E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Arquivos | Cargos

E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

#166583 | Carlos Silva | 05 sept. 2007 11:21

Caros colegas,

Hoje dia 5 de setembro é a vez de Luis Marques Mendes de se encontrar em retrato de « front page » de Geneall.
E pelo visto, Rosa Sofia Pinto Martins Salazar http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=279516 mulher desse responsavel politico é bisneta de Augusto da Silva Martins (1864-1944) http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=467347 um industrial, sem duvida um dos pioneiros da industria textil do concelho de Guimaraes (frg. de Ronfe) e sobre o qual estou interessado em obter elementos biograficos para retraçar seu perfil e carreira. Eventualmente conseguir dados genealogicos ascendentes e descendentes.

Aproveitando um pouco a actualidade...
Agradeço ajuda.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

#166641 | pgirao | 06 sept. 2007 01:03 | In reply to: #166583

Caro Carlos Silva,

Voltamos finalmente a cruzar-nos por terras do Minho... Fico muito feliz com isso, esperando poder retribuir um pouco da gentileza que teve com os "meus" Sá Carneiro!

Tenho alguns dados sobre o assunto que expõe. De facto, fiz há tempos uma árvore de costados para um amigo e, veja a coincidência, trata-se de um primo direito da "sua" Rosa Sofia Pinto Martins Salazar (apelidos do meu amigo: Marques Martins Salazar), sendo portanto também um bisneto do Augusto da Silva Martins.

Coincidência maior ainda: vou estar com ele amanhã de manhã por motivos profissionais... pelo que não deixarei de saber se do lado dele existem informações suplementares sobre o assunto. Fico entretanto ao seu dispor para lhe enviar os dados que tenho.

Um abraço,
Pedro Girão

P.S. - Não sei se ainda tenho o seu e-mail; o meu continua a ser o que está afixado na página dos Girões!

Reply

Direct link:

RE: E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

#166662 | pgirao | 06 sept. 2007 12:18 | In reply to: #166583

Caro Carlos,

Falei com o tal meu amigo e o caso contém algumas dúvidas que talvez fossem mais fáceis de esclarecer directamente entre nós os dois... Quer-me ligar para o 91 969 7918? Teria muito gosto nisso.

Um abraço,
Pedro Girão


P.S. - Já agora, uma nota mais pública: Alberto Martins, actual presidente do grupo parlamentar do PS, é também descendente do referido Augusto Martins.

Reply

Direct link:

RE: E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

#166700 | Carlos Silva | 06 sept. 2007 22:09 | In reply to: #166662

Caro Pedro,

Vamos portanto proceder assim. Terei gosto em ligar.

Tambem fico feliz por me encontrar novamente consigo.
E o episodio dos « Sa Carneiro » deixou-me excelente lembrança como momento de investigaçào e partilha de informaçào. A partir do seu site, cuja visita volto a recomendar, e das preciosas informaçoes nele contidas foi possivel traçar a ascendencia do Primeiro ministro F. Sa Carneiro até ao « rei lavrador », linha de ascendência inédita posta depois em relevo na base de dados deste site.
Para memoria : Francisco Sá Carneiro (Ascendência)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=35079

A proposito dos Silva Martins de Augusto da Silva Martins, tenho dedicado algum tempo a estudar a familia (Quanto à ascendência do proprio Augusto e irmaos umas 10 geraçoes, e por volta de 115 individuos). Os dados estào ao dispor do seu amigo e ao seu.

Bastante interessante no que diz respeito à familia Silva Martins, nào sei se conhece, o estudo online (em pdf) de Ana Silvia Volpi Scott :
TEIAS E TRAMAS: FAMÍLIA E MANUFACTURA TÊXTIL NO CONCELHO DE GUIMARÃES (PORTUGAL) NOS FINAIS DO SÉCULO XIX
www.uem.br/~dialogos/include/getdoc.php?id=647&article=216&mode=pdf

A proposito de Alberto Martins agradeço a interessante informaçào, que é afinal uma resposta (que ja nao esperava) ao topico « Genea. de Alberto Martins (ministro/vimaranense) » :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=82546

De facto o nome Alberto nao é desconhecido na familia Silva Martins. De forma que o conjunto nome+apelido+textil+Guimaraes podia deixar supor um parentesco.

Por tudo agradeço
Grande abraço

Carlos Silva
vizoivizoiarrobahotmailpontocom

Reply

Direct link:

RE: E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

#166752 | clcastro | 07 sept. 2007 17:30 | In reply to: #166700

Carlos Silva,

Não tenho conseguido enviar mails para si. Agradeço que me envie o seu mail. César de Castro

Reply

Direct link:

RE: E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

#166849 | CPMM Silva | 08 sept. 2007 09:51 | In reply to: #166752

Caro César de Castro,

O meu mail é vizoivizoiarrobahotmailpontocom

Terei gosto em ter noticias suas.
Carlos Silva

Reply

Direct link:

RE: E do lado da mulher de Luis Marques Mendes...

#166851 | CPMM Silva | 08 sept. 2007 09:55 | In reply to: #166662

Caro Pedro,

Em complemento do nosso contacto tefefonico seguem algumas informaçoes.

Poderà ver no estudo de Volpi Scott que o Augusto da Silva Martins encontra-se inserido num conjunto familiar de empresarios activos ja em 1890 e com meios de produçào ja significativos, constituido essencialmente pelo Augusto da Silva Martins, o irmào Joaquim da Silva Martins, os primos José Joaquim Machado Guimaràes, Antonio Diniz Machado Carvalho, Francisco José Fernandes. Volpi Scott refere parentes mais remotos.

O elemento comum entre eles todos é o avo Bento Custodio Machado, que tambem nào deixa de ser um enigma para os dois ou tres colegas (que eu saiba) que o estudam.

Era negociante de linho. Foi juiz / presidente do Couto de Ronfe algumas vezes como poderà ver na base de dados, e foi o ultimo presidente eleito antes do extinto Couto de Ronfe (1835).

Era filho natural e nào sei o nome do pai, que com alguma logica deve ser um dos Machados de Ronfe. Talvez Joao José Machado de Faria (+1819), da casa de Quartas. Com efeito parece ligado a este. Mas nào passa de mera hipotese.

Como poderà ver no topico
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=98207
em 1841 estava na cadeia da Cova da Moura, em Lisboa, condenado ao degredo, creio, por dividas, me parece, e mais precisamente como fiador.

Por esta occasiào fez-se um inventario de seus bens que mostra uma situaçào de relativa decadência. Como tive ocasiào de cruzar antes disso o nome de um criado dele suponho que teve reveses de fortuna.

Talvez por isso nào se sabe do seu registo de obito. Tambem nao se sabe do registo de batismo. Casou em 1815.


Alguns topicos mais, estào relacionados com a ascendência de Augusto da Silva Martins :

Cosme Vieira de Magalhaes
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=108761
(por via da avo materna Francisca Rosa Dinis)

O topico “Guimarães” contem alguns dados :
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=87946


abraço
Carlos Silva

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 17 sept. 2024, 21:40

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen