Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Regiões | Bibliografia | Arquivos

Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#166183 | JAVSO | 30 août 2007 22:42

Caros Confrades

Consta do NFP e do Genea um António Leitão, filho de Gonçalo Leitão de Vasconcelos, que foi capitão-mor de Soalhães. F. Gaio refere que aquele António viveu em Passinhos, Paredes.
Será que têm algo mais sobre esta pessoa, nomeadamente descendência?
Esta minha pergunta prende-se com o facto de eu ter um ascendente, de Passinhos, Paredes, que terá vivido na mesma ocasião e cujo nome era António Leitão de Vasconcelos, que teve um filho ilegítimo, de quem descendo.
Como poderei confirmar se se trata da mesma pessoa ou não?

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#166257 | Conde | 31 août 2007 16:54 | In reply to: #166183

Caro Confrade:
O nosso confrade e meu ilustre primo José António Reis é o sábio destas paragens. Se ele nos estiver a lêr pode dar uma grande ajuda.Os Leitões que tenho são da vizinha freguesia de Penhalonga e ligam ao célebre Lázaro Leitão Aranha e a seu pai o FSO salvo erro Manuel Leitão e a seu avô Gaspar dos Reis Leitão.O Lázaro tinha como casa o edificio da Lusíada na Junqueira sobre o qual há o livro do Arthur Lamas "A Casa Nobre de Lázaro Leitão". Usavam armas de Leitão. Também há Leitões na ascendência materna do General Azeredo (D.Maria Cândida de Noronha e Távora).
Cordiais cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#166272 | JAVSO | 31 août 2007 19:26 | In reply to: #166257

Caro Conde

O seu primo José António Reis está-me a fazer falta nas buscas a que ando a proceder no que respeita a alguns antepassados de Soalhães, Paresde de Viadores e outras freguesia do Marco de Canaveses. Mas, após duas mensagens que me enviou a propósito do tópico sobre Borges daquela primeira freguesia, despareceu e eu não sei como o posso contactar.
Os Leitões daquela zona deverão estar todos ligados, pois penso que esse apelido foi para ali levado por um abade de Soalhães, oriundo de Pedrógão Grande, onde já vi, na Igreja Matriz, uma pedra tumular com as representações heráldicas de Leitão e Andrade.
A mãe do General Azeredo tinha uma casa em Soalhães, mesmo na sede da freguesia, a cerca de 1,5 km da nossa. Da varanda Poente vemos a encosta de Penha Longa.
A árvore genealógica que possuo, da qual consta o citado António Leitão de Vasconcelos, foi feita integralmente pelo arquitecto Francisco Azeredo (reporta-se à ascendência de meu bisavô Joaquim M. Soares de Oliveira.

Se lhe for possível indicar-me como posso contactar com o seu primo José António Reis, ficar-lhe-ei francamente agradecido.

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#312586 | jmmoreira | 27 août 2012 16:36 | In reply to: #166183

Caros confrades,

Consta da minha ascendência o casal José António Leitão de Vasconcelos e Brízida de Vasconcelos.
Este casal terá nascido em meados do século XVIII. A única referência de datas que tenho é o casamento de uma filha, de nome Mariana Joaquina de Vasconcelos Leitão, na freguesia de Constance, Marco de Canaveses, em 1788.
O José António e a Brízida terão vivido no lugar do Crasto, freguesia de Soalhães.
O José António era filho de Álvaro Luís Leitão e de Lourença Pereira Pinto de Vasconcelos, naturais de Soalhães.
A Brízida era natural da freguesia de Santo Ildefonso, concelho do Porto. Era filha de João Carvalho Pereira e de Maria Teresa de Vasconcelos naturais da freguesia da Várzea, concelho de Arouca.

Do José António admito que possa ser descendente do capitão-mor de Soalhães Gonçalo Leitão de Vasconcelos, mas não consigo fazer a ligação.

Era desta família o Abade Francisco de Azevedo Leitão e Vasconcelos (1827-1894), neto da Mariana Joaquina. Foi pároco em Vila Caíz, Amarante.

Muito agradeço qualquer informação que me possam dar sobre estas pessoas.

Cordiais Saudações,

João Mendes Moreira

Reply

Direct link:

RE: Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#312617 | JAVSO | 27 août 2012 22:44 | In reply to: #312586

Caro João Mendes Moreira

A ascendência Leitão de Vasconcelos de Álvaro Luís Leitão encontra-se nos Carvalhos de Basto, onde o casal Álvaro e Lourença é referido no vol. X, p. 216.
Este Álvaro é f.º de Gonçalo Leitão de Vasconcelos, capitão-mor de Soalhães, e de sua m.er Grácia Pinto, de Passinhos, Paredes (de Viadores).

Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#312657 | jmmoreira | 28 août 2012 16:02 | In reply to: #312617

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

A informação que consta no livro do Felgueiras Gayo, em Gouveas, $71, nº 15, refere um Álvaro Vieira que não sei se será o mesmo do "meu" Álvaro Leitão de Vasconcelos. De qualquer modo, por essa versão, não conseguiria fazer a ligação.

Muito obrigado pela informação.

João Mendes Moreira

Reply

Direct link:

Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#370720 | jmmoreira | 13 juin 2016 20:40 | In reply to: #166183

Caro confrade José Alfredo Soares de Oliveira,

Imagino que já tenha a informação que o levou a abrir este tópico.
De qualquer forma, deixo-lhe aqui alguma notas sobre o capitão António Leitão de Vasconcelos que tendo nascido na quinta do Crasto em Soalhães viveu em Paredes de Viadores. Ainda não procurei o assento de baptismo dele mas é seguramente filho do capitão mor Gonçalo Leitão de Vasconcelos.

Aqui ficam as notas:
Deve ser filho do capitão mor Gonçalo Leitão de Vasconcelos.
O Capitão António Leitão cc Maria de Matos da Quinta do Crasto (também são dados como sendo do lugar de Eiro) que:
- Foram avós de Manuel António, n. em Soalhães no dia 2-1-1753 (fl. 104v)
- Foram avós de Joaquina, n. em Soalhães no dia 8-3-1755 (fl. 134)
- teve a filha Catarina solteira filha natural do Capitão António Leitão que foi madrinha de Maria nascida em Soalhães no dia 17-4-1729 (fl. 79v).
- Maria Leitão de Vasconcelos filha natural do Capitão António Leitão de Vasconcelos da quinta do Crasto desta freguesia e de Maria de Matos solteira do lugar de Eiró cc Manuel Gonçalves dos Santos filho natural de Pedro Gonçalves dos Santos e de Ana Moreira da freguesia de Santa Maria do Gobe em Soalhães no dia 10-2-1740 (fl. 388). Foram pais de Francisco, n. 26-7-1742 em Soalhães (fl. 286v).
O Capitão António Leitão tinha uma prima chamada Mariana Pereira moça solteira filha que ficou de Gaspar Pereira e de sua mulher Joana Pinto Pereira de Pica [?] monte da freguesia de Paços deste Bispado do Porto. Foram os dois padrinhos de Mariana filha de Álvaro Luís Leitão de Vasconcelos nascida em Soalhães no dia 18-11-1730.
O Capitão António Leitão de Vasconcelos é dado como sendo de Paços - São Romão de Paredes [de Viadores] no assento de baptismo de António, n. 22.9.1731 em Soalhães (fl. 120v).

Também tenho interesse na ascendência do António Leitão de Vasconcelos porque descendo do seu irmão Álvaro Luís.

Com os melhores cumprimentos,
João Moreira

Reply

Direct link:

Leitão, de Soalhães e Paredes de Viadores

#414030 | heinrich | 19 avril 2019 14:46 | In reply to: #166183

De Manuel Vieira de Magalhães e Úrsula Leitão de Vasconcelos, FG apenas refere Gonçalo Leitão de Vasconcelos.
Sabe-se se houve outros filhos?

Obrigado
AC

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 juin 2024, 03:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen