Família Pedroso Brandão
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Família Pedroso Brandão
Caros confrades
Procuro localizar familiares de HERCULANO PEDROSO BRANDÃO e sua irmã ALTINA PEDROSO BRANDÃO, que viviam cerca de 1900 na zona de SEIA. Os dois foram padrinhos de um tio meu também chamado HERCULANO que foi o causador de eu ter o mesmo nome. A Família Pedroso Brandão era muito amiga da minha. Meu Pai trabalhou entre 1905 E 1911 em S.Tomé numa Fazenda (Fazenda Montes Hermínios) que era propriedade, ou pelo menos era administrada, por AUGUSTO PEDROSO BRANDÃO. Parece que tambám estava na Fazenda um Padre Brandão.
E mais não sei, mas gostava de saber, pois estou fazendo a história dos andarilhos da minha família - meu Pai, cinco Tios e meu Avô, que andaram por terras de África e Brasil desbravando mato , desenvolvendo a pecuária , a olaria,aprestos náuticos e claro o comécio.
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Tristaomel:
Altina Pedroso Brandão era filha de Herculano Augusto Pedroso Brandão.
O padre devia ser um irmão de Herculano, o Dr. Alfredo César Brandão, prior de S. Jorge de Arroios em Lisboa, advogado, político e sócio dos irmãos Herculano e Dr. Evaristo, na administração de roças em S. Tomé. Todos oriundos de Midões da Beira.
Tudo isto vem tratado, ainda que superficialmente, num artigo de minha autoria («No Centenário da Morte de José Dias Ferreira. Quando a Política Refuta e a Genealogia Comprova - Brandões de Pombeiro, Brandões de Midões»), publicado na revista «Raízes & Memórias» n.º 23, Órgão Periódico da Associação Portuguesa de Genealogia, que saíu por estes dias e se encontra em fase de distribuição.
Cumprimentos,
José Caldeira
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Herculano Melo:
Para não nos dispersarmos por dois tópicos com o mesmo nome, tomei a liberdade de transferir a sua mensagem para aqui, respondendo-lhe de seguida.
-----------------------------------------------------------------------
Caro José Caldeira
Muito agradecido pelas suas preciosas informações. Sempre pensei que se tratasse de família da zona de Midões, terra do célebre , controverso e julgo que injustiçado, João Brandão.Vou adquirir as "Raizes e Memórias" para me ilucidar sobre o que nela consta dos PEDROSO BRANDÃO e ver se os conhecimentos adquiridos me permitem abrir os caminhos que pretendo. Será que me pode informar onde posso encontrar algum descendente dos Pedroso Brandão? Vive algum deles em Midões ou arredores? È que embora eu viva em Lisboa,vou muitas vezes a Sandomil,terra onde tenho família(Irmãos)e de onde são os meus antepassados.È que as vidas deles entrecruzam-se nas suas actividades e completam-se.Faltam-me pormenores que talvez consiga recolher através dos familiares, que eventualmente existam, e tenham conhecimento das vidas de todos eles.Padrinhos, afilhados e compadres, naqueles tempos, tinham afectividades enormes e estabeleciam por vezes laços intimos morais e materiais.?!...
Ontem esqueci-me de assinar a minha mensagem.Estou a iniciar novo tópico porque o de ontem não consta da Rubriva "FAMÌLIAS". Sou, muito grato
HERCULANO MELO
----------------------------------------------------------------------------------------------
Respondendo agora à sua mensagem:
Os Brandões de que estamos a falar são precisamente da família de João Brandão, sobre quem tenho cada vez melhor opinião. Os tempos que correm e os julgamentos de praça pública a que vamos assistindo, cada vez mais me convencem de que a História se repete, apenas as circunstâncias mudam.
Conheci um descendente destes Pedrosos Brandões, que frequentava este forum assiduamente, mas tem estado ausente nos últimos tempos. Disse-me ele que um seu tio-avô vivia temporadas em Midões numa casa que possuía em frente ao Palacete da Caricha que foi da Madrinha de seu Pai, Altina Pedroso Brandão.
Por ter falado em Sandomil, lembrei-me que 2 tios-avós dos irmãos Pedrosos Brandões casaram nessa vila. Quem sabe se não virá daí as relações de amizade e compadrio com a sua família?
Com os meus melhores cumpprimentos,
José Caldeira
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Herculano,
Só ontem reparei na existência do tópico.
Sou "o descendente" de quem fala o Primo José Caldeira.
Não sei em que posso ajudar, visto que ja entrou em contacto com a pessoa mais que indicada para lhe dar informações sobre a família.
Em todo o caso estou ao dispôr para ajudar.
Cordialmente,
Diogo
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Diogo
Estou fazendo a recolha de pormenores da vida de meu Pai e de meu Avô paterno para incluir numa história da família. Acontece que ambos estiveram em S.Tomé,um na Roça Fraternidade e outro na Fazenda Montes Hermínios e na troca de correspondência entre eles se fala de um Padre Pedroso Brandão.Entretanto através da certidão de um tio meu, nascido em Sandomil (meu tio Herculano) descobri que ele era afilhado de Herculano Pedroso Brandão e de Dona Altina Pedroso Brandão.
Sei que meu avô vendeu em 1903 ou 1904 uma fábrica de lanifícios de que era único proprietário - (Fábrica Nacional de Lanifícios - Albano de Pina Melo). Tendo embarcado para S.Tomé em 1905 esteve na ilha até 1911 .Depois de ter passado por Portugal, seguiu para o Brasil- Manaus- onde adquiriu uma fazenda, tendo-se transformado num fabuloso criador de gado vacum e consequentemente um grande produtor e comerciante de leite. Meu Pai faleceu meses antes de eu ter nascido e meu avô quando eu tinha 9 anos. Não me restou ninguém para me contar o que se passou e eu, que já estou na casa dos setenta, vivi sempre na esperança de conhecer o percurso da vida de ambos.
Penso que meu Avô terá comprado em S.Tomé alguma Fazenda, com o dinheiro da Fábrica de lanifícios, fazenda que depois terá vendido quando foi para Manaus e lá se dedicou à criação de gado.
A presença do Padre Brandão em S.Tomé e o facto de meu tio Herculano ser afilhado de dois Pedroso Brandão dizem-me que meu avô era pessoa das suas relações e que portanto pode acontecer que saibam alguma coisa que diga respeito aos meus parentes, na sua passagem por S.Tomé, onde presumìvelmente terão estado ao mesmo tempo.Poderão até ter sido sócios?!...
É este o motivo do tópico- FAMÍLIA PEDROSO BRANDÃO.
Se por minha sorte souber de alguma coisa que veja me possa interessar, desde já lhe fico muito grato e lhe rogo me considere ao seu dispor
Herculano Melo
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Herculano,
Terei todo o gosto em ajudar!
Nos documentos que tenho, os sócios eram os irmãos Herculano, Evaristo e Alfredo. Sei que quando foi vendido continuavam a ser apenas os três, contudo alguma relação deveria existir entre os seus familiares e os meus, qual é que não sei!
Se não achar incoveniente poderá pedir o meu contacto de e-mail aos coordenadores do fórum, visto que para mim é mais fácil responder através do mail.
Cordialmente,
Diogo
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Diogo
Por motivos vários tenho estado afastado destas lides da Genea e como tral deixei de estar aqui presente.Pedi ao Mordomo-Mor o seu contacto já há muito tempo mas não obtive qualquer resposta.
Aqui estou a retomar a palavra.Não vejo qualquer inconveniente no nosso contacto directo por e-mail e para não colocar aqui o meu endereço electrónico, deixo-lhe o meu nº de telemóvel com o pedido de me contactar quando lhe aprouver.
Desde já agradecido
Herculano Melo
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Diogo
Só depois de enviar a mensagem anterior reparei que me esqueci de lhe indicar o nº do meu telemóvel - 93 93 123 50
Herculano Melo
Direct link:
RE: Família Pedroso Brandão
Exmo.Sr.J.Caldeira:agradecia me dissesse onde posso adquirir a revista referida "raizes e memórias n.23da Ass.Portuguesa de Genealogia.Atenciosamente J.Guerra
ReplyDirect link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro Herculano:li os vossos comentários no site.Dada a sua amizade com os Pedroso Brandão,predisponho-me a ajudá-lo no que puder.A Roça Montes Herminis foi nossa até depois do 25 Abril.Contacte-me para o meu tel.936292944 e dar-lhei mais informações.Atenciosamente j.g.
ReplyDirect link:
RE: Família Pedroso Brandão
Caro primo Diogo A...não te conheci no funeral do meu padrinho Augusto S-A.,por conseguinte aí vai meu email,para me contactares.A tua Avó Alice era prima direita da m Avó AltinaAbraço do J.G.(email...josegguerra@msn.com)
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 déc. 2024, 09:32