Escrivão do Público, Ponte de Lima.

This topic is classified in rooms: Cargos | Pessoas | Arquivos | Regiões

Escrivão do Público, Ponte de Lima.

#168962 | pmcoimbra | 30 sept. 2007 18:50

Caros participantes,

Procuro informações sobre os proprietários deste ofício de Escrivão do Público, Judicial e Notas da Vila de Ponte de Lima, no século XVIII, se era um cargo hereditário ou não e quais os pré-requisitos para o exercer. Busco dados concretamente sobre um Escrivão em especial: Francisco Ribeiro Pinto, também chamado Francisco Ribeiro Pinto de Melo, natural de Ponte de Lima, filho de Francisco Ribeiro Pinto e de Mariana de São Francisco.

No site Amigos da Torre do Tombo, no núcleo de Leitura de Bachareis, encontrei este nome com a data de 1755.
No site Torre do Tombo on-line, no Registo Geral de Mercês, encontrei um documento de nomeação de Escrivão do Público, Judicial e Notas da Vila de Ponte de Lima em nome de Francisco Ribeiro de Morais Pedroso, de 1756. Mas tenho informações que nessa altura o titular deste ofício seria Francisco Ribeiro Pinto. Seria o mesmo?

Já solicitei por e-mail o envio de uma cópia do referido documento, mas se algum dos participantes tiver alguma informação, souber de alguma publicação ou de algum site onde eu possa esclarecer esta dúvida e obter outros dados ficaria muito grato.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

RE: Escrivão do Público, Ponte de Lima.

#169132 | pmcoimbra | 02 oct. 2007 15:01 | In reply to: #168962

Só para completar as informções que tenho acerca deste escrivão, quando Francisco Ribeiro Pinto faleceu, o cargo de Escrivão do Público Judicial e Notas da Vila de Ponte de Lima passou para o seu cunhado, João de Sousa Caldas de Matos, em 1788, por carta de D. Maria I.

Renovo o pedido de informações adicionais, se tal for possível.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 23:31

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen