Campo D'Arca

This topic is classified in rooms: Regiões

Campo D'Arca

#159455 | svcosta | 15 juin 2007 05:33

Prezados Confrades,

Alguém de Portugal poderia me esclarecer a localização da localidade chamada Campo D'Arca?
Andei procurando e achei referências a um lugar chamado Campo de Arca na Freguesia de Arões, Concelho de Vale de Cambra, Distrito de Aveiro.
Trata-se do mesmo lugar, apenas com grafia diferente, ou é na verdade outro local?
Encontrei também referência a Campo de Arca como sendo da Freguesia de Atenor, Concelho de Tabuaço, Distrito de Aveiro. Mas depois encontrei informação que a Freguesia de Atenor é do Distrito de Bragança e não de Aveiro.
Agradeço se alguém puder me apontar o que é certo, para que me permita iniciar pesquisa sobre meus avós paternos. O pouco que sabemos é que vieram da localidade chamada Campo D'Arca.

Desde já agradeço a informação que for possível.

Sergio Torres da Costa
A PESQUISAR: FAMÍLIA "RODRIGUES DA COSTA" de CAMPO D'ARCA, originária de PORTUGAL.

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#159624 | rmfrp | 16 juin 2007 14:14 | In reply to: #159455

Caro Sergio Torres da Costa:

Independentemente de qualquer dúvida adicional que possa existir, "Campo d'Arca" é uma forma antiga de escrever "Campo de Arca". As duas grafias correspondem, para todos os efeitos, ao mesmo nome.

O segundo aspecto da questão é saber quais as localidades chamadas "Campo d'/de Arca" que existem em Portugal. Tanto quanto pude perceber só existe uma, a da freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro.

Quanto à localidade alegadamente existente em Atenor-Tabuaço, também a "encontrei" - quando fiz a pesquisa com a grafia "Campo d'Arca" - numa página de códigos postais... que está ERRADA! De facto, se olharmos para os números dos códigos postais daquela página (3730) e para as coordenadas (latitude um pouco menos de 41 graus norte, longitude cerca de 8,5 graus oeste) indicadas, verificamos que não são do distrito de Bragança, mas sim do distrito de Aveiro. 3730 é exactamente o código postal da zona de Vale de Cambra. Portanto, o que parece ter sucedido é que por qualquer motivo a página lista correctamente os lugares (repare que Vale de Cambra também lá está), os seus códigos postais, as coordenadas geográficas, o distrito a que pertencem (Aveiro) e depois erra completamente ao indicar, à frente do distrito, o concelho ("Tabuaço") e a freguesia ("Atenor", neste caso).

Está assim, aparentemente, identificado o local de origem dos seus avós portugueses. Será importante, no entanto, alguma informação adicional. Sabe os nomes completos dos seus avós? Sabe algumas datas de nascimento? Sabe se casaram em Portugal? Sabe quem eram os pais dos seus avós?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#159647 | roz | 16 juin 2007 16:05 | In reply to: #159455

Caro Sergio,

Encontrei 2 "Rodrigues Costa" ainda em Campo de Arca. Poderao talvez ser parentes.

http://pbi.pai.pt/search/campo_de_arca/costa.html

Boas pesquisas!
Roz

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#160172 | svcosta | 20 juin 2007 06:00 | In reply to: #159624

Caro Confrade Rui Pereira,

Obrigado por sua mensagem esclarecedora.
Fiquei confuso quanto à localidade de Campo d'Arca (Campo de Arca) exatamente por ter visitado também essa página de códigos postais!
Agora, apesar de pouco saber sobre meus bisavós, fico mais seguro quanto ao local de origem.
O que sabemos é que:
- O nome de meu bisavô era JOAQUIM RODRIGUES DA COSTA. Em alguns documentos consta como sendo cidadão português, sem citar o local e data de nascimento.
- Em seu Registo de Óbito diz que faleceu já viúvo, em 15/05/1920 com a idade de 64 anos, o que nos indica ter nascido em 1856. Não existem informações adicionais sobre seus pais.
- A informação que se tem na família, passada por tradição oral é que sua esposa chamada ANNA MARGARIDA DA COSTA (tudo indicando ser já o nome de casada), era também portuguesa. Não se tem maiores informações sobre sua origem e nomes de pais. Seu nome aparece em vários Registos de Nascimentos e Casamentos de filhos e filhas. Não descobrimos ainda a data de seu falecimento, mas ocorreu entre 13/08/1904 (data do casamento de meu avô paterno, onde no Registo de Casamento consta que era viva) e 07/02/1914 (data de casamento de um meu tio-avô, onde no Registo de Casamento consta como já falecida).
- Tudo indica que meus bisavós já vieram casados de Portugal e que nã tinham parentes no Brasil, nem antes e nem depois de suas chegadas. Tiveram no Brasil 3 filhos homens e duas filhas mulheres. Se estabeleceram no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde adquiriram grandes extensões de terras.
- É também por tradição oral que se sabe que vieram de Campo d'Arca, pois tanto meu bisavô, quanto os 3 filhos (incluindo meu avô) e alguns dos filhos desses eram conhecidos e chamados como "os Campo d'Arca". Conta-se que muitas pessoas até acreditavam que se tratava de seus sobrenomes.
- Interessante notar que tiveram a preocupação de manter o apelido de RODRIGUES DA COSTA, que foi dados a todos os filhos e netos não só homens, mas também à filhas e netas mais velhas.
São essas as parcas informações que tenho e portanto bem sei o quão difícil será achar alguma coisa.
Já escrevi para a Conservatória de Vale de Cambra e para o Arquivo Distrital de Aveiro na tentativa de conseguir alguma informação útil, mas até agora não obtive resposta. Estou tentando ver como consigo me comunicar com a Paróquia de Arões, local provável de se encontrar algum Registo de Baptismo e/ou Casamento.
Já entrei na página do Arquivo Distrital de Aveiro e tentei fazer uma pesquisa "On Line". O máximo que consegui foi os Códigos de Referências para os Registos de Nascimento (PT-ADAVR-PVLC01/1) e de Casamento (PT-ADAVR-PVLC01/2), mas não acho nenhuma relação sob estes Códigos. Ou eu não estou sabendo como utilizar o sistema de busca ou então esses Documentos (ou relação de Documentos) ainda não estão digitalizados.
Por outro lado pesquisando o que está disponível nos arquivos dos Mórmons, encontro que possuem microfilmes de Baptismo que cobrem os anos de 1609 a 1746, e de Casamentos do ano de 1610 a 1780 e de 1779 a 1793, fora portanto dos anos que preciso iniciar a busca.
Se o confrade tiver mais alguma informação que me possa passar, eu agradeço, pois se estivesse no Brasil, ainda talvez tivesse mais facilidade em procurar e achar algo, mas me encontro morando em Nova Zelândia, o que torna as coisas ainda mais difíceis.

Vou em seguida, abrir um outro Tópico com o título: Família Rodrigues da Costa de Campo d'Arca/Arões para ver se alguém consegue me passar alguma informação.

No mais, o meu muito obrigado pela boa vontade e atenção dada ao assunto.

Sinceramente,

Sergio Torres da Costa
PESQUISANDO: FAMÍLIA RODRIGUES DA COSTA (DE CAMPO D'ARCA, ARÕES).

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#160173 | svcosta | 20 juin 2007 06:13 | In reply to: #159647

Caro Confrade,

Muito agradecido estou por sua preciosa informação.
Em primeiro lugar, tomei conhecimento da página da Portugal Telecom, que me permitirá fazer outras pesquisas.
Em segundo lugar, que já entrei em contato com os dois endereços existentes na página que me forneceu. Um deles, após conversar com a pessoa, chegamos à conclusão que não se tratava da família. Apenas coincidência de nomes. Quanto ao outro endereço, fiquei de retornar em início de julho próximo, porque segundo a senhora com quem falei, seu marido que é da região está viajando no momento e estará retornando na data indicada. Assim, que resta uma grande esperança de que eu consiga alguma informação importante.
Devo esclarecer que o pouco que sabemos desses meus bisavôs, eu acabo de colocar na resposta que enviei ao Confrade Rui Pereira. Se puder ler o têxto e tiver mais alguma informação que possa me passar, será bem vinda.

Atenciosamente e com os meus Cumprimentos,

Sergio Torres da Costa
PESQUISANDO: FAMÍLIA RODRIGUES DA COSTA (DE CAMPO D'ARCA/ARÕES/AVEIRO/PORTUGAL).

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#160260 | roz | 20 juin 2007 18:44 | In reply to: #160173

Caro Sergio

Sabe mais ou menos quando o seu bisavo chegou ao Brasil? Ou a que porto? Ha varias organizacoes brasileiras onde se consegue informacoes. 'E que esses registos podem ter mais informacoes sobre o seu bisavo que o ajudasse a depois contactar os arquivos portugueses. Experimente estes 2 e continuarei 'a procura de outros.

Museu da Imigração
emite certidões de desembarque de imigrantes, de 1882 a 1978. -
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Brás
03044-001 São Paulo, SP
tel: (0**11) 6692-7804 e 6692-1446
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br


Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, 480
22250-040 Rio de Janeiro, RJ
http://www.aperj.rj.gov.br

Com respeito aos livros de baptismo ja nao devem estar na Igreja pois em principio tudo com mais de 100 anos vai para os Arquivos Distritais respectivos.

Se encontrar mais alguma coisa que possa ter interesse logo lhe digo
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#160297 | rmfrp | 20 juin 2007 22:18 | In reply to: #160172

Caro Sergio Torres da Costa:

Os dados que tem sobre os seus ascendentes já são muito significativos e parecem ser um bom ponto de partida para novas pesquisas.

Se, como refere, os seus bisavós ainda casaram em Portugal, é muito provável que a sua bisavó fosse natural da freguesia de Arões ou de alguma freguesia próxima, e é igualmente provável que o casamento se tenha realizado em Arões ou em local próximo.

Já tem uma data aproximada para o nascimento do seu bisavô: 1856. Não se admire se a data real se afastar 3 ou 5 anos daí, pois as idades indicadas nos registos de óbito antigos raramente são exactas.
Por outro lado, diz que o seu avô casou em 1904.

Em função destes dados, as pesquisas a realizar parecem ser a do casamento dos seus bisavós, entre 1875 e 1885 aproximadamente, e dos baptismos de eventuais filhos do casal ainda nascidos em Portugal. Esses registos estarão, com maior probabilidade, nos livros de Arões.

Os registos de Arões para essa época estão no Arquivo Distrital de Aveiro. São registos da Igreja mas, por circunstâncias históricas, encontram-se hoje na posse do Estado - o mesmo acontece para quase todo o território português - e têm valor legal de registo civil (que nessa época não existia ainda em Portugal). Infelizmente estes registos não só não estão on-line como nem sequer foram ainda microfilmados pelos Mórmons, como referiu. Assim, a única forma de localizar o registo será por uma consulta em Aveiro. Não parece uma pesquisa difícil, mas eu estou demasiado longe de Aveiro para poder ajudar.

Aproveito esta ocasião para referir, relativamente aos Borges Vilarinho, que pelos nomes me parecem ser do norte de Portugal. Infelizmente isso não é suficiente: para avançar nessa pesquisa terá de encontrar documentos que indiquem a origem exacta dessas pessoas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#160341 | svcosta | 21 juin 2007 03:17 | In reply to: #160297

Caro Rui Pereira,

Obrigado por sua injeção de ânimo e longe de mim querer ocupá-lo com buscas em Aveiro, ainda que tivesse sua residência fixada em Aveiro, ao lado do Arquivo.
Informações e sugestões que alguém possua já é de muita ajuda e fico imensamente agradecido em tê-las daqui deste outro lado do mundo.

Penso que posso até estreitar um pouco mais a data provável do casamento de
meus bisavós para a faixa de 1875 - 1883, pois que no Registo de Casamento de meu avô, Félix Rodrigues da Costa, que tirei dos microfilmes dos Mórmons, é citado que naquela data em que se casava ele estava com a idade do que pode ser 21, 26 ou 27 anos de idade. A dúvida prende-se ao fato da caligrafia do escrevente não ser muito boa e ainda estar a cópia em condições não muito boas, desgraçadamente justo em cima da citada data.

Descobri também que o nome de minha bisavó consta em alguns documentos como sendo Anna Margarida da Silva, e não Anna Margarida da Costa (provável nome de casada). Deus queira que o "da Silva" seja o nome dela de solteira, embora tenha sido usado em documentos, quando já era casada.

Chegou a colocar o apelido "da Silva" em uma de suas filhas, como consta do Registo de Casamento desta filha, onde lá está citado sem deixar dúvidas o nome de solteira da noiva e seu novo nome de casada.

Contudo, surgiu nesse meio tempo um dado perturbador do raciocínio: descobri o Registo de Óbito de uma filha de minha bisavó Anna Margarida da Costa, onde consta que seria brasileira. Isto está em desacordo com a tradição oral da família que sempre dizia ser portuguesa, confirmação esta que consta no Registo de Casamento desta mesma filha, onde é dito ser ela portuguesa.
Como se não bastasse a dificuldade em se descobrir pormenores, ainda temos de conviver com esse tipo de imprecisões sérias causadas por notários e/ou declarantes que não primam por maiores cuidados.

E para finalizar por agora, devo dizer que realmente, o ramo dos Borges Vilarinho promete ser de difícil pesquisa, pois não tenho até o momento nenhuma indicação de dados da origem portguesa deles.

O meu muitíssimo obrigado por sua paciência e comentários precisos.

Sinceramente, aceite os meus cumprimentos.

Sergio Torres da Costa

PESQUISANDO: PINTO MONTENEGRO, RODRIGUES DA COSTA (DE CAMPO D'ARCA/ARÕES/AVEIRO) E BORGES VILARINHO

Reply

Direct link:

RE: Campo D'Arca

#160428 | rmfrp | 21 juin 2007 21:23 | In reply to: #160341

Caro Sergio Torres da Costa:

É um prazer ajudar.

Se a informação de a sua bisavó ser brasileira consta do registo de óbito de uma filha, essa informação pode não ser muito fiável. Não é um motivo forte para duvidar de que a sua bisavó seja portuguesa, para mais quando há um registo mais antigo, e portanto mais sólido, que a dá como portuguesa. Quanto mais tempo decorre, menos fiáveis os dados são (por exemplo, num registo de casamento a idade de uma pessoa é normalmente mais correcta que num registo de óbito).

Se quiser que eu tente decifrar a idade duvidosa pode enviar a imagem do registo para o meu endereço: rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 07:13

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen