Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Coura

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Coura

#165512 | pmcoimbra | 22 août 2007 15:39

Caríssimos

Gostaria de saber se alguém está disponível para consultar por mim um assento da Paróquia de Águalonga, Paredes de Coura.
Trata-se do assento de casamento de JOSÉ TRISTÃO PEREIRA PINTO MALDONADO, natural de Vila Nova de Cerveira, com D. JÚLIA ALBERTINA DE CASTRO SOUSA MENEZES E ABREU ANTAS, natural de Paredes de Coura. O casamento ocorreu no dia 18 de Setembro de 1898, em Águalonga, e o que eu pretendia saber era os nomes dos pais e avós apenas do noivo (José Tristão Maldonado), uma vez que já tenho bastantes informações acerca da noiva, que era filha do 1º Visconde do Peso de Melgaço, Júlio César de Castro Sousa Menezes e Abreu.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda. Um abraço

Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Coura

#165513 | Samuel C O Castro | 22 août 2007 15:47 | In reply to: #165512

Estimado Pedro,

Apesar de não saber os pais do noivo, informo o que está ao meu alcance, ou seja, o tenho em minha Grande base dos Castros:

D. Júlia Albertina de Castro Sousa Menezes Abreu e Antas Bacelar - N-13.1.1881, em Agualonga - C-18.9.1898, em Agualonga - s. g.
Esposo: José Tristão da Cunha Pinto Maldonado (Ou José Tristão Pereira Pinto Maldonado) – De Vila Nova da Cerveira, onde F-24.4.1950. Comendador.

Peço sua gentileza confirmar se realmente é sem descendência ?

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#165517 | pmcoimbra | 22 août 2007 16:38 | In reply to: #165513

Caro Samuel de Castro

Mesmo não sendo a informação que procuro, acabou por me dar a data de falecimento do José Tristão, o que sempre ajuda.
Posso confirmar-lhe que o nome dele era José Tristão Pereira Pinto Maldonado, Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e proprietário em Vila Nova de Cerveira, e garantir-lhe que desse casamento não houve descendência. É que os referidos José Tristão e Júlia Albertina foram os padrinhos de baptismo e casamento do meu avô materno, e eram íntimos da minha família.
Fico-lhe muito agradecido pela atenção. Disponha sempre, naquilo que puder ajudarei.

Um abraço
Pedro Morais Coimbra

P.S.: renovo o meu pedido de ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, para saber os nomes dos pais e avós de José Tristão Pereira Pinto Maldonado.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#165533 | pachancho | 22 août 2007 20:42 | In reply to: #165517

Caro Pedro,

não sei se já foi a este site, mas aqui vai na mesma:

http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/138999.html

http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/2006/10/

tente no "Nobiliário de famílias de Portugal / Felgueiras Gaio.", acessivel na internete:

http://purl.pt/12151/3/

Algumas das pastas tem mais que um volume.

cumprimentos
Paula Peixoto

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#165735 | pmcoimbra | 25 août 2007 12:00 | In reply to: #165533

Cara Paula,

Mais uma vez agradeço a sua contribuição. Tenho estado, nas horas vagas a ler o Felgueiras Gayo, mas ainda não encontrei lá nada sobre estes Maldonados. No entanto será útil noutras pesquisas de que ocupo.
Também já conhecia o blog do Jofre Alves, que aliás contactei, e que me confirmou já que o nome do pai do José Tristão era José César Pereira Pinto Maldonado, Administrador do Concelho de Vila Nova de Cerveira. No assento de casamento, José Tristão Pereira Pinto Maldonado declarou-se filho perfilhado e a sua mãe não foi nomeada, o que parece confirmar a informação que tenho de que ela seria uma senhora casada (e não com o pai do José Tristão).
Vou a meio do objectivo deste tópico. Falta-me agora confirmar se o avô do José Tristão era José Augusto Pereira Pinto Maldonado, proprietário de Vila Nova de Cerveira, que comprou o Solar dos Castros à familia dos futuros Condes do Côvo, os Castro Lemos.
Se alguém souber ou puder confirmar, agradecia. Já agora, se alguém souber os nomes das personagens femininas desta história, também estes seriam bem recebidos.

Cumprimentos
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#165944 | pmcoimbra | 28 août 2007 20:12 | In reply to: #165513

Prezado Samuel de Castro,

Peço-lhe o favor de confirmar se na sua Grande Base dos Castros tem já informações sobre as seguintes famílias:

1- os Castro Portugal, de Vila Nova de Gaia, espalhados por Valadares, Gulpilhares e Candal.
2- os Dias de Castro, de Vilar de Andorinho, também em Vila Nova de Gaia, que aliás estão ligados aos anteriores.

Possuo trabalhos monográficos que lhe posso facultar no caso de ainda não ter dados sobre estes Castros.

Para além destes, tenho ainda dados acerca dos Ferreira de Castro, de Avintes, Vila Nova de Gaia, meus antepassados. As informações sobre estes são bastante mais pobres, mas se tiver interesse nelas, também não me custa nada passar-lhe os meus apontamentos.

À disposição. Cumprimentos.
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#165967 | Samuel C O Castro | 28 août 2007 23:22 | In reply to: #165944

Estimado Pedro Morais Coimbra,

Os dados que tenho sobre os Castro Portugal, creio não serem dos que você se refere, pois são de São Vicente, Monforte de Lemos, Lugo, na Galiza.

Quanto aos Dias de Castro, o que tenho são alguns nomes avulsos com esse apelido conjugado, mas não descendendo dos Castro Portugal, a exemplo de:

xxxxxxxxxxx

Antônio Dias de Castro - N-1711 - Esp: Teresa Maria Ribeiro de Araújo - BTH, pg 102, árv 2

xxxxxxxxxxx

Maria Rita de Castro – N-31.5.1792 – F-2.3.1874 - BTH, pg 102, árv 2
2º Esposo: Dr. José Fortunato Ferreira de Castro – N-31.8.1791 - C-25.5.1839
Primos – vide pg 78b78b
Fhs: a) Joaquina Antônia Maria Ferreira – N-21.6.1839 – F-27.11.1866
1º Esposo: José de Castro Sampaio – Negociante – C-15.4.1805 - Primos ?
Fhs: b) José Joaquim Dias de Castro – N-1807 – F-1842 - Bacharel em Direito
c) Maria – d) Antônio – e) Manuel – f) Antônia
g) João de Castro Sampaio – 1ª Esposa: Margarida Eugênia
2ª Esposa: Maria do Rosário
3ª Esposa: Maria Emília Teixeira de Sampaio

xxxxxxxxxxxx

Fhs. (de Ruy Dias Freire de Castro – N-1629), com ....................................?
Fhs: h) José Dias de Castro

xxxxxxxxxxxx

D. Diogo Afonso de Castro – N-1510 – C-na Quinta do Vinhal. Sr. da Quinta do Vinhal, em Gouveia - NFP, vol. IV, Castro, $2, N20-21 e $81, N21 e, vol. IX, Teixeira, $10-2.
3ª Esposa: Teresa Nogueira – Herdeira da Quinta do Vinhal – Fhs: (Dentre outros)
a) Felipa Dias de Castro - Esposo: Manuel Gonçalves de Oliveira (ou Manuel Gonçalves Nogueira) – Res. na Quinta da Quintã, Freguesia de Soalhaens - NFP, vol. IV, Castro, $85, N22

xxxxxxxxxxxx

Peço sua gentileza de ver a mensagem que hoje enderecei ao “aguerreiro”, no tópico “Visconde de Santo Antônio de Lourido”. Considere para si também endereçada. Tenho imenso interesse em todos os ramos dos Castros, se tiveres dados dos Castro Portugal ; Dias de Castro ; Ferreira de Castro, ou de qualquer outro ramo que possa mandar para o e-mail, que estou lhe disponibilizando ao solicitar seu contato, muito lhe agradeço.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#166152 | pmcoimbra | 30 août 2007 17:23 | In reply to: #165967

Caro Samuel de Castro,

Verifiquei que ainda não dispõe das informações que lhe vou disponibilizar. Informo ainda que para além das famílias de que lhe falei na minha mensagem anterior, tenho também uma notícia genealógica de uma outra família, que lhe peço o favor de verificar ser ou não sua conhecida:

1- os Gomes de Castro, Viscondes e Condes de Castro, e Viscondes de Borges de Castro (são todos a mesma família). Tal como as outras, também se trata de uma família de Vila Nova de Gaia.

Uma vez que não consegui obter o seu e-mail privado, peço-lhe que me envie uma mensagem para que eu, logo que possa, lhe faculte os dados que prometi.
[pedromoraiscoimbra arroba portugalmail ponto pt]

Um abraço e até breve
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#166158 | Samuel C O Castro | 30 août 2007 18:26 | In reply to: #166152

Estimado Pedro Morais Coimbra,

Montei um anexo do Word, que enviei para seu e-mail, com algumas informações dos Condes de Castro e, um ramo Gomes de Castro, que fazem parte de minha base. Dos dados que lhe transmiti, a descendência segue na base.

Tudo que puderes me transmitir sobre os Castros, serão muito bem recebidos.

Fico-lhe muitíssimo grato pela disponibilidade e boa vontade. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Coura

#178987 | AJGama | 05 janv. 2008 18:52 | In reply to: #165512

Porque é que não pede as fotocópias não autenticadas via CTT ao próprio arquivo?
Cumprimentos, Susana Gama

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#179077 | flordeacacia1 | 06 janv. 2008 07:37 | In reply to: #165944

Caro Pedro Morais.

O que necessita saber concretamente acerca dos Castro Portugal, de Valadares e Gulpilhares?
Aliás, existe em Valadares uma rua chamada José Monteiro Castro Portugal, pessoa essa que faleceu relativamente novo, e fez testamento no qual deixou uma quantia em dinheiro (de momento não me lembro, quanto), para ser usada na construção da primeira escola masculina de Valadares.

Mas por favor diga-me sobre o que quer saber sobre esta família.

Com os melhores cumprimentos,
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#179094 | Samuel C O Castro | 06 janv. 2008 11:57 | In reply to: #179077

Estimada Maria,

Apesar de não ter sido a mim endereçada, peço licença a você e ao amigo Pedro para expor também meu interesse nos dados dos "Castro Portugal, de Vila Nova de Gaia, espalhados por Valadares, Gulpilhares e Candal", sendo que, me interesso por tudo a eles relacionados: ascendência / descendência e demais dados históricos / genealógicos, para que eu possa verificar se entroncam em minha grande base que estou a montar sobre os Castros em geral. Portanto, peço sua gentileza de informar tudo o que deles possui, o que eu e o Pedro, com certeza ficaremos muitíssimos agradecidos e a disposição. Muitíssimo obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#179280 | pmcoimbra | 07 janv. 2008 13:22 | In reply to: #178987

Cara Susana Gama,

Agradeço a sua mensagem. De facto, já pedi ao Arquivo e já tenho as fotocópias do assento de casamento e também cópias dos assentos de baptismo dos noivos e do pai do noivo. A pesquisa já progrediu bastante desde que iniciei este tópico, mas muito obrigado pela sua atenção e ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#179517 | pmcoimbra | 08 janv. 2008 16:51 | In reply to: #179077

Cara Maria,

A partir do seguinte assento de casamento:

"No dia 17 de Janeiro de 1814, de manhã, casaram na Igreja Paroquial de Vilar de Andorinho, Ventura de Araújo (…) e Ana Dias dos Reis, filha de Manuel Dias e de Francisca Eusébia dos Reis, do lugar de Baiza, neta paterna de José Dias e Maria de Mascarenhas, materna de Custódio dos Reis Castro e Ana Joaquina de Jesus, do lugar do Paço, Valadares (...)"

O nosso interesse centra-se nas origens do nome Castro, dos antepassados do Capitão Custódio dos Reis Castro, que, ao casar-se com Ana Joaquina de Jesus (Gonçalves Portugal), deu origem à família Castro Portugal, com ramificações em Vilar de Andorinho, Candal e Arouca, da qual se fala neste tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=169055

Uma vez que já determinamos que os Gonçalves Portugal são de Vilar do Paraíso, queremos tentar chegar à origem do nome Castro.
Qualquer ajuda é muito útil.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Ajuda-AD de Viana do Castelo-Águalonga P.de Co

#179634 | flordeacacia1 | 09 janv. 2008 08:38 | In reply to: #179517

Caro Pedro Coimbra,

Na realidade o Capitão Custódio dos Reis Castro, é da minha família, mas infelizmente um ramo que ainda não explorei devidamente.
Sei que casou em Miragaia, com Maria Joaquina de Sam José (como consta nos assentos de batismo dos filhos e no próprio casamento); viveram em Valadares onde tiveram 13 filhos, tendo alguns dos filhos casado em Vilar do Paraíso, e posteriormente netos que casatram em Vilar de Andorinho, daí as ramificações.
Custódio dos Reis Castro, é filho de António da Rocha, de Arcozelo, e de Isabel dos Reis Castro de Valadares.
Maria Joaquina de Sam José ou Maria Joaquina Gonçalves Portugal, é filha de António Gonçalves Portugal, de Valadares e de Paerpétua da Mota Ramos de Sta Marinha.

Tenho mais uma geração mas não sei se ralmente será do vosso interesse. Mas como tenho os microfilmes de Valadares, irei tentar pesquisar mais esta linha.

Estou ao vosso dispor para o que necessitarem.

Com os melhores cumprimentos,
Maria

Reply

Direct link:

Castro Portugal

#179732 | Dsousa | 09 janv. 2008 18:10 | In reply to: #179634

Cara Maria,

Apesar de as suas mensagens não me serem dirigidas, exponho também aqui o meu interesse por esta família.

Poderá dar-nos a data de casamento do Capitão Custódio e o nome de todos os filhos? Sabe o nome dos avós do capitão? Agradeço desde já a atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

Castro Portugal

#179733 | Dsousa | 09 janv. 2008 18:14 | In reply to: #179634

Cara Maria,

Talvez seja mais adequado colocar as mensagens no tópico “Castro Portugal, Mansores, Arouca”.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=168771&fview=e

Reply

Direct link:

Castro Portugal...

#181112 | pmcoimbra | 19 janv. 2008 18:14 | In reply to: #179634

Cara Maria,

Temos todo o interesse em saber quer os ascendentes, quer os descendentes do casal Capitão Custódio dos Reis Castro e Maria (ou Ana) Joaquina de São José (Gonçalves Portugal). A prioridade seria para os apelidos Castro e Portugal. Se tiver explorado um pouco mais este seu ramo de antepassados, agradecemos-lhe que dele nos dê notícias, para completar os estudos que temos sobre os ramos desta família que nos são mais próximos.
Temos algumas notas no seguinte tópico, para o qual lhe pedia o favor de responder, caso tenha novos dados:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=168771&fview=e

Se pretender que lhe forneçamos as nossas pesquisas, também teremos muito gosto em ajudar.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Castro Portugal

#181344 | flordeacacia1 | 21 janv. 2008 10:35 | In reply to: #179732

Caro Daniel Sousa,
Como disse anteriormente este é um ramo de minha família que não tenho explorado muito; mas tenho todo o gosto em compartilhar consigo e com os demais confrades as minhas pesquisas.
Por lapso na mensagem para o confrade Pedro Coimbra escrevi Maria Joaquina de Sam José, quando deveria ter escrito Ana Joaquina de Sam José, fica aqui a correcção.
Custódio dos Reis Castro e Ana Joaquina de S. José, casaram em Miragaia em 19 Set. 1761; ele nasceu em Valadares a 6 Set. 1740; sendo filho de António da Rocha, natural de Arcozelo, e de Isabel dos Reis Castro, natural de Valadares; é neto paterno de António João e Ana da Rocha, de Arcozelo; e neto matermo de Domingos de Castro, natural de Mafamude, e Maria dos Reis, de Valadares; ela nasceu em Miragaia a 22 Ago. 1746, é filha de António Gonçalves Portugal, natural de Valadares, e Perpétua da Mota Ramos, de Sta Marinha; é neta paterna de Domingos Gonçalves e Madalena Domingues, de Valadares; e neta materna de Manoel da Mota Ramos, de Sta Marinha, e Maria Ramos, de Mafamude.
Tiveram 13 filhos dos quais os 5 primeiros nascem em Gulpilhares e os restantes em Valadares, no assentos de batismo de certos filhos os padrinhos são padres ou pessoas relativamente importantes como Viscondessa de Vila Nova do Souto de El-Rey, e outras mais.
Mande-me o seu e-mail para a minha conta mfsadr@gmail.com, e lhe darei toda a informação que for encontrando.

Com os melhores cumprimentos,
Maria

Reply

Direct link:

RE: Castro Portugal

#181351 | Samuel C O Castro | 21 janv. 2008 12:15 | In reply to: #181344

Estimada Maria ...........

Muitíssimo grato pela exposição dos interessantes dados dos Castros junto ao tópico do Geneall.

Ainda não consegui entroncar o citado Domingos de Castro. Caso descobrires a ascendência dele, peço sua gentileza de disponibilizar-me, para que eu volte a consultar a base.

Por acaso Mafamude pertence a Vila Nova da Gaia ?

Escrevi para seu e-mail solicitando dados complementares.

Muitíssimo obrigado por tudo que for possível disponibilizar sobre os Castros. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 08:02

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen