Certidão de nascimento
This topic is classified in rooms: Arquivos
Certidão de nascimento
Prezados colegas,
estou em busca da nacionalidade Portuguesa para mim e para minha mãe. Ela é filha de portugueses e eu, consequentemente, neto.
Ocorre que meus avós nasceram em datas muito remotas, sendo ele de 1899 e minha avó de 1901. Já descobri que o site que emite e envia as certidôes não possui registros de livros com mais de 100 anos.
Descobri também que no arquivo distrital de Santarém, onde meus avós residiam, encontra-se apenas o livro até 1899.
Pois bem, os fatos são:
1) A certidão de nascimento de meu avô encontra-se no Arquivo Distrital de Santarém, e não tenho como fazer tal pedido pela internet, ou tenho? Se não, como eu conseguiria obter ajuda no sentido de ter remetida ao Brasil tal certidão?
2) A certidão de nascimento de minha avó deve estar, provavelmente, na Conservatória de Pinheiro Grande, concelho da Chamusca, mas não consigo fazer seu pedido "on line". Novamente, como eu obteria ajuda para que tal documento me fosse enviado?
Com meus melhores comprimentos!
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Rafael Oliveira
Há dois meses eu estava aqui solicitando ajuda. Agora penso que estou em condições de ajudar. Minha sugestão é que você escreva um email para o Arquivo Distrital de Santarém e um para a Conservatória do Concelho da Chamusca, identificando-se como sendo do Brasil, e perguntando em quanto fica a despesa de cada certidão mais a de remessa.
Se os registros forem encontrados, eles informam para onde deve ser enviado o Vale Postal que será remetido pelo correio. A taxa aqui vai depender do valor, e se vai ser enviado tudo para o mesmo lugar ou separado.
Eu consegui uma certidão de 1876 que ainda estava na Conservatória!
Os emails você encontra no site do Ministério da Justiça de Portugal.
Cumprimentos.
Marli
Brasil
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Rafael Oliveira
Onde está escrito "e se vai ser tudo enviado para o mesmo lugar" leia-se "e se vai ser tudo enviado DO mesmo lugar". Quer dizer, para a certidão que sair do Arquivo Distrital é um vale postal e para a que sair da Conservatória é outro.
Encontrei o endereço eletrônico do Arquivo Distrital de Santarém como sendo adstr arroba adsantarem ponto iantt ponto pt
Da Conservatória do Registro Civil do Concelho de Chamusca ainda não encontrei. Estou pesquisando no Google.
Acredito que alguém de Portugal irá se manifestar sobre este endereço eletrônico para você.
O procedimento que eu faço é exatamente este. Quando estiver tudo acertado, não esqueça de solicitar o "número de contribuinte" do Arquivo Distrital e da Conservatória, que aqui chamamos de CNPJ. Os Correios pedem.
Cumprimentos.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro raphael oliveira,
A Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial/Cartório Notarial da CHAMUSCA tem por email:
crcpncom.chamusca@dgrn.mj.pt
Cumprimentos,
António G. Pereira
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caros António G. Pereira e Raphael Oliveira
Estava para colocar aqui o endereço eletrônico da Conservatória, que acabei de encontrar no site do MJ, quando vi que isto já havia sido feito. Melhor assim.
Cumprimentos.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Repetindo o email do Arquivo Distrital de Santarém:
adstr@adsantarem.iantt.pt
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caros colegas,
Fico imensamente grato pela ajuda. Inclusive já encaminhei e-mail para o Arquivo Geral e para a Conservatória.
O Arquivo de Santarém disse que não localizou a certidão, e que ela pode ter sido feita tempo depois do nascimento, podendo estar na Conservatória.
A Conservatória ainda não me deu resposta.
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Pois então, a Conservatória da Chamusca não respondeu meus e-mails!
O que voces sugerem como meu próximo passo?
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Raphael
Eu, quando tenho um email não respondido, faço o levantamento do número do telefone da Conservatória e identificando-me como sendo do Brasil digo que enviei um email. Em todas as ocasiões o meu pedido estava na fila de espera e me dizem alguma coisa já pelo telefone. São telefonemas rápidos, sem muita conversa. É preciso respeitar horário de intervalo para almoço, sempre relatado no site, e levar em conta a diferença de quatro horas daqui para lá. O que significa que não devem ser feitos depois das 13 horas
Vamos ver se virão mais sugestões dos participantes.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Outra idéia é fazer a solicitação por email também ao Arquivo de Lisboa. Parece que lá eles centralizam registros. Mas fazer o telefonema, é a minha primeira sugestão.
ReplyDirect link:
RE: Certidão de nascimento
Arquivo de Lisboa? Para pedir a certidão que encontra-se em uma Conservatória?
E se essa certidão tiver sido emitida por uma Igreja, o que era comum em 1900? Será que ela estará na Conservatória?
O telefone é uma saída. Sei que não é tão facil quanto parece entender os portugueses, tampouco deve ser nos entender.
Alguem tem outra sugestão?
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Raphael
Pelo que tenho lido aqui neste Fórum você está tentando conseguir o que é chamado de Registro de Batismo (Registo de Baptismo) que era o que se fazia antes de 1911. E que se encontram (ou deveriam se encontrar) nas Conservatórias dos Concelhos e/ou nos Arquivos Distritais.
Estou procurando a mensagem onde li sobre o Arquivo de Lisboa. Tem a ver com a Torre do Tombo. O endereço é adl@iannt.pt
Acho que não estou falando besteira, mas se estiver, alguém irá fazer uma intervenção aqui logo, logo!
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Marli, não entendi muito bem. Meus avôs são, respectivamente, de 1899 e de 1901!
Não tenho certeza, mas PROVAVELMENTE foram registrados, ou batizados, em uma igreja! É isso? Se for, como obtenho esse Registro de Batismo? Nesse e-mail que vc informou???
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Raphael
Depois de ler muitas mensagens, eu aprendi que antes da República em Portugal (1911) as pessoas que nasciam eram batizadas nas igrejas (lógico) e o registro de batismo passava a ser o documento "oficial". Por isso que para nascimentos ocorridos antes de 1911 procura-se pelo Registro de Batismo. O "documento" vai dizer: A tanto de tanto de tanto batizei solenemente um indivíduo do sexo masculino/feminino nascido em tanto, que recebeu o nome de fulano. Segue com os nomes dos pais, as profissões, o local da naturalidade deles, o da moradia, os nomes dos avós de ambos os lados, e o nome dos padrinhos. Para os nascidos antes de 1911 assim deverá ser o documento que chamamos de Registro de Nascimento.
Estes "documentos" passaram a ser guardados, teoricamente, em um local quando fôssem anteriores a determinada data (1900) e em outro local, caso sejam posteriores.
Por acaso você necessita de um que é anterior a 1900 e outro posterior. Por isso a sugestão de escrever para os dois locais, a Conservatória do Concelho aonde fica a Freguesia do nascimento e o Arquivo Distrital, do Distrito aonde fica o Concelho.Teoricamente deveriam estar separados, mas algumas Conservatórias ainda têm guardados os livros de registros de batismo anteriores a 1900.
E pelo que eu entendi, o Arquivo de Lisboa (adl@iannt.pt) é um arquivo centralizador que poderá ter documentos não encontrados nas respectivas Conservatórias ou nos Arquivos Distritais.
Que me corrijam se eu estiver errada.
Abraço
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Cara Marli,
A sua explicacao esta' toda certa 'aparte do ultimo ponto. O A D de Lisboa so tem os registos do Distrito/Concelhos/freguesias de Lisboa, o que acontece 'e que o AD Lisboa esta' na Torre do Tombo em Lisboa onde tambem estao guardados alguns dos outros Distritos. Assim, quando se envia emails deve ser para o endereco certo do Distrito (quer ele esteja na Torre do Tombo ou na sua propria cidade) o que pode fazer-se 'e escrever para dc@iantt.pt que 'e o endereco da Torre do Tombo e perguntar se tem o distrito que se quer dando-lhes os dados.
Espero ter explicado bem.
Cumprimentos
Rosario
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Raphael
Fiz um levantamento dos telefones:
Conservatória Reg.Civil de Chamusca: 249769000 ou 249769009
Arquivo Distrital de Santarém: 2433332797
Considere o horário (local) de funcionamento das 9h às 12 h e das 14h às 17 h.
Considerando também nosso horário de verão (estou em São Paulo) a diferença passou a ser de 3 horas.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Raphael
Se entendi bem voce mandou o email 'a conservatoria no dia 26/10. 'As vezes levam mais de uma semana a responder conforme o trabalho que ha'. Ora com o sabado e domingo, quer dizer que so tiveram 3 dias.
No caso de querer telefonar ao Arquivo Distrital de Santarem o telefone 243 332707. Estao abertos das 9h 'as 12.30 e das 14h 'as 17.30 (hora de Portugal)
Cumprimentos.
Rosario
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Marli e Rosario,
Obrigado, novamente, pelas informações.
Seguindo concelho da Rosario, vou aguardar mais alguns dias. EU mandei o e-mailk dia 25. Vou aguardar até o fim desta semana. Se não receber resposta, ligo na Conservatoria, pelo telefone que vcs me passaram. E, caso ainda nõa tenha localizado, entro em contato com este outro endereço de Lisboa, é isso mesmo???
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Cara Rosário.
Entendi. Obrigada pela intervenção.
O Raphael já escreveu para a Conservatória de Chamusca e para o Arquivo Distrital de Santarém. A questão é que as respostas não são enviadas logo. Sugeri que ele dê um telefonema rápido para cada local para que localizem os emails.Eu costumo fazer isto.
Cumprimentos
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Raphael
Eu já telefonaria, só para marcar presença. O/a funcionário/a que atende costuma ficar responsável pelo envio. Pergunte o nome.
Também reparei que o número enviado pela Rosário difere em um algarismo do que eu enviei. Tente os dois, então.
Veja que estou falando em Conservatória de Chamusca (Concelho de Chamusca/Cidade, no Brasil) e Arquivo Distrital de Santarém (Distrito de Santarém/Estado, no Brasil). Suponho que enviou email para os dois.
Depois da explicação da Rosário, penso que você deve esquecer Lisboa.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
continuando:
coloquei um 3 a mais no meu número, é verdade, mas ele termina em 97 e o da Rosário termina em 07.
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Se for necessário, eu continuo amanhã. Boa noite para todos.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Raphael
Hoje fui pesquisar novamente e vi que o número de telefone correto do Arquivo Distrital de Santarém é o que foi enviado pela Rosário.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Caro Raphael
Telefonei 'a conservatoria so para confirmar que o ano de 1901 estava la' e disseram que sim mas que o de 1899 ja estava no Arquivo Distrital de Santarem. Disseram tambem que, desde que diga o nome da pessoa e dos pais e o ano, eles encontram. Assim de certo lhe responderao.
Cumprimentos.
Rosario
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Prezadas AMIGAS (tomo a liberdade porque só amigos ajudam pessoas dessa maneira)
Voces estão sendo incríveis. Eu ia telefonar a eles ainda hoje para saber sobre essa questão referente as datas.
A informação da Conservatória é exatamente a mesma do Arquivo Distrital de Santarém.
Tenho que domar minha ansiedade, afinal só me faltam esses dois documentos. Aguardei 9 meses para nascer, 27 anos para providenciar minha cidadania, sem contar nos 60 anos que minha mãe esperou!
Nada mais justo e correto do que aguardar alguns dias para ter um e-mail respondido, ainda mais se há uma fila de solicitações. Não quero furá-la! Afinal, como futuro cidadão Português, não quero levar hábitos feios do Brasil para lá, somente as coisas boas.
Obrigado pela ajuda de voces duas. Semana que vem, segunda feira (ou antes se me respodnerem) eu coloco aqui que resposta obtive, seja por e-mail, seja por telefone.
Obrigado novamente!
Raphael
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Efetuei o pagamento de 40 Euros para pedir a pesquisa das certidões na Conservatória. Eles deram prazo de 15 dias. Espero que tudo corra bem...
ReplyDirect link:
RE: Certidão de nascimento
Tive apenas a da minha avó.
A de meu avô disseram que não foi encontrada. E agora não sei o que fazer...
Penso em entrar com o pedido no Consulado assim mesmo, sem a cert de nascmintno dele, afinal, pelo menos a de minha avó já tenho. Que vcs acham? Alguma outra sugestão?
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Oi, Raphael.
Quem pode responder é o Consulado de Portugal de sua cidade. Os procedimentos diferem. Peça informações pelo telefone para não correr o risco de ter o trabalho perdido. Em São Paulo, por exemplo, a entrada é dada pelos Correios, com o envio de pagamento e toda a documentação pedida no site do consulado. Alguma coisa em desacordo, eles devolvem tudo.
Como a certidão que você tem já é de cidadã portuguesa, pode ser que consiga sim. Informe-se antes, é a minha sugestão.
Marli
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
espero que obtenha sucesso, faz o pedido pelo nome da sua avó.
depois me conta
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Preciso de ajuda para encontrar a certidao de nascimento de meu bisavo so sei o nome dele,posso conseguir alguma coisa somente com isso?obrigada
ReplyDirect link:
RE: Certidão de nascimento
Caro/a confrade,
Infelizmente nao. 'E sempre necessario pelo menos, a terra onde nasceu e ano aproximado em que nasceu. Outras informacoes, tais como nomes dos pais, pode ajudar, mas o essencial 'e o lugar.
Cumprimentos.
Rosario
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Olá
Prezado confrade
Porque não vais a esta direcção aqui podes obter tudo o que pretendes.
http://www.umic.pt/
http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt/informações
Cumprimentos
Direct link:
RE: Certidão de nascimento
Olá
Rectificação da morada
http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt/informacão
Cumprimentos
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 déc. 2024, 21:56