Familia Barros de Vila Nova da Cerveira.

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas

Familia Barros de Vila Nova da Cerveira.

#165127 | spes | 16 août 2007 14:05

Caros Confrades

Alguem pode fornecer-me dados sobre a Familia Barros de Vila Nova da Cerveira (Santa Eulália de Gondar) no Século XVIII. ??
Estou à procura dos ascendentes de Domingos de Barros (de Gondar) e sua mulher, Maria Gonçalves (de Covas).

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Reply

Direct link:

RE: Familia Barros de Vila Nova da Cerveira.

#165175 | spes | 17 août 2007 16:52 | In reply to: #165127

Renovo o pedido

Cumprimentos Fernando Figueirinhas

Reply

Direct link:

RE: Familia Barros de Vila Nova da Cerveira.

#168372 | pmcoimbra | 24 sept. 2007 14:20 | In reply to: #165127

Caro Fernando Figueirinhas,

Antes de mais peço desculpa pelo pouco que lhe vou adiantar, pois infelizmente não lhe posso dar muitos dados. Posso apenas dizer-lhe que existia uma casa com brasão de Barros em Vila Nova de Cerveira. Seria do século XVIII e situava-se na Rua das Côrtes, não sei a freguesia exacta, até porque as fronteiras entre as freguesias e os concelhos de Caminha e Vila Nova de Cerveira "flutuavam" muito ao longo do século XIX. Houve lugares de várias freguesias que umas vezes pertenciam e um, outras vezes a outro concelho. O mesmo se passava entre freguesias. Mas acho que era mesmo na freguesia da Vila. Entretanto o brasão desapareceu e apenas se sabe dele pelos manuscritos do Dr. Luís Figueiredo da Guerra e pelo Livro de José Leal Diogo, "Inventário da Heráldica Concelhia", de 1981. Em ambos existe uma reprodução do mesmo, um desenho.
Até pode ser que o brasão tivesse vindo de outro lado, trazido para aquela casa e depois levado para outra com os antigos donos, depois de deixarem de a possuir. Se porventura souber de algo mais voltarei ao contacto. Desgraçadamente, é tudo o que tenho para si de momento.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Familia Barros de Vila Nova da Cerveira.

#168395 | spes | 24 sept. 2007 17:26 | In reply to: #168372

Caro Pedro Morais Coimbra

Muito agradeço a sua informação

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Reply

Direct link:

RE: Familia Barros de Vila Nova da Cerveira.

#168802 | joaobarros | 28 sept. 2007 23:17 | In reply to: #168395

Caro
Fernando Fiagueirinhas,

Julgo estar a estudar o mesmo ramo familiar, que aborda neste tópico, embora ainda seja um principiante nestas andanças.

Um dos meus ramos paternos são Barros do Alcaide - Fundão. Julgo que provávelmente terão vindo da freguesia de Gondar ou Gundar - V.N.Cerveira.

Junto alguns elementos dos meus familiares que se cruzarão eventualmente com os seus:

Nascidos no Alcaide:
Avô - Joaquim Salvado Barros - n.01-11-1900 - c.10-02-1926 - o.19-08-1963 (Irmãos - António Salvado Barros; José Salvado Barros; Ana Salvado Barros Pires
e ainda outra irmã que desconheço o nome)

Bisavô - António Salvado Barros - n.04-05-1861
Trisavô - António Gonçalves Barros - n.08-01-1826 (Terá tido um irmão José - n.25-03-1821)
Tetaravó - Maria Barros (Maria Jacinta?) - n.24-12-1787 (Terá tido um irmão José de Barros)

Nascidos em Gundar - Sta. Eulália - Braga (Actualmente Concelho de V.N.Cerveira):

Avô 5º grau - Domingos José Barros de Gundar, casado com Bernardina Maria do Alcaide

Avô 6º grau - Domingos de Barros de Gundar, casado com Maria Gonçalves de Covas


Ainda estou a confirmar todos estes dados a partir de António Salvado Barros em virtude de haver alguma troca de apelidos.

Espero ter acrescentado algo de útil, embora ainda não tenha passado ás pesquisas de V.N. Cerveira.

Melhores cumprimentos
João Barros

Reply

Direct link:

RE: Familia Barros de Vila Nova da Cerveira.

#168831 | spes | 29 sept. 2007 13:46 | In reply to: #168802

Caro Parente

Do lado da minha avó paterna, descendo de Maria Pires Salvado e Aires da Costa Matos (bisavós), José Salvado de Barros e Maria Pires Salvado (3 avós), António Gonçalves Barros e Maria Salvada (4 avós), José Gonçalves Bonito e Maria Jacinta de Barros (5 avós), Domingos José de Barros e Bernardina Maria Luisa (6 avós) e Domingos de Barros e Maria Gonçalves (7 avós). Estes ultimos são respectivamente de Gondar e Covas, respectivamente.

Quando tiver mais informações, não deixarei de as transmitir.

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 11:52

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen