequentadores do “Fórum”? Existe alguma razão para na maior referência temática que existe sobre o Algarve, da autoria do Miguel Côrte-Real, não serem mencionadas? O Facto de, presumivelmente, ser “gente” natural de Odemira, logo tecnicamente “alentejanos”, não são contemplados como “algarvios”?
CódigoReferência PT-TT-CA
Título: Cartas de Armas
Datas: 1509-1825
Nível: Descrição Colecção
Dimensão Suporte: 18 doc., perg.
HistCustodialArquivística A um conjunto inicial já existente na Casa Forte foram acrescentados documentos provenientes de outros fundos ou colecções (nomeadamente a Mordomia-mor da Casa Real e a colecção Gavetas), entre os anos de 1970 e 1980.
ÂmbitoConteúdo Colecção composta por 18 unidades documentais de cartas de armas concedidas a Henrique da Mota (datada de 1509), João Toscano (1577), António Matela (1580), António de Figueiredo (1580), Heitor de Abreu (1587), Francisco Cardoso (1616), Bernadim de Barbuda (1622), André Fernandes de Barbuda (1632), Amaro Vasques de Castelo Branco Henriques (1712), Manuel de Morais Faria Antas da Silva (1724), António de Macedo Valasques e Oliveira (1726), António José Gomes de Azevedo Cunha e Rego (1752), João Caetano de Brito Maldonado Bandeira e Sousa (1752), Michiele Franzini (1783), João Borges de Góis (1784), Lourenço José Taborda Tavares de Negreiros (1788), Matias José de Oliveira Leite (1825), Manuel Pereira Borges de Mesquita (1805).
Entidade Detentora: IANTT
SistemaOrganização: Colecção organizada segundo critério temático.
CondiçõesAcesso: Documentação sujeita a restrições de consulta.
InstrumentosDescrição: Guias e Roteiros:
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Cartas de Armas". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 56-57. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
RUNA, Lucília - Casa Forte - Actual. [dactilografado]. Acessível no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. Catálogo (L 573).
Catálogos:
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - TTOnline [em linha]. Lisboa: IAN/TT, 2005- . [consult. 29 Dez. 2006]. Actualização diária. Cartas de Armas. Disponível em http://ttonline.iantt.pt
UnidadesRelacionadas : Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Cartório da Nobreza (PT-TT-CR/C/A); Portugal, Torre do Tombo, Mordomia-mor da Casa Real (PT-TT-CR/C).
Regras Convenções: ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999. Conselho Internacional de Arquivos; Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. ISBN: 972-8107-69-2. Também disponível a partir de http://www.iantt.pt.
NP 405-1. 1994, Informação e documentação - Referências bibliográficas: documentos impressos. Lisboa: IPQ. 49 p.. Elaborada pela Comissão Técnica para Informação e Documentação / Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Ed. 1995. Norma harmonizada com a ISO 690 (1987). Termo de homologação DR, III Série, nº 128 de 1994-6-3.
NP 405-3. 2000, Informação e documentação - Referências bibliográficas: parte 3: documentos não publicados. Lisboa: IPQ, 2002. 15 p.. Elaborado por CT7 (IBL).
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Orientações para a descrição arquivística. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 1ª versão. Lisboa: IAN/TT, 2006. 124 p..ISBN972-8107-88-9. Elaboradas no âmbito do Programa para a Normalização da Descrição em Arquivo.
Data da descrição: 2003, Fevereiro. Data da revisão: 2006, Julho e Dezembro
Solicitando apoio, agradecendo esclarecimentos
João Paulo Esquível
Direct link:
André Fernandes de Barbuda
Relativamente a “Fernandes Barbuda”, pegando em contribuições de Rui Pereira, Roberto Lopes e Luís Soveral Varela, certamente a quem mais se deve para o que hoje se sabe sobre a Família Barbuda no triângulo (Odemira/Odeceixe; Lagos/Raposeira e Portimão), é possível se dizer que esta conjugação de apelidos teve dois momentos históricos?
A) Origem no casamento ocorrido em Portimão no ano de 1655 entre António Barbuda e Maria Fernandes, que exclui este armoriado datado de 1632.
B) Penso ter visto neste Fórum um André Fernandes Barbuda com a seguinte ascendência e descendência? Será este?
1. Gonçalo Barbuda 00 Maria Gomes
2.1 André Fernandes Barbuda 00 Inês Neves de Novais
3.1 Leonor de Oliveira Fogaça 00 (1630) Lançarote Rodrigues Duarte
2.2 António Fernandes Barbuda
Os meus cumprimentos
João Paulo Esquível
Direct link:
RE: Barbudas com CA`s
Caro João Paulo Esquível:
Em resposta à sua questão devo dizer-lhe:
1-A CA de Bernadim de Barbuda (1622) foi publicada por Nuno Borrego em Cartas de Brasão de Armas II (p. 92): nada tem a ver com o Algarve
2-André Fernandes de Barbuda (1632): desconhecia a existência desta CA; muito menos conheço a genealogia do armoriado.
3-"Barbudo" ou "Barbuda" é um apelido relativamente disseminado no Barlamento algarvio e por todo o litoral alentejano nos sécs. XV-XVI. André Fernandes de Barbuda não tem de ser necessariamente de Odemira.
4- Claro que Odemira pertencia ao Algarve; daí que incluisse FCA dessa vila em FCAA
Cumprimentos,
Miguel Côrte-Real
Direct link:
RE: Barbudas com CA`s
Caro Miguel Côrte-Real
Obrigado pelo pronto esclarecimento, desculpe pelo tardio agradecimento que se deve ao facto de no decurso do Fim-de-Semana não ter tido contacto com a Internet.
Questionando as duas hipóteses para explicar a conjugação dos “Fernande Barbuda” reparei que tinha omitido uma outra em “Leonor Fernandes” apresentada com uma (?) na sua Obra quer no FCA nº 34 quer no FCA nº 49, e que segundo Luís Soveral Varela, no âmbito dos “Coelho de Mello” de Odemira, apresenta-a como “Leonor Fernandes” ou “Maria Barbuda”. Neste Fórum, Jorge Valdeira (Odemira: Oliveira Fogaça e Afilhado/06-07-2004) sugere apenas Estêvão de Carvalhal casado com Maria Barbuda. Deve-se a ele, como acabo de verificar, ter no Fórum, no ano passado, detectado André Fernandes Barbuda como Armoriado. A genealogia que sugiro, para “Fernandes Barbuda”,vejo que a vi através da participação do José Maria Simões dos Santos (Odemira: Oliveira Fogaça e Afilhado/19-10-2004).
Por último, será que não devemos considerar estarmos perante um engano da Torre do Tombo relativamente à menção da existência desta CA ou , ainda, estarmos perante uma leitura defeituosa que troca “Ferreira” por “Fernandes” e o armoriado neste caso será um “André Ferreira Barbuda” ao invés de um “André Fernandes Barbuda”?
Existe pelo menos um André Ferreira Barbuda casado com Violante Rebelo, pais de Brites Rafael mulher de Estêvão de Carvalhal, irmão de João Oliveira Fogaça. Mas este nasceu muito antes da data desta CA, datada de 1632.
Agradecido, uma vez mais, com o tempo dedicado com esta dúvidas
Cumprimentos
João Paulo Esquível
Direct link:
RE: Barbudas com CA`s
Caro João Paulo,
Só agora reparei neste tópico. Apenas sei da carta de armas desta André Fereira de Barbuda pela Tore do Tombo Online:
Código Referência PT-TT-CA
Título Cartas de Armas
Datas 1509-1825
Nível Descrição Colecção
DimensãoSuporte 18 doc., perg.
HistCustodialArquivística
A um conjunto inicial já existente na Casa Forte foram acrescentados documentos provenientes de outros fundos ou colecções (nomeadamente a Mordomia-mor da Casa Real e a colecção Gavetas), entre os anos de 1970 e 1980.
ÂmbitoConteúdo
Colecção composta por 18 unidades documentais de cartas de armas concedidas a ... Bernadim de Barbuda (1622), André Fernandes de Barbuda (1632) ...
Quanto à ascendência de Leonor de Oliveira Fogaça: eu nunca a consegui encontrar mas parece que está no (extenso) processo de FSO de José Bernardo de Aboim Fogaça.
Cumprimentos
J.Valdeira
Direct link:
RE: Barbudas com CA`s
Caro JoãoPaulo Esquível,
se for a
http://estudosfranciscanos.blogspot.com/2007/09/habilitao-para-o-santo-ofcio-de-caetano.html
pode ver a habilitação para o Santo Ofício de Caetano Duarte Ferreira e Barbuda
cts
FMRebelo
Direct link:
Barbudas com CA`s
Caros confrades,
O Bernardim de Barbuda deste conjunto de CAs é o meu 11º avô, pelo que foi com alguma expectativa que deparei com a CA de André Fernandes de Barbuda (1632). Na verdade é um erro na descrição pela TT, pois é André Fernandes de Azambuja, não Barbuda...
Cumpts,
Nuno
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 nov. 2024, 21:59