Família Zuniga
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Família zuniga
Agradicia se alguem tem algum dado sobre os Zunigas no Norte do País que desse alguns dados.
Muito obrigada
Direct link:
RE: Família zuniga
Caro Confrade
Em Alpiarça (Ribatejo) viveu durante muitos anos a familia Zuniga cujo patriarca já falecido, o sr. Dr. Zuniga foi um medico prestigiado e muito querido na terra.
Foi casado com a srª Dª Fernanda Zuniga de origem familiar local, de quem teve duas filhas uma delas a Maria Arminda Zuniga, na epoca muito minha amiga.
Cumprimentos
Nobra
Direct link:
RE: Família zuniga
Os Gusmão e Zuniga da Covilhã que vêm de Ciudad Rodrigo têm a sua representação na Casa do Arco de Viseu.
Cumprimentos.
Direct link:
RE: Família zuniga
Exmos Senhores:
D. António de Zuniga e Gusmão, 3º Marquês de Ayamonte casou com Ana Fernandes de Cordova. tiveram pelo menos 2 filhos, Francisco (http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=47092) e Ana de Sotomaior Zuniga que casou com D Rodrigo de Artiaga Gamboa. Destes últimos nasceu pelo menos uma filha, D. Inês de Artiaga Sotomaior que casou com Diogo Botelho da Costa, Sr da Casa do Fojo. Deste casal foram filhos, pelo menos; António Botelho da Costa Sotomaior, Miguel Almeida Sotomaior e Antónia Botelho de Sotomaior com geração na Beira.
É o que sei sobre o apelido Zuniga em Portugal.
Cumprimentos,
João Pedro Norton
Direct link:
Família Zuniga
Prezada Lucia Afon
A uma de distância de mais de 10 anos, da data em que colocou este tópico , no Forum, ciente de que, neste discurso do tempo muito terão progredido as suas investigações, para além das mais remotas que nos deixou "Martin Afonfo de Miranda, criado De l Rey N.S. e natural de Lifboa" no seu " Discvrsos Históricos de la vida y muerte de Don Antonio Zuñiga Comendador de Ribera del Confejo de Guerra de fu Capitan General del Reyno de Portugal", dirigido a " Don Pedro Zuñiga, Marquez de Flores de Auila, Y primer Cavallerizo de fu Mageftad ( acessível na Net), queria deixar-lhe aqui a notícia de um casamento celebrado por um descendente, em Salvador da Vila dos Arcos, concelho de Arcos de Valdevez, em data, não muito recente, de 10/6/1751.
Consta do respetivo assento, com a data supra de 10/6/1751 que
FRANCISCO ANTÓNIO DE ABREU ZUÑIGA, filho de Francisco Pereira Zuñiga , da freguesia de Setados, Reino da Galiza, e de sua mulher Dona Maria de Abreu de Lima, da freguesia de Santa Maria de Moreira, termo de Monção, neto paterno de Marcos Pereira e de sua mulher Ana Pereira, da freguesia de Setados, Reino da Galiza, Bispado de Tui, e neto materno de Manuel de Abreu de Lima, da dita freguesia de Santa Maria de Moreira e de sua mulher Joana de Valadares, COM MARIA TEREZA, filha de Manuel Pereira, da Vila de Guimarães, da Rua Escura, e de sua mulher Ana maria de Barros, da freguesia de Gondoriz, do lugar de Mondão, neta paterna de Francisco Pereira do Lago, de Guimarães, da Rua Escura, e de sua mulher Maria de Guimarães, da mesma vila, e neta materna de Miguel de Barros e de sua mulher Maria Pereira, ambos da freguesia de Gondoriz, lugar de Mondão.
Não sei se este assento de casamento lhe pode interessar, no entanto, aqui o deixo porque bem pode interessar a outro membro da mesma família, pois ,mais que uma vez, têm vindo a este Forum em busca de colaboração.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez
Direct link:
Família Zuniga
Boa tarde,
No decurso de uma outra pesquisa não relacionada com este tópico deparei-me com uma genealogia manuscrita onde o Capitão Francisco de Abreu Zuniga, o Cabeça, está mencionado com identificação da sua mulher e ancestrais próximos.
Caso tenha interesse aqui fica o link: http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4718009 (ver a imagem 123).
Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo
Direct link:
Família Zuniga
Muito obrigada por se ter lembrado. É precisamente esta pessoa que eu procurava, pois fez parte da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, e como eu investigo este arquivo tinha alguma curiosidade por aparecer um Zuniga nos Arcos. Sei que os do sul entraram no país com a D. Catarina de Áustria, mas este ter casado nos Arcos fez-me alguma confusão.
Muito obrigada mais uma vez
Direct link:
Família Zuniga
Exmo Confrade,
O nome ZUNIGA é tao raro em Portugal, que num cantinho da memoria eu tinha guardado um capitao desse nome.
No ramo melgacense da minha familia, existiu um "soldado de cavalo", Infante (?) Gonçalo GONCALVES, filho de pais vindos de Cabeceira de Basto para Melgaço. Casado em 13/05/1679, em Melgaço, com Antonia VAZ, a testemunha de casamento foi o Capitão Pedro FALCAO ZUNIGA, de Paderne. Como vê houve ZUNIGAS em Melgaço. Cumprimentos Natércia
Direct link:
Família Zuniga
Cara confrade
Pois pelos vistos não faltaram Zunigas aqui pelas redondezas, por essa razão devem ter chegado aos Arcos.
Obrigada pela informação
Direct link:
Família Zuniga
Prezada Confrade
Efetivamente, a família e o apelido Zuñiga expandiram-se por diversas terras do norte do país, especialmente os que vieramm da vizinha Galiza.
Por me parecer interessante, deixo aqui mais uma referência, que li em As Terras de Valdevês, de José Cândido Gomes., relativa a Dr Braz de Abreu Zuniga, nascido em 1667, filho de Gaspar Cerqueira Barbosa e mulher Dª Ana de Brito Lira, o qual estudou em Braga e se doutorou em Teologia, em Roma, tendo sido camarista do Papa Inocêncio XII, Cónego da Sé de Braga, o qual teria falecido nos Arcos em 1721. Segundo o mesmo autor deixou um manuscrito designado " Nobiliário das famílias de Entre Douro e Minho".
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez
Direct link:
Família Zuniga
Bom dia, car Confrade.
Muito obrigada pela atenção que deu à minha mensagem quasi anecdotica. Afinal esse nome ZUNIGA espalhou-se bem por Portugal, mas como diz o Confrade, a vizinhança da Galiza e da Espanha em geral, devem ter influenciado bastante. Cumprimentos e talvez até breve, na Quinta de Santo Antão, em Messegaes... Natércia
Direct link:
Família Zuniga
Caro confrade Miguel de Valadares,
Também me deparei acidentalmente com este assento, que me deixou muito contente, por ser útil a uma pesquisa que ando a fazer sobre os Abreus de Regalados. Acrescento que os avós maternos são Leonel (e não Manuel como aparece erradamente no assento) de Abreu Lima (ou Leonel de Abreu de Magalhães), senhor dos morgados de Juste, Moreira e Sobreira, em Monção e o de Regalados e de D. Joana de Valadares de quem teve 5 filhos naturais, uma das quais a mãe de Francisco António.
Pergunto se conhece alguma descendência de Francisco António de Abreu Zuñiga e Maria Teresa, ou se há mais informações sobre o dito Francisco para além do assento.
Com os melhores cumprimentos,
LPA
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 janv. 2025, 15:32