Cardosos - de Moreira de Reis
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Cardosos - de Moreira de Reis
Boa tarde,
Algum dos Confrades frequentadores deste Fórum já alguma vez ouviu falar de uma familia Cardoso - no século XVII - em Moreira de Rei?
Tenho um documento com referência aos "Cardosos de Moreira de Rei" de que nunca ouvi falar.
Gostava de saber pormenores.
Obrigada
Mª Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Corrigindo....
O documento é do séulo 18.
Mª Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Isabel,
Moreira de Rei, de que concelho, distrito?
Distrito: Braga
Concelho: Fafe
Freguesia: Moreira do Rei
Distrito: Guarda
Concelho: Trancoso
Freguesia: Moreira de Rei
cumprimentos
Paula
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Boa tarde Paula,
Sabe que não percebo; porque o documento diz assim, e transcrevo:
"...........primos como irmãos da dita avó dos justificantes, que por esta via materna são legítimos descendentes dos Cardosos de Moreira de Reis, solar e quinta de Cardoso, junto a Lamego, são os justificantes legítimos .............".
Os tais ascendentes até onde eu pude recolher elementos são do Distrito de Bragança.
Como não encontro aqui nos mapas do Genea nenhuma freguesia Moreira de Rei junto a Lamego, fico sem perceber!
Mas já ouviu falar em algum solar ou família Cardoso em alguma dessas freguesias?
Fico a aguardar,
Cumprimentos
Mª Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Isabel:
Não sei se isto vai ajuda-la mas, eu tenho um documento referente a um ramo da minha família cujo o apelido é Sá Mourão Cardoso e falando das origens da minha trisavó (D.Maria Emília de Sá Mourão Cardoso) recua até ao meu 9º avô dizendo; passo a citar:"quinta neta de Gonçalo de Sá Mourão Cardoso, capitão de Malta, descendente dos Cardosos de Lamego, senhor da Casa do Gavinho, e de sua mulher D.Joana Pereira, filha natural de D.João Forjaz Pereira, Conde da Feira.
Era portanto descendente, pela linha paterna, dos Cardosos de Lamego, família das mais nobres da Beira Alta, e que eram fidalgos antigos de côtta d`armas, e dos Condes da Feira, e pela materna dos Pinto de Menezes, senhores da Quinta e Honra de Paramos e dos Almeida e Souza da Casa da Barra, de Maceda". Fim de citação. Este meu nono avô nasceu por volta de 1580. Espero tê-la ajudado a avançar mais qualquer coisita na sua pesquisa. Já agora se tiver alguma infomação anterior a esta data e que veja que pode colar com isto agradecia que me informasse.
Cumprimentos
Carlos Couto Guimarães
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Bom dia caro confrade Carlos Guimarães,
Infelizmente não tenho nada que se conjugue com o que me diz.
No meu caso só tenho a frase que transcrevi na minha mensagem anterior, e que consta de um processo de justificação de nobreza, seu e de seus irmãos. No caso, a justificação de Francisco José Gomes Salgado Cardoso, tio-avô em 6º grau, que também menciona a sua avó Catarina Salgado. Como não consigo avançar mais por falta de elementos paroquiais, ando á procura de outros elementos que me procurem esclarecer a origem do apelido Cardoso. Alquele tio-avô nasceu em 28/7/1716 e a sua irmã, nossa avó em 6º grau, nasceu em 3/10/1728. Os Cardosos ali mencionados calculo que sejam antepassados que viveram no século XVII, tendo provavelmente nascdo em meados do século 17 (entre 1640 - 1650) ou antes, e seriam avós em 9º grau.
E é tudo o que sei.
De qualquer modo muito obrigada pela sua contribuição.
Cumprimentos
Mª Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caros Confrades,
RENOVO o TÓPICO e reformulo:
Alguém conhece "Moreira de Rei" junto a Lamego, que vejo referenciado assim, num processo de justificação de nobresa:
"...........primos como irmãos da dita avó dos justificantes, que por esta via materna são legítimos descendentes dos Cardosos de Moreira de Rei, solar e quinta de Cardoso, junto a Lamego, são os justificantes legítimos .............".
Esta frase que transcrevi, consta de um processo de justificação de nobreza de Francisco José Gomes Salgado Cardoso e seus irmãos, meu tio-avô em 6º grau, que também menciona a sua avó Catarina Salgado.
Como não consigo avançar mais por falta de elementos paroquiais, ando á procura de outros elementos que me procurem esclarecer a origem do apelido Cardoso. Alquele tio-avô nasceu em 28/7/1716 e a sua irmã, nossa avó em 6º grau, nasceu em 3/10/1728.
Os Cardosos ali mencionados calculo que sejam antepassados que viveram no século XVII, tendo provavelmente nascdo em meados do século 17 (entre 1640 - 1650) ou antes, e seriam avós em 9º grau.
Cumprimentos
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Maria Isabel
Moreira de Rei é uma pequena povoação muito antiga próxima de Trancoso. Possui restos de castelo medieval e muitas casas do princípio da n/ monarquia . Dela foi "proprietário" Alves Vaz Cardoso (c. 1370) cf. pode ver nos registos da Genea.Variados elementos da Família Cardoso, à qual também estou ligado, foram alcaides mor de Trancoso.
Cumprimentos "genealógicos"
F. Aguilar Machado
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro confrade Aguilar Machado,
Muito obrigada pela informação sobre Moreira de Rei, alguma da qual já tinha conhecimento.
Se por acaso chegou longe na sua árvore genealógica e até Cardosos do século XVi e XVII, talvez possamos trocar alguma informação, não?
Caso esteja de acordo, diga, por favor.
Cumprimentos
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Maria Isabel,
Provavelmente o que vou dizer nada lhe trará de novo, mas aqui fica, nunca se sabe:
Quando se diz ..."Solar dos Cardosos ou Quinta do Cardoso, e com a referência geográfica de Lamego, deve ser uma referência ao Solar dos Cardosos em S.Martinho de Mouros, actualmente pertencente ao concelho de Resende, mas que aparece muitas vezes, no antigamente, associado a Lamego.
é a origem dos Cardosos, aliás, pelo menos dos verdadeiros Cardosos.
Abílio Cardoso Bandeira
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Abílio
no tópico Abilio Bandeira Borges de Castro eu tentei entrar em contacto consigo
porque eu sou descendente dos Cardosos de Lamego e de uma Borges da Casa da Mamoa, se por acaso não se importar e for lá ver a minha tentativa de contacto
agradecia-lhe desde já qualquer resposta que me pudesse dar para futuro contacto
com os meus sinceros cumprimentos
Carlos Couto Guimarães
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Confrade
Carlos Couto Guimarães,
Queira desculpar nada lhe ter dito, mas por diversos motivos às vezes estou meses sem ter tempo para vir ao forum, com muita pena minha, assim que puder vou lá ver o tópico do Abilio Bandeira Borges de Castro.
aproveito para o informar que se quiser pode ver a minha triste figura no "quem quer ser milionário" hoje, terça-feira, 27 de Maio, na RTP1.
Abílio Cardoso Bandeira
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Confrade Maria Isabel
Os conhecimentos que tenho s/ os meus ascendentes da Família Cardoso são apenas talvez um pouco mais completos (no que me toca) do que aqueles que constam na base de dados da Genea e encontram-se, de momento, dispersos. Fico c/ a S/ referência e, caso apareça algo que julgue ser do S/ interesse, aqui lho farei chegar.
O m/ ramo provem de 2º filho de Azuil Cardoso (c. 1450) , Sr. da H. de Cardoso, fº de Luis Pais Cardoso, este, irmão de Vasco Pais Cardoso (Alcaide de Moreira de Rei), ambos fºs. de (outro) Vasco Pais Cardoso (Sr. de Moreira de Rei), sendo este fº de Álvaro Vaz Cardoso (a quem D. Fernando doou a Vila de Moreira de Rei). No Felgueiras Gaio (que consultei “ao de leve”) a história é levemente diferente. O senhorio de Moreira de Rei deixa de ser referido nas gerações seguintes. Isto não significa o s/ desaparecimento da propriedade da Família! Talvez alguém, não necessariamente Sr. da H. de Cardoso tenha continuado c/ s/ posse. A existência de elementos da Família Cardoso no sec. XVII a XVIII em Moreira de Rei aponta para forte probabilidade de ramo lateral dos Srs. da H. de Cardoso. Possivelmente terá de se munir de paciência e procurar nos registos de nascimento dessa localidade até encontrar nome referido na base da Genea (ou noutra). Boas pesquisas.
Cordialmente,
F. Aguilar Machado
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Boa tarde caro confrade
Aguilar Machado,
O que acontece é que quanto a registos paroquiais, esgotaram-se: não consigo andar mais para trás por falta de Livros dessas épocas.
Por isso procuro por memórias escritas, livros, conhecimentos das pessoas, etc..
Obrigada pelas sua informações.
Saudações genealógicas!
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Abílio
eu vi a sua figura no concurso, mas não vou comentar.
Estou à espera da sua resposta se não o incomodar muito...
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Maria Isabel,
Tenho acompanhado este tópico e vejo que se deparou com o mesmo problema que eu: a ausência de paroquiais mais remotos.
Por isso pergunto-lhe se eventualmente nas suas pesquisas encontrou uma Maria de Moraes Cardoso. Esta mulher casou com Jerónimo Coelho da Silva, natural de Vila Caiz, Amarante, e terá nascido cerca de 1715. O casamento entre os dois terá sido na freguesia de onde era natural a noiva, dado esse que não consigo identificar o que torna a continuação da minha pesquisa muito difícil.
Agradeço desde já alguma informação.
Cumprimentos,
Cristiano Cardoso
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Cristiano Cardoso,
Infelizmente não o posso ajudar.
Não tenho qualquer registo de Maria de Moraes Cardoso.
Resta-me elucidá-lo de que os registos paroquiais que eu precisaria e que não existem, são do ADBragança e ADVila Real, que não sei se será o seu caso.
Cumprimentos
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Maria Isabel,
Agradeço em todo o caso a atenção.
Mais por intuição do que propriamente por algum dado documental, estou convencido que esta Maria de Moraes Cardoso seja natural do Distrito de Bragança e viesse, após o casamento, viver para Vila Caiz Amarante. Mas como poderá compreender, pesquisar dezenas e dezenas de paróquias neste distrito é como procurar uma agulha num palheiro.
Apenas deduzo isto porque um neto desta Maria Moraes Cardoso teve por madrinha D. Maria Luisa de Lemos, da vila de Cortiços, bispado de Miranda, compadrio este que poderia resultar de algum laço familiar ou social com a região de Trás-os-Montes.
Resta-me pedir-lhe que me informe se, nas suas pesquisas pelos paroquias de Bragança, encontrar alguém com os apelidos Morais e Cardoso.
Muito obrigado.
Cumprimentos
Cristiano Cardoso
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Cristiano Cardoso,
Pode estar certo que se encontrar algo que relacione Morais e Cardoso lhe direi por aqui.
Poderemos estar próximo, já que alguns dos meus antepassados deste ramo, são de Cortiços; mas, por enquanto, o facto de não haver paroquiais, deixa-me de "pés e mãos atadas"; só por acesso a outras fontes, outras genealogias, livros, etcc.
Cumprimentos
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Reis
Cara Maria Isabel,
Há de facto referências a uma antiga família Cardoso em Moreira de Rei, no actual concelho de Trancoso. De uns apontamentos sobre Pinas e outros em que estou a trabalhar, aparece o seguinte:
Jerónimo de Pina de Aragão, que casou com FILIPA CARDOSO, n. de Moreira de Rei, «da mais nobre família daquela vila», filha de Diogo Cardoso e de sua mulher Isabel da Fonseca, «pessoas muito nobres e da governança». Viveram em Argomil onde tiveram, entre outros irmãos:
Isabel Cardoso de Aragão, que casou com Domingos Gonçalves Saraiva e foram moradores nas Freixedas.
Padre Bartolomeu de Pina de Aragão, b. a 24-08-1639
Uma outra referência, esta ligada a um título de Saraivas:
António Saraiva da Fonseca, n. cerca de 1600, escrivão dos Direitos Reais em Trancoso por sucessão a seu pai, casou duas vezes, a primeira vez com ANTÓNIA CARDOSO (1), n. de Moreira de Rei, filha de António Tavares e de sua mulher Leonor Nunes. Casou novamente com Maria da Fonseca Saraiva (2), n. da Prova, filha de João Borges Saraiva. Teve do primeiro casamento:
Revº João Teixeira da Fonseca, cónego na sé da Guarda.
Luísa Saraiva da Fonseca
São informações muito escassas, mas poderão vir a ser cruzadas com outras.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Isabel
Efectivamente na lista dos lugares dos Correios de 1890 vem Moreira do Rei com 61 fogos (orago Santa Maria), Concelho de Trancoso, Distrito da Guarda.
Vem igualmente "Assento da Freguesia de S. Martinho de Moreira de Rei" com 4 fogos mas pertencente ao Concelho de Fafe, Distrito de Braga. Neste caso, o orago indicado é S. Martinho.
Aconselho ir ver o que o paroco diz da povoação em resposta ao inquerito feito pelo Marques de Pombal, i e ver as "notícias e memórias paroquiais setecentistas de 1758". após o Terremoto de 1755. Encontra este documento digitalizado na TTonline (se conseguir la entrar pois o site da Torre do Tombo está em transformação e nas pesquisa na http://www.dgarq.gov.pt/pesquisa.html pedem a a partir de hoje um passaword!!!!).
Caso não o consiga "on line" podera sempre pedir directamente na Torre do Tombo (ohh desculpe, na Direcção Geral dos Arquivos, como se chama hoje). Se pedir para ver o que nas memórias paroquiais de 1758 dizem sobre trancoso pode ser que encontre pistas.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Boa noite
Caro Ricardo Azevedo,
Pois quando quiz seguir a sua pista, já era tarde: já estavam pedidndo user/password. No princípio da tarde eu tinha estado a fazer consultas e tal não acontecia.
Já fiz um mail, vou esperar pela resposta.
Obrigadíssima pela dica.
Cumprimentos
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Eduardo Osório,
Obrigada pelas suas achegas.
No entanto estou com a sensação de ir pelo caminho errado, já que a citação extraída do processo diz: ""...........primos como irmãos da dita avó dos justificantes, que por esta via materna são legítimos descendentes dos Cardosos de Moreira de Rei, solar e quinta de Cardoso, junto a Lamego, são os justificantes legítimos .............".
Ora Trancoso não é perto de Lamego, pois não? Um pertence ao concelho de Viseu e outro ao concelho da Guarda, não é assim? Será que as fronteiras são tão perto que antigamente se poderiam confundir?
De qq. modo a minha via tem de ser esta, cruzar informações, textos, etc..
Cumprimentos
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Cara Maria Isabel,
Analisando a sua transcrição, parece-me precisamente que se está a enunciar duas coisas diferentes.
A forma descuidada como segue a frase leva a pensar assim. O autor do texto, no sentido de provar a nobreza as pessoas de que tratava, ligou-as num primeiro passo aos "Cardosos de Moreira de Rei", e num segundo aos Cardosos do "solar e quinta de Cardoso".
Ficariam assim ligados à origem medieval da família, o que é um objectivo habitual em processos de nobilitação.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Eduardo Osório,
Pois é, parece-me que há aqui um processo um pouco"enviezado" de provar a sua nobreza. Como não encontro o apelido Cardoso em nenhum dos antepassados levantados, esta frase fez-me curiosa. Mas receio que tenha que ficar pela curiosidade.
Obrigada, de qq. modo.
Cumprimentos
Maria Isabel
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caro Carlos Couto Guimarães
Por esse ramo da Casa do Gavinho me ser comum tenho todo o interesse numa cópia do documento que refere.
Agradeço-lhe que me contacte directamente para o meu e-mail: zeduartearnaud@hotmail.com
Abraço,
José Valado Arnaud
Direct link:
Casa do Gavinho
Caro Carlos Couto Guimarães
Por esse ramo da Casa do Gavinho me ser comum tenho todo o interesse numa cópia do documento que refere.
Agradeço-lhe que me contacte directamente para o meu e-mail: zeduartearnaud@hotmail.com
Abraço,
José Valado Arnaud
Direct link:
RE: Casa do Gavinho
Caro Jose Arnaud
lamento neste momento nao lhe poder facultar nenhuns dados porque estou a viver em Londres e so quando for a Portugal e retirar toda a informacao do meu computador, ai sim posso enviar-lhe o que tenho e o que sei sobre a minha trisavo. Ja agora tambem gostaria de saber mais sobre a casa do Gavinho, e qual o grau de parentesco dos seus antepassados com Maria Emilia de Sa Mourao Cardoso.
Abraco
Carlos Couto Guimaraes
PS.: peco desculpa pela falta de acentos mas, e coisa que nao existe nestes teclados ingleses.
Direct link:
RE: Casa do Gavinho
Caro Carlos Couto Guimarães
Um seu 5.º avô Joaquim José de Oliveira Cardoso “http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1137859“; é irmão de uma minha 6.ª avó Clara Angélica Rosa “http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=561874“; conforme pode verificar no site E-Tombo “Recursos para Genealogia” NEPS - Núcleo de Estudos de População e Sociedade, Aveiro, Ovar, Cortegaça, vê-se ambos como filhos de Domingos Francisco de Oliveira “http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=Cortega;lang=pt;p=domingos+francisco;n=oliveira;oc=1“.
Caso tenha sido o Carlos a inserir os dados no site que fazem a ligação do dito Domingos Francisco de Oliveira Cardoso “http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1142923”; a D. João Pereira Forjaz, 5.º conde da Feira “http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=49414”; a fonte que seguiu foi o dito documento?
Abraço,
José Valado Arnaud
Direct link:
RE: Casa do Gavinho
Caro Carlos Couto Guimarães
Um seu 5.º avô Joaquim José de Oliveira Cardoso “http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1137859“; ou http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1137859 é irmão de uma minha 6.ª avó Clara Angélica Rosa “http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=561874“; ou http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=561874 conforme pode verificar no site E-Tombo “Recursos para Genealogia” NEPS - Núcleo de Estudos de População e Sociedade, Aveiro, Ovar, Cortegaça, vê-se ambos como filhos de Domingos Francisco de Oliveira “ http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=Cortega;lang=pt;p=domingos+francisco;n=oliveira;oc=1 “.
Caso tenha sido o Carlos a inserir os dados no site que fazem a ligação do dito Domingos Francisco de Oliveira Cardoso “http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1142923”; a D. João Pereira Forjaz, 5.º conde da Feira “http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=49414”; a fonte que seguiu foi o dito documento?
Abraço,
José Valado Arnaud
Direct link:
RE: Casa do Gavinho
Caro Carlos Couto Guimarães
Sou novata nestas coisas, mas andando casualmente por aqui, cheguei a este forum e deparei-me com esta mensagem que me chamou a atenção pelo facto de uma das minhas trisavós ser também a referida D. Maria Emília de Sá Mourão Cardoso da casa de Gavinho, Cortegaça, Vila da Feira. Da sua filha mais velha, Maria Júlia Tavares de Araújo da Silva Canedo, nasce o meu avô materno Joaquim Augusto da Silva Canedo, pai da minha mãe Maria Idalina Almeida e Silva Azevedo.
Gostaria de saber se por acaso sabe se ainda existem alguns vestígios da dita Casa de Gavinho em cuja capela foi batizado o meu avô conforme refere a sua certidão de nascimento.
Um cordial abraço
Ana Maria Rodrigues
Direct link:
RE: Cardosos - de Moreira de Rei
Caríssimos,
Eu gostava de saber se por acaso, nos estudos que fizeram sobre esta família Cardoso, se não encontraram nada sobre a Quinta de Nespereira, que foi de Pedro Vaz Cardoso, onde instituiu o Morgado do Paço de Nespereira, este Pedro Cardoso era filho do 7º Senhor da Honra de Cardoso, e eu queria saber se sabem de quem é que era a quinta(o Paço), antes de Pedro Vaz Cardoso.
Muito obrigado,
Cumprimentos,
Afonso LMCM
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 04:13