Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX
This topic is classified in rooms: Arquivos
Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX
Gostaria de saber se existia no Brasil do século XiX um local tipo Ellis Island nos Estados Unidos, onde os emigrantes tivessem forçosamente que aportar e assim sendo se existem registos que possam ser consultados.
Eugénia de Oliveira
Direct link:
RE: Chegada de emigrantes ao Brasil no séc XIX
Estimada Eugênia,
A partir de um certo período existiu um lugar onde a maioria dos imigrantes aportavam e aguardavam conseguir alguma colocação de trabalho, que era o
Memorial do Imigrante - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca - CEP 03164-300 - São Paulo – SP - Telefone: (0xx11) 6693-0917 - 3w.memorialdoimigrante.sp.gov.br/ . Nesse site pode fazer a busca dos registros mesmo não informando o ano, ou mesmo informando apenas o sobrenome. Desejo-lhes boa sorte na pesquisa.
Fraterno abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
Estimada Gisa,
A partir de um certo período existiu um lugar onde a maioria dos imigrantes aportavam e aguardavam conseguir alguma colocação de trabalho, que era o
Memorial do Imigrante - Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca - CEP 03164-300 - São Paulo – SP - Telefone: (0xx11) 6693-0917 - 3w.memorialdoimigrante.sp.gov.br/ . Nesse site pode fazer a busca dos registros mesmo não informando o ano, ou mesmo informando apenas o sobrenome. Desejo-lhes boa sorte na pesquisa.
Fraterno abraço.
Samuel de Castro
Direct link:
Caro Samuel
Muito obrigada pela sua informação. Vou averiguar e darei notícias.
Eugénia
Direct link:
Prezado Confrade Samuel de Castro
Há algum tempo entrei nessa página, que indica, do memorial do imigrante para localizar um parente emigrado para o Brasil nos anos de 1920, chamado Luiz Pessoa. Deparei com duas dificuldades após ter localisado o nome:
1. Perguntam-me se pretendo um certificado de desembarque ou uma certidão de desembarque, ou as duas. Cada uma com seu preço bem identificado, mas o que não está identificaado é o conteudo de um e de outro documento que em português (de Portugal) querem dizer a mesmissima coisa.
2. Estando em Portugal, não sei como posso pagar. Já tive dificuldade em escrever o CEP, designação típica do Brasil, mas diferente em Portugal. Depois de feito o pedido, na dúvida logo dos dois documentos, e de aguardar muito, não obtive resposta.
Hoje, após ter lido a sua mensagem voltei à carga. Pode ser que me respondam!
Senão, saberá o confrade responder às minhas dúvidas sobre a diferença entre Certidão e Certificado de desembarque? E já agora acaso esteja perto ou com acesso fácil, poderá dar uma olhada e saber qual a data de desembarque e dados de familia e de nascimento, que constem sobre esse LUIZ PESSOA, que tudo me leva a crer ser um meu parente nascido em Teixoso, concelho da Covilhã, em 13/2/1893?
Antecipadamente grato
Mar2006
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 15 nov. 2024, 03:46