procura descendentes de Pinto da Rocha

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

procura descendentes de Pinto da Rocha

#176559 | fatima matias | 15 déc. 2007 16:42

Gostaria em 1º lugar de dar os parabéns aos criadores deste fórum que é magnífico.Procuro algumas pessoas que fazem parte do meu costado, sou trisneta de Francico Roíz Pinto da Rocha, natural de Tendais e baptizado a 24.10.1833 e tb.muito próxima de Manuel Rodrigues Pinto da Rocha tb natural de tendais.(componente da 2ª colónia). bisteta de Francisco Rodrigues Pinto da Rocha, neta de Alfredo Rodrigues Pinto da Rocha(natural de Moçamedes-Angola.
Comecei por pesquisar no forum através de uma árvore de costados que me foi dada por um primo Luciano Pinto da Rocha (falecido) esta árvore que eu tenho foi feita pelo Dr. José Cabral Pinto Resende a pedido do meu primo aqui já referido sr. Luciano Pinto da Rocha.Eu consigo neste fórum pesquisar a partir de Domingos Jorge (Aveloso) casado com Maria Roíz de Figueiredo (baptizada em Tendais a 03.06.1693) têm um filho Manuel Homem da Rocha(Valadares,S.Pedro do Sul casado com Maria Francisca a partir daí está muito confuso porque não está igual à árvore que eu tenho.Se alguúem me puder ajudar desde já os meus agradecimentos.

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176570 | manuela | 15 déc. 2007 19:05 | In reply to: #176559

Cara Fátima

Também eu tenho uns costados Pinto da Rocha, através de uma bisavó. A senhora em causa casou com um Figueiredo. Há algumas outras coincidências como Mocâmedes ... os meus bisavós viveram em Angola, poderia ser a mesma família mas não tenho notícia de elementos que me permitam, à partida, afirmar tal. Os nomes que refere nao me dizem nada.

Com os melhores cumprimentos,

Manuela

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176606 | fatima matias | 15 déc. 2007 22:06 | In reply to: #176570

Cara Manuela

A minha confusão está precisamente aí! É quando nasce um filho da D. Maria Roíz Figueiredo (2ª mulher de Manuel Homem da Rocha) com o nome Luís da Rocha Figueiredo (dados do fórum),mas que na mha árvore de costados tenho Francisco da Rocha Figueiredo, que casa com D.Gertrudes têm uma filha Maria Pinto que casa com Manuel Roíz da Rocha Figueiredo a 24.06.1830 nasce um filho Francisco Roíz Pinto da Rocha baptizado em sta Cristina de Tendais a 24.10.1833.

Com os melhores cumprimentos,
fmatias

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176654 | manuela | 16 déc. 2007 05:27 | In reply to: #176606

Cara Fátima

Não tenho esses nomes, a única possibilidade seria a de irmãos ou primos ... (dos meus Rocha, por exemplo um irmão da minha bisavó e dos meus Figueiredo, uma irmã ou prima do meu bisavô) terem também casado e dado origem ao seu ramo.

Não tenho notícia de algum irmão da minha bisavó ter também vivido em Angola. A família é bastante unida e eu saberia. No entanto, Pinto da Rocha também em Angola e com Figueiredo pelo meio estão a dar-me que pensar. Por outro lado, o meu bisavô Figueiredo teve uma única irmã que viveu em Lisboa e portanto por essa via também parece não ser possível.

Deixo aqui alguns nomes para comparar:
bisavós - Joaquim Manuel Figueiredo (Mêda) c.c. Laurinda Pinto Gomes da Rocha (Porto), tenho seis filhos registados (e é aqui que se forma, no meu ramo, o apelido "da Rocha Figueiredo"), mas pelo que sei apenas 3 raparigas sobreviveram e têm descendência, são: Bernardina da Rocha Figueiredo, nasceu em Lisboa em 22.11.1900 e casou na Huíla, Angola, com António Rodrigues Brunido; Palmira da R. F. c.c. Serafim da Silva Jorge e Flora Augusta da R. F. c.c. um cunhado, irmão do Serafim, António da Silva Jorge. Nào tenho qualquer dado sobre ascendentes em Tendais com apelidos que parecem surgir, no meu ramo, cerca de duas gerações depois. Não sei se está a escrever-me de Portugal ou do Brasil. Se for este último caso há uma possibilidade de parentesco através dos Pinto da Rocha pois um irmão da minha bisavó teria ido para o Brasil mas no momento não tenho mais dados que lhe possa facultar.
Poderá solicitar ao Moderador o meu endereço e escrever-me directamente.
Um abraço com votos de boas pesquisas,
Manuela

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176690 | pinheirov | 16 déc. 2007 17:07 | In reply to: #176559

Cara Fátima Matias

Existiu, e creio que existe ainda, um ramo «Pinto da Rocha» em Viana do Castelo, que bem conheci por amizades de famílias. Se são ou não parentes dos que refere aqui, não sei, mas creio terem qualquer relação com as antigas colónias. Sei porém que se ligaram por casamento a uma família Azevedo, da mesma cidade.
Cordialmente,

Victor Malafaia Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176838 | manuela | 17 déc. 2007 16:34 | In reply to: #176559

Cara Fátima

Já contactou o Arquivo Distrital de Viseu?
Pode ver a página do arquivo em: www.ad-viseu.com Tem os contactos e outras informações de interesse.
Experimente enviar uma mensagem com os dados para lá (advis@ad-viseu.com) e solicitar exactamente o que pretende esclarecer.

Eu fiquei curiosa com o seu caso, pela proximidade geográfica dos nossos respectivos antepassados tanto aqui em Portugal como em Angola.

Gostava ainda de deixar uma correcção, das 3 irmãs que refiro, a Flora casou não com o cunhado mas com "um irmão do cunhado Serafim".

Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176849 | fatima matias | 17 déc. 2007 17:24 | In reply to: #176690

Caro Víctor


Obrigado pela informação.

Os meus cumprimentos

fmatias

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176855 | fatima matias | 17 déc. 2007 18:17 | In reply to: #176838

Cara Manuela

Agradeço toda sua disponibilidade, e ajuda.

Eu resido em Portugal.

De todos os nomes que colocou no forum não conheço ninguém, mas ontem pesquisei no blog "princesa do namibe", tem as listas de todos os componentes da 1ª e 2ª colónias (com fotos) ,que foram para Angola e vi o nome de um sr. António Rodrigues Brunido,(penso que este é o seu familiar da Huíla) assim como o do meu trisavô Manuel Rodrigues Pinto da Rocha.
TB fiquei bastante curiosa pela proximidade geográfica dos nossos antepassados e pelo que li ontem o meu trisavô antes de ir para Angola possivelmente passou, ou esteve algum tempo no Brasil.


Com os melhores cumprimentos,
fmatias

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176899 | manuela | 18 déc. 2007 04:07 | In reply to: #176855

Cara Fátima

Conheço o blog e vou tentar ver as fotos. António R. B. casou com uma minha tia-avó (Bernardina, irmã da minha avó Flora), portanto os filhos do casal são primos do meu pai e meus também.

Com os melhores cumprimentos,

Manuela

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#176920 | manuela | 18 déc. 2007 11:34 | In reply to: #176559

Cara Fátima

Já vi as fotos, encontrei-as num outro blog para onde "saltei" a partir do princesa-do-namibe. Cada vez estou mais convencida da probabilidade de parentesco... (é que até acho que a tia-avó Bernardina seria parecida com ele, ela era a mais loura e tb os olhos... eu não a conheci apenas tenho fotos). Assim que possível vou consultar os mais velhos da família sobre este assunto e depois aqui deixarei o resultado.

Agora outro assunto que me levantou dúvida mas que entretanto já esclareci pois tinha aqui à mão um apontamento com as datas necessárias: o António R. B. de que me fala, do blog, e que é aí referido como participante numa reunião em 1901 é certamente o pai do António R. B. que casou com a minha tia-avó pois o marido dela nasceu em 1896, portanto na altura da reunião que é citada teria só 5 anos e também confirmei que ele era filho de António R. B. e de Claudina da Costa. Assim, logicamente seria o sogro da minha tia-avó o participante da dita reunião.

Os dados e os factos relatados, da história de Angola, colocam as pessoas que refere ao nível da geração dos meus bisavós. Mas estes meus familiares chegaram posteriormente à Huíla, nos primeiros anos de 1900 (os primeiros filhos nasceram em Lisboa e a minha avó, a mais nova, é que já nasceu no Lubango, antiga Sá da Bandeira. Curiosamente o registo diz Lubango).

Com os meus melhores cumprimentos,

Manuela

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#177225 | fatima matias | 20 déc. 2007 12:13 | In reply to: #176920

Cara Manuela

Estou de acordo consigo,quanto à colocacão das pessoas ao nível da geração porque ,a meu ver Manuel Rodrigues Pinto da Rocha (nascido em Tendais) nunca poderia ter ido para Angola em 1900.

Conforme árvore que eu tenho diz que o meu trisavô foi baptizado em Tendais em 1833.

Por outro lado encontrei (na net) um biografia de um Francisco Rodrigues Pinto da Rocha Júnior, nascido em Moçâmedes em 1862, veio estudar para Portugal, e regressou à Angola em 1880.

Na biografia tb diz que este sr. a partir de certa altura deixou de usar o indicativo de "Júnior" o que pode levar a pensar que o seu pai tivesse, o mesmo nome e que, depois do seu falecimento, eliminasse o termo que os distinguia.

Eu quase que tenho a certeza que esse é que é o meu bisavô.
Porque tenho uma certidão de nascimento do meu falecido pai (nascido em 1912) em que claro, consta que é neto paterno de Francisco Rodrigues Pinto da Rocha nascido em Moçamedes cc Idalina da Costa Rocha.

Vou aguardar pela vinda de um tia irmã do meu pai para tirar todas estas dúvidas.

Já pedi o seu endereço ao moderador fico a aguardar, mas deixo-lhe aqui o
meu email "fatimatias@hotmail.com"

Os meus agradecimentos,

F.matias

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#177638 | fatima matias | 23 déc. 2007 14:51 | In reply to: #176920

Cara Manuela

Nós descendemos da mesma família.
Tinha razão quanto às semelhanças da tia Bernardina, com o Manuel Rodrigues Pinto da Rocha.

Eu mandei um email para a "Princesa do Namibe", ela respondeu-me o que foi óptimo, e confirma a ligação dos Rochas com os Brunidos, através de um Fórum de genealogia (será este?) e disse-me que «Bernardina da Rocha Figueiredo, nasceu em Lisboa a 22.11.1900 e casou na Huíla,com António Rodrigues Brunido».

Tb verificou neste site:

http://www:saigado.com/brunidos.html ( a autora deste site é a Aida Saigado familiar dos Brunidos) a ligação entre as duas famílias.

Já pedi ao moderador do Fórum o seu endereço, conforme me tinha sugerido mas ainda não o recebi.
Tb já aqui deixei o meu email, no caso da Manuela me quiser escrever.

Os meus cumprimentos,
fmatias

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#177695 | manuela | 24 déc. 2007 06:40 | In reply to: #177638

Cara Fátima

Escrevi-lhe para o endereço que deixou aqui.
Temos de ver melhor essas ligações pois ainda não consegui ver exactamente como são. Na mensagem que lhe enviei vão mais alguns pormenores mas não descobri ligação entre o seu ascendente Manuel Rodrigues Pinto da Rocha e a minha tia-avó... ou mesmo com a minha bisavó, pois parece-me que seria mais por aí ... Temos de continuar a explorar este assunto.

Receba um abraço com os meus votos de um Feliz Natal e óptimo Ano de 2008,

Manuela

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#294237 | f4b2 | 08 janv. 2012 11:20 | In reply to: #177638

Cara Fátima Matias

Deixo-lhe estes nomes que retirei dos Anuários de 1908/1909,cito:

- FRANCISCO RODRIGUES PINTO da ROCHA - Professor(Régio) em Mossamedes(Angola),1908

- FRANCISCO PINTO da ROCHA - Armações de Pesca,Agricultor,Commissões e Consignações,Generos Coloneais e Peixe,Padaria em Mossamedes,1908

- MIGUEL RODRIGUES PINTO da ROCHA - Continuo do Governo Civil do Porto na rua do Sol em 1909,Porto

- MANOEL PINTO da ROCHA - Official de Diligências do Tribunaldo 2º Districto Criminal do Porto na rua de S.Victor,22 Porto,1909

- ANTÓNIO BARROS PINTO da ROCHA - Mercearia na rua do Passeio Alegre,94 Porto,1908

- JOSÉ PINTO da ROCHA - Commerciante em Tendaes(Sinfães),1908

- ALBANO PINTO da ROCHA - Professor em Tendaes,1909

- MANOEL PINTO da ROCHA - Lavrador ou Agricultor em Moimenta(Sinfães),1908

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#294738 | fcam | 14 janv. 2012 18:56 | In reply to: #294237

Boa tarde!

Caro João Barroca

Obrigada pelas informações, a grande confusão é que é uma família de "Franciscos"!
Cumprimentos,
Fátima Matias

Reply

Direct link:

RE: procura descendentes de Pinto da Rocha

#304077 | clararibeiro | 25 avril 2012 19:36 | In reply to: #294738

Cara Fátima Matias


O meu nome é Ana Clara Ribeiro.

Sou descendente de Francisco Rodrigues Pinto da Rocha que viajou do Brasil para Moçâmedes em 1850 ( meu trisavô). Um dos seus filhos Francisco Rodrigues Pinto da Rocha júnior foi meu bisavô e foi professor e advogado em Moçâmedes. Teve 6 filhos entre os quais a minha avó Branca Irene Pinto da Rocha Guerreiro. conheci 3 irmãos Albano Pinto da Rocha, Ilda Pinto da Rocha Rendeiro e Alcindo Floriano Pinto da Rocha. Nenhum deles viveu em adulto em Moçâmedes.

Fico feliz se tudo o que escrevi faz sentido para si , pois também eu ando a investigar as relações da família e fico ao seu dispor .
Ana Clara Ribeiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juin 2024, 06:42

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen