Fonseca Osório, Casa de Santa Marta, em Lobrigos
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Fonseca Osório, Casa de Santa Marta, em Lobrigos
Será possível ajudarem-me a conhecer a ascendência de Manuel da Fonseca Osório. senhor da casa de Santa Marta, freguesia de Lobrigos, e de sua mulher, Maria Ana de Jesus, ele natural de Lobrigos e ela de Lombada, Medrões, onde casaram em 30-3-1705?
São pais de Maria Ana de Jesus da Fonseca Osório, referidos em Carvalhos de Basto, VII, p. 85.
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Fonseca Osório, Casa de Santa Marta, em Lobrigos
Caros Confrades
Relanço este tópico.
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Fonseca Osório, Casa de Santa Marta, em Lobrigos
Caro José Alfredo Soares de Oliveira,
Possivelmente não ajuda nada, mas já tentou levas as pesquisas sobre os Fonsecas Osório ou os Osórios Fonseca para Pinhel, Guarda?
Em notas que me forneceram -- não fui eu que tive acesso aos paroquiais -- sobre um parentesco por afinidade dei conta que em Castelo Mendo, Almeida, havia vários "Fonseca e Sampaio", durante o século XVIII.
Associados a eles mas também num outro ramo que se lhes juntou existem várias testemunhas e padrinhos misturando os apelidos Fonseca e Osório.
Por exemplo, em Castelo Mendo, no baptismo de Francisco Teles da Costa, em 4 de Setembro de 1774, constam como padrinhos um António Osório e sua irmã Dona Maria da Fonseca. Já no casamento de Manuel João da Costa e de Maria Miguel, pais deste Francisco (em 20 de Junho de 1764), surgiam como testemunhas um José Osório de Brito e um João da Fonseca.
Francisco Luís e Sampaio foi baptizado em 14 de Novembro de 1785, na igreja de S. Pedro, Castelo Mendo. Um dos padrinhos chama-se José Osório da Fonseca. Os pais de Francisco Sampaio, o Licenciado Custódio Luís Gonçalves e Maria Xavier de Sampaio tinham casado em 13 de Outubro de 1770, na mesma igreja de Castelo Mendo. Testemunhas foram José Osório e António Osório da Fonseca.
Estavam a ser infrutíferas as pesquisas pelos apelidos que me interessavam (Fonseca e Sampaio) e por Castelo Mendo na Torre do Tombo Online. até que dei conta que esta Maria Xavier Sampaio era filha de Marcela da Encarnação Teixeira e de Semião da Fonseca e Sampaio, todos de Castelo Mendo, mas que o seu avô paterno, Manuel da Fonseca e Sampaio, era de Vale da Madeira, que localizei como pertencendo a Pinhel.
Comecei então a testar na TTOnline combinar Pinhel com Sampaio e com Fonseca e começaram a surgir descrições de documentos ligando estes apelidos aquele concelho.
Tentei combinar com Sampaios com Osórios e Pinhel e Fonsecas com Osórios e Pinhel e entre outras coisas surgiu-me uma provisão de renúncia do ofício de Escrivão dos Órfãos da vila de Pinhel feita em 20/08/1728 por António Freire da Fonseca Osório, filho de Baltasar da Fonseca Tavares. O documento pertence ao Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 11, fl.306v e tem a cota PT-TT-RGM/C/11/25166 .
Podem não ter nenhuma ligação aos seus mas também pode ser que outros confrades do Genea tenham interesses nestes Osórios da Fonseca de Pinhel.
Atentamente, nuno de m.
Direct link:
RE: Fonseca Osório, Casa de Santa Marta, em Lobrigos
Caro José Alfredo Soares de Oliveira,
É possível que tenha também dado por isto mas
saem de Vila Real e estão bem assentes na Guarda
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=287041
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=107339
Atentamente, nuno de m.
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 nov. 2024, 19:51