Desculpe a intromissão, pois tenho a impressão que entro a meio de um trabalho que vai bem avançado, pelo que tenho lido. Por isso mesmo, não sei se a informação seguinte será novidade ou relevante para o seu trabalho, mas nem que seja pela oportunidade de confirmar que existe mais gente que ousa enfrentar e desmistificar os “adamastores” da história, atravessando imensas “tormentas”, praticamente sozinhos.
Em http://paineis.org/INDICE.htm António Salvador Marques faz uma interpretação própria dos painéis ditos de S.Vicente, onde nem tudo o que aparenta ser, é. São conhecidas, embora não suficientemente esclarecidas, as tensões que existiam então ao nível do poder, que levaram D.João II a dizer que “o meu pai deixou-me senhor das estradas e caminhos de Portugal”. No seu estudo, António Salvador Marques aponta um intencional “rescrever” de certos aspectos históricos, a partir do reinado de D.Manuel I.
Mais uma vez, não sei se terá qualquer interesse para o seu trabalho, mas encontrando alguma semelhança entre os dois, penso que António Salvador Marques poderá ser um valioso aliado.
Continuação de bom trabalho,
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Gonçalves Pereira