Na TT Online

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Na TT Online

#170442 | Lourval | 19 oct. 2007 17:44

Caros colegas,

Gostaria de localizar um filho do casal Manuel Lourenço e Isabel Antunes que se casam em Alcains em 23.04.1721. O objetivo é conhecer os pais de Manuel Lourenço.

Tenho comigo todos os microfilmes de Alcains, menos o que contém batismos entre 1680 e 1730.

Agradeço antecipadamente a ajuda
Lourval

Reply

Direct link:

Manuel Lourenço e Maria Antunes

#170490 | agp | 20 oct. 2007 17:52 | In reply to: #170442

Caro Primo Lourval

Estive a ver os baptismos de Alcains posteriores a 1721 e não encontrei qualquer filho do casal Manuel Lourenço e Isabel Antunes.

Como sabes aquele Manuel Lourenço é natural da Covilhã e foi casado 1ª vez com Luísa de Paiva, da Guarda. E o que encontrei hoje foi um Manuel Lourenço, filhos destes, pai de Luísa nascida a 12.11.1723. A mãe desta Luísa é Maria Lopes, em 2º matrimónio, filha de António Fernandes Ventura, de Idanha-a-Nova, e de Maria Lopes, de Alcains.

Um abraço
António G. Pereira

Reply

Direct link:

Manuel Lourenço e Isabel Antunes

#170492 | Lourval | 20 oct. 2007 18:26 | In reply to: #170490

Caro Primo António,

Muito obrigado. Então, Manuel Lourenço e Isabel Antunes, ou não tiveram filhos, ou os tiveram em outro lugar. Talvez ela também fosse de segundo matrimônio e tivesse alguma idade.

Manuel Lourenço era natural de São Martinho, Covilhã. O filho dele, Manuel Lourenço, casou-se com Maria Lopes em 21.12.1722, em Alcains. Eu tinha este casamento.

Eu não sabia quem foram os pais dela pois no registro dizia que ela era viúva de João Fernandes Leitão, nascido em 04.03.1678, e filho de meus antepassados João Fernandes Leitão e Catarina Lopes.

Pela data do nascimento da Luísa, você encontrou o primeiro filho do casal.

Talvez encontremos mais pistas em São Martinho (Covilhã). Talvez até o casamento deles tenha acontecido lá. Veremos.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170499 | Lourval | 20 oct. 2007 19:21 | In reply to: #170490

Caro Primo António,

Voltando ao casal Manuel Lourenço e Maria de Paiva. Eu consegui finalmente localizar a naturalidade de Manuel Lourenço, que é de São Martinho, Covilhã. No mesmo registro, que é o do nascimento de Joana, em 09.01.1740, filha de Domingos Nunes Borrego e Maria de Paiva, está escrito que Luzia de Paiva é da Cidade da Guarda, Freguesia de............não consegui ler. Eu arriscaria Freguesia de Vilante. Diante das freguesias do Concelho da Guarda, eu não consegui estabelecer qualquer ligação. Preciso rever este registro.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170512 | agp | 20 oct. 2007 22:52 | In reply to: #170499

Caro Primo Lourval

Se no assento diz que é da cidade da Guarda e arriscas "Vilante" eu deduzo que só pode tratar-se da freguesia de São Vicente.

Abraços
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170518 | manuelr | 21 oct. 2007 00:16 | In reply to: #170499

Caro primo LOurval

O que tenho das pessoas indicadas, é o seguinte:

1-FRANCISCA DE PAIVA casou com José de Almeida. Naturais da Guarda.

2-Luzia de Paiva que segue.

2-LUZIA DE PAIVA natural da Guarda, freguesia de São Vicente onde casou em 20-08-1694 com Manuel Lourenço, natural da Freguesia de São Martinho da Covilhã, morador em Alcains, sendo testemunhas o Capitão Manuel Tavares Cardoso e seu sobrinho Fernando de Almeida.

3-Maria de Paiva natural de Alcains que segue.
3-Manuel Lourenço natural da Covilhã casou com Maria Lopes, 2º casamento desta, de Alcains, filha de António Fernandes Ventura, de Idanha-a-Nova e de Maria Lopes, de Alcains.

4-Luisa nasceu em Alcains em 12-11-1723 batizada a 21.

3-Joana batizada em Alcains em 18-03-1702.

3-MARIA DE PAIVA casou com Domingos Nunes Borrego, filho de Domingos Nunes Borrego e de Maria Rodrigues.

Já tinha estes elementos (constantes aliás nas FBB), mas não conssegui ir mais além.

Um abraço
Manuel da Silva Rolã

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170519 | manuelr | 21 oct. 2007 00:19 | In reply to: #170518

Onde se lê conssegui deve ler-se consegui e Rolão em vez de Rolã. É o sono!

um abraço

Reply

Direct link:

Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170530 | Lourval | 21 oct. 2007 06:01 | In reply to: #170518

Caro Primo Manuel Rolão,

Obrigado pelas informações. Elas "caíram" do céu.

Eu não sei se entendi bem mas....Francisca de Paiva e José de Almeida são os pais de Luzia de Paiva?

Neste caso, quem seriam os pais de Manuel Lourenço?

Fiquei intrigado com o entroncamento de apelidos pois tenho um antepassado José de Almeida casado com Catarina Nunes em Alcains em 05-07-1720, sendo que José de Almeida é filho de Manuel Fernandes de Paiva e Maria Rodrigues Leitão. Esta Maria Rodrigues Leitão é irmã de João Fernandes Leitão, primeiro marido de Maria Lopes que se casa com Manuel Lourenço.

Sendo o meu antepassado José de Almeida filho de Manuel Fernandes de Paiva e Maria Rodrigues Leitão, eu sempre me perguntei de onde teria vindo o Almeida.

Se Francisca de Paiva e José de Almeida são os pais de Luzia de Paiva, então os dois José de Almeida estão ligados....de alguma forma.

Seriam duas famílias, onde um elemento de uma se casa com um elemento da outra e há José de Almeida dos dois lados.

Minha pergunta é: seria Luzia de Paiva irmã de Manuel Fernandes de Paiva?

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170543 | manuelr | 21 oct. 2007 11:59 | In reply to: #170530

Caro primo Lourval

José de Almeida e Francisca de Paiva são os pais de Luzia de Paiva.
Não sei estabelecer a ligação com Manuel Fernandes de Paiva, mas é muito provável que a haja, já que as localidades por onde andaram são as mesmas (Guarda, Covilhã e Alcains). Só vendo nos registos, mas na Covilhã não é nada fácil, já que há 14 Freguesias, salvo erro!
Posso ver quando for à TT, mas não sei se terei disponibilidade na semana que vem. Se não puder ir nesta, só depois do dia 12.
Estranho o apelido Fernandes ligado ao Paiva, o que não era comum. Será mesmo Fernandes? O normal era o apelido Paiva estar ligado a Rodrigues, Henriques, Mendes e Nunes, não falando no Morão.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170547 | nevesa | 21 oct. 2007 13:29 | In reply to: #170530

Caro Lourval:
Tenho vindo a fazer o estudo de um ramo da minha familia, de São Vicente - Guarda. Reparei que na vossa troca de informação, repetem alguns apelidos existentes também na minha arvore, tais como : Antunes, Rodrigues, . Pesquiso alguns apelidos como Trepado, Alvares, Varão etc. Um dos nomes que se destacou foi o de Luiza Lopes, que existe tb na minha arvore, casada com Pedro Rodrigues Trepado. Filha de Miguel Antunes e Maria Gomes. Se achar que estes nomes lhe são familiares, poderemos trocar mais informações.
Cordiais cumprimentos
António Neves

Reply

Direct link:

Manuel Lourenço e Luzia de Paiva

#170556 | Lourval | 21 oct. 2007 15:53 | In reply to: #170547

Caro António Neves,

Infelizmente a Luzia de Paiva é minha primeira antepassada que surge em São Vicente. Os descendentes dela já nascem em São Martinho (Covilhã) e Alcains (Castelo Branco). Eu tenho muita ascendência na Guarda, pois minha avó tinha mãe nascida no Aveloso.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

Manuel Fernandes de Paiva

#170558 | Lourval | 21 oct. 2007 16:03 | In reply to: #170543

Caro Primo Manuel Rolão,

Eu tenho aqui anotado o casamento de Manuel Fernandes de Paiva com Maria Rodrigues Leitão na freguesia de Alcains e na data de 12-08-1691. Os pais de Manuel Fernandes de Paiva seriam Manuel Fernandes de Paiva e Maria Rodrigues. Eles seriam de São Miguel (Castelo Branco). Eu preciso rever este registro pois os pais de Manuel Fernandes de Paiva tinham o mesmo nome dos nubentes. Suspeito de equívoco por parte de quem escreveu.

Eu também tenho aqui anotado o batismo de Catarina, em 24-12-1739, filha de Manuel Fernandes de Paiva, natural de Sarnadas (Oleiros) e Isabel Lopes Folgado. Catarina nasceu nos Escalos de Baixo.

Também sei que há, na mesma época, o casal Manuel Fernandes de Paiva e "Ana" Rodrigues, naturais de Folgosinho (Gouveia), Distrito da Guarda.

No registro de casamento de Manuel Lourenço e Luzia de Paiva não são declarados os pais de Manuel Lourenço?

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Manuel Fernandes de Paiva

#170594 | manuelr | 21 oct. 2007 22:08 | In reply to: #170558

Caro primo Lourval

Eu não tenho a indicação dos pais de Manuel Lourenço, mas quando puder vou rever o registo. Mas se não tenho, o registo não deve ter (em princípio, claro!).

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Manuel Fernandes de Paiva

#170684 | manuelr | 22 oct. 2007 19:49 | In reply to: #170558

Caro primo Lourval

Manuel LOurenço casou na Guarda Freguesia de São Vicente em 27-08-1696 com Luzia de Paiva, ele filho de Marcos Lourenço e de Maria Fernandes, naturais da Covilhã (não diz a freguesia) ela de José de Almeda e de Francisca de Paiva.

Não encontrei o casamento dos pais de Luzia de Paiva.

Manuel de Almeida casou na Guarda Freguesia de São Vicente em 18-10-1696 com Catarina de Paiva, ele filho de Francisco Gomes e de Lourença de Almeida, moradores em Manteigas ela de Manuel de Andrade e de Catarina de Paiva, moradores na Freguesia de São Vicente, Guarda, neta paterna de Sebastião de Andrade e de Natália da Fonseca e materna de Francisco Gonçalves Milheiro e de Maria Antunes, todos moradores em São Vicente.
Não sei se este casal tem parentesco com os pais de Luzia de Paiva, mas é uma pista a seguir.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

Manuel Fernandes de Paiva

#170695 | Lourval | 22 oct. 2007 22:52 | In reply to: #170684

Caro Primo Manuel Rolão,

Muitíssimo obrigado.

Bastante interessante estas novas informações. Está parecendo que Catarina de Paiva é irmã da Luzia de Paiva.

Interessante também perceber que Manuel Fernandes de Paiva, casado com Maria Rodrigues Leitão, tem os apelidos das avós de Manuel Lourenço.

Estas famílias estão ligadas. Só não sei como....ainda.

A última vez que me vi diante de um quebra-cabeças deste, por fim descobri que pai e filho se casam com duas irmãs. O pai fica viúvo e casa-se novamente com uma mulher bem mais nova. Passa-se um ano ou dois, o filho dele casa-se com a cunhada do pai.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 04:23

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen