Americo J.Cardoso/Emilia Teixeira/Cerva

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Americo J.Cardoso/Emilia Teixeira/Cerva

#175668 | ROSE_CARDOSO | 08 déc. 2007 17:00

Caros Senhores,
não é a primeira vez que peço ajuda nesse forum, mas novamnete estou aqui a pedir que me ajudem.
meus avós:Americo Jose cardoso, filho de Gracinda de Almeida/Cerva e Emilia Teixeira, filha de Alexandre Teixeira e Camila Ribeiro/Cerva
fiz as buscas possiveis no ADVR e na conservatoria de Ribeira de Pena e os documentos de batismo foram queimados em incendio.
as buscas são dos anos: 1883 e 1888 respectivamente anos de nascimento dos mesmos.
eles vieram para o Brasil em 1905/1906 e instalaram-se em Guaratinguetá-SP e aqui depois de poucos anos morreram, e no momento consegui em buscas feitas a certidão de obito de minha avó, e ainda na busca estou do obito de meu avô.
os unicos documentos que tinha deles de Portugal eram os passaportes, já antigos, com os quais iniciei minha pesquisa, já que não tenho mais parentes vivos, como pai, tios ..
estou tentando fazer a arvore genealogica e também o pedido de minha naturalização, mas me foi dito que sómente com a certidão de nascimento de um deles pelo menos..
srs. de que forma podem me ajudar nessa busca? peço encarecidamente a ajuda .

abraços
Rosemarie

Reply

Direct link:

Incêndio

#175675 | salen | 08 déc. 2007 17:59 | In reply to: #175668

Cara participante,

Se bem entendi, os livros paroquiais que lhe interessariam arderam.
Em princípio a sua busca poderia terminar quando recebeu a notícia da inexistência dos livros. O fogo deixa poucos vestígios, é um facto, mas ...

Se os Srs seus avós viajaram, tiraram passaportes. Refiro-me aos documentos de viagem originais que levaram consigo, e não de uns outros que eventualmente possam ter tirado no Brasil.
Desses documentos é provável que tenham ficado REGISTOS no Governo Civil do Distrito de origem (Vila Real, suponho) ou no Distrito do porto de onde partiram (Leixões/Porto? Lisboa/Lisboa?: tem que saber isso com exactidão!).
Então: descubra quando viajaram; abra uma janela de tempo e pesquise os registos de passaportes até um ano/um ano e meio antes no Distrital de Vila Real, ou do Porto, ou de Lisboa~; se encontrar o registo, poderá tentar usar isso como documento de prova da origem das pessoas.

Para além disso, os seus ancestrais quase de certeza que compraram e venderam propriedades, fizeram testamentos, e nesses documentos foram "citados" como Sr Fulano de Tal, filho de X e Y da localidade de Z, etc. Ora, há fundos documentais de notários onde esses registos estão escritos. Pode também aí arranjar elementos de prova. Só que ... prepare-se para passar umas horas intermináveis sentada a ler e ler e ler ... até encontrar (costuma haver umas listas de titulares, mas nem sempre)

Não estou a ver outra hipótese

Reply

Direct link:

Incêndio (II)

#175676 | salen | 08 déc. 2007 18:04 | In reply to: #175668

Um ligeiro incêndio apagou a minha assinatura ...
As minhas desculpas
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Incêndio

#175679 | ROSE_CARDOSO | 08 déc. 2007 18:24 | In reply to: #175675

Sr.Vitor

Obrigada por me responder!

Os passaportes em questão encontram-se comigo, e provavelmente eles tinham outros documentos..mas nem os conheci, então..
constam nos passaportes que sairam de Leixões/Lisboa, com destino ao Brasil, mas não sei em que data. Imagino que se os passaportes tinham validade por 3 meses, conto com a data que forma registrados no passaporte e mais 3 meses, certo? mas não sei o navio que embarcaram.
eles vieram em navios diferentes, pq meu avÕ veio antes, e minha avó quase um ano depois acompanhada de uma filha de 20 meses, que consta no passaporte dela.
O sr sabe se eu tiver o documento de registro dos passaportes, que foi dado pelo ADVR, de forma em documento, servirá como prova?
Os unicos descendentes vivos são alguns primos em segundo grau que encontrei há um mês atrás em Cerva. Essa prima, que já tem 84 anos, é filha do irmão de minha avó, mas que infelizmente não tem documentos do pai e nem dos avós..só uma foto de familia com o pai dela e a mãe.
Meus avós deveriam ser pessoas muitos simples e creio que nem tivessem propriedades.

aguardo mais ajuda e desde já agradeço
Rosemarie

Reply

Direct link:

Americo J.Cardoso/Emilia Teixeira/Cerva

#175680 | Lourval | 08 déc. 2007 18:34 | In reply to: #175668

Cara Rosemarie,

Eu acredito que sua árvore genealógica tem chances já que você sabe quem foram os pais de seus avós e poderá eventualmente procurar pelo casamento de seus bisavós. Você já tentou localizar batismos dos irmãos de seus avós que tenham sobrevivido ao incêndio? Pode ser que tivessem irmãos bem mais velhos ou bem mais novos.

Pelo que entendi o que corre grande risco sim é a sua nacionalidade portuguesa porque exigem um documento português. Você não conseguiu localizar nem os batismos e nem o casamento de seus avós?

Abraços
Lourval (Brasil)

Reply

Direct link:

Incêndio e confusão

#175681 | salen | 08 déc. 2007 18:39 | In reply to: #175679

1. Leixões é o porto principal da Cidade do Porto e, junto com Viana do Castelo, do Norte do País. Lisboa é a 400km do Porto/Leixões, e também tem porto. Portanto ficámos na mesma: de onde saíram, Leixões ou Lisboa? Ou quer dizer que saíram de Leixões e fizeram escala em Lisboa antes de partir para o Brasil?
2. Eu NÃO SEI se é garantido ou não que esses documentos ou referências, ou atestados dos arquivos em como os documentos existem e são verdadeiros, façam prova. Apenas avancei com a possibilidade. Quem tem que se informar é a Srª D Rosemarie Cardoso;
3. Faça as suas contas às datas e mande os dados que tem para o ADVR. Comece por aí: nomes, datas de nascimento/idades prováveis à época, nomes dos pais, o que tiver. E com a pergunta: têm aí os registos de passaportes/documentos de viagem das pessoas X e Y? E espere pela resposta.
4. Todas as pessoas eram simples, quase todas as pessoas tinham alguma coisa, compravam, vendiam e faziam testamentos, quanto mais não fosse para mandar rezar vinte missas pela sua alma imortal. Podia dar para viver ou não, e quando não, emigravam (ainda hoje assim é por estas bandas. E infelizmente, cada vez mais). Procure ou mande procurar escrituras e testamentos: na falta dos registos, pode ser a diferença entre conseguir os seus objectivos ou não.
Cumprimentos
VFerreira

Reply

Direct link:

RE: Americo J.Cardoso/Emilia Teixeira/Cerva

#175683 | ROSE_CARDOSO | 08 déc. 2007 18:52 | In reply to: #175680

Sr. Lourval

como disse encontrei há questão de um mês depois de anos procurando..alguns primos em segundo grau..filhos do irmão de minha avó, desconhecido para mim..e o engraçado é que minha avó era desconhecida para eles! mas constatamos que os nomes deles batem..me parece que esse irmão de minha avó era mais novo, de nome Firmino teixeira, mas na adolescencia foi para guerra e ausentou-se da familia, só vindo a se casar lá pelos 30 anos..por isso meus primos nada sabem dos avós que já haviam falecido..
Infelizmente, os documentos deles(meus avós) foram queimados..exatamente dos anos em que eu precisava..penso ainda em tentar com a paroquia de Cerva..através de meus primos, entende? eles querem fazer o necessario para que eu consiga a naturalidade..mas os de batismo e de casamento na ADVL não se encontram mais nem na Conservatoria..

ainda preciso de sua ajuda..

abraços
Rosemarie

Reply

Direct link:

RE: Incêndio e confusão

#175685 | ROSE_CARDOSO | 08 déc. 2007 19:02 | In reply to: #175681

Sr. Vitor,

desculpe, mas sou iniciante..por isso estou a perguntar os caminhos que devo procurar..O consulado de Portugal aqui no Brasil não tem boa vontade para nos dar informações..mandam que se leia sobre o assunto no site..por isso lhe perguntei se sabia quanto a declaração dos passaportes pela advr..
quanto ao porto de saida deles, infelizmente é o que consigo ler..pois nesse local está deteriorado pelo tempo..
essa procura de escrituras e testamentos, onde posso fazer?

abraços
Rosemarie

Reply

Direct link:

Americo J.Cardoso/Emilia Teixeira/Cerva

#175686 | Lourval | 08 déc. 2007 19:09 | In reply to: #175683

Cara Rosemarie,

Sua idéia de escrever para a paróquia é ótima. Eu fiz isso. Eu tinha a certidão de nascimento de meu avô que nasceu em Póvoa de Rio de Moinhos em 1911. Depois resolvi ter também o batismo dele e escrevi para a igreja. Um mês depois chegou em minha residência o batismo.

Nada como você mesma ter acesso às informações. Você já pensou em solicitar à Igreja dos Mórmons os microfilmes das localidades de seu interesse?

Eu faço pesquisa no CHF da Igreja dos Mórmons há 3 anos. É tudo muito lento mas é melhor do que ficar parado.

Este tipo de pesquisa, como procurar por batismos de irmãos que você nem sabe o nome, dificilmente farão por você.

O Arquivo Distrital de Vila Real é excelente em todos os sentidos. São bastante cooperativos. Graças a eles avancei muito em minhas pesquisas.

O pai de minha avó Teresa Teixeira, tinha mãe natural de Constantim, Vila Real. De minha experiência sei que é muito melhor trabalhar com o arquivo distrital do que com a conservatória. Se o que lhe interessa está no arquivo distrital, sorte sua.

Claro que há exceções. Eu não posso me queixar, por exemplo, da Conservatória de Penela (Coimbra) que me atendeu prontamente. Mas há conservatórias que nunca responderam meus e-mails.

Com relação à emissão de passaporte emitida pelo Arquivo Distrital de Vila Real servir como documento português que ateste a naturalidade de seus avós, acho que vai depender do critério (bom senso) do Consulado Português aqui no Brasil.

Insita na idéia de escrever para a paróquia. Peça aos seus parentes para ir lá pessoalmente.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Americo J.Cardoso/Emilia Teixeira/Cerva

#175688 | ROSE_CARDOSO | 08 déc. 2007 19:17 | In reply to: #175686

Obrigada Lourval..

é preciso sempre que nos encoragem muito..pq a pesquisa é ardua e nem sempre encontramos pessoas boas e prestativas..
realmente, no ADVR tudo é rapido e o Sr. Manuel é otimo..ele já deve estar cansado de receber meus pedidos..
vou tentar com a paroquia de Cerva, ou de Vila Real..
se tiver outra lembrança onde posso procurar, por favor, escreva para
rosepinheiro@uol.com.br

muito obrigada mesmo!!
abraços
Rosemarie

Reply

Direct link:

RE: Incêndio e confusão

#175690 | salen | 08 déc. 2007 19:36 | In reply to: #175685

Cara Rosemarie,
Não tem que pedir desculpas de nada, nem dar explicações.
Está claro o porquê de cometer algumas imprecisões (todos nós as cometemos), e nós estamos aqui também para esclarecê-la. Mas não se melindre por isso se fazer com algum sentido de humor e umas maiúsculas no texto: é para deixar as coisas claras e para puxar por si!
Não se esqueça que é V. que vai ter que aprender o caminho. Raramente é exactamente o mesmo para duas pessoas
Bom, vamos ao que interessa.
- não há 'um' consulado no Brasil. Há vários. Embaixadas é que há só uma. Se mandam que leia no site, V. leu? Perguntou por mail a outro consulado? Perguntou por mail à embaixada?
- há também o site do nosso Ministério da Administração Interna onde pode procurar informações sobre os processos de pedido de naturalização ... mas isso já é afastarmo-nos muito da genealogia, não acha?
- as escrituras e testamentos procuram-se folheando os livros. Ou vem cá, ou manda que lhe pesquisem e paga os respectivos emolumentos, que tem que perguntar ao ADVR - já deve saber o site e e-mail - quais são, e mesmo se eles fazem essa pesquisa (tenho dúvidas). Em alternativa, há quem faça esse tipo de trabalhos. Caso vá por aí, não posso ajudar porque não conheço ninguém que o faça. Talvez mandando uma mensagem ao Moderador clicando no botãozinho encarnado ali em cima à direita e perguntando se eles sabem quem faça pesquisa genealógica por encomenda (isso ao fim e ao cabo 'é' uma pesquisa de documentos que atestam ancestrais ...).

Não sei que mais lhe possa dizer, mas se tiver mais perguntas, não se acanhe.
Boa sorte. VF

Reply

Direct link:

RE: Incêndio e confusão

#175693 | salen | 08 déc. 2007 19:52 | In reply to: #175685

Em tempo:
Sobre a ideia de entrar em contacto com a Igreja da freguesia ou com os mórmons:
1. Se os livros arderam, arderam QUANDO?
- se foi recentemente, bom, é provável que os Mórmons os tenham microfilmado há dez anos. Aí dou a mão à palmatóriaos
- se foi há muito tempo, os seus átomos de Carbono estarão muito provavelmente hoje transformados em uma planta qualquer na Nova Zelândia ...
2. Os livros paroquiais com cerca de cem anos são normalmente entregues nas Câmaras Eclesiásticas das Dioceses e a seguir aos Arquivos Distritais. E normalmente entregam-se originais e duplicados, não ficando nada nas Igrejas ou casas paroquiais. Mas de facto há excepções, e de vez em quando aparecem livros em sítios esquisitos (bibliotecas particulares, atrás de um armário da Sacristia, ...). Pode apostar na sorte escrevendo para a paróquia ou para a Diocese de Vila Real, perguntando se não ficou para lá esquecido algum livro paroquial da Freguesia que lhe interessa;
3. E a talho de foice, ainda lhe diria: e se conseguisse um documento do pároco atestando isso mesmo, que o Sr. e a Srª que procura de facto nasceram ali, com base nos testemunhos de um certo número de pessoas, e lhe passasse um documento que valesse exactamente como comprovante de nascimento, mesmo que não seja uma 'certidão' de nascimento? Tente.
E mais uma vez, boa sorte.
VF

Reply

Direct link:

RE: Incêndio e confusão

#175951 | ROSE_CARDOSO | 10 déc. 2007 20:49 | In reply to: #175693

Caros amigos,

estou aqui para informar que hj recebi e-mail da Conservatoria de Ribeira de Pena, dizendo terem encontrado a certidão de casamento de meus avós..
queria compartilhar essa informção e dizer que relamente não se pode perder esperanças a encontrar documentos..
ainda falat muito para minha arvore..mas tenho o inicio..

obrigada a todos
Rosemarie

Reply

Direct link:

Incêndio e confusão

#175960 | Lourval | 10 déc. 2007 21:49 | In reply to: #175951

Oi Rosemarie,

Fico contente com a notícia!!!

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 15 juin 2024, 15:05

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen